A-10 Thunderbolt II

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dremanu

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A-10 Thunderbolt II
« em: Março 03, 2004, 11:29:22 pm »
Acho este avião um dos melhores instrumentos de guerra ao serviço das tropas Americanas. Um avião simples que tem por função prestar suporte a forças terrestes. Tem também como função servir de mata-tanques.

A minha pergunta é a seguinte, não seria interessante ao governo Português adicionar uns 5 ou 10 destes aviões ao nosso arsenal?  Porquê? Porque assim existiria mais uma arma de ataque em caso de uma invasão terreste dentro do território Português.

Opiniões....
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

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papatango

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« Responder #1 em: Março 03, 2004, 11:53:34 pm »
Caro Dremanu.
A aquisição por uma força-aérea de um avião é uma operação relativamente complexa (para não dizer extremamente).

É necessário organizar toda uma estrutura logística que permita apoiar os aviões e é por exemplo necessário treinar os pilotos.

Um avião de combate é muito complexo, e não é como um automóvel, que deste que se tenha carta de condução, já chega.

Portanto, essa é a razão pela qual, excepção feita aos aviões maiores, as forças aéreas devem organizar os seus meios em esquadras com um numero de aviões de 16 a 24 (embora isto seja variável).

O avião que refere é um avião de ataque. Quer dizer: Anda a voar próximo das áreas de combate e destina-se a destruir tanques inimigos.

As probabilidades de ser necessário destruir os tanques inimigos, é minima, porque neste momento praticamente não existe.

De qualquer forma, mesmo se existisse, ou seja se fossemos atacados pelos Espanhóis,  o que se colocava era o problema de dominio do ar, pelos caças. Portanto primeiro teriamos que ter capacidade para ter dominio do céu pelo menos dentro do territorio nacional, porque o A-10 não se pode defender de um caça.

Neste momento, e enquanto não tivermos uma esquadra com os F-16-MLU operacionais, não temos meios de garantir o dominio do ar.

Portanto, comprar um avião lento como o A-10 Thunderbolt, era comprar um avião para os espanhois fazerem tiro-ao-pato.  :D

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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komet

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« Responder #2 em: Março 04, 2004, 01:28:20 am »
Já para não falar que o A-10 não é propriamente o estado de arte tecnológico, mas é interessante, acho que é um avião à portuguesa, é duro de roer, rudimentar, e se bem usado é devastador  :lol:
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Ricardo Nunes

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« Responder #3 em: Março 04, 2004, 03:48:00 pm »
Estou em pefeita sintonia com o papatango.

Se bem que gostaria de ver A-10 com a cruz de cristo considero essa possibilidade como irrisória e pouco provável.

Especialmente numa época em que a nossa capacidade de operar 40 F-16 está em clara dúvida, seria irresponsável inserir uma nova aeronave no inventório nacional. Aliás, é com enorme esforço financeiro que se consegue ter 14 F-16s operacionias em 1 dia, já para não falar do Alpha-Jet - existiram alturas onde apenas 6 estavam em estado de voo para as 2 esquadras.

40 MLU é uma quantidade satisfatória.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

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dremanu

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« Responder #4 em: Março 04, 2004, 04:01:37 pm »
Papa Tango você fez uma boa analize, e tá certo. É certo que dentro do contexto nacional no presente, não parece existir muita necessidade de um avião destes. De qualquer forma eu gosto bastante desta máquina, exatamente por aquilo que o komet disse: "Duro de roer, rudimentar, e se bem usado é devastador."

No ano passado vi este avião em ação na CNN, no Iraque, durante um ataque a uma posição Iraquiana, deveras devastador. A voar devagarinho, e ao mesmo tempo que fazia um "roll", metralhava sem parar, o tanque que foi atacado rebentou duma forma que parecia uma lata de coca-cola, cabum! Foi impressionante.

Seria o meu prazer ver um desses aviões a voar com a cruz Portuguêsa e a rebentar uns tanques que se atrevessem a entrar por Portugal a dentro. ;-)

Abraço
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emarques

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« Responder #5 em: Março 04, 2004, 04:06:42 pm »
Eu francamente preferia não ver tanques a adentrar-se em Portugal. Até porque se entrassem, não era concerteza uma dúzia de A-10 que os iria conseguir parar. (se bem que dessem uma ajuda)
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
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Luso

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« Responder #6 em: Março 04, 2004, 06:04:42 pm »
Também gosto muito do A10 e de aviões de CAS. E para ser sincero antevejo uma necessidade de alguns para uma "força expedicionária". Em vez de mandar GNR mandava-se alguns A10 ou algo semelhante ou apróximado. Uma boa capacidade de CAS dedicada é rara. Ou existem os A10 ou Helis de ataque frágeis.

Para defesa do território nacional: muitos, mas muitos Gill / Spike, Kestrel e RPG7 / Panzerfaust 3.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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komet

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« Responder #7 em: Março 04, 2004, 06:16:36 pm »
Já ouviram falar do Javelin? Vi um video de teste daquilo, teixou um T-72  em migalhas, que estalo!

http://www.army-technology.com/projects/javelin/

Cada missil deve ser um balúrdio...
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Luso

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Sim
« Responder #8 em: Março 04, 2004, 10:04:13 pm »
Sim, vi esse video e é impressionante. Custa a crer como um carro de combate como o T72 é desintegrado com tanta facilidade.
Mas é tão caro que até os Marines têm problemas com o treinamento.

Míssil USD$85.000

Mira USD$135.000

 :shock:


Gill

"Jane's Defence Weekly - June 27, 2001

The Netherlands selects Gill

The Netherlands Ministry of Defence has selected the Israeli Rafael Armament Development Authority Gill for its medium-range anti-tank (MRAT) missile programme, senior officials have confirmed.

Although a formal announcement is yet to be made, it is believed that the procurement will be for about 2,400 missiles and 300 launcher posts, at a cost of around $225 million. "
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Spectral

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« Responder #9 em: Março 05, 2004, 06:36:52 pm »
Não sei porquê tb prefiro o Gill ao Javelin.
Quanto aos sistemas RPGs o Carl Gustav M3 ( versão + leve e c/ novas munições do que o que nós usamos) tb seria interessante...

Quanto a esse famoso video do Javelin vs T72, vi por aí na net que a única forma de o tanque ficar naquele estado ( foi praticamente pulverizado!) era se estivesse carregadinho de explosivos. O que não seria de admirar dado ser um vídeo promocional  :D
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dremanu

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« Responder #10 em: Abril 08, 2006, 06:14:35 pm »
"Downlodei" umas fotos do meu avião favorito, aqui ficam para o vosso apreço.















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Marauder

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« Responder #11 em: Abril 08, 2006, 08:50:47 pm »
Sim, e o dinheiro cresce nas árvores, a manuntenção desse pássaro deve ser cara como um Ferrari nos carros.

   Relembro que já não se fazem, e a idade do "bicho". Em caso de substituição de alguma peça, esta é pedida a Tucson, ao chamado "cemiterio de aeronaves", através da canibalização dos aviões abatidos ao serviço, que por lá estão.

  Já para não falar do conceito que está um bocado ultrapassado (estará mesmo?).
 

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Lightning

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« Responder #12 em: Abril 08, 2006, 11:08:52 pm »
Concordo mas penso que o A-10 é mais um aeronave que se vai juntar às que iram ser substituidas pelo F-35 JSF como o F-16 na USAF, o Harrier nos Marines, sei que haverá uma versão para porta-aviões talvez seja para substituir as versões mais antigas do F-18 Hornet, até agora bastava ver o avião que sabia-se logo que ramo era (USAF, NAVY, MARINES) mas a adoptar tudo o F-35 isso irá tornar-se mais dificil.
 


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typhonman

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« Responder #14 em: Abril 16, 2006, 02:28:22 pm »
Vi um documentário sobre o A10 no canal história, e um capitão da ANG disse que com as novas actualizações, nomeadamente pods Litenning III, bombas JDAM, Gbu´s vão tornar o A10 uma máquina eficiente até 2020.