Pois bem:
Destas coisas não percebo mesmo nada, mas relativamente ao post do ricardo_m aproveitei para telefonar a amigos e disseram-me o seguinte:
1 - O INEM têm dois helicópteros, em regime de aluguer em exclusividade;
2 - Um está em Tires e destina-se a actuar de Santarém para sul;
3 - Outro está em permanência no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, destinado à região norte;
4 - O Serviço Nacional de Bombeiros têm, também, dois helicópteros alugados no mesmo regime;
5 - Um está em Santa Comba Dão;
6 - Outro está em Loulé;
7 - Na chamada época de incêndios, o SNBPC reforça a sua capacidade com mais de 20 helicópteros;
8 - Foram adquiridos, como se sabe, helis novos para o SNBPC. São Kamov e um modelo ligeiro e vão ser entregues em Abril/Maio próximos. Acaba, assim, o regime de aluguer.
9 - Quer os do INEM, quer os do SNBPC, estão ao serviço 24 horas dias/365 dias ano.
10 - Os helis do INEM têm regras de actuação muito próprias, ou seja só saem por ordem dos médicos do número 112 ( CODU ) e destinam-se a ir buscar doentes ou sinistrados aos locais dos acidentes sempre que o transporte por ambulância não seja aconselhável ou a fazer o transporte entre-hospitais de doentes graves se a distância for grande. A sua tripulação é semelhante às VMER ( viaturas médicas de emergência e reanimação ), e há 40 no país, ou seja um médico e um enfermeiro.
Parece-me razoável a missão destes helis. Isto é: têm equipamentos e estão especializados para situações que não o transporte ( mesmo que seja de orgãos humanos ) e se, eventualmente, fossem utilizados nessa tarefa, estariam ocupados e indisponíveis se eventualmente fossem necessários para a sua principal tarefa. O transporte pode ser feito por helis que a FAP disponibilize.
Em remate, informaram-me que a coordenação entre as entidades não tem sido má. As coisas até têm funcionado razoávelmente ou mesmo bem.
Cumprimentos,