ONU insta EUA a encerrar Guantanamo

  • 6 Respostas
  • 3363 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
ONU insta EUA a encerrar Guantanamo
« em: Fevereiro 16, 2006, 12:54:46 pm »
Citação de: "Diário Digital / Lusa"
ONU insta [1] EUA a encerrar Guantanamo e a libertar
Responsáveis das Nações Unidas para os direitos humanos pediram hoje o encerramento imediato da prisão norte- americana instalada na base de Guantanamo, Cuba, e o julgamento ou libertação das centenas de prisioneiros que alberga.

O pedido consta das recomendações finais de um relatório, hoje divulgado em Genebra, elaborado pelos relatores da ONU para a tortura, Manfred Novak, para o direito à saúde física e mental, Paul Hunt, para a independência dos juízes, Leandro Despouy, e para a liberdade de culto, Asma Jahangir, assim como pela presidente do grupo de trabalho sobre detenções arbitrárias, Leila Zerrougui.

Nas recomendações, os três especialistas afirmam que os Estados Unidos «devem encerrar as instalações de detenção da Baía de Guantanamo imediatamente» e transferir os detidos - cerca de 500, segundo as organizações de direitos humanos - para prisões nos Estados Unidos ou libertá-los.

Até que isso aconteça, advogam, a administração norte-americana deve «abster-se de quaisquer práticas equivalentes à tortura e de tratamentos ou punições cruéis, degradantes ou desumanos» sobre esses prisioneiros.

O texto refere, «em particular», que «todas as técnicas especiais de interrogatório autorizadas pelo Departamento de Defesa devem ser imediatamente revogadas imediatamente».

O grupo de relatores, nomeado pela Comissão de Direitos Humanos da ONU mas que actua com independência deste organismo, critica aliás os Estados Unidos pelas «tentativas de redefinir a tortura em função da luta contra o terrorismo para permitir certas técnicas de interrogatório» proibidas a nível internacional.

«A confusão, dos últimos dois anos, entre o que são técnicas de interrogatório autorizadas e não autorizadas é particularmente alarmante», lê-se no relatório, elaborado ao longo dos últimos seis meses.

Estes especialistas da ONU lamentam, no documento, que os Estados Unidos lhes tenham negado «um acesso livre» aos detidos e a possibilidade de «os ouvir em privado», habitualmente autorizados por todos os países.

Os três responsáveis acusam nomeadamente os Estados Unidos de, neste caso, assumirem os papéis de «juiz, acusação e defesa», «violando dessa forma as garantias de direito a um processo justo».

Os relatores afirmam ainda que «todas as condições de reclusão em Guantanamo» - as famosas «jaulas» de reduzidas dimensões e expostas à intempérie - «constituem uma violação ao direito à saúde», uma vez que provocam «uma profunda deterioração da saúde mental dos detidos».

fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=215187

Será desta que os EUA declaram guerra à ONU ? :lol:

Mais algumas fontes:
Guantanamo: ONU quer prisão encerrada de imediato, Portugal Diário
ONU aconselha fecho da prisão de Guantanamo, SIC Online
ONU pede encerramento imediato da prisão, TSF
Guantanamo: Bush preocupado com relatório da ONU, Diário Digital
Relatório de Guantánamo preocupa George Bush, Jornal de Notícias

[1] Insta
Citação de: "Priberam"
do Lat. instare
v. tr. e int., pedir com encarecimento;
solicitar;
insistir;
dirigir solicitações;
urgir.
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2006, 08:28:10 pm »
Citar
Washington recusa apelo da ONU para fechar Guantanamo

A Casa Branca recusou esta quinta-feira encerrar o campo prisional de Guantanamo, como fora pedido num relatório da ONU, e rejeitou acusações de tortura, que considerou uma alegação «requentada» da parte dos «terroristas» detidos.


«Nada mudou» na posição norte-americana quanto a um encerramento do campo, disse à imprensa o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

«As pessoas que lá se encontram e de quem estamos a falar são perigosos terroristas», afirmou, reagindo a um relatório publicado hoje e redigido por especialistas independentes designados pela Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

Segundo o relatório, «as condições gerais de detenção» em Guantanamo, nomeadamente a duração da detenção e o isolamento, «equivalem a um tratamento desumano» dos prisioneiros.

Em alguns casos, os tratos infligidos aos detidos «assemelham-se» a torturas, adianta.

O documento recomenda o encerramento imediato do campo e a transferência dos detidos para prisões nos Estados Unidos.

Contudo, segundo McClellan, os militares responsáveis pelo campo «tratam os detidos com humanidade».

«Sabemos que os detidos membros da Al Qaeda foram treinados para disseminar falsas alegações», acrescentou.

Ao contrário dos Estados Unidos, o Parlamento Europeu (PE) juntou-se hoje às vozes que apoiam o encerramento do campo de Guantanamo, afirmando numa resolução que «todos os prisioneiros devem receber um tratamento conforme com a legislação humanitária internacional e ser julgados no prazo mais breve possível, após uma audiência justa e pública, a cargo de um tribunal competente, independente e imparcial».

No texto, aprovado por 80 eurodeputados, com um voto contra e uma abstenção, o PE reafirma a condenação de «todas as formas de tortura e de maus-tratos» e «a necessidade de respeitar o direito internacional» na luta contra o terrorismo.

Guantanamo «é uma nódoa enorme no historial, não só dos Estados Unidos, mas de todos os que calam e toleram», afirmou o eurodeputado do grupo dos Verdes Raul Romeva, no debate anterior à aprovação da resolução.

Diário Digital / Lusa


   Ou então não...estalou a guerra..
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 16, 2006, 09:08:18 pm »
é estranho eles não fazerem o mesmo perante o Irão ou a Coreia do Norte. :?

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 18, 2006, 01:44:09 am »
Citação de: "Pantera"
é estranho eles não fazerem o mesmo perante o Irão ou a Coreia do Norte. :?


E que tal ir a www.un.org em vez de dizer bacuradas?
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 03, 2006, 10:53:18 am »
Mas se os americanos sabem, e eles afirmam isso sem margem para dúvidas, de que os detidos em Guantanamo (e sem falar nas outras supostas prisões por esse mundo fora) são elementos terroristas, porque simplesmente não os acusam e lhes dão oportunidade para serem julgados num tribunal justo e imparcial?
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 11, 2006, 08:51:05 am »
Citar
Detidos em Guantanamo usaram lençóis para se enforcarem
Os dois sauditas e um iemenita encontrados mortos hoje de manhã nas suas celas na base naval norte- americana de Guantanamo (Cuba) enforcaram-se utilizando lençóis e toalhas, revelou o almirante Harry Harris.

«Enforcaram-se com cordões feitos por eles mesmos com lençóis e toalhas», declarou o comandante da base em conferência de imprensa telefónica.

O almirante Harris disse que estas baixas foram as primeiras registadas entre centenas de reclusos - por suspeita de terrorismo - desde 2001.

Todavia, acrescentou, «os suicídios não foram um acto de desespero, mas sim de guerra».

O presidente norte-americano, George W.Bush, reagiu com «profunda inquietação» face ao ocorrido, informou a Casa Branca.

Cerca de 760 homens passaram por Guantanamo, onde neste momento estão 462.

Nos últimos quatro anos e meio houve acima de 40 tentativas de suicídio.

Diário Digital / Lusa

10-06-2006 23:14:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=231850

Erg, não estão em guerra, não consideram o inimigo ao mesmo nível que soldados, logo não respeitam Convenção de Genebra...e depois ainda se saiem com abróteas que "não foi 1 acto de desespero, foi um acto de guerra"..

Alguém viu o filme "Back to Guatanamo"?

Se quiserem saber a verdadeira história dos ingleses que por lá passaram, recomendo vivamente...e dá uma ideia do brainwashing e tortura psicológica que por lá se passa...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 29, 2006, 09:57:35 pm »
EUA/Terrorismo: Bush respeita decisão do Tribunal

Citar
O Presidente dos Estados Unidos promete respeitar a decisão do Supremo Tribunal norte-americano, que hoje concluiu que George W. Bush ultrapassou os poderes que lhe são conferidos pela Constituição.
O Presidente norte-americano abusou dos poderes ao instituir comissões militares para julgar os "combatentes inimigos" detidos em Guantanamo.

A decisão, que era aguardada com ansiedade pela Casa Branca, representa um duro revés na política de combate ao terrorismo da actual administração.

O acórdão, aprovado por cinco juízes do Supremo e com a oposição de outros três, considera que estes tribunais são ilegais à luz da legislação norte-americana e da Convenção de Genebra para o tratamento de prisioneiros de guerra.

George W. Bush prometeu o respeitar a decisão, mas disse que esta situação vai ser analisada com o Congresso, admitindo desta forma que poderá tentar obter a autorização necessária à constituição de tribunais especiais para julgar os suspeitos de terrorismo.

Fonte: RR

Finalmente alguém dentro do país, dito civilizado, que põe ordem no arrugante do texano.
Potius mori quam foedari