EADS prepara a criação de um consórcio de satélites europeu

  • 0 Respostas
  • 2091 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
EADS prepara a criação de um consórcio de satélites europeu -

      Frankfurt, 30 Mar (Lusa) - O consórcio espacial e de defesa europeu EADS está a preparar a criação de uma grande empresa de satélites com a participação da Thales, companhia francesa de equipamentos electrónicos para a defesa, noticia hoje a imprensa alemã.

      Segundo o diário Frankfurter Allgemeine Zeitung, "líderes empresariais e os governos da França e Alemanha estão a estudar a criação de um consórcio de satélites europeu".

      Em discussão estão os "diversos modelos com participações cruzadas que, no final, deverão conduzir à fusão de algumas divisões de várias empresas", escreve o jornal.

      O diário acrescenta que a EADS propôs, há duas semanas, às empresas francesas Thales e Alcatel que integrem o fabricante de satélites EADS Astrium e Thales, ficando em troca com uma participação de 20 por cento na Thales.

      Para criar o consórcio europeu, a companhia de telecomunicações Alcatel integraria na Thales a sua divisão de satélites, a Alcatel Alenia Space, pelo que aumentaria a sua participação na Thales de 9,5 por cento para 25 por cento.

      Segundo o semanário alemão Stern, a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o presidente francês, Jacques Chirac, acordaram a entrada da EADS na Thales, numa aliança que se concretizará no Outono, embora continue em aberto a percentagem da participação da EADS no grupo francês.

      O jornal francês La Tribune escrevia recentemente que a direcção da EADS propôs a cessão da sua filial de satélites Astrium ao fabricante Thales em troca de uma participação no seu capital.

      A EADS pertence ao produtor automóvel germano-norte-americano DaimlerChrysler, que detém cerca de 30 por cento, à holding francesa Sogeade (formada pela Lagardére e o Estado francês), com outros 30 por cento das acções, e pela espanhola Sepi (Sociedade Estatal de Participações Industriais), com 5,47 por cento.

      Mais de 34 por cento das acções estão divididas entre accionistas particulares, incluindo os trabalhadores da EADS.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito