China: novas regras ambientais podem fechar 900 fábricas

  • 0 Respostas
  • 3288 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
China: novas regras ambientais podem fechar 900 fábricas
« em: Junho 28, 2006, 12:52:18 pm »
Citar
China: novas regras ambientais podem fechar 900 fábricas

Mais de 900 fábricas da província continental chinesa de Guangdong, sul do país, vão ser intimadas a interromper a laboração a partir de sexta-feira por não obedecerem às novas regras de produção de químicos perigosos, foi hoje anunciado.


De acordo com as novas regras impostas em Dezembro passado, 2.040 fábricas de Guangdong, província adjacente a Macau e Hong Kong, que produzem químicos perigosos têm até ao final do mês de Junho para requererem certificados de segurança de produção, revelou o gabinete económico e comercial de Hong Kong na província.

Do total de unidades de produção em causa, cerca de 1.100 já possuem o novo certificado, pelo que as restantes cerca de 900 fábricas serão intimadas a encerrar a operação a partir de sexta-feira.

A província de Guangdong tem sido o motor da revolução económica chinesa desde as reformas nos anos 70 e transformou-se num grande centro produtor, com milhares de fábricas na região e uma variedade de produtos desde carros a biscoitos.

Ao longo dos tempos, muitos grupos de trabalhadores têm alertado as autoridades para o perigo de algumas unidades, para as pobres condições de trabalho e para os elevados índices poluidores de algumas unidades.

Para os responsáveis do escritório económico e comercial de Hong Kong e m Guangdong, as novas regras foram criadas para melhorar a qualidade da produção e não estão directamente relacionadas com as questões ambientais.

As questões ambientais são, contudo, cada vez mais uma preocupação na política chinesa e Macau quer aproveitar essa orientação para servir de plataform a às indústrias europeias do ambiente na sua entrada no mercado chinês.

Numa recente visita A Bruxelas e Portugal, o líder do Governo de Macau, Edmund Ho, salientou que o reforço da cooperação entre Macau e a União Europeia inclui as industrias do ambiente e o aproveitamento da região Administrativa Especial para a entrada no continente chinês, especialmente no bloco do Grande Del ta do Rio das Pérolas, que abrange nove províncias continentais, Macau e Hong Kong.

A província continental chinesa de Guangdong tem uma área de 180 mil quilómetros quadrados e uma população de cerca de 75 milhões de pessoas e captou e m 2005 investimentos superiores a 21,1 mil milhões de dólares norte-americanos oriundos do estabelecimento de mais de 7.000 empresas.

Considerada o motor do desenvolvimento da China, a província de Guangdong, tinha no final do ano passado 58.762 empresas com capitais estrangeiros que investiram um total de 288,9 mil milhões de dólares.

Diário Digital / Lusa

27-06-2006 9:26:31


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68817

É o belo crescimento económico na China no seu melhor..isto e todos os incidentes envolvendo fábricas e químicos que tem acontecido por lá...