Japão acusa China de desrespeito pela sua soberania

  • 1 Respostas
  • 4963 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Japão acusa China de desrespeito pela sua soberania
« em: Abril 17, 2006, 03:22:17 pm »
Citar
Japão acusa China de desrespeito pela sua soberania

O Japão denunciou esta segunda-feira a violação da sua soberania por parte da China, após as autoridades chinesas terem proibido o acesso de qualquer navio estrangeiro a uma zona rica em gás situada no mar da China, disputada pelos dois países.
Pequim decidiu reservar o acesso à área aos barcos especializados na exploração dos recursos energéticos.

«Informamos a China sobre as nossas preocupações de que se trata, sem dúvida, de uma violação dos direitos soberanos do Japão e da legislação marítima internacional», afirmou o porta-voz do governo nipónico, Shinzo Abe.

Shinzo Abe disse ainda que o Japão exige «uma resposta detalhada sobre a questão, de forma rápida e clara». O Japão e a China disputam no mar da China uma zona situada a alguns quilómetros do arquipélago japonês de Okinawa, que contém jazidas de gás natural, cujas reservas foram calculadas, em 1999, em 200 mil milhões de metros cúbicos.

17-04-2006 11:33:26


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=223903

Para quando uma guerra nesta zona?
Existem territórios que são reclamados por tantos países que até nem tem piada...

Em termos navais felizmente o Japão ainda consegue encostar sem problema ao canto a marinha chinesa. É claro que se tivermos em equação misseis terra-mar...hum..já não sei..  :?
 

*

AugustoBizarro

  • 50
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 19, 2006, 12:39:49 am »
Em relação a um conflito China vs Japão, lamento "desiludir", mas tal não acontecerá, (na minha opinião, claro)

Está demasiado em jogo, estes recursos, que muito provávelmente irão,  na sua maioria para a China, são  irrisórios se compararmos o mercado gigantesco que a China representa para o Japão.

Após muita retórica, e muitas palavras amargas de parte a parte, eles vão-se entender,  e chegam a um acordo. Não têm outra solução.

Para a situação ficar perigosa, é necessário que o Japão se torne equi-distante em relação á China e aos Estados Unidos, para se poder militarizar, tendo que rever a constituição primeiro, etc.

Por enquanto o Japão depende dos Estados Unidos, o que só complica as relações do Japão com a China. Mas "business is business", e a verdadeira guerra que se trava nos nossos dias é económica.


Uma escaramuça até talvez seja possível, com um navio ou outro danificado, para fins de pressão diplomática de parte a parte, mas nunca um embate a sério. Tal como no caso de Taiwan, há muita retórica, e lêem-se muitas frases sensacionalistas nos jornais, mas a verdade é que
Taiwan faz muito negócio na China.

Exportações:
$189.4 billion f.o.b. (2005 est.)
China e Hong Kong 37%, US 15.3%, Japan 7.7% (2005)

Importações:
$181.6 billion f.o.b. (2005 est.)
Japan 26%, US 12%, China e Hong Kong 12%, South Korea 7% (2005)



Vejamos o caso do Japão:

Exportações:
$550.5 billion f.o.b. (2005 est.)
US 22.7%, China 13.1% + Hong Kong 6.3% = 19.4% , South Korea 7.8%, Taiwan 7.4%, (2004)

Ou seja, o Japão exporta para a China, produtos no valor de 106.8 billion USD, ou se preferirem, 106800 milhões de dólares. (20000 milhões de contos +/-)  , que só tenderá a subir.

A economia da  China subiu 10,2% este ultimo trimestre. se subir 0% nos outros 3,  já subiu 2,5% este ano.  o mais próvavel é subir 10% ou 9% nos outros 3, e obter um ganho anual de 9%-10%.

A conclusão é portanto, a China e o Japão dependem demasiado um do outro.

Importações:
$451.1 billion f.o.b. (2005 est.)
China 20.7%, US 14%, South Korea 4.9%, Australia 4.3%, Indonesia 4.1%, Saudi Arabia 4.1%, UAE 4% (2004)


fontes:
http://www.cia.gov/cia/publications/fac ... .html#Econ
http://www.cia.gov/cia/publications/fac ... .html#Econ
----------------------------------------------------------------------------------

Japão vs Rússia:

Outro "Conflito"

Quanto ás Ilhas Curilas , também dúvido que o Japão tenha grandes hipoteses de sucesso. A Rússia não pode abdicar de qualquer território porque isso abriria um precedente, e a Rússia é o país que mais território pode perder, visto ter o maior território do mundo. Outra questão é que, a Rússia sofre duma falta de Portos (com condições de navegabilidade ao longo do ano), ora.. se o Japão tomasse posse das Ilhas Curilas, com a area marítima que representaria, a Rússia passaria a ter que pedir licença para ter acesso ao pacífico, ou então tinha que construir outro Porto,($$$$) , (na peninsula do Kamchatka) que não teria condições de funcionar na maior parte do ano devido ao frio intenso, gelo, icebergs, etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kurile_Islands



Mas aqui também , o Japão depende dos recursos energéticos que a Rússia pode oferecer.

A verdade é que o Japão, apesar da sua poderosa economia, está numa posição desfavorável no plano diplomático, devido á sua aliança com os Estados Unidos.

O Japão pode desenvolver armas nucleares com relativa facilidade, visto ter as 2 peças.

1. Programa Nuclear "Civil". = (muito material para a bomba)
2. Programa Espacial Avançado. = (Foguetões)

1+2 = Capacidade Militar Nuclear numa questão de meses.



Mas, eu suspeito que Japão, China, Rússia, estão á espera, e não se vão meter numa aventura.

O Paradoxo dos nossos tempos é que as economias estão tão interligadas que em caso de conflito militar declarado, todos perdem.