Mirage 2000 para Marroccos!!! implicações para Portugal!!!

  • 25 Respostas
  • 10349 Visualizações
*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
Mirage 2000 para Marroccos!!! implicações para Portugal!!!
« em: Janeiro 22, 2005, 10:20:18 am »
Caros amigos:

Marrocos vai adquirir um lote de Mirage 2000, vamos perder neste caso a nossa superioridade que ainda tinhamos!!!

Quero aqui lembrar que eles também renovam as suas unidades navais!

 :cry:  :cry:
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 22, 2005, 11:35:49 am »
Caro miguel:

De onde obteve essa informação? Qual é o número de aviões que vão adquirir? De que modelo?

Sinceramente isso não me preocupa. Marrocos é um amigo de Portugal, não é uma ameaça para nós nem pouco mais ou menos.

Existe pelo contrário uma intensa colaboração económica entre ambos países que vem reafirmar o meu ponto de vista. Marrocos para nós não é uma ameaça. Agora quem deve estar preocupado com essa notícia são os nossos vizinhos aqui do lado… :twisted:  :twisted:  8)
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

nestor

  • Membro
  • *
  • 225
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 22, 2005, 02:19:19 pm »
Citar
Agora quem deve estar preocupado com essa notícia são os nossos vizinhos aqui do lado… :twisted:  :twisted:  8)


Parece que nuestra supuesta preocupación te alegra, pero mientras seamos 12 mas ricos que Marruecos ten la seguridad que dormiremos tranquilos.

Nuestros F-18 y EF-2000 ya se encargarian de esos supuestos Mirage 2000.

Saludos
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 22, 2005, 02:25:50 pm »
Citação de: "Tiger22"
Caro miguel:

De onde obteve essa informação? Qual é o número de aviões que vão adquirir? De que modelo?

Sinceramente isso não me preocupa. Marrocos é um amigo de Portugal, não é uma ameaça para nós nem pouco mais ou menos.

Existe pelo contrário uma intensa colaboração económica entre ambos países que vem reafirmar o meu ponto de vista. Marrocos para nós não é uma ameaça. Agora quem deve estar preocupado com essa notícia são os nossos vizinhos aqui do lado… :twisted:  :lol:  :G-beer2:
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2005, 06:47:53 pm »
Miguel, espero que este tópico não tenha derivado da sua má-interpretação de um tópico em outro fórum...  :wink:

Marrocos não irá adquirir, nem tem planos para a aquisição de aeronaves Mirage-2000.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 22, 2005, 11:08:24 pm »
Citar
Marrocos não irá adquirir, nem tem planos para a aquisição de aeronaves Mirage-2000.


Os rumores sobre o interesse de Marrocos nos Mirage 2000 ou F-16 (há até umas fotos editadas em photoshop de F-16 com cores marroquinas a correr a internet) já são velhos. Agora até isso se materializar...

Já agora, que aparelhos opera Marrocos actualmente ? Mirage III ou F-1 ? E alguns F-5 se bem me lembro ?
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 22, 2005, 11:50:28 pm »
A grande força de ataque da força aérea marroquina é constituída por 4 esquadras de aeronaves caça, duas de Mirage F-1 e duas de F-5.  :wink:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 23, 2005, 12:42:09 am »
miguel:

Marrocos não tem nenhum problema com Portugal, nenhum mesmo.

Nunca houve um acto hostil de Marrocos para com Portugal. Até lhe posso lembrar que dos primeiros aviões de combate aos fogos a chegar a Portugal, quando o ano passado Portugal emitiu um pedido de ajuda internacional nesse sentido, foram precisamente aviões marroquinos.

Portugal tem excelentes relações comercias com Marrocos que crescem de dia para dia. Diga-me então onde está a ameaça?

Por outro lado não tenho nenhum interesse em um conflito entre Marrocos e a Espanha. Sendo dois importantes sócios comercias, nós também perderíamos, no entanto não posso deixar de pensar em Olivença… 8)  :twisted:
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

smaerd

  • Membro
  • *
  • 67
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 25, 2005, 12:51:49 pm »
Lo logico es que Marruecos renueve su flota aerea. 30 Mirage F1 y 30 Northrop F-5 (que dudo esten operativos si quiera la mitad) no son flota aerea que valga.

¿implicaciones para España? Ninguna, aun con un numero de unos 40 nuevos Mirage 2000 (que dudo les cedan tantos)  el equilibrio estrategico sigue asegurado 89 F18( y 87 Thypoon (creo que habra unos 10 aparatos recepcionados hasta la fecha) aseguran la superioridad aerea de toda la zona mediterranea que implica a España a  Portugal y todo el norte de Africa. Tambien se especula con que Usa les ceda F16 , Fragatas O.H.P y un destructor Spruance, todo material de 2ª mano

El unico pais que pueda tener alguna consideracin sería Argelia y sus Mig,s. Portugal no creo que deba de tener ninguna consideracion, aun a pesar de verse superada por la fuerza aerea marroquí, puesto que veo imposible ninguna escalada de tension entre ambos paises. Un saludo
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 30, 2005, 09:46:13 pm »
Partindo apenas do ponto de vista da teoria, a aquisição de Mirage-2000 por Marrocos, teria sempre que ser considerada do ponto de vista táctico.

No entanto, o Mirage-2000 é um avião relativamente sofisticado (ler: CARO). Portanto, Marrocos ficaria sempre por (provavelmente) uma pequena esquadra de 8 a 12 aparelhos. Nunca se trataría de substituir todos os seus actuais Mirage.

De qualquer forma, Marrocos nunca tería os seus Mirage-2000 prontos antes de Portugal ter pelo menos, modernizada a esquadra 201, com os 20 F-16 AM/BM.

Pelo que sei, e há aqui melhores conhecedores de estratégias e tácticas, um Mirage-2000 terá alguma superioridade sobre o F-16 MLU (alguma) mas tudo depende das tácticas que permitem enganar o adversário.

Para mim, tais aeronaves teríam como função, garantir a Marrocos algum tipo de capacidade de controlo aéreo. Ou seja, garantir cobertura à operação dos outros aviões em tarefas de apoio terrestre.

Num conflito com Espanha, dependendo da localização de tais Mirage-2000, mesmo apenas oito aviões, obrigariam qualquer estratega sos espanhois a pensar duas vezes. O Mirage-2000 pura e simplezmente negaria ao domínio total dos Espanhois sobre os ares, reduzindo-lhes bastante a capacidade de por exemplo apoiar Ceuta e Melilha com aviões de transporte, ou poderíam impedir um fluxo de mantimentos e apoio logistico a qualquer força no norte de Marrocos.

Qualquer operação tería, antes, que destruir essa ameaça, caso contrário nenhuma operação tería sucesso garantido.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 30, 2005, 10:55:02 pm »
Citar
Pelo que sei, e há aqui melhores conhecedores de estratégias e tácticas, um Mirage-2000 terá alguma superioridade sobre o F-16 MLU (alguma) mas tudo depende das tácticas que permitem enganar o adversário.

Depende muito da versão. Uma hipótese seria a aquisição de Mirage 2000C usados à França. Estes são aparelhos da mesma geração que os F-16A/B originais, emboram tenham algumas vantagens significativas face a  estes ( mísseis BVR por exemplo).
Se forem dos Mirage 2000 5, 5-MK2, ou -9  ( não há grande diferença entre elas), então agora temos um aparelho do mesmo nível do F-16 MLU, mas provavelmente com capacidades electrónicas ( radares e contramedidas) melhores, SE, os marroquinos adquirem esses itens.

Quanto às características das aeoronaves, é uma questão clássica.  :wink: Ambos os aparelhos têm os seus pontos fortes e fracos, distríbuidos equalitariamente. O mais simples é dizer que quanto mais alto e mais rápido se der o combate mais vantagens terá o Mirage ( devido à sua asa delta), e mais próximo do solo e/ou mais lentamente a vantagem será do F-16. Tudo apenas pequenos pormenores, não há nenhuma falha gritante em qualquer um deles...

Citar
Num conflito com Espanha, dependendo da localização de tais Mirage-2000, mesmo apenas oito aviões, obrigariam qualquer estratega sos espanhois a pensar duas vezes. O Mirage-2000 pura e simplezmente negaria ao domínio total dos Espanhois sobre os ares, reduzindo-lhes bastante a capacidade de por exemplo apoiar Ceuta e Melilha com aviões de transporte, ou poderíam impedir um fluxo de mantimentos e apoio logistico a qualquer força no norte de Marrocos.

Qualquer operação tería, antes, que destruir essa ameaça, caso contrário nenhuma operação tería sucesso garantido.


Acho que os espanhóis não têm muito que se preocupar, contando com os 87 Eurofighter, mais os F-18... Com estes números será fácil estabelecer uma patrulha aérea 24 horas sobre Ceuta/Melilla.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 31, 2005, 08:55:28 pm »
:bang:

Temos que protejer pelo menos 1 Estação Radar e a BA5, as Fragatas VdGama e OHP podem protejer Lisboa.......

É que em caso de ataque o primeiro alvo é sempre os Radares,Centros de Comando e Pistas das principais BAéreas.....
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 31, 2005, 10:17:05 pm »
Citação de: "miguel"
1° a França vende a qualquer nação sem se preoccupar das possiveis consequencias, ver que eles forneceram o Iraque......


Salvo em algumas ocasiões especiais, é assim que deve ser...
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
re:
« Responder #13 em: Fevereiro 01, 2005, 02:46:45 am »
Citar
porque existe mesmo uma possivél crise entre Espanha e Marroccos


Caro miguel, não quero resfriar a sua "imaginação belicista :roll:


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
Re: re:
« Responder #14 em: Fevereiro 01, 2005, 07:48:30 pm »
Citação de: "p_shadow"
Citar
porque existe mesmo uma possivél crise entre Espanha e Marroccos

Caro miguel, não quero resfriar a sua "imaginação belicista :roll:


Cumptos


Amigo

SIVIS PACEM PARABELLUM

tradução " Se quizer a paz prepara a Guerra" :?