Roubo de armas nos Comandos?

  • 178 Respostas
  • 44064 Visualizações
*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #90 em: Janeiro 13, 2011, 04:06:16 pm »
Citação de: "Taz"
Em Portugal, por incrível que pareça, a peça e a munição têm o mesmo nome.

Ao falar de obus pode estar a referir-se a qualquer delas.

Só se for para os jornalistas! :lol:
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #91 em: Janeiro 13, 2011, 06:37:44 pm »
Citar
Taz Escreveu:
Em Portugal, por incrível que pareça, a peça e a munição têm o mesmo nome.

Ao falar de obus pode estar a referir-se a qualquer delas.

Só se for para os jornalistas

E afins  :G-beer2:
 

*

Taz

  • 6
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #92 em: Janeiro 14, 2011, 09:37:13 am »
Citação de: "corapa"
Citar
Taz Escreveu:
Em Portugal, por incrível que pareça, a peça e a munição têm o mesmo nome.

Ao falar de obus pode estar a referir-se a qualquer delas.

Só se for para os jornalistas

E afins :G-beer2:

Os termos canhão, avião e helicóptero são perfeitamente aceitáveis e usados nos meios militares. Barco e tanque, não.

Quanto ao obus também se pode usar para a munição.

Durante o fim-de-semana vou procurar as bases para os meus argumentos e depois ponho aqui. Se estiver errado também não tenho problemas nenhuns em o admitir.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #93 em: Janeiro 14, 2011, 10:10:50 am »
Canhão nunca ouvi. Esse termo é substituído por peça.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Taz

  • 6
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #94 em: Janeiro 14, 2011, 10:29:45 am »
Citação de: "HSMW"
Canhão nunca ouvi. Esse termo é substituído por peça.

http://www.exercito.pt/meios/Paginas/CanhObus.aspx

Esta não foi preciso procurar muito, é o que lá está: "canhões".

Para verificar a utilização do termo avião e helicóptero é só ir ao site da força aérea:

http://www.emfa.pt

Para o termo obus basta ir a qualquer dicionário ou enciclopédia decente e verificar.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #95 em: Janeiro 14, 2011, 11:17:50 am »
É verdade. Aquele canhão sem recuo de 106 mm também.
Mas a nível de calibres maiores em viaturas, é tudo peça. 10,5 ou 105, 120mm, 90mm, 15,5 ou 155mm.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #96 em: Janeiro 14, 2011, 12:09:54 pm »
Citar
Os termos canhão, avião e helicóptero são perfeitamente aceitáveis e usados nos meios militares. Barco e tanque, não.

Quanto ao obus também se pode usar para a munição.

Durante o fim-de-semana vou procurar as bases para os meus argumentos e depois ponho aqui. Se estiver errado também não tenho problemas nenhuns em o admitir
Citar
Esta não foi preciso procurar muito, é o que lá está: "canhões".

Para verificar a utilização do termo avião e helicóptero é só ir ao site da força aérea:

http://www.emfa.pt

Para o termo obus basta ir a qualquer dicionário ou enciclopédia decente e verificar.

Caro Taz,
o que esta aqui em causa é a terminologia militar e não o que a lingua portuguesa utiliza para identificar determinadas coisas de entendimento comum.
O termo Canhão é utilizado sim senhor na terminologia militar, mas não para identificar aquilo que normalmente é chamado por canhão - o Obus.
Canhões no exército existem vários e são todos sem recuo.
O Obus, a que normalmente chamam Canhão, utilizada e lança granadas, não lança obuses.
Até estou a imaginar a guarnição de um Obus a falar: "passa-me aí um obus para meter no obus"... :G-beer2:
« Última modificação: Janeiro 14, 2011, 03:28:41 pm por corapa »
 

*

Taz

  • 6
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #97 em: Janeiro 14, 2011, 12:32:00 pm »
Citação de: "corapa"
Citar
Os termos canhão, avião e helicóptero são perfeitamente aceitáveis e usados nos meios militares. Barco e tanque, não.

Quanto ao obus também se pode usar para a munição.

Durante o fim-de-semana vou procurar as bases para os meus argumentos e depois ponho aqui. Se estiver errado também não tenho problemas nenhuns em o admitir
Citar
Esta não foi preciso procurar muito, é o que lá está: "canhões".

Para verificar a utilização do termo avião e helicóptero é só ir ao site da força aérea:

http://www.emfa.pt

Para o termo obus basta ir a qualquer dicionário ou enciclopédia decente e verificar.

Caro Taz,
o que esta aqui em causa é a terminologia militar e não o que a lingua portuguesa utiliza para identificar determinadas coisas de entendimento comum.
O termo Canhão é utilizado sim senhor na terminologia militar, mas não para identificar aquilo que normalmente é chamado por canhão - o Obus.
Canhões no exército existem vários e são todos sem recuo.
O Obus, a que normalmente chamam Canhão, utilizada e lança granadas, não lança obuses.
Até estou a imaginar a guarnição de um Obus a falar: "passa-me aí um obus para meter no obus"... :G-beer2:

Concordo consigo. Mas lembre-se que frequentam este forum militares e civis, por isso se eu disser avião, helicóptero, etc., está correcto.

Apenas uma correcção, eu não confundi obus com canhão, apenas disse que "os termos canhão, avião e helicóptero são perfeitamente aceitáveis e usados nos meios militares. Barco e tanque, não."
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #98 em: Janeiro 14, 2011, 03:39:42 pm »
Citar
Concordo consigo. Mas lembre-se que frequentam este forum militares e civis, por isso se eu disser avião, helicóptero, etc., está correcto.

Apenas uma correcção, eu não confundi obus com canhão, apenas disse que "os termos canhão, avião e helicóptero são perfeitamente aceitáveis e usados nos meios militares. Barco e tanque, não."

Exacto, mas o que me levou a escrever foi relativamente ao que se escreve na comunicação social.
E eu não quis dizer que confundiu, apenas estava a generalizar dando como exemplo; se fui mal entendido, as minhas desculpas.

Não quero de modo algum pôr em causa a lingua portuguesa e muito menos o conhecimento dos membros do forum sobre a terminologia militar, que logicamente não teem que ter, como eu não tenho que ter de medicina, engenharia, justiça, etc.
Não estou a menosprezar ou elevar ninguem por isso - apenas a chamar à atenção para o assunto.

 :G-beer2:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #99 em: Janeiro 14, 2011, 03:45:27 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #100 em: Janeiro 14, 2011, 04:26:05 pm »
Vamos ao que interessa.
Quem é que "obuzou" da confiança e levou as fuscas prá casa?
Att.
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #101 em: Janeiro 14, 2011, 05:17:18 pm »
Olá,

Quando estive na tropa, há muitos, muitos anos, li em vários manuais que nos emprestavam para fazermos os testes, que a diferença entre obús e peça era sòmente dada pelo comprimento do "tubo". Já não me lembro do número correcto mas se um tubo tivesse o comprimento inferior a um certo número de calibres era denominado obús, se fosse superior denominava-se peça.

Por exemplo uma Boffor de 40 mm de 70 calibres tem o tubo com  o comprimento de 70x40 mm = 2800 mm, mas se for mais antiga e tiver 60 calibres o tubo só terá 60x40 mm = 2400 mm.

Foi só um contributo para baralhar ainda mais este tópico :mrgreen:

Fiquem bem

z
 

*

Ranger1972

  • Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #102 em: Janeiro 14, 2011, 05:17:46 pm »
Citação de: "PILAO251"
Vamos ao que interessa.
Quem é que "obuzou" da confiança e levou as fuscas prá casa?
Att.
Estás cá ou lá?
 

*

Crixus

  • 9
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #103 em: Janeiro 14, 2011, 05:37:59 pm »
Citação de: "zawevo"
Olá,

Quando estive na tropa, há muitos, muitos anos, li em vários manuais que nos emprestavam para fazermos os testes, que a diferença entre obús e peça era sòmente dada pelo comprimento do "tubo". Já não me lembro do número correcto mas se um tubo tivesse o comprimento inferior a um certo número de calibres era denominado obús, se fosse superior denominava-se peça.

Por exemplo uma Boffor de 40 mm de 70 calibres tem o tubo com  o comprimento de 70x40 mm = 2800 mm, mas se for mais antiga e tiver 60 calibres o tubo só terá 60x40 mm = 2400 mm.

Foi só um contributo para baralhar ainda mais este tópico :mrgreen:

Fiquem bem

z
Quando eu tive na tropa a ums boms anos atras foi me ensinado que um  obus tinha a alma lisa e uma peca era estriada,mas posso tar errado.
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #104 em: Janeiro 14, 2011, 10:14:49 pm »
Um canhão é uma peça de artilharia com um determinado numero de calibres (não me recordo quantos, mas quando se usava polvora negra a peça de artilharia mais eficaz era o canhão, pois o comprimento do cano era o optimo para maximizar o rendimento da queima da polvora) e que serve primordialmente para tiro tenso (tanto pode ser de alma liza como estriada).
O obus é uma peça de artilharia que serve primordialmente para tiro indirecto (mas com alcance superior ao de um morteiro e com angulo de tiro inferior ao morteiro).
A morte só é terrivel para quem a teme!!