Coronavirus

  • 2911 Respostas
  • 277801 Visualizações
*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Coronavirus
« Responder #600 em: Abril 11, 2020, 11:42:47 pm »
Na SIC -Noticias falavam de dois navios de cruzeiro que viriam a caminho de Lisboa com intenção de atracar embora ainda aguardem autorização.
Um deles segundo a notícia tem 100 infectados a bordo e já teve duas mortes, mas não consigo descobrir quem será.

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-11-Dois-cruzeiros-pediram-autorizacao-para-desembarcar-em-Lisboa

O outro navio é o Marella Discovery 2 que teóricamente chegará a Lisboa dia 14-04-2020 e que não tem qualquer caso a bordo (nem teve nas duas ultimas semanas).

https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:374736/mmsi:311378000/imo:9070620/vessel:MARELLA_DISCOVERY_2

No caso deste navio, e a acreditar nesta notícia, parte da tripulação está convencida que vão poder desembarcar para serem repatriados para os países de origem.

https://www.stabroeknews.com/2020/04/07/news/regional/jamaica/heartbroken-jamaican-ship-workers-denied-landing-in-kingston/

Alguém sabe qual é o nome do outro navio?

Cumprimentos,

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #601 em: Abril 12, 2020, 12:14:22 am »
Entretanto, um muito bom vídeo sobre a importância do afastamento social!!!

 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Coronavirus
« Responder #602 em: Abril 12, 2020, 08:58:51 pm »
Continuação- Navios de Cruzeiro

Segundo a SIC- Notícias o segundo navio é o Marella Explorer 2 e neste momento segundo o Marine Traffic está a aguardar ordens ao largo dos Açores (suponho que do armador/operador visto não poder atracar).Este é o que teve dois tripulantes que faleceram a bordo segundo este site:

https://crew-center.com/memoriam-cruise-ship-crew-members-lost-covid-19-pandemic
Um empregado de mesa filipino e um grego que trabalhava na área financeira.

O Marella Discovery  hoje também  já alterou a rota de  Lisboa para Southampton.

Cumprimentos,

nota: não está fácil a vida de marinheiro, com todas as restrições que se estão a ver por esse mundo fora em relação à marinha mercante e às rendições das tripulações, e estou-me a referir apenas aos cargueiros, contentores , petroleiros etc... estou para ver como é que os países se vão abastecer de matérias-primas que visto nenhum lugar neste mundo tem uma total autonomia em relação ao resto do mundo.

adenda: Já depois de de pôr este post, descobri outro artigo em ao que parece a ideia da companhia para poupar dinheiro era transferir tripulação dum navio para o outro quando num deles já existem três mortos e mais de uma centena de doentes.

Felizmente para eles Lisboa escreveu por linhas tortas e o plano ficou em águas de bacalhau visto não poderem atracar e foram informados que afinal iam seguir direitos a Southampton.

https://crew-center.com/marella-crew-members-raise-concerns-over-company-decision-transfer-crew-one-ship-another

A empresa de cruzeiros é a TUI  Uk https://www.tui.co.uk/cruise/

 
« Última modificação: Abril 12, 2020, 09:27:13 pm por perdadetempo »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #603 em: Abril 13, 2020, 05:33:10 pm »
COVID-19: Norma sobre o uso de máscaras em Portugal já está disponível

Face à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o debate sobre o uso de máscaras tem sido um ponto quente. De um lado os que defendem que não se devem usar e do outro quem considera que as máscaras são um importante EPI (Equipamento de proteção individual).

Hoje, Marta Temido, ministra da Saúde, referiu que o uso de máscara social “pode ser considerado” em contexto de espaços fechados e com muitas pessoas. Norma já disponível online.



A utilização de máscaras como medida complementar para limitar a transmissão de SARS-CoV-2 na comunidade, tem sido considerada de forma diferente pelos vários países e organizações internacionais.

De sublinhar que existem três tipos de máscaras:

    Respiradores (Filtering Face Piece, FFP), um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde, de acordo com a Norma 007/2020 da DGS;
    Máscaras cirúrgicas, um dispositivo que previne a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes;
    Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social, dispositivos de diferentes materiais textéis, destinados à população geral, não certificados.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) já tinha recomendado a utilização de máscaras cirúrgicas a todos os profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que entrem e circulem em instituições de saúde, para combate à COVID-19.

A Orientação 019/20201 definia também que as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosos (mais de 65 anos de idade), com doenças crónicas e estados de imunossupressão, devem usar máscaras cirúrgicas sempre que saiam de casa.

Agora, através da informação nº 009/2020 de 13/04/2020 é referido que se deve considerar o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória.



Deve ser lembrado que a utilização de máscaras pela população implica o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção, e que a sua utilização não pode, de forma alguma, conduzir à negligência de medidas fundamentais como o distanciamento social e a higiene das mãos.

Em linha com as recomendações da OMS, ECDC, a DGS informa:

    Deve ser considerada a utilização de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc).
    O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de proteção, pelo que não dispensa a adesão às regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higiene das mãos e a utilização de barreiras físicas, tendo que ser garantida a sua utilização adequada
    por forma a garantir a priorização adequada da utilização de máscaras cirúrgicas, as máscaras não cirúrgicas (comunitárias ou de uso social) podem ser consideradas para uso comunitário nas situações aqui identificadas.

https://pplware.sapo.pt/informacao/covid-19-norma-sobre-o-uso-de-mascaras-em-portugal-ja-esta-disponivel/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18272
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 5933 vez(es)
  • +7155/-9533
Re: Coronavirus
« Responder #604 em: Abril 13, 2020, 06:12:06 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #605 em: Abril 13, 2020, 09:00:45 pm »
Estudo mostra como o novo coronavírus se propaga nos supermercados

Em tempos de isolamento, uma das únicas ocasiões em que é permitida a saída de casa é para ir ao supermercado. No entanto, as entidades de saúde sugerem sempre que se deve evitar frequentar espaços onde haja grande concentração de pessoas. O novo coronavírus ainda esconde muita da sua perigosidade. Mas, ir rápido às compras trará algum perigo de contágio?

À partida, uma ida rápida ao supermercado ou a um estabelecimento público não causaria qualquer problema. No entanto, um novo estudo mostra como o vírus se pode propagar nos corredores do supermercado.



É só um salto rápido ao supermercado, que mal fará?

O mundo continua a sofrer com o SARS-CoV-2 de uma forma que não há memória. A tecnologia tem tido uma ação importantíssima em vários pontos, desta a investigação de uma vacina, até à aprendizagem de como se espalha a terrível doença COVID-19.

Um novo estudo vindo da Finlândia, explica a forma como o novo coronavírus se transporta e propaga, através do ar.

Realizado por quatro organizações de investigação finlandesas, o projeto mostrou, numa fase inicial, que as partículas de aerossol, que podem transportar o novo coronavírus, podem permanecer no ar por mais tempo que o previsto inicialmente.

A fim de perceber como é transmitido o vírus, a Universidade de Aalto, o Instituto Meteorológico Finlandês, o Centro de Pesquisa Técnica – VTT da Finlândia e a Universidade de Helsínquia construíram um cenário, um supermercado. Ali, entre prateleiras, uma pessoa tosse e a propagação do vírus é estudada, tendo em conta a ventilação interna e o fluxo natural do ar. Uma vez que a pessoa que tosse está infetada, é possível perceber para onde se propaga o vírus.


Quais os resultados do projeto?

Na situação sob investigação, a nuvem de aerossol, libertada por quem tosse, espalha-se para além do espaço em torno de si. Ainda que se vá diluindo e perdendo intensidade, o processo pode levar alguns minutos.

O cenário é simples de perceber. Uma pessoa infetada tosse ou espirra junto da prateleira, mesmo que esta já esteja na prateleira D, quem chegar, entretanto, à prateleira A, B, ou C, pode ficar infetado. Assim, mesmo que esteja afastada do local onde tossiu, a pessoa pode infetar outras, pelas partículas extremamente pequenas de aerossol, com o novo coronavírus, que deixou para trás e que se infiltraram nas vias respiratórias de quem estava à sua volta.

Os investigadores estudaram o movimento aéreo de partículas de aerossol menores que 20 micrómetros. No caso de uma tosse seca, sintoma de coronavírus, o tamanho dessas partículas é menor que 15 micrómetros. Normalmente, partículas assim pequenas não caem no chão. Ao invés disso, circulam pelos fluxos de ar naturais.



A importância de respeitar as normas de segurança

Sabe-se que a propagação de um vírus pode desacelerar ou ser completamente suprimida, se os aglomerados de pessoas e a mobilidade diminuir. Assim, sendo a transmissão de gotículas a principal causa da propagação do SARS-CoV-2, é de ressalvar o quão essencial é seguir todas as recomendações que são dadas pelas organizações de saúde. Desde evitar espaços massificados e respeitar o isolamento social, até à constante higienização.

Para além das normas já vinculadas, a ministra da saúde, Marta Temido, recomendou, hoje, o uso de máscara comunitária, em espaços públicos, como supermercados, farmácias e transportes públicos.

Supercomputador usado para sucesso do projeto

O estudo envolve cerca de 30 investigadores especializados em dinâmica de fluídos, física de aerossóis, ventilação, virologia e engenharia biomédica. Além destes, estão a participar também especialistas em doenças infeciosas, do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar, da Finlândia.

A simulação do transporte aéreo e a preservação das gotículas que saem das vias respiratórias foi feita por um supercomputador, disponibilizado pelo Finnish IT Center for Scince LTD. Pelas suas capacidades computacionais e pela cooperação multidisciplinar, os primeiros resultados surgiram numa semana.

Os investigadores vão continuar a trabalhar no projeto, de forma a entender cada vez melhor o comportamento das partículas de aerossol. Além disso, vão contar com a ajuda de especialistas em doenças infeciosas e virologia, para examinar os resultados e perceber a sua importância em relação à informação sobre o novo coronavírus e das infeções provocadas por ele.

https://pplware.sapo.pt/ciencia/estudo-mostra-como-o-novo-coronavirus-se-propaga-nos-supermercados/

Entretanto e em relação ao espaço Schengen, Macron referiu que as fronteiras da UE devem permanecer encerradas (muito limitadas), pelo menos até ao fim de Setembro, especialmente a pessoas de fora da UE!!!!

O que vai ser agora das ONG que ganham a vida a transportar "refugiados" de África!?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Coronavirus
« Responder #606 em: Abril 13, 2020, 11:00:21 pm »
Daí também não compreender porque não se permite a actividade de feiras e mercados ao ar livre.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7376/-4452
Re: Coronavirus
« Responder #607 em: Abril 13, 2020, 11:30:52 pm »
Daí também não compreender porque não se permite a actividade de feiras e mercados ao ar livre.

A proibição de mercados ao ar livre, parece-me das poucas boas decisões que foram tomadas! Existem muito no norte (feiras e mercados gigantes ao ar livre), com muita gente, principalmente idosos (os jovens gostam de coisas de marca, made in china e made in indonesia, com etiqueta da Nike em cima e um preço 100 vezes superior ao preço de fabrico!!!!).

Vendo a disseminação do vírus aqui pelo norte e centro...... se os mercados continuassem abertos, seria o pandemónio, não tenho dúvidas. Até porque os mercados aqui do norte, movimentam gente de muitos concelhos a concentrarem-se temporalmente num único local!!!!!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Coronavirus
« Responder #608 em: Abril 14, 2020, 12:21:05 am »
Compreendo mas estava a pensar mais nos mercados da animais, fruta e legumes. No mínimo as medidas de higiene teriam de ser reforçadas e as movimentações entre concelhos restringidas. Há um aqui perto de mim mas ainda não fui lá ver se está aberto desde que isto começou.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18272
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 5933 vez(es)
  • +7155/-9533
Re: Coronavirus
« Responder #609 em: Abril 14, 2020, 06:32:09 am »
Falando de supermercados

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3415
  • Recebeu: 2325 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +1393/-493
Re: Coronavirus
« Responder #610 em: Abril 15, 2020, 07:10:45 am »
Cierre de fronteras con España entre la GNR , la Guardia Civil y el Ejército:



A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3463
Re: Coronavirus
« Responder #611 em: Abril 15, 2020, 10:26:41 am »
Conheço quem esteja a fazer de graça para ser oferecido aos Bombeiros, FS, etc.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18272
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 5933 vez(es)
  • +7155/-9533
Re: Coronavirus
« Responder #612 em: Abril 15, 2020, 11:20:31 am »
Apple Plans

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18272
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 5933 vez(es)
  • +7155/-9533
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18272
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 5933 vez(es)
  • +7155/-9533
Re: Coronavirus
« Responder #614 em: Abril 16, 2020, 10:16:08 am »
9h53 - Morreu o escritor chileno Luis Sepúlveda, vítima de Covid-19, avança a agência Efe. Estava internado no Hospital Universitário Central das Asturias (HUCA), na cidade espanhola de Oviedo, desde final de fevereiro. Uma semana antes de ter testado positivo para o novo coronavírus, o autor tinha estado na Póvoa de Varzim, em Portugal, a participar no festival literário Correntes d’ Escritas.

#ÚLTIMAHORA | El escritor chileno Luis Sepúlveda muere por #coronavirus en Oviedo pic.twitter.com/jzcHNWBYzy

— EFE Noticias (@EFEnoticias) April 16, 2020
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas