Instituto ibérico de investigação em saúde inaugurado

  • 0 Respostas
  • 1134 Visualizações
*

Magalhaes

  • 63
  • +0/-0
Instituto ibérico de investigação em saúde inaugurado
« em: Novembro 17, 2009, 05:39:57 pm »
Citar
Instituto ibérico de investigação em saúde inaugurado em Penafiel


O Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde, INNFACTS, foi inaugurado ontem em Penafiel, envolvendo instituições espanholas como a Universidade de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência. O instituto de investigação ibérico na área da Saúde, para além das instituições de ensino de Espanha, tem como parceiros o Grupo CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, a autarquia local e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

O IINFACTS tem por base a troca de experiências e a partilha de know-how na área da saúde, envolvendo cerca de 200 investigadores de instituições nacionais e espanholas.

"A ideia passa por desenvolver novas respostas a problemas de saúde identificados, envolvendo a transferência de know-how ao nível da implementação de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, direccionada à comunidade em geral, à indústria e a organismos públicos e privados", explica o instituto em comunicado.

O IINFACTS funciona como uma plataforma ibérica de investigação, servindo de base "à investigação básica e aplicada, com linhas de investigação em áreas como a Genética Médica, Genética Forense, Toxinas Marinhas, Controlo da Qualidade do Ar, Água e Alimentos e Observatório de Saúde".

A formação é outro dos aspectos fundamentais deste instituto, sendo objectivo oferecer "um vasto leque de formação em aspectos-chave do desenvolvimento e implementação de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, bem como do desenvolvimento político ao nível da saúde em qualquer país".


Auditório e sala de formação
A prestação de serviços será outro dos pilares do IINFACTS que "oferece serviços de investigação, desenvolvimento e inovação, que em muitos casos resultarão na criação de actividades empresariais".

Como explicou à Lusa o autarca penafidelense, Alberto Santos, a presença da sede do instituto no concelho é a prova de que Penafiel "quer estar presente na vanguarda de temas que consideramos importantes para que o país ultrapasse a crise". "Temos aqui uma grande oportunidade não só para Penafiel como para o país para mostrarmos uma boa prática de parceria inovadora e que pode, deve e vai trazer mais valias para todos nós", sublinhou.

O instituto, cuja sede está instalada no renovado edifício do antigo Paço Episcopal de Penafiel está dotado de auditório, salas de reuniões, sala de formação, laboratórios, salas de cultura e câmaras para investigação científica.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37016&op=all