ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: J.Ricardo em Março 31, 2005, 09:51:06 pm

Título: Primeiro vôo do Sistema Recce Pod a bordo de um Gripen
Enviado por: J.Ricardo em Março 31, 2005, 09:51:06 pm
Primeiro vôo do Sistema Recce Pod da Saab a bordo de um Gripen

O primeiro vôo do sistema Pod de Reconhecimento da SaabTech para o caça sueco Gripen aconteceu em 24 de março, saindo da base da Saab, na cidade Linköping (Suécia).

"O equipamento tem excelente qualidade de manuseio. O sistema digital de controle de vôo tomou conta de tudo e parecia que eu estava pilotando só o avião", disse Richard Ljungberg, piloto de teste da Saab e antigo piloto de reconhecimento da Força Aérea sueca. "Neste primeiro vôo foi possível testar as funções de câmera do pod e ao mesmo tempo a capacidade de manobras da aeronave".

O vôo de estréia ocorreu há dois meses, após a primeira entrega à FMV, a Agência de Administração de Material de Defesa da Suécia. A FMV projetou o sistema de reconhecimento para o Gripen a pedido das Forças Armadas da Suécia

Os vôos de teste e o processo de avaliação vão continuar por aproximadamente um ano, na base da Saab, na cidade Linköping. A incorporação do equipamento na aviação militar da Suécia está prevista para 2006.

Nesta data, os caças JAS 39 Gripen da Força Aérea da Suécia estarão equipados com um moderno sistema pod de reconhecimento em substituição às antigas aeronaves de reconhecimento AJSF 37 Viggen, integrantes da força de reação rápida (SWAFRAP) do país.

O sistema confere a função de vigilância inteiramente nova ao JAS 39C/D, baseada em sensores, completando o sistema de reconhecimento visual e por radar.

A principal empresa contratada para este programa - iniciado em dezembro de 2001 - é a SaabTech, tendo a Terma A/S e a AerotechTelub como parceiras nos projetos do Sistema Pod e do Suporte Logístico Integrado, respectivamente.  As demais empresas subcontratadas de destaque são: a Recon Optical e a L3 Communication para os projetos do sensor CA270 e da memória digital de massa, respectivamente.

Os sistemas de reconhecimento são importantes em operações internacionais para gerar interoperabilidade e para o contínuo desenvolvimento rumo a um ambiente de informações bélicas centradas. Experiências recentes de combate comprovaram o valor de se utilizar dados de reconhecimento, em ambientes de rede centrados.

Fatos sobre os Sistema Pod de Reconhecimento Modular da SaabTech:
O sistema MRPS (Modular Reconnaissance Pod System) da SaabTech pode ser incorporado em vários tipos de plataformas de aeronaves e oferece aos usuários máxima flexibilidade para ajustar o conjunto de sensores às exigências operacionais específicas de reconhecimento aéreo tático.

O sistema é facilmente integrado nos aviônicos da aeronave por meio de um bus de dados MIL-STD-1553B e uma interface de vídeo, conectada aos displays do cockpit.  O projeto deste sistema prevê a operação autônoma com um Sistema de Controle Ambiental integrado internamente.  A configuração básica do pod inclui um Sistema de Gestão de Reconhecimento (RMS), sensor de altitude média CA270 e memória digital de massa e uma Unidade de Controle de Display (CDU).

Os equipamentos ou payload de reconhecimento podem incluir diferentes tipos de sensores e foram alojados em três compartimentos principais.  A seção mediana da janela rotante pode acomodar os avançados sensores, usados em missões executadas em qualquer altitude.  Os compartimentos dianteiro e traseiro podem alojar um datalink comum (CDL) e outros sensores, se necessário.

O sistema de reconhecimento MRPS atende às exigências STANAG da OTAN para distribuição em tempo hábil de informações de inteligência para o loop de reconhecimento.

Notas
Para mais informações sobre o Sistema Modular Pod de Reconhecimento da SaabTech, no website http://www.saabtech.se (http://www.saabtech.se)

O Gripen é o caça supersônico, multimissão com a melhor relação custo/benefício, em serviço nos dias de hoje.  Operando na Força Aérea da Suécia, desde 1997, o Gripen também integrará as Forças Aéreas da África do Sul, Hungria e República Tcheca.  Saiba mais sobre o Gripen no website http://www.gripen.com (http://www.gripen.com)

A Saab é uma das maiores empresas de alta tecnologia do mundo, atuando principalmente nas áreas de defesa, aviação e espaço.  O grupo abrange um amplo espectro de competências e capacidades em sistemas de integração.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defesanet.com.br%2Ffx%2Fgripenrecce%2Fimg3.jpg&hash=6445445b9605f7d59df3927ca846c2d8)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defesanet.com.br%2Ffx%2Fgripenrecce%2Fimg4.jpg&hash=a89820f29ab6e26f889066b57bde8876)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defesanet.com.br%2Ffx%2Fgripenrecce%2Fimg5.jpg&hash=f7c3dbfc0816d7f36c34692e9884084c)