O Reapetrechamento da Marinha

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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #825 em: Novembro 08, 2023, 02:49:53 pm »


Esqueçam o Alfeite (pelo menos com este governo) das 2 lanchas salva-vidas só ainda conseguiram construir uma. A quantidade de meios, recursos e dinheiro que o Alfeite precisa para construir alguma coisa do zero é demasiado grande.

Entretanto estou curioso para perceber pk que a marinha em vez de comprar uma classe com as características que pretende (e deixa o projeto ao cargo dos candidatos) como quase toda a gente faz, vai fazer novamente um novo projeto que fica a seu cargo e depois potencialmente contratar estaleiros para a construção do mesmo. Ou será que o projeto mencionado é só o levantamento de características técnicas e necessidades das futuras lanchas para incorporar depois no caderno de encargos?

Se num projecto destes tão urgente e diminuto, só ficam pela metade, sendo que metade é só fazer uma, o ridico não podia ser maior

Além de terem gasto os 3  milhões alocados, apenas numa lancha, quando deveriam construir 2, supostamente por milhão e meio cada.

Saudações

P.S. Não existe nenhum repetrechamento da Marinha. O que tem existindo nos últimos anos é alguns melhoramentos nas BD, nos helis e pouco mais. Construíram uma Vigilante em 2022, daí para trás foram os dois últimos NPO's em 2018 e 2019, e volvidos estes anos todos estão incompletos.

   

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #826 em: Novembro 08, 2023, 03:21:39 pm »
O que é igualmente grave, é o estado a que deixaram chegar o Alfeite. Num país normal, um estaleiro daqueles encarregue da manutenção de navios da Marinha, e com potencial para construção naval, receberia forte investimento do Estado para a sua modernização e capacitação. Aqui o Governo limita o orçamento da Marinha para a manutenção dos seus navios, dinheiro este que fluiria directamente para o AA, por realizar esta manutenção.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #827 em: Novembro 08, 2023, 03:29:04 pm »


Esqueçam o Alfeite (pelo menos com este governo) das 2 lanchas salva-vidas só ainda conseguiram construir uma. A quantidade de meios, recursos e dinheiro que o Alfeite precisa para construir alguma coisa do zero é demasiado grande.

Entretanto estou curioso para perceber pk que a marinha em vez de comprar uma classe com as características que pretende (e deixa o projeto ao cargo dos candidatos) como quase toda a gente faz, vai fazer novamente um novo projeto que fica a seu cargo e depois potencialmente contratar estaleiros para a construção do mesmo. Ou será que o projeto mencionado é só o levantamento de características técnicas e necessidades das futuras lanchas para incorporar depois no caderno de encargos?

Se num projecto destes tão urgente e diminuto, só ficam pela metade, sendo que metade é só fazer uma, o ridico não podia ser maior

Além de terem gasto os 3  milhões alocados, apenas numa lancha, quando deveriam construir 2, supostamente por milhão e meio cada.

Saudações

P.S. Não existe nenhum repetrechamento da Marinha. O que tem existindo nos últimos anos é alguns melhoramentos nas BD, nos helis e pouco mais. Construíram uma Vigilante em 2022, daí para trás foram os dois últimos NPO's em 2018 e 2019, e volvidos estes anos todos estão incompletos.

   



Ca vez que olho para essa Barca NPO vejo só chapa soldada, sem sequer um EO, ou algo que se destaque que devesse ter um verdadeiro Patrulha Oceânico, até com missões de combate a pirataria, penso que é para constar e passear. Gastaram 60 milhões para quê?
 

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os_pero

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #828 em: Novembro 08, 2023, 04:02:20 pm »
O Alfeite está aos caídos há décadas.
Será viável (mediante a realidade do país), havendo vontade política, fazer um refurbishment tanto à BN como ao Arsenal (estaleiro), dotando-os das condições que precisam?
Uma nação com tão ilustre e decana tradição naval, ter a única BN(+Arsenal) digna desse nome neste estado lastimável... Dói.

O que é igualmente grave, é o estado a que deixaram chegar o Alfeite. Num país normal, um estaleiro daqueles encarregue da manutenção de navios da Marinha, e com potencial para construção naval, receberia forte investimento do Estado para a sua modernização e capacitação. Aqui o Governo limita o orçamento da Marinha para a manutenção dos seus navios, dinheiro este que fluiria directamente para o AA, por realizar esta manutenção.

A questão é mesmo se é viavel para a nossa realidade economica reinvestir (e Modernizar) e manter um estaleiro como o Alfeite, vemos o exemplo dos West Sea, um estaleiro (digno desse nome) não pode estar dependente unica e exclusivamente da manutenção dos navios da Marinha nem muito menos estar a espera de encomendas de novos navios (imaginando que existiria essa capacidade) de 2 em 2 decadas.

O Alfeite para ser viável precisa de uma faturação muito maior do que aquela que a manutenção da Marinha dá (veja-se o caso da quantidade de manutenções anuais que os West Sea tem). E para isso precisa ter toda uma estrutura de operações e também de vendas (pois o trabalho não aparece do ar, existe muita concorrencia) que não existe, e que muito dificilmente dentro da esfera do Estado vai ter, a antiga administração do Alfeite tinha um plano sólido e a longo prazo, que foi posto em causa pelo atraso dos pagamentos da marinha a este e das cativações ou esperas eternas para autorizações de despesa (mesmo quando o dinheiro já existia) por parte das finanças. A doca seca que era suposto ser aumentada bem como outros melhoramentos nunca chegaram as ser feito.
 

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Barlovento

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #829 em: Novembro 08, 2023, 04:14:21 pm »
No entiendo las razones de ser reparado el Cacine en un astillero privado de Canarias, pudiendo hacerse en Alfeite.
 

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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #830 em: Novembro 08, 2023, 04:28:39 pm »
No entiendo las razones de ser reparado el Cacine en un astillero privado de Canarias, pudiendo hacerse en Alfeite.

Segundo quem está na Marinha, sai mais barato e é mais rápido do que no Alfeite.  :mrgreen: Mas é evidente que podia não chegar ao Alfeite,  ou optou-se pelas Canárias pois está mais perto da área de operação.  :mrgreen:



Saudações 
« Última modificação: Novembro 08, 2023, 04:29:28 pm por mafets »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #831 em: Novembro 08, 2023, 10:13:16 pm »
A questão é mesmo se é viavel para a nossa realidade economica reinvestir (e Modernizar) e manter um estaleiro como o Alfeite, vemos o exemplo dos West Sea, um estaleiro (digno desse nome) não pode estar dependente unica e exclusivamente da manutenção dos navios da Marinha nem muito menos estar a espera de encomendas de novos navios (imaginando que existiria essa capacidade) de 2 em 2 decadas.

O Alfeite para ser viável precisa de uma faturação muito maior do que aquela que a manutenção da Marinha dá (veja-se o caso da quantidade de manutenções anuais que os West Sea tem). E para isso precisa ter toda uma estrutura de operações e também de vendas (pois o trabalho não aparece do ar, existe muita concorrencia) que não existe, e que muito dificilmente dentro da esfera do Estado vai ter, a antiga administração do Alfeite tinha um plano sólido e a longo prazo, que foi posto em causa pelo atraso dos pagamentos da marinha a este e das cativações ou esperas eternas para autorizações de despesa (mesmo quando o dinheiro já existia) por parte das finanças. A doca seca que era suposto ser aumentada bem como outros melhoramentos nunca chegaram as ser feito.

No papel, enquanto houver uma Marinha, o Alfeite será minimamente rentável, se a sua dimensão for adequada ao trabalho existente, e se o dinheiro para a manutenção dos navios corresponder às necessidades reais. O que não pode acontecer, são as cativações, orçamentos que são menos de 60% das necessidades, custos/preços de manutenção que não são actualizados de acordo com a inflação, etc. Também não ajuda cancelamento e adiamento de programas (como as Vigilante, substituição das lanchas rápidas, etc).

Se os meios da Marinha fossem substituídos na altura certa (ao invés de aguentarem 40/50 anos cada um), o rácio de substituição seria suficientemente elevado para manter o AA com trabalho (e receita) de forma constante, entre a manutenção dos navios existentes, e construção de novos. A isto somar-se-iam modernizações de meia vida (verdadeiros MLUs) a cada embarcação (que assim justificasse) ao fim de 15/20 anos de serviço.
A isto acresce os meios não tripulados, que podem ser construídos em grande quantidade e em vários modelos para funções distintas, que vão desde pequenas embarcações pouco maiores que um Zebro, a navios de 50 metros. E se pudermos fabricar em Portugal os ditos USVs, o Alfeite seria um forte candidato, em especial se em parceria com Universidades e empresas do sector.

Os clientes internacionais (e até civis) viriam depois, ao ver o bom trabalho que o estaleiro pode realizar na Marinha, podendo este trabalho ser realmente e orgulhosamente apresentado nas feiras internacionais.

Agora claro que tudo isto, requer uma política de defesa a sério, que não quer destruir a Marinha nem assassinar o Alfeite, mas sim reerguer ambas as entidades a um nível desejável para um país "virado para o mar".
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #832 em: Novembro 09, 2023, 06:32:04 am »
E eu que me lembro de ler por altura da privatização do AA que agora é que ia ser e cosido e frito e ia ser espectacular!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #833 em: Novembro 09, 2023, 08:35:29 am »
E eu que me lembro de ler por altura da privatização do AA que agora é que ia ser e cosido e frito e ia ser espectacular!

Também me lembro. Mas também do baralhar de cartas entre ficar sob alçada da Marinha ou de privados, ou outra qualquer ambiguidade governamental.
Interesses. Que neste País levam a indecisões, arrastar de coisas e, aniquilação de outras
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #834 em: Novembro 11, 2023, 06:32:45 pm »
17 NOVOS NAVIOS PARA A MARINHA PORTUGUESA


« Última modificação: Novembro 11, 2023, 06:34:15 pm por Lusitano89 »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #835 em: Novembro 12, 2023, 01:09:17 pm »
17 NOVOS NAVIOS PARA A MARINHA PORTUGUESA



Vamos comprar navios à China?  :mrgreen:
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fgs

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #836 em: Dezembro 17, 2023, 05:30:02 pm »
Boa tarde, venho aqui partilhar alguns tópicos relativos à comunicação descendente realizada pelo ALM CEMA.
Venho apenas partilhar, não estou a dizer que concordo/acredito ou não, apenas porque considerei que seriam interessantes para discussão aqui no fórum.

Projetos em curso e futuros projetos
  • D. João II
  • Novos NPO's com capacidade ASW e melhores sistemas
  • MLU 2 FFGH VGAM dedicadas a ASW
  • 2 Navios reabastecedores (100M€)
  • 8NPC 40m de comprimento e 12m boca (protótipo em 2024)
  • Várias LDP
  • Remotorizar 11 LARC
  • Doca flutuante  para apoio à Doca Seca AA
  • Desenvolver um modelo de RHIB multifunção para todas as necessidades

Conceito 5 bases
  • BNL
  • Portimão - Narcotráfico
  • Praia da Vitória-  Açores - ASW
  • Funchal - vigilância Golfo guiné
  • Viana do Castelo
[/list]
 
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Subsea7

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #837 em: Dezembro 17, 2023, 06:05:59 pm »
    Boa tarde, venho aqui partilhar alguns tópicos relativos à comunicação descendente realizada pelo ALM CEMA.
    Venho apenas partilhar, não estou a dizer que concordo/acredito ou não, apenas porque considerei que seriam interessantes para discussão aqui no fórum.

    Projetos em curso e futuros projetos
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    • Novos NPO's com capacidade ASW e melhores sistemas
    • MLU 2 FFGH VGAM dedicadas a ASW
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    • Desenvolver um modelo de RHIB multifunção para todas as necessidades

    Conceito 5 bases
    • BNL
    • Portimão - Narcotráfico
    • Praia da Vitória-  Açores - ASW
    • Funchal - vigilância Golfo guiné
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    Novos NPO que poderão ser EPCs....
     

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    Re: O Reapetrechamento da Marinha
    « Responder #838 em: Dezembro 17, 2023, 06:08:09 pm »
    No entiendo las razones de ser reparado el Cacine en un astillero privado de Canarias, pudiendo hacerse en Alfeite.

    Segundo quem está na Marinha, sai mais barato e é mais rápido do que no Alfeite.  :mrgreen: Mas é evidente que podia não chegar ao Alfeite,  ou optou-se pelas Canárias pois está mais perto da área de operação.  :mrgreen:



    Saudações

    O Zaire deverá ficar no Funchal , já não eegressa a STP
    "Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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    Re: O Reapetrechamento da Marinha
    « Responder #839 em: Dezembro 17, 2023, 06:58:39 pm »
    Citar
    Doca flutuante  para apoio à Doca Seca AA

    Será isto?

     
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