Força Legionaria

  • 47 Respostas
  • 13697 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #30 em: Outubro 07, 2008, 03:14:40 pm »
Você pode rir-se e ver as contradições que quiser. Nenhuma dessas paga taxa! :wink:

Tendo trabalhado e convivido (e até dividido instalações) com colegas seus no exterior fui - por via da minha profissão - sendo abordado e interrogado (e dando respostas) no que diz respeito ao acesso às forças de segurança. Inevitavelmente ouvia-os pronunciar-se (e tb lhes perguntava) sobre os seus vínculos contratuais, estatuto, incentivos, etc…  são assuntos de muita proximidade, um levava a outro: o “salto” para as FS deve ter perpassar pela cabeça da maioria dos contratados das FA e uma boa percentagem desses considera-a uma seria possibilidade saída profissional.

Portanto o facto de ter sido apenas praça, já há quase duas décadas e não ser perito em assuntos militares nem por eles revelar especial interesse não invalida que não conheça uma das partes mesmo não dominando o conjunto; é que de tantas foram vezes em que fui confrontado com essa parte e outras tantas foram as que tive que me pronunciar que acerca dela acabei por “esculpir” um conceito. Não vejo onde é que pára a contradição.

Cumprimentos,
::..Trafaria..::
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 07, 2008, 06:06:39 pm »
Conheço perfeitamente essa técnica. É a chamada "conversa de caserna", com todos os seus defeitos e virtudes associados... :wink:

Caso esteja interessado em adquirir dados reais sobre a situação dos militares em RV/RC, tanto no activo, como na disponibilidade, deixo esta INFO:

ANCE Fórum: http://www.ance.pt/forum2/default.asp

Alterações aos Incentivos Militares RV/RC das Forças Armadas: http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5929

Fico a aguardar reacções, comentários, propostas e/ou soluções para a melhoria do tal sistema que defende, mas do qual pouco sabe!!!

Cumprimentos
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4532
(sem assunto)
« Responder #32 em: Outubro 07, 2008, 07:55:46 pm »
Citação de: "Trafaria"
Legionário,

Eu não sei onde é que foi inventar essa quando diz que revelo muitas lacunas no que diz respeito ao recrutamento da LE. Note: referi apenas um exercício e um detalhe referente à idade (ou melhor, quanto à declaração da mesma) e de relevante para o efeito mais nada disse … as “muitas lacunas” que me atribui ser~ao portanto uma criação sua… espaços vazios nesse seu cérebro que preencheu indevidamente com aquilo que pensa que eu disse ou escrevi. Não se preocupe, não é grave, tem tratamento.

Não tenho a veleidade ou pretensão de tudo saber ou dizer saber; já não tenho 18 anos, agora são mais as minhas duvidas que as certezas.

Portanto descanse, nada me custa admitir estar equivocado, ou melhor, ter sido induzido em erro; afinal a fama de aldrabão precede qualquer legionário. Normalmente dou-lhes um desconto generoso, mas admito ter de corrigir a estratégia… é simples: passo a duplicar o desconto, se for português elevo-o ao quadrado!!

Saiba que sobre a Guerra das Malvinas dei apenas expressão a um facto, sublinho, um facto e não uma opinião ou qualquer verborreia à pressa “pescada” na net – modalidade de que não sou praticante. Na altura – sim, já era crescidinho, já via telejornais e lia jornais – ninguém teve dúvidas de que os Generais (da Junta Militar então no poder) se atiraram às Malvinas numa tentativa de apelo ao patriotismo (e nacionalismo) dos argentinos como táctica e ensaio para inverter a sua crescente impopularidade e clima de pré-guerra civil que então se vivia no país. Apostaram simultaneamente numa intervenção de cariz meramente político-diplomática e não militar por parte de Margaret Thatcher 1ª ministra inglesa de então. Enganaram-se, rebentou-lhes a castanha nas unhas.

As notícias e comentários dos peritos da época já pouco ecoam na minha memória e nunca me dediquei ao estudo desse conflito (nem de qualquer outro). Tenho outros interesses e mais que fazer. Diga vc o que sabe, presumo que muito, sobre o assunto. Enriqueça o fórum com sua sabedoria. Sou dos que agraddcem…

Quanto ao soldado do século XXI!
Será um paralelo com o do século XX, com o do XIX, XVIII, etc… reflectirá a mudança dos tempos (tecnológicas e não só), sempre assim foi, sempre assim será. As tecnologias entram nos exércitos, umas vezes puxadas por eles, noutras eles impulsionados por elas e na maioria dos casos uma combinação de ambas… é uma inevitabilidade, e claro, uma trivilalidade do ponto de vista do conhecimento!

A "calme des vieux troupes" é uma máxima, tão comum, quase banal; é aplicável a todos os trabalhos e serviços feitos no colectivo, em todas as profissões… uma questão de senso comum.

Não vim aqui para esgrimir os meus conhecimentos. Também os terei, necessária e naturalmente, alguns clássicos, curriculares e outros de experiencia feitos, mas embora não julgando este fórum como um concurso de sabedorias não hesitarei - espontaneamente ou sempre que o entender - em recorrer ao que sei para dar significado ao que escrevo. Recomendo-lhe que faça o mesmo contra-argumentando com o que sabe, com os seus saberes e conhecimentos.

A negação pura, simples e ordinária não favorece quem a pratica. Socorra-se da net, use técnica do “corta e cola”, mas justifique-se. O que não falta na rede é informação, nem toda de confiança, não será o mesmo que conhecimentos … mas que lhe interessa isso!!

Afinal não se diz por ai que na net qualquer cão coxo facilmente se faz passar por doutor?
… e, digo eu, porque não por engenheiro, astronauta, pára, comando, fuzileiro … ou legionário!!!??????

Passe bem!


Eu sei quem sou e isso chega-me ! Vc gosta muito de mostrar a sua ciencia e aproveita tambem para mostrar  a sua brutidade ! Eu nem lhe respondo, porque com gentinha nao me entendo eu ! Salut !
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #33 em: Outubro 07, 2008, 08:10:46 pm »
Não, nao gosto!
Mas tambem nao sou Jesus Cristo. Se me derem uma bofetada nao ofereço o outro lado da cara para levar com outra!
::..Trafaria..::
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #34 em: Outubro 07, 2008, 08:20:17 pm »
Tópico, sff
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #35 em: Outubro 08, 2008, 07:17:37 pm »
Laisse tomber, c'est un pauvre type ce mec.

La jalousie de ne pas avoir appartenu a une vraie troupe d'élite, tout simplement.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #36 em: Outubro 08, 2008, 10:25:57 pm »
Citação de: "Trafaria"
Você pode rir-se e ver as contradições que quiser. Nenhuma dessas paga taxa! :wink:

Tendo trabalhado e convivido (e até dividido instalações) com colegas seus no exterior fui - por via da minha profissão - sendo abordado e interrogado (e dando respostas) no que diz respeito ao acesso às forças de segurança. Inevitavelmente ouvia-os pronunciar-se (e tb lhes perguntava) sobre os seus vínculos contratuais, estatuto, incentivos, etc…  são assuntos de muita proximidade, um levava a outro: o “salto” para as FS deve ter perpassar pela cabeça da maioria dos contratados das FA e uma boa percentagem desses considera-a uma seria possibilidade saída profissional.

Portanto o facto de ter sido apenas praça, já há quase duas décadas e não ser perito em assuntos militares nem por eles revelar especial interesse não invalida que não conheça uma das partes mesmo não dominando o conjunto; é que de tantas foram vezes em que fui confrontado com essa parte e outras tantas foram as que tive que me pronunciar que acerca dela acabei por “esculpir” um conceito. Não vejo onde é que pára a contradição.

Cumprimentos,


Só sei que quem fala assim não é gago.
Raciocínio lógico muito bem articulado...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Outubro 09, 2008, 10:55:52 am »
E depois de tanta "conversa da treta", já se ficou a conhecer a realidade do tal sistema dos Militares RV/RC que tanto se defende e do qual nada se sabe, pelos vistos? :wink: Só não vê quem não quer ou simplesmente se recusa a tirar o respectivo da cadeira e ir ao terreno ver a realidade, e depois ainda os há, quem se ache com moral para mandar uns "papos" subjectivos sobre o assunto... Há mesmo gente para tudo!
 

*

cãocompulgas

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Outubro 09, 2008, 03:27:29 pm »
Qual é o problema de se "mandar uns "papos" subjectivos sobre o assunto" ?
 Fazendo uma analogia com o cinema aqueles que gostam do filme têm bom gosto, e os que não gostam têm mau gosto... pois, pois ...
Mandar assim a coerência “às urtigas”, consegue-se ter razão sempre....
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Outubro 09, 2008, 04:58:17 pm »
Ilustre cãocompulgas,

Não sei se é ou foi militar contratado do Exército, pois das suas palavras nada se aproveita em benefício desta questão, que a meu ver, é realista e muito importante para a continuidade das boas relações Militar-Exército. Qual o papel deste Militar como factor humano da Instituição, que futuro, política de reintegração na sociedade civil, corte nos incentivos ao RV/RC, possibilidade de abertura do Quadro de Praças do Exército, RCLD - Regime de Contrato de Longa Duração, resultado de um estudo encomendado pelo MDN a um grupo de trabalho, de onde foram emanadas propostas e conclusões, entre outros...

Agora se é da opinião que em cada tópico se deverá dizer o que der na "real gana" e quando lhe apetecer, em detrimento do debate e da argumentação sobre factos reais, e até das próprias regras que regem o funcionamento deste tipo de fóruns, então força, está no seu pleno direito de o fazer.

Máxima liberdade, máxima responsabilidade. :wink:
 

*

cãocompulgas

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Outubro 09, 2008, 08:07:39 pm »
Dignissímo RangerRebelde
Das minhas palavras nada se aproveita em benefício desta questão...porque não me refiro a esta questão. Isso deixo para os entendidos na matéria. Mas como leitor do Fórum, fiquei com a sensação de que o caro tem algumas dificuldades em "ouvir" opiniões que não se enquadrem com a orientção das suas. Só isso.
 Porque é que acha que as outras opiniões não contribuem para o debate e não são devidamente fundamentadas?
Mas como disse, pode ser só impressão!

Fui militar RC (no ERec/BAI) durante 3 anos, mas para além de saber que pisava terreno minado (refiro-me ao RC), tinha outros objectivos. Por isso saí...foi contudo uma fase da minha vida que recordo com saudades! :)
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Outubro 09, 2008, 09:26:33 pm »
Sou todo ouvidos para as opiniões pessoais de cada um, neste caso, para aquelas relacionadas com o debate do tópico. Agora demonstração ou sensações sobre dificuldades que se possa ter ou não, isso reservo-me ao direito de ser quem sou, quem não está bem, que se mude. c34x E depois, vêm o MDN e o Exército chorar-se com falta de militares contratados nas fileiras... Porque será? :lol:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Outubro 09, 2008, 10:16:49 pm »
Caocompulgas,

Temos também aqueles que por terem estado ou estarem dentro da causa - sejam eles vítimas ou carrascos - se julgam os donos dela, mesmo quando a falta de distanciamento notoriamente lhes tolhe a capacidade de a analisar e expor com isenção.  

São juízes em causa própria, fazem a acusação e proferem a sentença; Deus nos livre deles - mas há quem pense que essa condição sobrevaloriza a sua posição/opinião. No fundo criam a sua “verdade” e não há nada a fazer, é um problema (deles).
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #43 em: Outubro 09, 2008, 10:23:07 pm »
Ranger Rebelde,

Não foi por acaso que os criadores “desta coisa” a quiseram abrangente e lhe deram um nome que isso reflectisse, “Fórum”. Pois não?

Penso que se eles quisessem, mesmo que só  implicitamente, condicionar o espectro de utilizadores, temas e opiniões talvez lhe chamassem antes “Congresso” ou “Conferência”.

E se pretendessem que aos diferentes tópicos e temas só tivessem entrada e direito de pronúncia os que afinassem por um diapasão predefinido então talvez denominassem isto de “Tertúlia”; plausível, não seria?
::..Trafaria..::
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Outubro 09, 2008, 10:33:01 pm »
Ainda bem que temos os Ilustres Moderadores para chamar alguns "iludidos" à realidade :lol:

E depois de tanto divagar, alguma ideia concreta, opinião assertiva, comentário capaz ou solução real? Alguém?