Votação

Tropas Portuguesas para o Libano?

Sim
12 (35.3%)
Nao
22 (64.7%)

Votos totais: 34

Votação encerrada: Julho 25, 2006, 07:22:19 pm

Portugal deve enviar tropas para o Libano?

  • 56 Respostas
  • 16062 Visualizações
*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Julho 27, 2006, 01:44:50 am »
Citação de: "Marauder"
Citação de: "migbar2"
Portugal deve ter uma posição anti terrorista

Quem é que define quem é terrrorista ou não?

Exemplo: UE não considera Hezbollah como grupo terrorista se não estou em dúvida..

Se um estado pratica acções terroristas, então temos direito a atacar esse estado?

O que são acções terroristas?

É por coisas aparentemente tão simples ou talvez nem por isso, que prefiro a posição da Suiça ou da Suécia. Se a gente não se mete com o mundo, o mundo não se vai meter com Portugal..e o tamanho de Portugal só ajuda a isso..




Quanto a essa coisa do tamanho, tambem nos fazemos de tão pequeninos que um dia destes um Tsunami cai-nos em cima e ninguem lá fora vai dar pela nossa falta no mapa  :G-sig:
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 27, 2006, 01:48:28 am »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso?
Ocidental, arabe, asiático? O bom senso varia...tal como a noção de terrorista e freedom fighter é por vezes ténua..

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Exemplo: UE não considera Hezbollah como grupo terrorista se não estou em dúvida..
Por acaso ate estas... http://jihadwatch.org/dhimmiwatch/archives/005325.php
Devo ter confundido com outros, mas a verdade é que existem grupos considerados terroristas por algumas entidades e não por outras, logo até mesmo nos chamados países ocidentais existe discordância sobre quem é e quem não é.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Se um estado pratica acções terroristas, então temos direito a atacar esse estado?
Obvio que sim... e' o que esta acontecer na faixa de gaza depois do rapto do soldado israelita por elementos ligados ao governo palestiniano/Hamas.
Sim, pressumo que voce está a partir do principio que os israelitas são meninos do coro.

Segundo a sua ideia, neste caso, Portugal pode atacar Israel, Palestina, Hezbollah e Libano. Com ou sem autorização da ONU? Os americanos normalmente não a pedem logo acho que nós também podemos actuar sem..

Citação de: "Marauder"
É por coisas aparentemente tão simples ou talvez nem por isso, que prefiro a posição da Suiça ou da Suécia. Se a gente não se mete com o mundo, o mundo não se vai meter com Portugal..e o tamanho de Portugal só ajuda a isso..

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Edward Burke"
All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing.

Tal ideia também pode mover os chamados imperialistas..
Não era voce que dizia que era os libaneses que deveriam realmente tratar do Hezbollah? Ou estarei a confundir..

Segundo essa ideia quer dizer que se os homens bons intervirem, o Mundo estará salvo? Quem são os homens bons? Como os identificar? Será mesmo que isso é verdade? Porque é que o mal então ainda não domina o mundo? Quem é que define bom e mau?

Não será essa frase uma boa desculpa para os EUA intervirem em todo o mundo?

A verdade é, a única organização que a meu ver teria alguma legitimidade para ordenar ou "selecionar" casos a intervir - a ONU - é na realidade de uma ineficiencia brutal, totalmente controlada pelos interesses de seus membros. Deveria ter uma estrutura parecida ao da UE. Assim, os interesses do Mundo como planeta, e em especial, direitos humanos, etc, seriam muito mais respeitados. É que ainda por cima, o Conselho de Segurança é simplesmente ver quem é que vai votar contra desta vez...se os ocidentais alinhados, se os não alinhados russos e chineses.
« Última modificação: Julho 27, 2006, 02:04:42 am por Marauder »
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 27, 2006, 01:52:29 am »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso? E tens sempre o dicionario:



Arre ó pessoal desculpem lá, mas eu juro que não li nada do que o Azraael escreveu antes de escrever a minha resposta  :shock:  ... anda por aqui alguma manipulação intelectual por parte da Mossad ? :wink:
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #18 em: Julho 27, 2006, 02:03:53 am »
Citação de: "migbar2"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso? E tens sempre o dicionario:



Ainda não percebeste a ideia que por trás de cada país existe uma cultura, e que culturas muito diferentes criam aproximações muito diferentes?

Na realidade para além da cultura, pode simplesmente ser o Estado.

Ou acreditas também na utopia de Terrorismo como conceito universal? ( por acaso nem é muito utópico agora que penso nisso...basta só a ONU passar uma definição que seja aceite por todos, penso que tentaram fazer algo parecido numa conferencia à uns meses atrás)

---------------

Não foi um acto terrorismo o que fizeram aos palestinianos em 1947?
Não existe legitimidade na causa palestiniana?


------------------------------------

Migbar, um conselho de amigo.

Continuares a acreditar que todo o mundo age de acordo com as explicações de o teu dicionário de português vai-te levar a problemas.

--------------------------------------

Ainda estou para ver quando é que a Al-quaeda decide atacar a Suiça, Suécia, Liechstenstein, e outros países que simplesmente decidem tratar da sua vida, da sua economia em vez de tentarem serem senhores da verdade.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Julho 27, 2006, 02:13:56 am »
Quanto ás respostas do Marauder eu continuo na minha...Bom Senso.
É obvio que sem bom senso o Mundo não funciona ! Não há lei, regra ou princípio que seja útil sem bom senso  :wink: .
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #20 em: Julho 27, 2006, 02:23:17 am »
É a diferença de conhecer Portugal e talvez conhecer outras paragens Migbar2.

Bom senso...não há definição no dicionario.

Procure senso, verá que é uma definição super vaga, definida por cada cultura.

Terrorismo:
sistema de governar pelo terror e com medidas violentas;
actos de violência praticados contra um governo, uma classe ou mesmo contra a população anónima, como forma de pressão visando determinado objectivo;
forma violenta de luta política com que se intimida o adversário;
modo de impor a vontade por meio da violência e do terror.

Um bocado subjectivo, mas pronto. Por esta definição dava para enquadrar uma boa parte de países como terroristas, mas pronto...simplesmente fui ao dicionario.

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

-----------------------------------------------------------

Migbar2, faça umas férias num sítio remoto do mundo, e veja como os nativos reagem perante os 2 beijos na bochecha, ou perante o seu sentido de humor, ou a maneira como vê X ou Y.

Se voce não consegue entender a relatividade cultural do "Bom Senso", resta-me apenas declarar "problemas conceptuais do receptor".

O meu bom senso, que resulta da minha educação, sociedade onde me insiro etc, leva-me a dizer que o presidente do Irão é uma pessoa com falta de bom senso. Mas decerteza que uma boa parte do mundo árabe e etc vai dizer o contrário. Ah pois...segundo a ideia do nosso bom senso, esses também não tem bom senso.

Questionar o Holocausto é legitimo, tal como eu posso questionar qual a definição de terrorismo. Agora fechar os olhos às provas que ele existiu já é outra coisa, que aos meus olhos classifico de falta de bom senso.

Relativamente a Israel, voce realmente já pensou porque é que Israel teve que lutar pela sua independencia a partir do dia 1? Pois..Então...aonde está o bom senso agora?
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #21 em: Julho 27, 2006, 02:28:03 am »
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso?
Ocidental, arabe, asiático? O bom senso varia...tal como a noção de terrorista e freedom fighter é por vezes ténua..
Nao conheco nenhum "bom senso" que apele a morte de civis "inocentes" para atingir objectivos politicos.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Exemplo: UE não considera Hezbollah como grupo terrorista se não estou em dúvida..
Por acaso ate estas... http://jihadwatch.org/dhimmiwatch/archives/005325.php
Devo ter confundido com outros, mas a verdade é que existem grupos considerados terroristas por algumas entidades e não por outras, logo até mesmo nos chamados países ocidentais existe discordância sobre quem é e quem não é.

Citação de: "Marauder"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Se um estado pratica acções terroristas, então temos direito a atacar esse estado?
Obvio que sim... e' o que esta acontecer na faixa de gaza depois do rapto do soldado israelita por elementos ligados ao governo palestiniano/Hamas.
Sim, pressumo que voce está a partir do principio que os israelitas são meninos do coro.
Muito pelo contrario... os "meninos de coro" nao existem... (e com os padres catolicos, cada vez menos! :twisted:
mas prefiro pensar que e' porque sempre que isso esteve em causa (o caso mais obvio sendo a Segunda Guerra mundial) houve quem o impedisse.

Citação de: "Marauder"
Quem é que define bom e mau?
Bom e Mau vai variando de cultura para cultura... mas ha fundamentos que sao relativamente universais e intemporais. Os mais comuns sendo a liberdade e a paz e, ate certo ponto, a igualdade. Ou serao assim tantas as pessoas que considerem Martin Luther King, Madre Teresa e Ghandi como sendo seres perversos?

Citação de: "Marauder"
Não será essa frase uma boa desculpa para os EUA intervirem em todo o mundo?
Pode ser uma boa desculpa para muita coisa...

Citação de: "Marauder"
A verdade é, a única organização que a meu ver teria alguma legitimidade para ordenar ou "selecionar" casos a intervir - a ONU - é na realidade de uma ineficiencia brutal, totalmente controlada pelos interesses de seus membros.
Nao concordo que a aprovacao da ONU seja necessaria em questoes de defesa directa (como no caso Israel/Libano)... ou sera que se fossemos invadidos por Espanha, iria esperar pela autorizacao da ONU para se defender?
O problema da ONU sao os assentos com possibilidade de veto no conselho de seguranca... que apesar de terem sido +/- necessarios num clima de guerra fria, actualmente nao fazem qualquer sentido.

Citação de: "Marauder"
Deveria ter uma estrutura parecida ao da UE. Assim, os interesses do Mundo como planeta, e em especial, direitos humanos, etc, seriam muito mais respeitados.
Olha que a UE tambem nao prima pela eficiencia... nem o podera fazer enquanto falar a 25 vozes em vez de uma... Uma politica externa unica e um exercito comum melhorariam em muito essa eficacia. As discussoes acerca das medidas a tomar deveriam ser (a meu ver) em sede de parlamento europeu, e, assim que fosse tomada uma decisao, todos os estados membros a respeitariam. Enquanto houver Ingleses, Franceses, Alemaes, etc... cada um a falar para seu lado, dificilmente se conseguira alguma coisa de relevancia. Algo de semelhante (pelo menos em termos de politica) seria tambem desejavel a nivel da ONU, mas devido a quantidade de interesses que la se jogam e' practicamente impossivel.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Julho 27, 2006, 02:49:22 am »
Citação de: "Marauder"
Citação de: "migbar2"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso? E tens sempre o dicionario:


Ainda não percebeste a ideia que por trás de cada país existe uma cultura, e que culturas muito diferentes criam aproximações muito diferentes?

Na realidade para além da cultura, pode simplesmente ser o Estado.

Ou acreditas também na utopia de Terrorismo como conceito universal? ( por acaso nem é muito utópico agora que penso nisso...basta só a ONU passar uma definição que seja aceite por todos, penso que tentaram fazer algo parecido numa conferencia à uns meses atrás)

---------------

Não foi um acto terrorismo o que fizeram aos palestinianos em 1947?
Não existe legitimidade na causa palestiniana?


------------------------------------

Migbar, um conselho de amigo.

Continuares a acreditar que todo o mundo age de acordo com as explicações de o teu dicionário de português vai-te levar a problemas.

--------------------------------------

Ainda estou para ver quando é que a Al-quaeda decide atacar a Suiça, Suécia, Liechstenstein, e outros países que simplesmente decidem tratar da sua vida, da sua economia em vez de tentarem serem senhores da verdade.






E eu ainda estou para ver o que seria de Timor, Kosovo, Croácia e tantos outros se todos os países fossem tão egoistas quanto a Suiça ! E para ir ainda mais longe, o que seria da Europa de há noventa anos para cá se fossem todos como a Suiça...mas eu compreendo, a memória é curta e a ingratidão uma certeza. Quanto á Suecia é um maiores contribuintes da capacetes azuis do mundo e pode ter a certeza que nem sempre em missões muito " claras ou imparciais " mas enfim cada um acredita no que quer.
O caso da Palestina é mais complexo... é inegavel que neste momento eles são as maiores vitimas naquela região, mas antes foram-no os Judeus. Sabe como é que foi a criação de Israel ? Sabe que no primeiro dia de criação do estado de Israel decretado pela comunidade internacional, esta foi invadida por uma força militar árabe treinada e armada por Franceses e Ingleses, com tanques, aviação, artilharia e tudo o que havia de melhor, para se ter a certeza que se destruia o Estado de Israel logo á nascença? Ainda hoje se está para perceber como é que uma força de maltrapilhos com algumas metralhadoras e morteiros resistiu a tamanha invasão ! Se o colega acha que há aqui algum exagero procure informação histórica e encontrará certamente a chocante confirmação da hipócrisia internacional. Por um lado dá-se a indepencencia a Israel, por outro prepara-se a sua destruição imediata...maravilha ! E os Palestinianos ? Esses eram bons vizinhos dos judeus enquanto estes não foram independentes, aliás havia casamentos entre familias palestinianas e judias da região. Depois da independencia de Israel, os palestinianos cometeram o erro de se deixarem associar aos árabes, ou seja, apostaram no "cavalo errado"... azar !!!.

Se o que fizeram aos palestinianos em 1947 é terrosismo, então o que chama o que fizeram aos judeus de Israel ? É que a questão é mesmo essa !!! Israel não deveria ter conseguido resistir á invasão Árabe, isso não estava nas previsões Inglesas e Francesas ! E assim tanto os Palestinianos (amigos dos Ingleses), quanto os Árabes (amigos dos Franceses) ficariam felizes e o Mundo ficaria convencido que o Estado de Israel realmente não poderia existir na terra prometida e ponto final parágrafo, mais uma encenação internacional com sucesso! A coisa correu-lhes mal ?
Há que culpar quem realmente a tem...INGLESES E FRANCESES.
E há que dizer que se a Palestina foi vitima de terrorismo, então Israel tambem o foi e bem mais escandaloso.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #23 em: Julho 27, 2006, 02:59:24 am »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define quem é terrrorista ou não?
O bom senso?
Ocidental, arabe, asiático? O bom senso varia...tal como a noção de terrorista e freedom fighter é por vezes ténua..
Nao conheco nenhum "bom senso" que apele a morte de civis "inocentes" para atingir objectivos politicos.

Curioso, troque objectivos politicos por militares e é igual à política de Israel.

Volto a afirmar, não existe uma definição de terrorismo mundialmente aceite. A que a gente conhece é a aceite pelos países ocidentais.

Para mim esta definição é a mais correcta, no entanto com algumas nuances.

Mortes civis que na realidade colaboram de forma activa com terroristas devem ser considerados normais, o que leva a que as acções de israel não sejam terroristas.

Deve-se ter muita atenção às causas que fomentam o terrorismo. A causa palestiniana não é terrorista. Logo, é justo que haja oposição a Israel. Eu defendo a oposição por palavras, infelizmente não funciona. A oposição por armas deve ser evitada e condenada, mas isso não faz a causa ser terrorista, simplesmente o meio.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Segundo a sua ideia, neste caso, Portugal pode atacar Israel, Palestina, Hezbollah e Libano. Com ou sem autorização da ONU? Os americanos normalmente não a pedem logo acho que nós também podemos actuar sem..
Tirando a parte de Israel... sem duvida que sim. Autorizacao da ONU serve de validacao e de garantia de apoio, mas esta longe de ser obrigatoria (ainda estou para ver uma constituicao que exija aprovacao externa em questoes de defesa).
Porque não Israel? Voce diz que não, mas não explica.
Porque é que a autorização da ONU não pode ser obrigatória? O que é que dá direito a eu, que vivo em minha casa, resolver uma situação que ocorra na sua casa?
Normalmente chama-se a policia, entidade externa a todas as casas.
A minha ideia seria a ONU, infelizmente esta é podre q.b.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Não era voce que dizia que era os libaneses que deveriam realmente tratar do Hezbollah? Ou estarei a confundir..
Mais ou menos... o que eu disse foi que o Libano ja o devia ter feito a muito... e que se necessario deveria ter pedido ajuda externa/internacional... como nao o fez, Israel viu-se obrigada a faze-lo.
Sim, e eu relembrei-o acerca da guerra civil libanesa. É tal como pedir aos alemães depois da 2ª guerra mundial para iniciarem um outro conflicto militar....teoricamente possivel, praticamente fora de questão. As divisões que causaram a guerra civil ainda estão presentes. E mais, agora existe o lado do Hezbollah.
 
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Marauder"
Segundo essa ideia quer dizer que se os homens bons intervirem, o Mundo estará salvo?
Pelo menos tera uma "fighting chance"
Citação de: "Marauder"
Quem são os homens bons? Como os identificar?
Uma definicao mais ou menos consensual seria os que defendem a liberdade e a paz.
Ora aí está uma boa resposta. Só tem um pequeno grande senão. Liberdade. Para mim a liberdade nos países ocidentais (tirando EUA) é uma definição/conceito muito bom. Mas como se viu com o problema da Dinamarca, existe muita gente que encara a liberdade e o papel do estado de forma diferente. Vamos guerrear com meio mundo para mudar isso?  

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Porque é que o mal então ainda não domina o mundo?
Ha quem argumente que a idade das trevas nao passou disso mesmo... :twisted:
mas prefiro pensar que e' porque sempre que isso esteve em causa (o caso mais obvio sendo a Segunda Guerra mundial) houve quem o impedisse.
A verdade é que as coisas acabam sempre por se resolver. Não é verdade que todos os imperios caiem? Não foi o Imperio Mongol que andou por aí sem nenhum homem de bem que lhes fez frente.
Agora o que diferente é o tempo para ocorrer essa mudança.

A não ser que os homens se transformem em robots, haverá sempre diferenças de pensamento e de opiniões. Kennedy falava do efeito dominó da Guerra do Vietname. Pois, a guerra foi perdida, e o efeito...aonde esta?

E o comunismo? Também foi porque alguém fez frente? Ou caiu sozinho?

Se quiserem discutir acerca de se vale a pena encurtar por exemplo 40 anos de direcção sovietica por uma intervenção militar de alguns anos, é discutivel. Mas afirmar que o Mundo está como tá porque no passado felizmente os homens de bem (eheheh...que falem de Wilsons e outros iluminados) decidiram travar o "mal"..é muito discutivel. Aliás, a história provou o contrário. Que o tempo resolve tudo, e faz até impérios cair. Por vezes são até outros homens "maus" a surgir..

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Quem é que define bom e mau?
Bom e Mau vai variando de cultura para cultura... mas ha fundamentos que sao relativamente universais e intemporais. Os mais comuns sendo a liberdade e a paz e, ate certo ponto, a igualdade. Ou serao assim tantas as pessoas que considerem Martin Luther King, Madre Teresa e Ghandi como sendo seres perversos?
O da Liberdade já falei, e pronto, o da igualdade...ainda tem muito que se lhe diga. Até em Portugal à umas decadas atrás era assim. Na realidade ainda o é, se for a muitas aldeias alentejanas ainda pode observar uma discriminação passiva com as mulheres. Exemplo, conheço um café em Marvão que é apenas frequentado por homens, considerado território interdito para mulheres.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
A verdade é, a única organização que a meu ver teria alguma legitimidade para ordenar ou "selecionar" casos a intervir - a ONU - é na realidade de uma ineficiencia brutal, totalmente controlada pelos interesses de seus membros.
Nao concordo que a aprovacao da ONU seja necessaria em questoes de defesa directa (como no caso Israel/Libano)... ou sera que se fossemos invadidos por Espanha, iria esperar pela autorizacao da ONU para se defender?
O problema da ONU sao os assentos com possibilidade de veto no conselho de seguranca... que apesar de terem sido +/- necessarios num clima de guerra fria, actualmente nao fazem qualquer sentido.

Eu não disse isso. Mas concordo com a sua ideia. Cada Estado tem direito à sua defesa individual. Embora ataques preventivos sejam muito controversos!!

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Deveria ter uma estrutura parecida ao da UE. Assim, os interesses do Mundo como planeta, e em especial, direitos humanos, etc, seriam muito mais respeitados.
Olha que a UE tambem nao prima pela eficiencia... nem o podera fazer enquanto falar a 25 vozes em vez de uma... Uma politica externa unica e um exercito comum melhorariam em muito essa eficacia. As discussoes acerca das medidas a tomar deveriam ser (a meu ver) em sede de parlamento europeu, e, assim que fosse tomada uma decisao, todos os estados membros a respeitariam. Enquanto houver Ingleses, Franceses, Alemaes, etc... cada um a falar para seu lado, dificilmente se conseguira alguma coisa de relevancia. Algo de semelhante (pelo menos em termos de politica) seria tambem desejavel a nivel da ONU, mas devido a quantidade de interesses que la se jogam e' practicamente impossivel.

Eu estava mais a referir-me ao facto da existencia de um orgão que prima pelos interesses comunitarios. No caso da ONU todos os embaixadores, pronto, fazem o seu papel, representam os interesses de seus países.

A federalização resolveria os problemas que delineou. Mas pessoalmente sou contra. Seria o desaparecimento de Portugal...dos ouvidos e olhos do Mundo quase..
« Última modificação: Julho 27, 2006, 03:12:49 am por Marauder »
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #24 em: Julho 27, 2006, 03:11:40 am »
Citação de: "Migbar2"
E eu ainda estou para ver o que seria de Timor, Kosovo, Croácia e tantos outros se todos os países fossem tão egoistas quanto a Suiça ! E para ir ainda mais longe, o que seria da Europa de há noventa anos para cá se fossem todos como a Suiça...mas eu compreendo, a memória é curta e a ingratidão uma certeza. Quanto á Suecia é um maiores contribuintes da capacetes azuis do mundo e pode ter a certeza que nem sempre em missões muito " claras ou imparciais " mas enfim cada um acredita no que quer.

Não digo que a postura seja a correcta, mas uma interferencia que serve apenas os seus interesses como o caso americano, causa o crescimento do ódio dos paises em relação a este. E depois é aquela situaçao do "se faz alguma coisa é porque faz, se não faz é porque não faz". So tava a dizer que pronto, uma postura pacífica leva a que não haja ameaças terroristas directas (existem sempre os que tem paixão-ódio pela sociedade ocidental  :wink: ).

Eu defendo as missões de Paz, e penso que em casos que sejam um país a interferir num 2º país, ou num conflicto entre um 2º e um 3º, deverá ser sempre sobre a alçada da ONU ( é claro que as alianças militares não permitem isto).

Citação de: "Migbar2"
O caso da Palestina é mais complexo... é inegavel que neste momento eles são as maiores vitimas naquela região, mas antes foram-no os Judeus. Sabe como é que foi a criação de Israel ? Sabe que no primeiro dia de criação do estado de Israel decretado pela comunidade internacional, esta foi invadida por uma força militar árabe treinada e armada por Franceses e Ingleses, com tanques, aviação, artilharia e tudo o que havia de melhor, para se ter a certeza que se destruia o Estado de Israel logo á nascença? Ainda hoje se está para perceber como é que uma força de maltrapilhos com algumas metralhadoras e morteiros resistiu a tamanha invasão ! Se o colega acha que há aqui algum exagero procure informação histórica e encontrará certamente a chocante confirmação da hipócrisia internacional. Por um lado dá-se a indepencencia a Israel, por outro prepara-se a sua destruição imediata...maravilha ! E os Palestinianos ? Esses eram bons vizinhos dos judeus enquanto estes não foram independentes, aliás havia casamentos entre familias palestinianas e judias da região. Depois da independencia de Israel, os palestinianos cometeram o erro de se deixarem associar aos árabes, ou seja, apostaram no "cavalo errado"... azar !!!.


Infelizmente é verdade o que disse. Mas isso não dá razão para um país decidir dar metade de um segundo país a uma entidade/religião/grupo étnico. Que mais tarde foi aprovado por AG da ONU. Isto é que é ter sorte.

Eu também falo, mas teria feito a mesma coisa. A ideia é, os árabes tinham uma razão muito válida para atacar Israel naquele tempo. Hoje em dia já aceitaram a existencia de Israel (a Fatah e a OLP pelo menos), mas a guerra continua.

---------------------------------------
Ambos os lados tem as suas culpas, ambos estão manchados de sangue, e infelizmente para a região e para o Mundo, ambos ainda acreditam que podem resolver a questão pela força das armas.
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #25 em: Julho 27, 2006, 03:31:49 am »
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Azraael"
Nao conheco nenhum "bom senso" que apele a morte de civis "inocentes" para atingir objectivos politicos.
Curioso, troque objectivos politicos por militares e é igual à política de Israel.
Nunca vi Israel a apelar a morte de civis inocentes e sempre os vi a tentar evita-la ao maximo...

Citação de: "Marauder"
Volto a afirmar, não existe uma definição de terrorismo mundialmente aceite. A que a gente conhece é a aceite pelos países ocidentais.

Para mim esta definição é a mais correcta, no entanto com algumas nuances.
Sem duvida...

Citação de: "Marauder"
Mortes civis que na realidade colaboram de forma activa com terroristas devem ser considerados normais, o que leva a que as acções de israel não sejam terroristas.
Exactamente. Ja para nao dizer que se colaboram de forma activa com terroristas, sao terroristas, nao sao civis.

Citação de: "Marauder"
Deve-se ter muita atenção às causas que fomentam o terrorismo. A causa palestiniana não é terrorista. Logo, é justo que haja oposição a Israel. Eu defendo a oposição por palavras, infelizmente não funciona. A oposição por armas deve ser evitada e condenada, mas isso não faz a causa ser terrorista, simplesmente o meio.
As causas sao irrelevantes... o que eu condeno e' o recurso ao terrorismo... e acho que qualquer causa que a ele recorra perde automaticamente qualquer legitimidade que pudesse eventualmente ter. A oposicao por palavras parece ter funcionado bastante bem para MLK e Gandhi...

Citação de: "Marauder"
Porque não Israel? Voce diz que não, mas não explica.
Ja o fiz ali em cima.
Citação de: "Marauder"
Porque é que a autorização da ONU não pode ser obrigatória? O que é que dá direito a eu, que vivo em minha casa, resolver uma situação que ocorra na sua casa?
Normalmente chama-se a policia, entidade externa a todas as casas.
A minha ideia seria a ONU, infelizmente esta é podre q.b.
Quando o que se passa em tua casa me afecta a mim nao tenho porque nao ajudar a resolver essa situacao.
Quanto a ser obrigatoria... isso implicaria um tratado assinado e respeitado por todos os paises... ja ouvi sonhos menos utopicos.

Citação de: "Marauder"
Sim, e eu relembrei-o acerca da guerra civil libanesa. É tal como pedir aos alemães depois da 2ª guerra mundial para iniciarem um outro conflicto militar....teoricamente possivel, praticamente fora de questão. As divisões que causaram a guerra civil ainda estão presentes. E mais, agora existe o lado do Hezbollah.
Sim... por isso disse que se o Libano nao tinha capacidade para o fazer, que devia ter pedio apoio estrangeiro... se nao fez o que lhe competia, que nao se venha agora queixar. Ou sera que uma hipotetica celula nazi na alemanha deveria ser permitida se a Alemanha em 1945-46 nao tivesse capacidade para a eliminar?
 
Citação de: "Marauder"
Ora aí está uma boa resposta. Só tem um pequeno grande senão. Liberdade. Para mim a liberdade nos países ocidentais (tirando EUA) é uma definição/conceito muito bom. Mas como se viu com o problema da Dinamarca, existe muita gente que encara a liberdade e o papel do estado de forma diferente. Vamos guerrear com meio mundo para mudar isso?
A ideia fundamental de liberdade e' so uma... e a Historia mostra que caminhamos lentamente para ela... neste momento, o Ocidente esta algo mais avancado, alturas houve (e possivelmente ainda voltara a haver) em que a situacao provavelmente era diferente. (ver discussao em relacao a igualdade mais abaixo)

Citação de: "Marauder"
A verdade é que as coisas acabam sempre por se resolver. Não é verdade que todos os imperios caiem? Não foi o Imperio Mongol que andou por aí sem nenhum homem de bem que lhes fez frente.
Agora o que diferente é o tempo para ocorrer essa mudança.
Sem duvida... mas decerto concordara que  ha coisas que quanto mais rapidamente forem resolvidas melhor... e se sempre se acabam por resolver e' porque alguem se da ao trabalho de as resolver.

Citação de: "Marauder"
A não ser que os homens se transformem em robots, haverá sempre diferenças de pensamento e de opiniões. Kennedy falava do efeito dominó da Guerra do Vietname. Pois, a guerra foi perdida, e o efeito...aonde esta?
As teorias politicas estao longe de ser teorias cientificas... Mas se calhar estamos a assistir a algo semelhante na America do sul com  a Venezuela de Chavez.

Citação de: "Marauder"
E o comunismo? Também foi porque alguém fez frente? Ou caiu sozinho?
Duvido que tivesse caido tao rapidamente sem a guerra fria e consequente competicao com o ocidente/USA.

Citação de: "Marauder"
Se quiserem discutir acerca de se vale a pena encurtar por exemplo 40 anos de direcção sovietica por uma intervenção militar de alguns anos, é discutivel. Mas afirmar que o Mundo está como tá porque no passado felizmente os homens de bem (eheheh...que falem de Wilsons e outros iluminados) decidiram travar o "mal"..é muito discutivel. Aliás, a história provou o contrário. Que o tempo resolve tudo, e faz até impérios cair. Por vezes são até outros homens "maus" a surgir..
Nao concordo... nada muda, se todos ficarem de bracos cruzados.

Citação de: "Marauder"
O da Liberdade já falei, e pronto, o da igualdade...ainda tem muito que se lhe diga. Até em Portugal à umas decadas atrás era assim. Na realidade ainda o é, se for a muitas aldeias alentejanas ainda pode observar uma discriminação passiva com as mulheres. Exemplo, conheço um café em Marvão que é apenas frequentado por homens, considerado território interdito para mulheres.
Sim... a questao da igualdade e' semelhante a da liberdade... aproximamo-nos gradualmente e ao longo da historia do ideal de igualdade dos sexos, racas, etnias, culturas, orientacoes sexuais, etc..

Citação de: "Marauder"
Eu não disse isso. Mas concordo com a sua ideia. Cada Estado tem direito à sua defesa individual. Embora ataques preventivos sejam muito controversios!!
La nisso tem razao...

Citação de: "Marauder"
A federalização resolveria os problemas que delineou. Mas pessoalmente sou contra. Seria o desaparecimento de Portugal...dos ouvidos e olhos do Mundo quase..
Desses, e a meu ver, muitos outros... Quanto a Portugal, esse cantinho a beira mar plantado continuaria plantado a beira mar, as pessoas continuariam a ser as mesmas, a cultura continuaria a ser a mesma, etc... quando muito desapareceria "Portugal" enquanto entidade soberana (e nasceria um Portugal provincia da "Republica Federal da Europa"), mas Portugal e' muito mais do que isso. E nao percebi muito bem isso dos olhos e ouvidos...
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #26 em: Julho 27, 2006, 09:54:49 am »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Azraael"
Nao conheco nenhum "bom senso" que apele a morte de civis "inocentes" para atingir objectivos politicos.
Curioso, troque objectivos politicos por militares e é igual à política de Israel.
Nunca vi Israel a apelar a morte de civis inocentes e sempre os vi a tentar evita-la ao maximo...
Se tal como já referi, se declararmos os chamados cívis "hezbollah activos" como não civis, como cumplices, sim. É claro que intencionalmente eles não o fazem, senão as cidades já teriam sido destruídas, e a ONU aniquilada. Mas também não deixa de ser verdade que, mesmo sabendo que estão cívis nos prédios, eles atacam..

Tal como disse, temos que ver que cumplicidades existem, e o mal é que isso não dá para saber. Partindo do princípio de que, se existem terroristas no prédio, a única solução é sair, Israel assim "lava" as mãos provavalmente.

Deverá haver uma obrigação dos cívis de, em quando de um terrorista aparecer no prédio, no caso de guerra, abandonar e procurar outro refúgio.

Mas lá está, muitos até partilham a causa palestiniana, e os recebem de bom grado, como mostra muitas reportagens e histórias. O apoio popular do Hezbollah é alto no sul.

Não é que essas pessoas passem a ser consideradas militares, mas pronto, cumplices. No entanto eu gostaria de ver outro modus operatis em casos como este. Mas pronto..talvez mais 1 década e outros métodos surgirão!

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Deve-se ter muita atenção às causas que fomentam o terrorismo. A causa palestiniana não é terrorista. Logo, é justo que haja oposição a Israel. Eu defendo a oposição por palavras, infelizmente não funciona. A oposição por armas deve ser evitada e condenada, mas isso não faz a causa ser terrorista, simplesmente o meio.
As causas sao irrelevantes... o que eu condeno e' o recurso ao terrorismo... e acho que qualquer causa que a ele recorra perde automaticamente qualquer legitimidade que pudesse eventualmente ter. A oposicao por palavras parece ter funcionado bastante bem para MLK e Gandhi...

Ou seja, a ideia seria que qualquer tipo de forma armada de luta deve ser considerada terrorismo? Deve-se condenar o recurso ao terrorismo, mas as causas são importantes.
Existe diferença entre terrorismo e luta armada? Hum, eu penso que sim, senão estariamos a condenar a criação de Portugal, a implosão da Jugoslávia, Kosovo, e muitas outras, aonde se utilizou a luta armada para conseguir a independência. Isto sim é alvo de muita controversia. Por alguma coisa os russos e os americanos tiveram problemas a classificar os tchetchenos.

Os tigres tamil até muito pouco tempo não eram considerados grupo terrorista. No entanto, ataques recentes envolvendo bombas em mercados, etc, levaram a ser classificados como grupo terrorista. Senão seria apenas uns "freedom fighter". Ataques às forças militares são normalmente vistos como ataques não terroristas, logo, o que começou este recente confronto foi um acto não terrorista.

Penso que seria no melhor interesse de todos definir o que é: Grupo terrorista e Grupo de luta armada.


Citação de: "Azraael"
Quando o que se passa em tua casa me afecta a mim nao tenho porque nao ajudar a resolver essa situacao.
Quanto a ser obrigatoria... isso implicaria um tratado assinado e respeitado por todos os paises... ja ouvi sonhos menos utopicos.
Como é que classifica esse afectar? Como é que o conflicto israelo-libanês afecta os nossos países? Nós não fomos atacados nem nada, logo em termos de Direito e Filosofia, o que é que nos autoriza a irmos lá participar? O bom senso e vontade de fazer o bom pelo mundo?
 :arrow: Os americanos começaram com essa política na 2ª guerra Mundial e desde então nunca mais pararam..

---------------------------------------------------
Hum, o Hezbollah surge após a guerra cívil libanesa. Penso que qualquer tentativa que o governo libanês pudesse fazer para acabar com ele simplesmente resultaria no continuar da guerra cívil. Libano preferiu "fechar" os olhos a esse grupo e tentar recuperar o país economicamente. Infelizmente...uma má decisão estratégica, mas prolongar a guerra cívil também não era boa ideia. Força do estrangeiro? Eles até estavam lá no meio da guerra cívil, porque é que então sairam antes de esta ter sido resolvida? Porque é que não aniquilaram o Hezbollah depois dos ataques aos quarteis? Aparentemente a hipótese que levanta não teria resultado, porque na realidade a houve e não resultou. (também não podemos esquecer que a Siria tinha uma boa parte do Líbano na guerra cívil, o que levou até a algumas escaramuças entre forças internacionais e sírios)

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Ora aí está uma boa resposta. Só tem um pequeno grande senão. Liberdade. Para mim a liberdade nos países ocidentais (tirando EUA) é uma definição/conceito muito bom. Mas como se viu com o problema da Dinamarca, existe muita gente que encara a liberdade e o papel do estado de forma diferente. Vamos guerrear com meio mundo para mudar isso?
A ideia fundamental de liberdade e' so uma... e a Historia mostra que caminhamos lentamente para ela... neste momento, o Ocidente esta algo mais avancado, alturas houve (e possivelmente ainda voltara a haver) em que a situacao provavelmente era diferente.

Sim, se assumirmos as definições filosóficas como universais sim. Na realidade está tudo muito longe. Até nos países ocidentais, basta somente comparar as liberdades que temos na Europa e as dos EUA (agora com as restricções da guerra ao terror)

--------------------------------------------------------------
Sim, eu sou a favor de posturas ofensivas perante situações malignas [quando identificadas]. Mas usando a ONU. Os países, tal como as pessoas podem ter seus interesses por trás de conflictos, ou tomar parte. Exemplo: EUA e WMD no Iraque, EUA e apoio a Israel (o que os torna ilegíveis para força de paz, explica um pouco o porqué do "não" americano já dito).

O mal é que neste mundo esperar por que a ONU faça alguma coisa é por vezes...melhor esperar sentado. Mas olhar para americanos e Nato como cavaleiros do Bem é muito falacioso. Mas pronto...são utopias, por alguma coisa a história está cheia de guerras e ainda existem muitas outras para começar..

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
A não ser que os homens se transformem em robots, haverá sempre diferenças de pensamento e de opiniões. Kennedy falava do efeito dominó da Guerra do Vietname. Pois, a guerra foi perdida, e o efeito...aonde esta?
As teorias politicas estao longe de ser teorias cientificas... Mas se calhar estamos a assistir a algo semelhante na America do sul com  a Venezuela de Chavez.
Verdade, mas não são os políticos que definem em que país intervir, invadir? Não são eles que são os representantes máximos dos interesses dos seus paises? Logo atribuir a estes indivíduos o poder de escolher intervenções militares PODE levar a erros. Mas no como já disse, no Mundo em que vivemos aonde a ONU é uma bosta, e mesmo essa bosta responde a interesses dos países que dão as maiores contribuições e do Conselho de Segurança. Logo, "vivendo com o que temos", temos que tolerar as decisões americanas em que país intervir ou não. Curiosamente estes não atacam Paquistão, nem falam da falta de liberdade na Arábia Saudita. É o mal desta política. Os EUA, ou quem quer que seja, vão escolher os países a interfir conforme seus interesses. Só espero que Portugal se desmarque. Como disse, um tratado de defesa-mútua deve bastar a Portugal.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
E o comunismo? Também foi porque alguém fez frente? Ou caiu sozinho?
Duvido que tivesse caido tao rapidamente sem a guerra fria e consequente competicao com o ocidente/USA.
Exacto, caíria, mas mais tarde, como ja tinha afirmado. É como já tinha dito...é uma questão de decisão..em não fazer nada e esperar que a coisa se resolva a longo tempo, ou fazer algo no curto tempo. Eu prefiro a 1ª, desde que o meio usado seja "limpo" de interesses, e tenha aprovação de pelo menos uma certa percentagem do Mundo (tal como na UE - Conselho, as decisões de Tripla Maioria, artigo 205 ECT, 72,27% dos votos e uma simples maioria dos países desde que estes representem 62% da população da UE)

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Se quiserem discutir acerca de se vale a pena encurtar por exemplo 40 anos de direcção sovietica por uma intervenção militar de alguns anos, é discutivel. Mas afirmar que o Mundo está como tá porque no passado felizmente os homens de bem (eheheh...que falem de Wilsons e outros iluminados) decidiram travar o "mal"..é muito discutivel. Aliás, a história provou o contrário. Que o tempo resolve tudo, e faz até impérios cair. Por vezes são até outros homens "maus" a surgir..
Nao concordo... nada muda, se todos ficarem de bracos cruzados.
Acabam por cair...mas demoram mais tempo. Também Salazar caiu sozinho da cadeira..

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
A federalização resolveria os problemas que delineou. Mas pessoalmente sou contra. Seria o desaparecimento de Portugal...dos ouvidos e olhos do Mundo quase..
Desses, e a meu ver, muitos outros... Quanto a Portugal, esse cantinho a beira mar plantado continuaria plantado a beira mar, as pessoas continuariam a ser as mesmas, a cultura continuaria a ser a mesma, etc... quando muito desapareceria "Portugal" enquanto entidade soberana (e nasceria um Portugal provincia da "Republica Federal da Europa"), mas Portugal e' muito mais do que isso. E nao percebi muito bem isso dos olhos e ouvidos...


Hum, diga lá então que estados é que conhece assim de cabeça da Austrália? E da Alemanha, tirando o da Bavária? Mesmo na Europa são pouco quem conhecem os restantes estados alemães, quanto mais os estranjas. Não é que eles desapareçam, simplesmente as pessoas não sabem que existem.

Demasiado sangue foi derramado para sermos independentes. Uma coisa é a nível economico estarem a ser tomadas decisões pela UE, outra coisa é sermos parte de uma construção artificial chamada UE-Nação perdendo toda a soberania ou quase toda para o resto da Europa.

Caro Azraael, voce acha mesmo que a UE vai caminhar para isso? Os ingleses ainda usam a Libra ora bolas. E os franceses, abdicarem de sua soberania? Até agora que a Alemanha já começa a olhar com outros olhos para si mesmo duvido que avançe para essa perda e soberania.

Mas pronto...já podes dizer..."éramos 2 os sonhadores...Churchill e eu". O que o Churchill queria era que a Europa se transformasse num império à imagem dos americanos. Pensava que toda a gente já tinha aprendido com a história..eles caem..
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #27 em: Julho 27, 2006, 04:53:39 pm »
Citação de: "Marauder"
Mas também não deixa de ser verdade que, mesmo sabendo que estão cívis nos prédios, eles atacam..
(nao percebi bem, mas julgo que se esteja a referir a ataques israelitas contra o hezbollah) Se nao atacassem estariam a validar a tactica terrorista de se esconderem em predios civis...

Citação de: "Marauder"
Mas lá está, muitos até partilham a causa palestiniana, e os recebem de bom grado, como mostra muitas reportagens e histórias. O apoio popular do Hezbollah é alto no sul.
Se os apoiam, nao se podem queixar das consequencias que isso acarrecta.

Citação de: "Marauder"
Ou seja, a ideia seria que qualquer tipo de forma armada de luta deve ser considerada terrorismo?
Practicamente... especialmente quando envolve ataques a alvos civis. A excepcao seriam casos como, por exemplo, o da resistencia na Franca ocupada pelos Nazis, cujos alvos eram exclusivamente militares de uma potencia invasora.

Citação de: "Marauder"
a implosão da Jugoslávia, Kosovo, e muitas outras, aonde se utilizou a luta armada para conseguir a independência.
Nao me parece que o que se passou na Servia, Kosovo, Croacia, etc... tenha sido propriamente positivo.

Citação de: "Marauder"
Senão seria apenas uns "freedom fighter". Ataques às forças militares são normalmente vistos como ataques não terroristas, logo, o que começou este recente confronto foi um acto não terrorista.
Um grupo nao governamental (ou que pelo menos nao fala pela totalidade do governo) causar uma guerra entre esse pais e um vizinho nao sera um acto de terrorismo?

Citação de: "Marauder"
Como é que o conflicto israelo-libanês afecta os nossos países? Nós não fomos atacados nem nada, logo em termos de Direito e Filosofia, o que é que nos autoriza a irmos lá participar? O bom senso e vontade de fazer o bom pelo mundo?
Estava-me a referir a Israel intervir no Libano... mas ja que vai por ai... as consequencias da instabilidade no medio oriente, especialmente junto a paises produtores de petroleo parecem-me obvias...

Citação de: "Marauder"
Sim, se assumirmos as definições filosóficas como universais sim. Na realidade está tudo muito longe. Até nos países ocidentais, basta somente comparar as liberdades que temos na Europa e as dos EUA (agora com as restricções da guerra ao terror)
A meu ver, as ideias fundamentais sao mais ou menos universais... pois sao intrinsecas da chamada "condicao humana". Alias, facilmente ve pontos comuns entre todas as culturas. E ja agora... que restricoes?

Citação de: "Marauder"
Verdade, mas não são os políticos que definem em que país intervir, invadir? Não são eles que são os representantes máximos dos interesses dos seus paises?
Sao os politicos que tomam as decisoes enquanto representantes dos respectivos povos... quer estejam no parlamento local quer estejam em NY na sede da ONU.

Citação de: "Marauder"
Logo atribuir a estes indivíduos o poder de escolher intervenções militares PODE levar a erros.
Todas as decisoes podem levar a erros.

Citação de: "Marauder"
Acabam por cair...mas demoram mais tempo. Também Salazar caiu sozinho da cadeira..
Mas o seu sucessor teve que ser empurrado...

Citação de: "Marauder"
Hum, diga lá então que estados é que conhece assim de cabeça da Austrália? E da Alemanha, tirando o da Bavária? Mesmo na Europa são pouco quem conhecem os restantes estados alemães, quanto mais os estranjas. Não é que eles desapareçam, simplesmente as pessoas não sabem que existem.
E' perfeitamente indiferente se um "John Doe" qualquer conhece portugal ou nao... o que me interessa e' se as pessoas nesse cantinho vivem bem ou nao... Afinal, provavelmente havera muito mais gente a saber onde fica o Iraq e o Afeganistao...

Citação de: "Marauder"
Demasiado sangue foi derramado para sermos independentes. Uma coisa é a nível economico estarem a ser tomadas decisões pela UE, outra coisa é sermos parte de uma construção artificial chamada UE-Nação perdendo toda a soberania ou quase toda para o resto da Europa.
A meu ver, nao haveria muita coisa a alterar. As decisoes estritamente locais continuariam nas maos dos parlamentos locais (Portugal, Franca, Espanha,etc), questoes que afectassem dois ou mais estados e questoes externas e de defesa ficariam nas maos do parlamento central. Com a harmonizacao gradual dos diversos quadros legislativos a que temos assistido ao longo  dos ultimos anos, parece-me ser claramente esse o caminho que estamos a seguir. As grandes mudancas seriam a politica externa a uma so voz e o exercito unico (ja para nao falar de alargar o Euro e o espaco Shengen a todos os estados).

Citação de: "Marauder"
O que o Churchill queria era que a Europa se transformasse num império à imagem dos americanos. Pensava que toda a gente já tinha aprendido com a história..eles caem..
Tudo tem um principio e um fim... Portugal enquanto estado comecou em 1143 e, espero, ainda estarei vivo para o ver a cumprir o seu destino e integrar-se definitivamente na Europa..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #28 em: Julho 27, 2006, 06:50:03 pm »
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Mas também não deixa de ser verdade que, mesmo sabendo que estão cívis nos prédios, eles atacam..
(nao percebi bem, mas julgo que se esteja a referir a ataques israelitas contra o hezbollah) Se nao atacassem estariam a validar a tactica terrorista de se esconderem em predios civis...

Citação de: "Marauder"
Mas lá está, muitos até partilham a causa palestiniana, e os recebem de bom grado, como mostra muitas reportagens e histórias. O apoio popular do Hezbollah é alto no sul.
Se os apoiam, nao se podem queixar das consequencias que isso acarrecta.

Verdade, a a definição de civil ainda não foi alterada Azraael, logo em termos internacionais, Israel está a matar civis, e a fazer manchete. Talvez devesse haver uma reformulação entre civil e cúmplice, mas assumir que todos os civis que morreram até agora no Líbano estavam a compactuar com o Hezbollah...é arriscado. Secalhar uma boa parte deles é apenas culpada de não ter abandonado as suas casas..deveriam ter feito, mas secalhar não teriam outro sítio para ir. Entretanto o número já vai em 300...."civis"...Hezbollah, cumplices e civis...

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Ou seja, a ideia seria que qualquer tipo de forma armada de luta deve ser considerada terrorismo?
Practicamente... especialmente quando envolve ataques a alvos civis. A excepcao seriam casos como, por exemplo, o da resistencia na Franca ocupada pelos Nazis, cujos alvos eram exclusivamente militares de uma potencia invasora.
Provavelmente porque eles actuavam em França e não havia muitos alemães civis por lá :lol: )

Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
Sim, se assumirmos as definições filosóficas como universais sim. Na realidade está tudo muito longe. Até nos países ocidentais, basta somente comparar as liberdades que temos na Europa e as dos EUA (agora com as restricções da guerra ao terror)
A meu ver, as ideias fundamentais sao mais ou menos universais... pois sao intrinsecas da chamada "condicao humana". Alias, facilmente ve pontos comuns entre todas as culturas. E ja agora... que restricoes?

A meu ver deviam ser universais, mas na realidade não o são. Pontos comuns entre todas as culturas? Que argumento tão irracional!! Voçê já visitou todas as culturas? Eu não, e é dificil encontrar pessoas que o tenham feito, logo está fornecendo dados que não tem. E mais, com a globalização e as notícias o que se vê mais é a falta de pontos de contacto entre as culturas...ah pois..você devia tar somente a falar das culturas ocidentais e ocidentalizadas.

Vá a um país africano e fale disso a um guarda...o mais provável é uma resposta..."quem define a liberdade neste país é o presidente..", e mais...vá aos países árabes e muculmanos, e mesmo na europa não tem de ir longe...vá à Turquia.

É verdade que com o tempo as realidades culturais vão aceitar mais de forma uniforme...mas isso também implica a desiminação da democracia também né?

Restrições? Patriot Act....é isso e eu receber correio que foi fiscalizado pelo governo americano ehehe.. :shock:
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #29 em: Julho 27, 2006, 08:50:17 pm »
Citação de: "Marauder"
Verdade, a a definição de civil ainda não foi alterada Azraael, logo em termos internacionais, Israel está a matar civis, e a fazer manchete. Talvez devesse haver uma reformulação entre civil e cúmplice, mas assumir que todos os civis que morreram até agora no Líbano estavam a compactuar com o Hezbollah...é arriscado. Secalhar uma boa parte deles é apenas culpada de não ter abandonado as suas casas..deveriam ter feito, mas secalhar não teriam outro sítio para ir. Entretanto o número já vai em 300...."civis"...Hezbollah, cumplices e civis...
O grande problema de uma luta contra um grupo tao cobarde quanto o Hezbollah e' precisamente esse...

Citação de: "Marauder"
A ETA só atacava elementos ligados ao governo espanhol, no entanto são considerados terroristas. Até a OLP, que basicamente estava a fazer aquilo que voce disse dos franceses na 2ª guerra mundial, foi considerada terrorista durante muito tempo.
Matar membros de um governo democraticamente eleito para tentar alterar o rumo decidido pela maioria nao sera terrorismo? No minimo, a ETA e' uma organizacao criminosa, e, como tal, sem qualquer legitimidade.

Citação de: "Marauder"
Os tchechenos, quando atacavam apenas alvos militares eram considerados terroristas pelos russos, mas freedom fighters por muita gente.
Nao acho que tenham legitimidade para atacar quem quer que seja... civil ou militar...

Citação de: "Marauder"
Segundo a sua ideia, aqueles que decidiram o fazer pelo lado armado seriam considerados terroristas, tal como foram os tchechenos, etarras, OLP.....e recuando na história, o movimento separatista do Condado Portucalense teria sido considerado terrorista pelo reino galego-castelhano-leones.
Se o fizeram dentro de um estado de direito e em que havia alternativas pacificas para o fazerem, sao terroristas... E nao tenho grandes problemas em concordar com tal afirmacao acerca do "Afonsinho"...

Citação de: "Marauder"
Ai...agora já me estás a confundir, pensava que tinhas dito que terrorismo era mais relancionado com a forma de luta contra civis?
Nao so mas tambem... Essa e' uma das grandes diferencas practicas em termos de combate... mas como ja disse, qualquer
Citação de: "Marauder"
Muitas guerras já foram começadas por muito menos, e ninguém apelidou de terrorismo...o assassinato patrocinado pela Sérvia do arq. Francisco Fernado da Austria..
Se calhar deveriam ter sido...


Citação de: "Marauder"
Exemplo: Estar a tentar implementar uma republica do Cavaquistão pela luta armada, quando não existe nenhuma base...é terrorismo a meu ver.
Sem duvida...

Citação de: "Marauder"
Estar a tentar lutar pela libertação do Curdistão, não é terrorismo...é apenas outro caso similar ao israelita.
Depende das tacticas usadas... quando se recorre ao terrorismo, e'-se terrorista...

Citação de: "Marauder"
Ter como objectivo a destruição de o estado israelita é obviamente terrorismo.
Obviamente.

Citação de: "Marauder"
Lutar pela criação de um estado palestiniano com capital em Jerusalém e o retorno das Quintas de Sheeba ao Líbano não é terrorismo.
Mais uma vez... depende da forma como essa luta e' feita.

Ou sera que se eu criar o Grupo Nacional de Libertacao da Nacao Portuense e desatar a atacar Soldados, politicos, policias, etc... nao sou terrorista?

Citação de: "Marauder"
Americaniçes...basicamente então podemos entrar em guerra com todo o Mundo somente por causa do petróleo, gás, etc, etc..
Podemos entrar em guerra com todo o Mundo para defender os nossos interesses de pais soberano... sempre foi assim...

Citação de: "Marauder"
A meu ver deviam ser universais, mas na realidade não o são. Pontos comuns entre todas as culturas? Que argumento tão irracional!! Voçê já visitou todas as culturas? Eu não, e é dificil encontrar pessoas que o tenham feito, logo está fornecendo dados que não tem. E mais, com a globalização e as notícias o que se vê mais é a falta de pontos de contacto entre as culturas...ah pois..você devia tar somente a falar das culturas ocidentais e ocidentalizadas.
O que eu queria dizer (e talvez nao me tenha explicado bem) e' que a ideia fundamental de liberdade e' a mesma... a ideia que o individuo comum tem e' semelhante... podem ter algumas variacoes do genero "liberdade so para os fieis ao governo" ou "lberdade so para os de determinada raca/etnia/religiao/etc"... mas a ideia por detras e' (parece-me) ser a mesma. E' aqui tambem que entra a questao da igualdade, ao permitir alargar o "grupo" que dispoe dessa mesma liberdade.

Citação de: "Marauder"
Restrições? Patriot Act....é isso e eu receber correio que foi fiscalizado pelo governo americano ehehe.. :wink:
Nao deixa de ser interessante que alguem que nao resida nos EUA se sinta mais "fiscalizado" pelo governo americano do que alguem que ca mora..

Citação de: "Marauder"
Semi-exacto....se queres ter turismo tens que ser conhecido..
Tanto podes ser conhecido como "Portugal" ou como o "cantinho sudoeste da Europa"...

Citação de: "Marauder"
Eu não gostaria que a Europa se arma-se outra vez em imperialista e tentasse substituir os EUA...e daí...com a queda de impérios, outros surguem...
Prefiro um "imperio" europeu a um Imperio Chines... (as aspas e a falta delas e' propositada).

Citação de: "Marauder"
O Euro mais facilmente fica moeda de toda a UE, do que esta federal.
Sem duvida.. A "universalidade" (dentro do "Universo" europeu) do Euro e' um dos requisitos fundamentais.

Citação de: "Marauder"
Ok, os Estados normalmente não tem fim [Hoje em dia]...daí o facto de a dívida pública ter risco zero. Os impérios sim...impérios significam domínio sobre outros, e pronto...são campos muito dinamicos, eventualmente são criados, e mais tarde eliminados.
Nao acho que, na practica, existam imperios actualmente... (exceptuando a "tecnicalidade" do caso Japones que ainda tem o titulo de Imperador).