Península Ibérica: a Batalha pela Água

  • 35 Respostas
  • 16108 Visualizações
*

YOMISMO

  • 98
  • +0/-0
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #30 em: Dezembro 05, 2010, 09:43:28 am »
Buenos días.

Ya hacía tiempo que no respondía a ningún post porque el nivel de algunos foristas, por ser muy bajo, no me propiciaba nunguna respuesta adecuada pero sigue existiendo señores, que tardíamente, escriben sandeces.

Evidentemente, el término "lepero", es peyorativo pero no insulta quien quiere sino quien puede; en este caso, estoy muy orgulloso  de que me llamen "lepero" porque lo tomo como natural de Lepe, gran pueblo onubense y cuya renta y riqueza es muy superior a la mayoría de los pueblos y ciiudades de Portugal.

Evidentemente, del "agua" no se les ocurre hablar, seguramente, por incapacidad o desconocimiento, o ambas.

Cuando un post se titula "batalla por el agua" se intuye un claro mensaje de "cofrontación" y cuando se da una respuesta argumentada por parte de algún español para poder rebatirla hay que dar datos e indicar donde se equivoca.

En la actual situación que viven ambos paises, sigo observando que muchos todavían están pensado en "la caida de España" cuando deberían pensar en otros problemas más internos y más peligrosos para su futuro personal más ccercano.

Un abrazo.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #31 em: Dezembro 05, 2010, 12:15:33 pm »
YOMISMO

Citar
Ya hacía tiempo que no respondía a ningún post


Continua assim que o fórum agradece, não fazes falta alguma. c34x
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #32 em: Dezembro 05, 2010, 02:49:16 pm »
Excelentissimo Sr YOMISMO.
Não faço put...  ideia do que diz , mas que deve ter razão, deve.

Portanto continua igual a ....SYMESMO.....
Olé...............
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #33 em: Dezembro 08, 2010, 12:44:55 am »
Citação de: "PILAO251"
Excelentissimo Sr YOMISMO.
Não faço put...  ideia do que diz , mas que deve ter razão, deve.

Portanto continua igual a ....SYMESMO.....
Olé...............


x 2  :G-beer2:

Este trocadilho está demais, deixou o tipo sem palavras.
« Última modificação: Dezembro 08, 2010, 01:01:41 am por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #34 em: Dezembro 08, 2010, 12:59:37 am »
Citação de: "HSMW"
Não vale a pena Luso-efe. Tenha calma. O PT até já foi moderador do FD.
É bom que por aqui hajam leitores espanhóis para que saibam que não andamos a dormir.

Mas para que também saibam que não temos nada contra a Espanha e os seu cidadãos em geral mas sim contra certas pessoas e as suas politicas.

E não é na Internet que estas batalhas se ganham...

Eu sei, HSMW, e devia voltar a ser ele e o luso, outro dia descobri que eles já tinham sido moderadores.

Com eles os castilhas não levantavam cabelo de certeza.

Para mim, e sem menosprezo por ninguem,  o Papatanto e o Luso, devem ser os individuos ou dos individuos que por aqui andam que mais percebem de geo-politica, geo-estratégia e assuntos militares.

Partilho também de tudo que voce escreve, alias uma das minhas primeiras intervenções no fórum foi no topico do mundial de futebol, e você alinhou logo naquilo que eu disse, aqui:

viewtopic.php?f=21&t=8837&start=45~

Fiquei logo aperceber que voce era uma pessoa em condições, eum patriota inabalável, não fosse você militar, basta ir ao seu site do you tube para ver isso, alias tem lá excelemtes videos, parabens.

Em relação ao facto de isto se ganhar ou não aqui, tem razão, mas acredite que é importante que ajuda a ganhar, há muita gente que vem aqui e que dá por certo o que aqui ve escrito, por isso não se pode permitir que estes tipos venham para aqui detrupar factos, e aqui incluem-se Portugueses que alinham sempre com os castelhanos.

Depois é bom que eles venham cá, mas para ler não precisam de estar registados.

Eu nada tenho contra os galegos, catalães e bascos, tenho contra os castelhanos imperialistas, e por isso é que os distinguir chamando-lhes castelhanos, também nada tenho contra o normal cidadão espanhol que vive a sua vida e não tem mania da superioridade.

Em relação ao tema, fica aqui mais uma noticia, pelos vistos eles já nos estão a roubar desde o inicio do ano:


Citar

Polémica

Espanha faz novo transvase do Tejo sem cumprir mínimos

06 Janeiro 2010


País vizinho violou convenção ao não respeitar os limites de água a deixar passar

O transvase da bacia do Tejo para a do Guadiana, em Espanha, que começou esta semana está a causar polémica entre ambientalistas: os espanhóis defendem que é melhor usar recursos da própria bacia do Guadiana e para os portugueses não faz sentido o país vizinho tirar mais água do Tejo quando no ano passado não respeitou os limites mínimos de água que devia deixar passar para Portugal.

Este transvase "de emergência" foi aprovado pelo governo espanhol em Novembro e prevê o desvio de 10 hectómetros de água para salvar o Parque Las Tablas de Daimiel da seca e dos incêndios subterrâneos (ver caixa). Para José Luís Ferreira, do partido Os Verdes, Espanha "não pode fazer transvases do Tejo sem cumprir os mínimos que acordou com Portugal". E para Paulo Constantino, da associação ProTEJO, este e outros desvios de água estão a ameaçar a sobrevivência do rio. Até porque assim chegam a Portugal apenas as águas já utilizadas (em grande parte poluídas) pelos sete milhões de habitantes da zona de Madrid.

Já o Ministério do Ambiente diz que a Convenção de 1968 prevê que os espanhóis possam retirar do Tejo, anualmente, até mil milhões de metros cúbicos. Desde que cumpram os mínimos de água que tem de entrar em Portugal segundo a convenção de Albufeira, de 1998.

Mas não é isso que está a acontecer. O presidente do INAG (Autoridade Nacional da Água) admitiu em Outubro que no último ano hidrológico só chegaram a Portugal 2500 milhões de metros cúbicos quando estavam previstos 2700. Ou seja, 200 milhões foram indevidamente retidos, ao mesmo tempo que se desviavam 400 milhões de metros cúbicos do Tejo para o Segura. Aliás, é desse transvase que sai agora este desvio.

A solução foi contestada por todos os grupos ambientalistas espanhóis, que condenaram que se desvie água da bacia do Tejo, assegurando que existem alternativas melhores na própria bacia do Guadiana. Em declarações à Europa Press, Miguel Ángel Hernández, dos Ecologistas en Acción, insistiu que as chuvas dos últimos dias deixaram a bacia do Guadiana mais a 51% da sua capacidade total, enquanto a do Tejo a 48,6%.

Por outro lado, Paulo Constantino salienta que esta medida só vem acelerar os planos de abastecer a população local da Ciudad Real com água do Tejo. Uma ambição que não é escondida pelo secretário de Estado Josep Puxeu, que ontem disse que assim se salvava o parque e se acelerava o abastecimento de 550 mil habitantes da região.

E ainda há outro transvase do médio Tejo para o Segura que está a ser estudado pela Junta de Estremadura, embora os ministérios do ambiente e dos negócios estrangeiros tenham recebido garantias do governo espanhol de que não há nenhum transvase previsto.


Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Península Ibérica: a Batalha pela Água
« Responder #35 em: Dezembro 19, 2010, 09:20:04 pm »
Citar
Atenção ao que Espanha se prepara para fazer aos rios portugueses
Posted by Clavis Prophetarum em 2010/12/14


Atenção ao que Espanha se prepara para fazer aos rios portugueses. Madrid já delineou uma estratégia de desvios massivos de água dos rios internacionais e há muitos anos que não cumpre os mínimos de passagem de água em praticamente nenhum rio internacional. A situação só não tem sido mais grave porque a pluviosidade tem sido mais intensa em Portugal do que Espanha, o que tem compensado os desvios espanhóis…

A situação tem sido particularmente grave no Guadiana, onde a agricultura intensiva (que ironicamente abastece a maior do consumo de alimentos em Portugal) exige a água que Espanha desvia do Guadiana e que agora – segundo os planos de Madrid – será também desviar para a Andaluzia a água dos rios internacionais do centro e norte da Península, prejudicando ainda mais Portugal.

A fraqueza e timidez de Lisboa perante uma tão grave ameaça a Portugal é atroz: Estes desvios irão colocar a causa a agricultura portuguesa, o que resta de produção agrícola que a Europa nos deixou e ameaçará a própria população das grandes cidades portuguesas. No total, esta ameaça espanhola pende sobre 3 milhões de portugueses e sobre a importante barragem de Alqueva e toda a agricultura alentejana que dela depende.

Espanha tem sido surda aos interesses portugueses, cuja diplomacia tem optado por uma atitude discreta que não tem provado eficácia alguma (basta atentar ao caudal do Guadiana em anos de seca). Perante a atitude de flagrante violação dos Tratados e a vontade de prejudicar seriamente Portugal, resta a Portugal exigir coragem e frontalidade aos seus governantes (ademais, grandes “amigos de Espanha” desde Sócrates a Passos) e apelar à Comissão Europeia que faça o seu dever e que bloqueia os planos espanhóis. Isso ou dar um murro em cima da mesa e exigir que Madrid cumpra a sua palavra.


Viva o Governo do PS e viva a República Portuguesa, que nada têm feito para parar esta situação! :twisted:

http://movv.org/2010/12/14/atencao-ao-q ... rtugueses/
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa