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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Janeiro 19, 2004, 05:14:30 pm
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Voltando aqui à questão dos helis ligeiros que iriam equipar o GALE, gostaria de sugerir, para além dos helis de que falámos ( o A109, Lynx, e o cancelado EC-635 ), o OH-58D Kiowa. À primeira vista pode não parecer uma boa escolha, mas este é, sem dúvida, o melhor heli "scout" do mundo.
Embora proveniente de um design antigo tem vindo a ser continuamente modernizado e é hoje um dos pilares da arma aérea do exército dos EUA ( e da república da Singapura ). Pode ser bem armado, tornando-o um excelente heli de ataque ligeiro e apoio de forças, tem, como já referi, uma excelente capacidade de vigilância e reconhecimento. Duas propriedades em especial despertaram-me a atenção:
A possibilidade de um C-130 poder transportar 2 destes helis, o que para nós seria excelente, e a capacidade de adquirir alvos para os Cobra, sem estes os verem ( mísseis TOW ).
A única desvantagem é a sua impossibilidade de transportar qualquer passageiro. :wink:
Mesmo assim o A109 continua a ser o meu preferido.
( E quem sabe, com a predisposição do nosso MDN em ir buscar material americano, talvez pudessem cair uns a preço de chuva )
1 grande abraço
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aircav.com%2Fkosovo%2Foh58-005rs.jpg&hash=75ba93e0cc2c727f65fe601107d90447)
Mais informações sobre o OH-58 em:
http://www.airforce-technology.com/proj ... index.html (http://www.airforce-technology.com/projects/kiowa/index.html)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/oh-58.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/oh-58.htm)
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Parece-me uma plataforma ultrapassada, apesar de tudo. Perante tudo isto, o A109 parece ser a melhor solução. Mas o que dizem do Dauphin/Panther? É que todos eles já têm uns aninhos...
E um Panther levaria uma secção e uns artilheiros...
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O Panther ( AS 565UB ) é um bom heli contudo tem uma grande desvantagem: é bi-turbina.
Isto, e não só, iria incluí-lo na categoria de helis médios e não ligeiros ( sobre o qual recai o requisito de 9 aeronaves ). E para funções como a de reconhecimento estou convencido que existem melhores plataformas.
Como já disse, ainda aposto a 100% no A109.
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Concordo absolutamente com o OH58D KIOWA WARRIOR, se bem que para o concurso dos helis também estava o B427C que é uma evolução do OH58D.
Mas este possui as capacidade que precisamos, a preços muito mais acessiveis!!!
O OH58D pode levar 4 Misseis Hellfire2, Misseis Stinger, Rockets Hydra e MG .50 (calibre), leva só dois ocupantes, os necessários para a missão.
Pode fazer luta anti carro, anti-aérea, pode adquirir alvos para os Cobra, pode também fornecer coordenadas a artilharia por GPS parã bombardear com extrema precisão. Têm boa autonomia, é leve e fácil de manter, e o melhor é que pode ser transportado em C130( 2 POR AVIÃO)
O A109M pode ser muito bonito por fora, mas só pode lançar misseis TOW2A e utlizar rockets, além de custar um balurdio
Outra coisa, o MDN parece que só não escolheu o B427C devido ao atraso na aprovação da versão militar..
Eu sempre defendi o OH58D para o GALE entre 9 a 14 unidades
Abraço Ppl
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Mas o Bell 427 também é biturbina...
Pergunto-me se temos € para nos darmos ao luxo de especializarmos as plataformas.
Não será melhor um biturbina faz tudo?
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Voltando aqui à questão dos helis ligeiros que iriam equipar o GALE, gostaria de sugerir, para além dos helis de que falámos ( o A109, Lynx, e o cancelado EC-635 ), o OH-58D Kiowa. À primeira vista pode não parecer uma boa escolha, mas este é, sem dúvida, o melhor heli "scout" do mundo.
Embora proveniente de um design antigo tem vindo a ser continuamente modernizado e é hoje um dos pilares da arma aérea do exército dos EUA ( e da república da Singapura ). Pode ser bem armado, tornando-o um excelente heli de ataque ligeiro e apoio de forças, tem, como já referi, uma excelente capacidade de vigilância e reconhecimento. Duas propriedades em especial despertaram-me a atenção:
A possibilidade de um C-130 poder transportar 2 destes helis, o que para nós seria excelente, e a capacidade de adquirir alvos para os Cobra, sem estes os verem ( mísseis TOW ).
A única desvantagem é a sua impossibilidade de transportar qualquer passageiro. :wink:
Mesmo assim o A109 continua a ser o meu preferido.
( E quem sabe, com a predisposição do nosso MDN em ir buscar material americano, talvez pudessem cair uns a preço de chuva )
1 grande abraço
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aircav.com%2Fkosovo%2Foh58-005rs.jpg&hash=75ba93e0cc2c727f65fe601107d90447)
Mais informações sobre o OH-58 em:
http://www.airforce-technology.com/proj ... index.html (http://www.airforce-technology.com/projects/kiowa/index.html)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/oh-58.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/oh-58.htm)
16 anos depois... nada !
Que país de bananas !
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Deixem-se de mariquices, Venom e não se fala mais nisso!
Pode evacuar, pode distribuir brinquedos às criancinhas e também pode distribuir "bombons"* aos adultos.
* - Bombons 12.7mm
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Venoms ex-USMC eram um mimo. Melhor só se viesse com uns AH-1Z, também dos USMC. ::)
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Venoms ex-USMC eram um mimo. Melhor só se viesse com uns AH-1Z, também dos USMC. ::)
The Czech armed forces is to buy eight UH-1Y Venom multi-purpose helicopters and four AH-1Z Viper attack helicopters
630 milhões de dólares... :bang: :sil:
Inclui:
14 AGM-114 Hellfire missiles, M197 20mm machine guns and other equipment, along with training, spares, and support was estimated at $205 million.
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Tenho ideia que os deles são novos, ou estarei enganado?
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Presumo que sim e tudo aponta para isso. Estes 630 milhões inclui tudo, desde simuladores a armamento, passando pela formação de militares.
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Sim é o que faz mais sentido. Nós se quiséssemos ficar com alguns UH-1Y e eventualmente AH-1Z, tínhamos de nos colocar desde já na "fila", porque mal o USMC os disponibilize para venda, porque não deverão faltar clientes.
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Porque não o MH6? Eu sei que há esse enorme complexo de usar monomotores mas ele continua a ser usado com exito pelas tropas especiais dos EUA, ora se serve para eles, porque não serve para nós? É barato e facilmente transportável para qualquer cenário.
https://www.military.com/equipment/mh-6-little-bird
Embora o OH-58F também seja opção interessante e nesse caso já bimotor.
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(https://www.airrecognition.com/images/stories/north_america/united-states/helicopter/ah-6i/AH-6i_Light_Attack_Reconnaissance_helicopter_Boeing_US_United_States_Air_Force_640_001.jpg)
Era uns 12 AH-6I, 14 UH-60V e 8 CH-47, missão militar e apoio a proteção civil nos fogos, não precisávamos de muito mais.
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Porque não o MH6? Eu sei que há esse enorme complexo de usar monomotores mas ele continua a ser usado com exito pelas tropas especiais dos EUA, ora se serve para eles, porque não serve para nós? É barato e facilmente transportável para qualquer cenário.
https://www.military.com/equipment/mh-6-little-bird
Embora o OH-58F também seja opção interessante e nesse caso já bimotor.
Talvez porque o Koala ser superior em todos os aspectos que o MH6?!
Para evacuações para mim a melhor solução (custo-beneficio) era este:
(https://www.boeing.com/resources/boeingdotcom/defense/mh-139/images/MH-139-57-150_V2-960.jpg)
https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3151226/BROCHURE+AW139M.pdf?t=1601387469385
Já agora, o GALE é passado, o que agora pretende-se são os ditos helicópteros para evacuações para a FAP.
Certo é que, na Lei da Programação Militar (LPM) até 2030, está inscrita uma verba de 53M EUR para " cinco helicópteros de evacuação". Este valor é, à primeira vista, compatível com o modelo AW139 da Leonardo, empresa que terá sido sondada para apresentar propostas, que preencham os requisitos portugueses. A urgência na aquisição dos helicópteros, para utilização imediata em teatro de guerra, parece contudo, não ser compatível com aeronaves novas, aconselhando eventualmente a escolha de aeronaves em segunda mão, escolha essa que estará também a ser estudada pelas chefias militares e Ministério da Defesa.
Com a constante sangria de oficiais, sargentos e praças da Força Aérea, resta saber se haverá igualmente pessoal para os operar.
http://www.passarodeferro.com/2020/01/helicopteros-para-combate-precisam-se.html