ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Presente => Tópico iniciado por: Tiger22 em Março 11, 2004, 12:32:09 pm

Título: Atentados provocam perto de 200 mortos em Madrid
Enviado por: Tiger22 em Março 11, 2004, 12:32:09 pm
Os quatro atentados registados esta manhã em Madrid causaram, pelo menos, 173 mortos e 590 feridos, de acordo com o mais recente balanço oficial divulgado pelo ministério espanhol do Interior, que, no entanto, adverte que os números são "ainda provisórios".

Os atentados foram atribuídos, mas ainda não reivindicados pela organização separatista basca ETA.

Arnaldo Otegi, dirigente do ilegalizado partido radical basco Batasuna, afastou porém esta hipótese e apontou para a "resistência árabe" como sendo a responsável pelas explosões.

Os partidos políticos decidiram suspender as actividades do penúltimo dia de campanha eleitoral, o mesmo acontecendo a outros actos previstos para esta quinta-feira envolvendo os sectores económico, social, cultural e social do país.

Por volta das 07:35 locais (06:35 em Lisboa), quando milhares de pessoas se deslocavam para os seus empregos, ocorreram de forma quase simultânea, e sem aviso prévio, várias explosões.

Uma registou-se num comboio que se encontrava na estação do bairro madrileno de Santa Eugénia, outra no apeadeiro do bairro de El Pozo e as últimas duas em comboios na estação de Atocha, no centro de Madrid.

Em conferência de imprensa, o ministro do Interior assegurou que o Estado de Direito "dará uma resposta adequada e contundente" e que os terroristas "pagarão caro as suas culpas".
Título: ETA?
Enviado por: Luso em Março 11, 2004, 02:23:14 pm
Custa-me a crer que isto fosse obra da ETA. Em todo caso...
Os meus sentimentos, Ferrol!  :cry:
Título: ETA OU NãO?
Enviado por: alfsapt em Março 11, 2004, 02:42:15 pm
Em 1º Lugar:
Estou com toda a Espanha e especialmente com a Comunidade de Madrid nestas horas de sofrimento e no repudio à declaração de guerra desta manhã.

Em 2º Lugar:
Importa muito saber qual a origem destas "acções". Importa para além das razões óbvias porque caso não sejam da autoria da ETA, Portugal tem de se preparar com outros olhos para o Euro 2004...

Condolências
alfsapt
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 11, 2004, 03:00:27 pm
Reitero aqui as palavras dos meus camaradas - os meus sentimentos e votos de boa sorte a todos os envolvidos e a todo a Espanha.  :cry:  :cry:
Título:
Enviado por: FFAP em Março 11, 2004, 03:48:14 pm
Só soube destes atentados já perto das 13:00 horas, e fiquei chocado com as imagens e relatos que vi, há que descobrir os autores destes atauqes e faze-los pagar.
  Também não acredito que tivesse sido a ETA sozinha a coordenar estes atentados...
  Os meus sentimentos a todo o povo espanhol e em especial á população de Madrid.


 Pedro Figueiredo
Título:
Enviado por: komet em Março 11, 2004, 04:23:32 pm
Antes de mais, os meus sinceros sentimentos de condolência a todo o povo espanhol, em segundo lugar, queria referir, que enquanto estava a ver as notícias não consegui deixar de pensar no Euro 2004 e nos riscos que este significa, isto foi um exemplo, do que pode acontecer (esperemos bem que não), mas não serve de nada estar com optimismos, lembrem-se de durante o Euro2004 evitar o máximo possivel andar em sítios potenciais de atentados (metro, comboio, terminais rodoviários, aeroportos, estádios!), a não ser, claro, que por questões profissionais o  tenham que fazer, ah, ou para ver um jogo...

Não me parece que tenha sido a ETA, ou pelo menos a ETA apenas, segundo as autoridades este modo de procedimento não é comum na ETA, nem houve pistas sequer de que haveria este atentado (e costumam haver nos outros).
Um rumor possível é a participação de fundamentalistas islãmicos...
Citar
Arnaldo Otegi, dirigente do ilegalizado partido radical basco Batasuna, afastou porém esta hipótese e apontou para a "resistência árabe" como sendo a responsável pelas explosões.


Esperemos pelos resultados das investigações...
Título:
Enviado por: dremanu em Março 11, 2004, 05:01:33 pm
Terrorismo é o tipo de ação mais cobarde que existe, porque atacam pessoas inocentes, e sem oportunidade de se defenderem.

A única retribuição que terroristas merecem é a de serem executados sem clemência.

Ainda não se pode dizer concluzivamente quem cometeu este acto, mas se foram esses tais ETA, não seria justo dizer que o governo Espanhol é tb culpado de que isto aconteça no seu país? Porra, se os Bascos querem ser independentes porque razão teimam eles em não os deixar ser?

Pessoalmente não conheço muito sobre estes conflitos internos que os Espanhoís têm. So me pergunto o seguinte:

Porque não fazem eles um referendo e perguntam ao povo Basco se querem continuar a fazer parte da Espanha ou não? Se a resposta for não, respeitem esse direito de escolherem não fazer parte, se for sim então podem tomar as ações que quizerem contra os ETA.

No Canadá existem os Francêses da província do Quebec que tb têm alguns separatistas. Fizeram um referendo, a maioria escolheu ficar no Canadá, o argumento para o separatismo perdeu a força, e o Quebec continua a fazer parte do país. Sem violência, sem terrorismo, democráticamente.

É isso que é necessário que aconteça em Espanha. E não só para os Bascos, mas para os outros tb, Catalãos, Galegos, etc...Mas como os Castelhanos são intrangisentes e querem continuamente manter a Espanha à base da força e intimidação, é por isso que estas coisas ocorrem.

Claro que este tipo de ação é indesculpável, a sua crueldade e diabolismo rouba a validez a qualquer que sejá o argumento que esses grupos ETA possam ter. Lamentávelmente os outros grupos que tentam alcançar a sua indepêndencia por vias pacíficas acabam tb por sair perdedores desta situação.

Assim é a natureza humana de muitos, bruta e cruel....
Título:
Enviado por: komet em Março 11, 2004, 05:07:31 pm
Citar
Ainda não se pode dizer concluzivamente quem cometeu este acto, mas se foram esses tais ETA, não seria justo dizer que o governo Espanhol é tb culpado de que isto aconteça no seu país? Porra, se os Bascos querem ser independentes porque razão teimam eles em não os deixar ser?


Esse é um dos maiores erros que se pode fazer perante um terrorista, a cedência, repare, se o governo espanhol cedesse a um grupo terrorista ao satisfazer as suas exigencias depois de um atentado destes, seria, alem de mostrar uma grande falta de firmeza, dar motivos para se formarem outros grupos terroristas com outras intenções, que voltem a usar medidas como a de hoje, para verem as suas exigências satisfeitas tambem, seria uma reacção em cadeia. Seria mais ou menos como se um pai tivesse dois filhos, um deles quizesse um rebuçado, o pai dizia não, o filho dava uma bofetada ao pai, ele cedia, logo a seguir o outro filho dava uma chapada ao pai à espera de ter também um rebuçado.
LoL... a psicologia humana
Título:
Enviado por: dremanu em Março 11, 2004, 05:20:55 pm
Caro Komet, estou de acordo consigo. A questão que se pôe não é a de negociar com terroristas, isso eu sou contra. A questão é, tem ou não o povo Basco o direito de decidir se quer continuar a fazer parte de Espanha.

E isto já não é algo recente, já deve ser algo que existe à bastante tempo. Então porque é que o governo Espanhol não procura difusir a oportunidade destes grupos existirem reconheçendo aos Bascos e aos outros o direito de decidirem se querem fazer parte ou não de Espanha.

Acho que esse é o verdadeiro argumento que se perde no meio dos actos de violência.

A única razão que eu vejo na necessidade do governo Espanhol reconhecer o direito destas pessoas fazerem referendos é porque me parece que existam nesses povos um no. considerável de pessoas que desejam ter a independência de Espanha.

Ou sejá, não são um punhado de gente qualquer radical que de um momento para o outro quiseram ter a sua independência. É o desejo de uma grande parte da população da Galiza, da Catalunha, do país Basco, e por aí a fora.

Sendo assim alguma coisa de routo e podre deve existir no governo Espanhol para que tanta gente queira sair de Espanha. Essa é a minha impressão.

Não será tb possível este atentado ser autoria do governo de Madrid? Sei que expressar esta opinião faz lembrar aqueles loucos que vivem a pensar em teorias de conspiração, mas infelizmente a verdade é que a perfidez humana não conheçe limites. Então é uma possibilidade que não podemos descontar.

Qual é a melhor forma de abafar com violência os desejos de independência de um povo, senão a de os acusar de terroristas.
Título:
Enviado por: emarques em Março 11, 2004, 05:47:09 pm
Segundo o que ouvi hoje, o tipo de explosivos utilizados é o mesmo que a ETA costuma usar, e a colocação de armadilhas para apanhar as equipas de salvamento também é tipica da ETA (filhos da p***), assim como a utilização de mochilas para transportar os dispositivos. Além disso, a ETA teria já feito uma tentativa semelhante, e há uns tempos a polícia espanhola apanhou uma carrinha cheia de explosivos em direcção a Madrid.

Citar
Porra, se os Bascos querem ser independentes porque razão teimam eles em não os deixar ser?


Todas as sondagens que já vi mencionadas apontam para que os independentistas sejam 10 ou 15% dos bascos. Os terroristas sabem isto, mas isso não os afecta minimamente. Eles são "vítimas da opressão", e provavelmente acham que quem respondeu ao inquérito estaria com medo das represálias das "sanguinárias forças de ocupação espanholas". O resultado sempre daria alguma legitimidade acrescida ao governo espanhol, mas duvido que parasse os terroristas.
Título:
Enviado por: JNSA em Março 11, 2004, 06:29:09 pm
Em primeiro lugar gostaria de deixar os meus sinceros pêsames a todas a vítimas deste atentado (que a esta hora já vão quase nos 190 mortos  :evil:  )

Mas também gostaria de dizer que partilho das dúvidas sobre a participação da ETA. Não parece ser o modus operandi deles. Vejamos:
- normalmente (sublinho o normalmente... há sempre excepções) a ETA ataca alvos muito específicos - líderes políticos, polícias, militares, etc. Isto foi pura e simplesmente um ataque indiscriminado.
- não houve aviso prévio, que é algo que a ETA costuma fazer, para evitar alguém que não o alvo
- este tipo de ataque simultâneo contra civis é típico dos grupos radicais muçulmanos
- estamos à beira das eleições em Espanha - este atentado é ilógico pois só pode prejudicar os partidos que consideram que se deve negociar a questão basca
- o atentado ainda não foi reivindicado, o que também não é típico da ETA.
- o PM Aznar não falou da ETA no seu discurso, e a própria Europol também já manifestou dúvidas sobre a autoria.

De qualquer maneira posso estar enganado...  :?

Para além disto, quanto à questão basca propriamente dita - será que o direito dos bascos à autodeterminação é assim tão diferente do dos palestinianos, timorenses, curdos ou irlandeses (eu sei que estou a meter muitas realidades diferentes no "mesmo saco"...), ou será que a questão só não é discutida abertamente porque a "potência ocupante" (reparem nas aspas) é um membro da NATO e da UE... Fica a sugestão...

Abraços a todos, e paz as famílias das vítimas
JNSA
Título:
Enviado por: fgomes em Março 11, 2004, 06:42:22 pm
Estes atentados são demência em último grau !

Tudo isto é muito estranho, se foi a ETA, é sinal que esta organização mudou completamente de estratégia e os seus elementos depois de muitos anos de clandestinidade estão completamente desligados da realidade e devem estar completamente desesperados.

De qualquer modo, seja quem for, trata-se de algo de novo e é melhor nós portugueses começarmos a pensar e agir mais no campo da segurança.

A minha solidariedade vai para os espanhóis em geral e para as vítimas em particular.
Título:
Enviado por: papatango em Março 11, 2004, 07:11:21 pm
Citação de: "Dremanu"
Ou sejá, não são um punhado de gente qualquer radical que de um momento para o outro quiseram ter a sua independência. É o desejo de uma grande parte da população da Galiza, da Catalunha, do país Basco, e por aí a fora.


A questão é que a maioria dos Bascos não se revê nas acções terroristas da ETA.

Não se pode dizer que a maioria dos Bascos quer efectivamente a independência.

Esta é a realidade.

Para se falar com independentistas, então também se tem que falar com os não independentistas, que também têm o direito de dar a sua opinião.

Uma coisa é o direito inalienável de um povo de seguir o seu destino, a outra é que uma parte do povo queira alienar a outra parte.

A questão é extremamente complexa.

Este atentado é realmente imoral.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: emarques em Março 11, 2004, 08:10:18 pm
Penso que o governo espanhol devia rever as suas posições sobre a auto-determinação das suas autonomias. Deveriam considerar seriamente a hipótese de realizar referendos... na Galiza e na Catalunha. O País Basco não, porque não apresenta condições de segurança para que se realizem referendos sobre um tema tão sensível. E cada atentado realizado pelos movimentos independentistas bascos deveria adiar mais qualquer ideia de realizar esse referendo.

Resta saber se os terroristas querem referendos e diálogo. Se ainda mantiverem qualquer ligação à realidade, provavelmente não querem referendos, e o resultado do diálogo nunca poderia ser outro. A Espanha nunca daria a independência a um território que faz parte do reino desde o início sem que a maioria da população desse território expressasse a sua vontade de ser independente. A presença do PP no governo pode, segundo esta teoria, ser favorável aos propósitos dos terroristas. Porque as atitudes dos governantes do PP têm sido sempre de extremar posições e recusar o diálogo. O que permite aos independentistas bascos falar de opressão, repressão franquista, terrorismo de estado e outras pérolas da retórica.
Título:
Enviado por: emarques em Março 11, 2004, 08:33:10 pm
Segundo os serviços informativos da TVG e Antena 3 TV um jornal islâmico diz que recebeu uma carta em que a Al Qaeda reivindica o atentado de hoje.
Título:
Enviado por: komet em Março 11, 2004, 08:47:43 pm
Está confirmado o que se suspeitava, foi de facto, a Al-Qaeda a responsavel pelos atentados de hoje, vejam mais em:

http://www.sky.com/skynews/article/0,,3 ... 51,00.html (http://www.sky.com/skynews/article/0,,30000-1126951,00.html)
Título:
Enviado por: papatango em Março 11, 2004, 09:20:57 pm
Já houve casos de organizações "ditas" arabes que reclamaram a autoria de atentados. Vão mudando de nome e aproveitando o trabalho de outros.

A unica coisa que acho realmente estranho em se tratar de um atentado da ETA é que se o é, então é uma espécie de suicidio, garantindo assim, a vitoria do PArtido Popular, que é o partido mais conservador.

Esta historia está realmente complicada. Não faz sentido por um lado e não deixa de fazer por outro.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 11, 2004, 10:04:53 pm
Está na altura de fazer uma visita a uns senhores:  :G-Kill:
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Março 11, 2004, 10:36:00 pm
Olá,


Quero, antes de mais nada, expôr meus sentimentos pelo povo espanhol.

Acredito, entretanto, que não seja um ataque do ETA, afinal de contas, não é esse tipo de ataque que o ETA deflagra. Geralmente, pois, ataca autoridades e políticos, mas não gente inocente.

Reitero, ainda, que esse tipo de ataque parece mais de algum grupo terrorista árabe. Parece ser uma nefasta conseqûencia do grande apoio do governo espanhol ao ataque contra o Iraque. Infelizmente...
Título:
Enviado por: emarques em Março 13, 2004, 12:40:57 am
Quanto à questão ETA/Al Qaeda que anda na boca de toda a gente, uma possibilidade será que a Al Qaeda pusesse o dinheiro e a ETA o "talento". Talvez mesmo sem que a estrutura de comando estivesse ao corrente. Porque as razões para acusar a ETA mantêm-se. Os explosivos e modo de colocação são típicos deles.

Mas como eu disse mais acima, a diferença entre o PP e os outros para a ETA não é grande, porque o diálogo não leva onde eles querem ir, e a confrontação sempre lhes serve para armar em vítimas.
Título: Eleições
Enviado por: JQT em Março 13, 2004, 02:18:20 am
Ninguém faz um ataque terrorista desta dimensão a poucos dias de eleições gerais sem as querer influenciar. A Al Qaeda não ganha nada em influenciar as eleições. A ETA sim. Ainda não me inclino muito para a hipótese Al Qaeda. A ETA também é capaz de fazer um atentado destes. Há trinta anos que põem bombas, isto para eles é só uma questão de quantidade de explosivos e de detonadores. E é preciso ter atenção que tem havido alguma intoxicação informativa: como a história de que «A ETA avisa sempre que vai fazer um atentado». Isto é uma colossal e escandalosa mentira que foi colocada a circular pelas agências noticiosas e que tem sido repetida por todo o mundo. A própria imprensa espanhola tem tratado de desmenti-la. A ETA tem assassinado muita gente e não lhes telefona antes a dizer que os vão matar a tal hora. O método bombista deles é fazer rebentar uma primeira bomba, e depois é que telefonam à polícia a dizer que a tal hora, em tal lugar vai rebentar outra. É uma maneira de dar credibilidade às suas ameaças. Mas a primeira bomba é a que faz mais vítimas, é aquela que apanha toda a gente de surpresa. Isto é muito diferente de se dizer que «a ETA avisa sempre» (que bonzinhos e cavalheiros que eles são!...). O embaixador espanhol em Lisboa disse ontem a uma jornalista qualquer coisa como isto: «Para se contar uma mentira dessas é porque ou se é ignorante ou se é leviano».

Por isso é que não nos podemos precipitar nas conclusões. Não estou a ver as autoridades espanholas arriscarem o seu prestígio apontando um falso responsável por razões políticas. Porque quando se soubesse que tinham acusado a ETA injustamente, a ETA faria o papel de vítima e isso comprometeria seriamente a sua política para o País Basco.

Se realmente fôr a Al Qaeda... então nós por cá temos um grande problema. Houve os ataques em Marrocos no ano passado, agora estes em Madrid e podemos estar na lista. Também fomos cruzados, também estamos no Al Andalus, também somos "infieis". E temos o Euro 2004 e o Rock in Rio.

JQT
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Março 13, 2004, 03:23:17 am
Olá Amigos,


Antes de mais nada, gostaria novamente de dar meus profundos sentimentos pelo povo espanhol.

Mas, voltando ao assunto, afirmo, categoricamente, que não foi o ETA que realizou tal ataque terrorista. Por 3 motivos.

1- Esse não é o MODUS OPERANTI do ETA. Um típico ataque do ETA seria em pequena escala, sem uma destruição e matança como como essa. Geralmente, com pequenos ataques, eles se concentram em pessoas e poíticos influentes;

2- Não faria sentido realizar um ataque de tais proporções, e deixar que os "méritos" fossem para a Al-Qaeda. É claro que existem evidentes óbices político em realizar tal ataque, visto que o povo, agora, iri voltar-se contra o ETA. E, mesmo sendo um ataque do ETA, e este não se declarasse o autor, o governo espanhol, na mesma hora em que tivesse provas cabais que tivesse sido o ETA, iria jogar no ventilador, pelos motivos políticos;

3- Este ataque apenas daria armas para o governo espanhol, que "ganharia" muito pelo desgaste político do ETA, o que não é, exatamente, o que pretendem os líderes do ETA.

No mais, espero que os autores sejam punidos, e que o povo espanhol se repuperes dessa tragédia. Como bem disse um colega, os autores são ASSASSINOS!!!. Sei que deve ser difícil para o povo espanhol, mas é importante que esse momento de comoção se reflita em uma auto-crítica, não só dos espanhóis, mas de todos os cidadãos do mundo.

Até mais...
Título:
Enviado por: emarques em Março 13, 2004, 12:20:19 pm
Citação de: "FinkenHeinle"
1- Esse não é o MODUS OPERANTI do ETA. Um típico ataque do ETA seria em pequena escala, sem uma destruição e matança como como essa. Geralmente, com pequenos ataques, eles se concentram em pessoas e poíticos influentes;


Barcelona, 1987 :

Um Ford Sierra carregado com 25 Kg de amonal e 200 litros de líquido inflamável é colocado no parque de estacionamento de um hipermercado Hipercor. Os explosaivos deflagram durante a hora de expediente, enquanto estavam 100 empregados e 500 clientes dentro da loja. 21 mortos, 45 feridos. Atentado reivindicado pela ETA. Não é na escala do atentado de 11 de Março, mas só por acaso é que uma daquelas 600 pessoas seria influente.

O "modus operandi" é sem dúvida da ETA. Tipo de explosivos, mochilas para a colocação (em vez de maníacos que se matam junto com as vítimas), colocação de explosivos prontos para detonar aquando da chegada dos meios de socorro... Os objectivos do atentado é que não parecem tanto da ETA, não pelos 200 mortos, mas pelas 10.000 vítimas possíveis. Por isso é que não se põe de parte a possibilidade de etarras a soldo de outros grupos terroristas ou um grupo dissidente da ETA (tipo "Real IRA") que quisesse marcar posições no "mercado do terror".
Título:
Enviado por: JNSA em Março 13, 2004, 09:07:25 pm
1 - uma perita espanhola em atentados da ETA diz que tem 99% de certeza que não foi a ETA que cometeu os atentados
2 - os serviços secretos noruegueses dizem que têm provas (que anteriormente tinham desvalorizado) de que a Al Quaeda é responsável pelos atentados
3 - foi encontrada uma carrinha com detonadores e entre outras, uma cassete com versículos do Corão
4 - foi encontrada uma mochila com explosivos acoplados a um telemóvel (foram usadas nas ligações fios de cobre - o MO da ETA é a utilização de fios de alumínio) - os menus do telemóvel estavam em árabe...
5 - a ETA (e os partidos que a não criticam, ou que aceitam negociar a questão basca) seriam os principais atingidos se se viesse a verificar a autoria basca do atentado
6- o PP seria o principal atingido se se verificasse a autoria árabe do atentado
7 - as eleições em Espanha são amanhã.
8 - o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol deu indicação aos seus embaixadores para defenderem a tese de que a ETA é responsável pelos atentados.

Can you say "aproveitamento político"  :evil:

Acho isto um desrespeito, não só pela democracia, mas principalmente pelas famílias das vítimas, que merecem a verdade...

P.S. - os factos aqui referidos foram, entre outros, divulgados pela TSF, agência LUSA e Cadena Ser, que considero órgãos de comunicação credíveis
Título:
Enviado por: fgomes em Março 13, 2004, 09:49:21 pm
Quem fez o atentado, deixou pistas para baralhar os investigadores. Vai levar algum tempo até que se chegue a conclusões.

De qualquer modo não posso deixar de lamentar, o destaque dado nos meios de comunicação à manifestação inspirada pelo equivalente ao bloco de esquerda lá do sítio e sobretudo à ideia que o atentado é devido ao apoio de Espanha aos EUA, portanto os responsáveis estão encontrados: Aznar e o PP. Esta ideia que também tem muitos apoiantes por cá, equivale ceder em toda a linha à chantagem do terrorismo !
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Março 13, 2004, 10:03:51 pm
Completamente de acordo. Como se pode ver o aproveitamente político não se deu apenas de um lado. Aliás, aproveitamento político é isto.

Uma atitude tipicamente europeia e arrisco-me a dizer esquerdista: "vamos cá ficar quietinhos no nosso canto que garantimos a nossa segurança". Infelizmente ainda muita gente pensa assim. Esta é, e devia de ser, a maior razão para legitimar o apoio espanhol aos EUA na guerra contra o terrorismo ( não falo na guerra contra o Iraque, no geral a Espanha tem sido um membro activo na guerra contra o terrorismo ).
Título:
Enviado por: papatango em Março 14, 2004, 12:20:41 am
Uma coisa é certa.

O governo espanhol deu um tiro no pé.
Se fosse em Portugal, o ministro do interior (equivalente ao ministro da administração interna) já podia ir assinando a carta de demissão.

Ainda no sábado, depois do meio dia, o governo de Espanha afirmava a pés juntos que era a ETA. Ás primeiras horas de domingo, a principal linha de investigação, é claramente o terrorismo de cariz fundamentalista islâmico.

As Televisões e rádios por seu lado, parece que dão um triste sinal de partidarismo. Dizem que os meios de comunicação do grupo PRISA, totalmente favoraveis ao PSOE dizem todo o tipo de barbaridades contra o governo e em contrapartida a TVE, quando na tarde e noite de sábado havia manifestações ilegais com milhares de pessoas contra o governo, pura e simplesmente não refere a noticia.

Acho que temos que tirar os chapéu ás nossas radios, televisões e jornais.

Quanto a Portugal, e ao Bin-Laden, podemos começar a pôr as barbas de molho.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: dremanu em Março 14, 2004, 02:54:15 pm
O comportamento adotado pelo governo castelhano mostra bem o tipo de pensamento que eles têm. Distorção e manipulação dos factos para aproveitamento político, tal qual os nazis fizeram antes de atacarem a Polônia em 1939, ou quando quando queriam demonizar a imagem dos judeus e outros povos perante o público Alemão.

É normal que muita gente em Portugal se sinta revoltada e solidária com as famílias das vitimas dos atentados. No entanto sou contra o governo Português declarar luto nacional, quando não existe necessidade nenhuma de tal ser feito. Não morreram nenhuns Portuguêses no atentado, porque razão temos nós que declarar lutos nacionais por gente que morreu num outro país. Então porque não se declara luto nacional pelas vitimas de ataques terroristas que aconteçem em outros países.

Este tipo de coisa deveria ser mais um aviso aos Portuguêses para limitarem o seu involvimento nos assuntos de Espanha, e procurarem se afastar e não se apróximar. Mas vejám como primeiro-ministro Português é um ranhoso,  vai p'ra Espanha participar em manifestações de paz, mas o ano passado recusou a ir visitar a comunidade Portuguêsa, durante as festividades do 10 de Junho, residente em Toronto porque tinha medo de apanhar SARS. Não se registrou um só caso de SARS entre os Portuguêses que fazem parte dessa comunidade.

É este o nosso governo, marionetes ao serviço de Bruxelas e Madrid, mais interessados em serem uns engraxadores dos europeus e dos Espanhoís, que governarem a favor do povo Português. E depois admiram-se que Portugal é sempre ignorado, com atitudes subserviventes o que se pode esperar.

Voltando a questão do luto nacional, é muito simpático todas estes  gestos simbólicos de solidariadade. A verdade é que pessoalmente não tenho dúvidas que se os castelhanos pudessem amanhã mandavam tanques e aviões para atacar e conquistar Portugal de uma vez por todas. E fariam um "limpagem" étnica no pais Basco, Catalunha, Galiza, e Portugal para acabar por completo com a oposição ao seu desejo de obterem controlo supremo sobre a peninsula Ibérica.
Título:
Enviado por: Lince em Março 14, 2004, 04:28:36 pm
Peço por favor maior cuidado com os termos utilizados :idea: Consultem as REGRAS DO FÓRUM
Título:
Enviado por: papatango em Março 14, 2004, 04:42:17 pm
Não foi só Portugal que declarou luto nacional.
A Italia, pelo menos, também declarou.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: emarques em Março 14, 2004, 09:24:03 pm
A França declarou três dias de luto nacional, segundo creio.

Francamente não me parece que o facto de cidadãos portugueses estarem ou não entre as vítimas seja justificativa para não decretar luto nacional. É um pouco como ir ao funeral de uma pessoa conhecida. Não se diz "Não era da minha família, não vou de luto".

Dremanu, conhece a história do pastor que gritava "lobo!"? De tanto dar alarmes falsos, quando realmente viu um lobo ninguém acreditou. O "perigo espanhol" é igual, se estamos sempre a bradar contra ele quando for caso de mobilizar os portugueses contra um perigo real ninguém liga.
Título:
Enviado por: dremanu em Março 15, 2004, 11:51:49 pm
A França e a Itália declararam luto nacional, e daí? Porque razão tem Portugal que declarar luto nacional só porque morreram cidadãos de um país estrangeiro num atentado terrorista? Essa para mim é a questão. Não vejo a necessidade, e muito menos ainda no que se refere especificamente a Espanha.

O perigo Espanhol já está aqui, sempre esteve, e continuará a estar, e tem que se estar alerta ao mesmo, sempre! Não é algo ténuo ou irreral, é uma nova invasão, desta vez económica, que aumenta cada vez mais, dia após dia, porque toda a gente acha tudo normal, tudo numa boa, somos todos amigalhaços hoje em dia. Que venham os Espanhoís comprar as nossas companhias e controlar a agricultura Portuguêsa, as pescas Portuguêsas, a indústria Portuguêsa, os serviços Portuguêses. Sem problema, tragam Euros que é o que a gente quer aqui na terra, e que se lixe o património nacional.

Do controle económico ao controle político é só um passo, mas cada um que acredite no que quiser acreditar. O tempo se encarregará de nos trazer os resultados das decisões que estam a ser feitas neste momento. Decisões essas que estam a ser feitas sem se ter o mínimo de preocupação em procurar entender quais são as ramificações dessas decisões a longo-prazo.
Título:
Enviado por: Spectral em Março 16, 2004, 09:49:56 pm
Caro dremanu,só por curiosidade, se o ataque se tivesse realizado noutro país, com exactamente as mesmas características, continuaria a protestar contra a declaração de luto ?



cumptos
Título: Agradecemento
Enviado por: ferrol em Março 17, 2004, 03:21:11 pm
Señores todos:

Gracias polos seus sentimentos ó povo español. Realmente estamos moi conmovidos por tódalas mostras de soliedariedade do mundo enteiro nestes dfíciles momentos que nos toca pasar e é importante para nós que o Primeiro Ministro de Portugal viñese en persoa á manifestación contra o terror e a estar presente entre nos nunhas datas tan importantes, sendo considerado coma un xesto máis da irmandade e a boa veciñanza que imos consolidando nestes anos.

Decirlles nestes intres, que a autoría dos atentados aínda non se sabe a ciencia certa, xa que se ben coñecemos as notas de reivindicación de Al-Queda, hoxe os xornais informan de que tanto a dinamita coma os detonadores foron fabricados na España, en fábricas preto do País Basco, polo que a autoría dos atentados parece que se complica.

Deixemos traballar á policía a ve-lo que sucede nos próximos días. Parece que estamos preto dos culpables, deses asasinos sen escrúpulos merecedores das penas máis duras que o sistema xudicial permita.

De novo, un amable saúdo para todos, incluido o guerreiro dremanu. Agardo que se actualice prontamente á versión 1.0 do programa "Europa Unida", a máis usada hoxe en día, e desinstale da sua mente a vella versión 456.23 do programa "A malvada Espanha culpable de todo o malo de Portugal"
Título:
Enviado por: papatango em Março 17, 2004, 10:46:10 pm
Citação de: "Ferrol"
Agardo que se actualice prontamente á versión 1.0 do programa "Europa Unida", a máis usada hoxe en día, e desinstale da sua mente a vella versión 456.23 do programa "A malvada Espanha culpable de todo o malo de Portugal"

 :rir:

Dremanu, eu também proponho essas trocas.
Também já substitui a versão 456.23 pela versão 0.8 do "Europa Unida" Mas só que é uma versão Beta, e portanto ainda tem muito bug, e não se sabe bem se vai funcionar.

Portanto mantenho instalada a versão 4.5 do "Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguem"

Se houver problemas, aconselho o Dremanu a fazer como eu. Instalar os novos programas, mas fazer um backup das versões antigas, como a 411.5 do "De Espanha nem bom vento nem bom casamento" :banana:   :D

Cumprimentos
Título:
Enviado por: dremanu em Março 19, 2004, 01:32:20 am
Spectral:

Continuaria sim, o luto nacional para quando morrem Portuguêses. De resto, que razão existe para se fazer luto nacional por cidadãos de outros países. Acho que se deve condenar os ataques, demonstrando a nossa solidariadade com as vítimas, mas usar um símbolo de expressão de dor nacional para honrar estrangeiros, que nada têm a ver com a pátria Portuguêsa, não, sou contra.

Ferrol:

Eu tb arranquei uma boa gargalhada ao ler a sua mensagem da troca de versões, e obrigado pelos seus "saludos", são bem recebidos e envio-lhe os meus com a mesma vontade.

Quanto a europa unida, essa para mim já não cai tão bem. Sou mais a favor da europa desunida. E muito mais ainda da ibéria desunida. Talvéz sejá mais a favor de um Portugal e Galiza unidos, isso já me parece algo mais interessante.

E já agora aproveito e pergunto-lhe, não seria melhor para os galegos procurarem obter a independência da Espanha(Castela) e unirem-se a Portugal? Junto a nós vocês poderiam manter a vossa língua, tradições, governo nacional, poderiam mandar eleger galegos para a assembleia da républica, servir no exército Português, e não teriam que ter nenhum receio de serem atacados pelos Portuguêses, ou forçados a usar um idioma diferente do vosso.

Imagino que receberiam da nossa parte um tratamento muito diferente do dos Castelhanos. Aqui seriam nossos parceiros de igual para igual, sem se sentirem como cidadãos de segunda classe, ou algo assim parecido.

Ou se não quiserem ser parte de Portugal, poderiam ser um país independente, mas em conjunto com Portugal debaixo de uma confederação, ou algo assim semelhante.

É que eu penso que em conjunto com os Portuguêses você têm mais chances de manterem a vossa cultura viva do que com os Castelhanos. Eles vão fazer tudo o que puderem para destruir a cultura galega.

Como é vista uma associação a Portugal por parte dos Galegos?
Título:
Enviado por: Spectral em Março 20, 2004, 02:25:50 pm
Congratulo-me pela sua coerência Dremanu.
Quanto ao resto: bem parece-me ser mais um caso em que concordamos que estamos de desacordo...  :D


cumptos
Título: Comissão de inquérito a atentados de 11 de Março
Enviado por: Normando em Maio 06, 2004, 12:40:30 am
[CITAÇÃO]

05-05-2004 - 21h50  
PUBLICO.PT

PSOE anuncia criação de comissão de inquérito a atentados de 11 de Março

O secretário-geral do Grupo Socialista na câmara espanhola dos deputados, Diego López Garrido, anunciou hoje a criação de uma comissão de inquérito aos atentados de 11 de Março em Madrid, depois de uma petição do Partido Popular.

Mariano Rajoy, secretário-geral do PP, já havia solicitado a criação da comissão para esclarecer o que ocorreu "em Espanha entre 11 e 14 de Março", data das eleições legislativas, segundo o jornal "El Mundo".

De acordo com López Garrido, o objectivo da comissão será evitar que uma catástrofe semelhante se repita. Isso requer que se "investigue tudo", não apenas o que aconteceu depois dos atentados mas também antes do dia 11 de Março e durante o próprio dia.

Os atentados de 11 de Março em Madrid fizeram 191 mortos e mais de 1900 feridos. O Governo na altura privilegiou a pista da organização separatista basca ETA, hipótese descartada apenas a 13 de Março em detrimento da rede terrorista Al-Qaeda.