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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 12:03:09 am »

Apostaria que, quando for apresentada a compra dos ST, não será como "Aviões a Hélice para África" como disse o CEMGFA numa entrevista na TV.

Entrevistas não são o forte dos nossos CEMxxx.

Quanto ao ST vir mesmo ou não...
Não é por o Subsea7 dizer que o contrato vai ser assinado que eu acredito cegamente que é verdade - como a maioria aqui faz.

O Subsea7 anunciar que vem é meio caminho andado para não vir nada.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por dc em Maio 01, 2024, 11:36:28 pm »
Não passam de uma versão improvisada/mais rudimentar, equivalente às JDAM-ER.



A vantagem que os russos têm, é simplesmente terem muito mais aeronaves disponíveis para as disparar que os ucranianos, e os ucranianos não têm sistemas AA suficientes para colocar alguns de longo alcance mais próximos da linha da frente (sem correrem o risco de ser destruídos).

O factor diferenciador, não é a bomba com asas, é a ausência de um caça opositor que não permita que a aeronave lançadora se aproxime tanto da linha da frente para as largar.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Maio 01, 2024, 11:26:19 pm »
Citar
O recurso a sistemas de armas de 4.ª e 5.ª geração na execução de missões de apoio aéreo próximo, patrulhamento e vigilância em ambiente não contestado, veio criar um desgaste não programado no potencial destas aeronaves com elevados custos associados. A possibilidade de recorrer a uma aeronave de ataque ligeiro nestes cenários começou a ser avaliada com o intuito de poupar sistemas mais desenvolvidos para missões onde as suas capacidades sejam fulcrais. As Forças Armadas Portuguesas estão empenhadas em missões no âmbito da segurança cooperativa no continente africano e é desígnio nacional que estas se mantenham. No entanto Força Aérea Portuguesa não possuiu um sistema de armas para missões de combate adequado às restrições impostas nestes cenários. Desde 2018, a Força Aérea Portuguesa não possui um meio orgânico para ministrar instrução avançada para formação de pilotos de combate. Este estudo investiga a contribuição de uma aeronave de ataque ligeiro enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de ataque. Recorrendo a um raciocínio dedutivo, concluiu-se que uma aeronave de ataque ligeiro se enquadra nas necessidades da Força Aérea Portuguesa enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de combate no apoio às Forças Nacionais Destacadas (FND) em África.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/36702/1/Light%20Attack%20Aircraft%20na%20Força%20Aérea%20Contributos%20para%20o%20Poder%20Aéreo%20e%20Instrução%20Avançada%20_%20CAP%20Rodolfo%20Silva.pdf

A alternativa a usar aeronaves de 4ª e 5ª geração para essas missões, está em UCAV, que, além de conseguirem desempenhar as ditas missões por muito maior duração, não colocam um piloto em risco.

E desde 2018 que bem podiam ter comprado um turboprop capaz de ministrar treino avançado, e que sem o requisito de ser uma aeronave de combate, seria um programa bem mais barato.

Citar
In January 2020, Pilatus was awarded a contract worth more than €200 million ($214 million) to provide the Spanish Air Force with 24 PC-21s, including spare parts and simulators.

Agora é fazer as contas de quanto custariam 12 PC-21 na altura. 16 PC-21, provavelmente custariam menos que os 180 milhões para o negócio corrupto dos ST, e este número já permitia substituir os Alpha Jet e os TB-30.

Helicópteros médios para evacuação é que nada...
Quando algum soldado perder as pernas e precise de ser evacuado para Bangui, chamem os Tucanos.

Nem é preciso tanto, ao se utilizar os ST para realizar CAS nos TOs africanos, o risco de algum deles ser abatido aumenta. Quando isso acontecer, de onde vêm os helicópteros CSAR? Vamos berrar para outro país nos safar, e colocar os seus helicópteros e respectivas tripulações em risco, para salvar o nosso piloto, que só lá foi colocado porque uns pacóvios acharam que era boa ideia, para justificar a compra a determinada empresa?

Pelo menos com UCAVs, mesmo que um fosse destruído, não tínhamos um piloto para ir resgatar.  ::)


E para quem menciona África como uma prioridade, e como tal justificar-se a compra dos ST: Não, a compra continua a não ser justificada.
Se África é uma prioridade, então que invistam como tal, em capacidades para responder a cenários de baixa, média e alta intensidade no dito continente. O TO africano não se resumo a um tipo de ameaça, nem se pode achar que as ameaças não vão evoluir.
Sabemos que a Rússia está a aumentar a sua presença e influência por lá, e a China também tenta ter influência.
São demasiados players e demasiados riscos de África se tornar numa das frentes de uma III Guerra Mundial, para os pacóvios de cá acharem que comprar STs é que são a solução para aquilo.
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Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por dc em Maio 01, 2024, 10:51:37 pm »
O que tem sido dito, é que a RWS Kongsberg RS6, com canhão de 30mm M230 ou XM914, poderia ser usada nos Pandur e nos ST5/L-ATV (caso viéssemos a optar por este último). Mais concretamente, com o objectivo de reforçar o poder de fogo das respectivas frotas de veículos.

Obviamente que um Pandur II com a RS6 em cima, continuará a funcionar como um APC/IFV, mantendo grande parte do espaço interno para infantaria. Já os ST5/L-ATV com RS6, tinham um aumento do poder de fogo enquanto viaturas tácticas que são, e obviamente não passavam a ser APCs como os Pandur.

No máximo, o que tem sido debatido, é que devido ao número insuficiente de Pandur no EP, poderá ser necessário reforçar a frota com mais veículos, seja com mais 8x8, 6x6 ou até 4x4 caso não se queira gastar muito dinheiro, nomeadamente para as variantes em falta e eventualmente para mais unidades APC.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Maio 01, 2024, 10:45:02 pm »
Olha que bela ideia.

E logo quando vamos receber 12.
E as OGMA estão habilitadas para lhes meterem LINK16 e para fazerem upgrades e modernizações.
Nomeadamente a integração do MISTRAL Ar-Ar - mais barato que Sidewinder.
Parece-me que poderia levar 8 ou 12.

E agora para a malta se rir á brava, é virem os fanáticos do costume dizer que eu estou a defender a substituição dos F-16 e do "Fantasma" F-35 por Super Tucanos.

O EP ainda vai a tempo de escolher o MISTRAL para VSHORAD - Artilharia AA.
Já disse aqui:
MISTRAL no EP, na FAP e na Marinha.
O Chales de Gaulle está equipado com MISTRAL.

Era bom que estas coisas fossem coordenadas superiormente, mas...
Apenas rir.
Coordenação era PC21 ou Diamond Dart e helis armados.

Diamond Dart:

1)
       "Coming soon"

A sério?


2)
        2017
Wanfeng Aviation acquires 100 % of Diamond Group
In 2017 Wanfeng Aviation acquires the Diamond Group, including Austria, Canada and Austro Engine.

A sério?

Podes continuar a rir.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Maio 01, 2024, 10:28:18 pm »

Já está alguém a queixar-se ao moderador?
O Charlie Jaguar já desmaiou?
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Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Luso em Maio 01, 2024, 10:27:58 pm »
Eu só chamo à atenção para uma coisa. Estas ideias roubam o tempo de antena por completo, no que respeita às FA nos media. Tivemos bastante tempo a gramar com a fantasia do SMO, antes disto tinha sido a conversa dos estrangeiros nas FA e agora é isto, dos delinquentes.

Reparem como:
-não se abordam outras soluções para a falta de pessoal, como as questões salariais, as condições de trabalho (seja a nível de quartéis, seja de equipamento), nem medidas suplementares (limite de idade, disposição territorial);
-não se fala das lacunas e debilidades das FA, e da necessidade de investir a sério;
-nem se fala da fantochada que são os orçamentos de Defesa, onde se continua a passar a ideia de que se gasta quase 1.5% do PIB, quando na verdade nem a 1% chega;
-nas raras vezes que se fala na necessidade de investir, veio a choradeira de que "é preciso cortar noutro lado".

Parece-me claro que se falam destas coisas, precisamente para distrair do resto. E as chefias também não ajudam.


- E então? É a democracia a funcionar!
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Maio 01, 2024, 10:24:31 pm »


 :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea:

De que vale ter capacidade anti-drone, se depois não tem sobrevivência aérea em teatros onde existam SAM ?!!
Parece-me mera propaganda a uma aeronave que claramente não serve os interesses de Portugal.

Senhor ACADO,


Em Kiev existe a necessidade de defender contra drones mas não existe a ameaça de SAM.
Nunca se sabe se um dia não irá existir o mesmo cenário á volta do Complexo Industrial de Sines, de Lisboa, ou de uma área importante de retaguarda na Roménia ou Polónia.

Aconcelho-o a ver mais televisão. E a usar a cabeça para mais que concordar aqui com a manada.
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Forças de Segurança / Re: Ingresso na PSP
« Última mensagem por CruzSilva em Maio 01, 2024, 10:22:57 pm »
Tenho uma dúvida, conforme eu mudo de cargo eu terei de ir para outra esquadra. Por exemplo, eu sou Subcomissário e passo para comissário e já tem um comissário na minha esquadra, tenho de ir para outra esquadra para exercer essa função?
Sim com a promoção é praticamente certo que passas a comandar esquadra complexa ou tornas-te adjunto de comadante de divisão/chefe de núcleo, ou seja, mudas quase sempre de local de trabalho.
Hoje disseram que talvez seria melhor tirar uma licenciatura antes de ir para a polícia, pois na polícia depois de terminar o curso poderia não ter vagas para exercer a minha função. Porém se eu tirar esse curso já terei 21 anos ou seja a idade máxima da candidatura e sinceramente não consigo me imaginar em outra área... Poderei mesmo não ter vaga em nenhuma esquadra?
Desculpa mas quem te está dar estas informações?
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Maio 01, 2024, 10:15:42 pm »
É esperar que o TC ainda consiga chumbar este ruinoso e corrupto negócio, mais uma vergonha e desperdício de dinheiro. O cabeça de atum do MDN não é ele que manda como disse não pode dar uma olhadela nesta merda de negócio ou também tem algum afilhado na Embraer, ridiculo tudo isto, palhaçada.

Este apareceu aqui para lamber cus.

Quem é que lhe agradece o serviço?
NVF, Charlie Jaguar, CruzSilva, Pescador, Subsea7, PTWolf


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