O C295 com configuração de reabastecedor é interessante, mas se o KC390 puder fazer isso (dizem que é), estão a ver Portugal a gastar dinheiro nessa redundância?
Em relação à rapidez de mudança de configuração do C295, não faço ideia, mas relembro que normalmente, isto não é apenas apertar parafusos e ligar fichas eléctricas, normalmente envolve testar no solo o equipamento que se instalou, se a interligação com o avião funciona perfeitamente, etc, antes de dar o avião pronto para voo.
E numa missão urgente como SAR, não é algo que se possa esperar 3, 4 ou 5 horas (por exemplo) de testes, imaginem que esses testes exigem ser feitos vazios, depois feito cheios, só isso já atrasa tudo.
A FAP nisso até costuma ser cautelosa, o ideal é a aeronave de alerta estar o máximo preparada para descolar, incluindo depósito cheio, não estou a ver a colocar uma aeronave com sistema por instalar de alerta e esperar que tudo corra bem, mais depressa passava a estar um C295 com essa configuração permanentemente.