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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: pmdavila em Abril 11, 2008, 10:16:35 pm

Título: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: pmdavila em Abril 11, 2008, 10:16:35 pm
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Fica apenas um EH101 “Merlin”
Quatro SA-330 “Puma” em Maio nas Lajes

Um ano e meio depois, os SA-330 “Puma” vão regressar aos Açores. A chegada dos helicópteros está prevista para antes do fim de Maio.



Quatro aeronaves do tipo SA-330 “Puma” vão regressar à Base Aérea n.º 4, nas Lajes, antes do final do próximo mês de Maio, soube o DI de fonte militar.

Os aparelhos, que ainda se encontram em fase final de “afinação”, em Beja, começaram a operar nos Açores a 30 de Novembro de 1976, tendo deixado a Região a 30 de Novembro de 2006, ou seja, três décadas após a sua chegada.

Os “Pumas” voltam aos Açores por razões que ainda não foram oficialmente anunciadas, mas que se poderão prender com os baixos custos da sua operacionalidade em relação aos EH101 “Merlin”.

Outra das razões poderá ter a ver com o incidente ocorrido na ilha de S.Jorge, em Novembro do ano transacto, que provocou ferimentos graves numa médica terceirense que se encontrava a bordo.

As causas do acidente, de acordo com a Força Aérea Portuguesa, prenderam-se com problemas no computador de bordo, coisa que a empresa construtora tem vindo a negar, pelo que o acidente ocorrido em são Jorge não tem, por enquanto, causas definitivas.

Os EH101 “Merlin” foram apresentados nos Açores, a 30 de Novembro de 2006, como sendo aeronaves com o dobro da capacidade em peso e alcance, o que foi considerado como uma forma de melhorar em muito a prestação de serviço da Força Aérea na Região.

Quando DI anunciou, a 12 de Fevereiro passado, a notícia do regresso dos “Pumas”, esta foi considerada por fontes militares como “algo de ridículo e um retrocesso tecnológico”.

A realidade agora, pelo menos dada a ocorrência de imponderáveis, é que os “Pumas” vão mesmo regressar aos Açores.


2.635 VIDAS
Os SA-330 “Puma”, ao longo das suas missões nos ares dos Açores, contabilizaram um recorde de salvamento de 2.635 vidas.

Com menor capacidade de transporte, menor velocidade de cruzeiro e menos conforto do que os “Merlin” que os substituíram, o único acidente ocorrido com os “Pumas” prende-se com uma aterragem forçada, mas sem consequências, no ilhéu do Topo, em São Jorge.


SEM ESQUADRA 711
DI sabe, também de fonte militar, que a vinda de quatro aeronaves “Puma” para a Base das Lajes não vai levar a que a Esquadra 711, os “Albatrozes”, seja reactivada.

in Diário Insular, 11 de Abril de 2008
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 14, 2008, 02:41:58 am
Isto infelizmente resulta de uma característica do pais em que vivemos. Fazemos tudo em cima do joelho, compramos os aviões com a ajuda da comunidade europeia porque não temos guito e não celebramos qualquer contrato para a manutenção dos mesmos, nem OGMA nem Agustawestland agora temos os pássaros na gaiola bonito serviço! Estavam à espera que durassem para sempre? São bons mas nem tanto!
Título:
Enviado por: João Oliveira Silva em Abril 14, 2008, 12:36:46 pm
pchunter escreveu:

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Isto infelizmente resulta de uma característica do pais em que vivemos. Fazemos tudo em cima do joelho, compramos os aviões com a ajuda da comunidade europeia porque não temos guito e não celebramos qualquer contrato para a manutenção dos mesmos, nem OGMA nem Agustawestland agora temos os pássaros na gaiola bonito serviço! Estavam à espera que durassem para sempre? São bons mas nem tanto!

Pois bem:
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compramos os aviões com a ajuda da comunidade europeia porque não temos guito
Não sei se sabe mas foram comprados com o nosso guito - e foram bem caros, diga-se. Portanto não foram comprados pelos outros. Sairam-nos do nosso bolso e até já estão pagos.
Contudo, deve-se querer referir aos dois SIFICAP ( nºs 19607 e 8 ) que, esses sim, tiveram uma aceitável comparticipação da UE. Mas também não são helicópteros militares, in strictu sensu, são destinados à fiscalização costeira e pesqueira e não só da ZEE portuguesa.
Como vê, não tem razão.
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Fazemos tudo em cima do joelho,
Sabe que no início deste ano a Força Aérea Canadiana parou uma esquadra inteira de EH-101? Será que o Canadá também só faz " tudo em cima do joelho "? e os ingleses? e os italianos?também não têm relatado incidentes e problemas com os que possuem?
Azar... fizeram " tudo em cima do joelho ".
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temos os pássaros na gaiola bonito serviço!
http://dn.sapo.pt/2008/03/11/nacional/m ... _peca.html (http://dn.sapo.pt/2008/03/11/nacional/metade_novos_helis_parada_falta_peca.html)
Nesta notícia de Março refere-se o seguinte:
Diferentes fontes da FAP adiantaram ontem ao DN que o ramo está a viver "uma situação crítica e muito melindrosa": por um lado, a empresa Agusta-Westland não consegue fornecer sobressalentes em número suficiente para manter a frota de 12 helicópteros a voar;
Ninguém a desmentiu.
Não sei se ouviu a extensa entrevista que o CEMFA deu à Antena 1, também em Março, e onde este assunto foi um dos temas principais? O General CEMFA a dizer de viva voz o que esta noticia diz tem o seu valor, ou não? Será que não é sério e mente?
Por amor de Deus.
Por outro lado, reparou nesta noticia do DI, de 11 de Abril, no seguinte:
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Outra das razões poderá ter a ver com o incidente ocorrido na ilha de S.Jorge, em Novembro do ano transacto, que provocou ferimentos graves numa médica terceirense que se encontrava a bordo.

As causas do acidente, de acordo com a Força Aérea Portuguesa, prenderam-se com problemas no computador de bordo, coisa que a empresa construtora tem vindo a negar, pelo que o acidente ocorrido em são Jorge não tem, por enquanto, causas definitivas.
E por último:
Todas as aeronáuticas militares, por esse mundo fora, se debatem com falta de pilotos, neste caso muito em particular pilotos-comandantes. A FAP não foge à regra. Há falta de pilotos, é verdade.
Acha que, mesmo assim, ainda irão desencantar 10 ou 15 pilotos para reactivar 4 pumas? e as qualificações para quem já não voa neste tipo há quase dois anos? Isto não é como nas obras em que o motorista sai do camião mercedes e pega de imediato no scania. E senão houver motorista de pesados até o de ligeiros dá uma mão...
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não celebramos qualquer contrato para a manutenção dos mesmos,
Na notícia do DN cujo link acima se indica, refere-se:
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O actual ministro, Nuno Severiano Teixeira, autorizou há um ano que fosse feito um contrato com a Agusta-Westland - através da Defloc, uma empresa da holding estatal para as Indústrias de Defesa, EMPORDEF - por um prazo de seis meses, prorrogável por mais seis. Esse período serviria para negociar um contrato de longo prazo para as áreas de manutenção e operação dos EH101 Merlin da FAP, em cujo programa foram investidos cerca de 450 milhões de euros.

Fonte oficial do Ministério da Defesa assegurou ontem ao DN que "as negociações do contrato para os próximos 5 anos estão finalizadas". Quanto à data de assinatura do documento, ela "será autorizada brevemente". Ficou também por saber se a OGMA (empresa aeronáutica de Alverca onde o Estado tem uma participação de 35%) vai assumir parte das operações de manutenção dos helicópteros.

É verdade que o contrato hoje ainda não foi assinado mas também é verdade que até agora à Agusta compete a manutenção.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 14, 2008, 06:36:26 pm
Caro João desconhecia o facto de apenas os dois aparelhos destinados a fiscalização serem comparticipados pela CE. Quanto ao resto agradeço os esclarecimentos, é para isto que serve o forum. Já agora por acaso não sabes o motivo pelo qual o fornecimento das peças esta tão atrasado?
Título:
Enviado por: Eurico Viegas em Abril 14, 2008, 07:53:30 pm
Como o João Oliveira Silva já afirmou, o problema dos sobressalentes é generalizado, não é nosso exclusivo.
Por um lado, a linha de produção ainda se encontra a laborar para cumprir encomendas, não para fabricar peças sobressalentes. Por outro, o uso acima do esperado da força de Merlin britanica - Seis dos Merlin dinamarqueses foram "desviados" para a RAF para aumentar as capacidades britanicas. Creio que de forma simplista isto resume a situação.
Título:
Enviado por: João Oliveira Silva em Abril 14, 2008, 09:03:47 pm
pchunter escreveu:
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Quanto ao resto agradeço os esclarecimentos, é para isto que serve o forum
Claro, meu amigo. Eu também não percebo muito mas como tudo isto me tem intrigado, resolvi gastar um bom numero de horas a pesquisar.
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Já agora por acaso não sabes o motivo pelo qual o fornecimento das peças esta tão atrasado?

Não sei e penso que muito pouca gente saberá. Há algumas ideias, entre elas aquelas que o Eurico Viegas apontou estão lá. A própria Agusta é evasiva. Diz que se trata de um helicóptero novo e extremamente sofisticado e que os " poucos " problemas que têm ocorrido, resultantes da sua juventude, têm sido todos prontamente resolvidos? Não acho.
Já agora, em jeito de remate:
Eu também creio que os puma serão reactivados, só que a razão não são as " doenças " do EH-101. Com tempo, como deve ser, acho que chegaremos lá. E porquê?
Socorrendo-me da pesquisa, há duas linhas principais:
- helicópteros demasiado tempo parados estragam-se. Os puma já estão parados há quase dois anos, há que lhes dar " ar " para que se possam vender a alguém, senão só para o ferro-velho ao quilo;
- Cada hora de voo dos EH-101 custa ouro. Se se puder fazer algumas missões com outros mais em conta, melhor e acho bem. É por isso que se diz que os mal-afamados Kamov estão alerta SAR até às 90 milhas.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: lurker em Abril 14, 2008, 09:38:23 pm
A questão da inactividade dos Puma é relativa. 2 anos parados não lhes fazem bem nenhum mas também não os inutilizam e qualquer potencial cliente teria de lhes fazer uma grande revisão e, quiçá, uma conversão para um modelo mais standard.

O custo de operaração também é relativo: o EH-101 é um helicóptero caro de operar para os padrões actuais mas os Puma são velhos e também não são baratos de operar.
Se se conseguir ultrapassar o imbróglio da falta de contrato e falta de peças, há possibilidades realistas que os custos de operação do EH-101 desçam pelo menos ao nivel dos Puma.
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 14, 2008, 10:53:28 pm
Malta muito obrigado pelos esclarecimentos. Aquando da vinda dos eh-101 li algures que a hora de voo dos bichos custava qualquer coisa como 5000€, a justificação na altura era a instrução das tripulações pois quando se torna-se operacional o seu custo iria baixar. Alguém me pode dizer se isto corresponde à realidade e qual será o custo aproximado da hora de voo?
Título:
Enviado por: lurker em Abril 14, 2008, 11:42:11 pm
Aquando da selecção do EH-101, a FAP tinha em perspectiva chegar a um valor de ~2.900€/hora de vôo quando a operação do EH-101 entrasse em velocidade de cruzeiro.

Aquando das negociações do contrato de manutenção que ainda não foi assinado, li que iria numa primeira fase permitir baixar os custos de ~9.000€ para ~4.500€ por hora de vôo.

Para comparação, os últimos valores para o Puma eram de 3500€/hora de vôo.

Note-se que, tanto quanto sei, estes custos são na verdade o custo de operar a frota durante um ano a dividir pelo gasto anual com a manutenção/operação da frota pelo que devem estar lá escondidos custos mais ou menos independentes do número de horas que os aparelhos voam.
Não sei se esse é o caso da formação dos pilotos por exemplo, mas é possivel.

(perdoem-me quais quer erros ortográficos mas hoje estou  mesmo impossível)
Título:
Enviado por: HSMW em Abril 15, 2008, 08:53:30 pm
E para quando o NH-90??!!  :?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 16, 2008, 10:37:55 am
Como uma personagem de uma série cómica brasileira dizia:

- Isso não te pertence mais... :lol:  :(
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Abril 17, 2008, 01:39:12 am
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É por isso que se diz que os mal-afamados Kamov estão alerta SAR até às 90 milhas.


Ironia ou facto ?
Os "nossos" Kamov estão preparados para missões SAR ?
Título:
Enviado por: ricardonunes em Abril 17, 2008, 08:35:04 am
Citação de: "Bravo Two Zero"
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É por isso que se diz que os mal-afamados Kamov estão alerta SAR até às 90 milhas.

Ironia ou facto ?
Os "nossos" Kamov estão preparados para missões SAR ?


Acho que sim :idea:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg153.imageshack.us%2Fimg153%2F6615%2Fbr3816e30aj4.jpg&hash=0252854720050fb8dcbf908f780c76db)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg153.imageshack.us%2Fimg153%2F765%2Fcimg020137cdacdtp4.jpg&hash=4a5baed9deedb7123d0f83edef8cbee3)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg165.imageshack.us%2Fimg165%2F5830%2Fcimg5510383fc6ccx8.jpg&hash=e0b897212e0b1890d7f9ec9837390a1c)

Fonte: exercito.pt
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 18, 2008, 12:08:21 am
Excelentes fotos, fugindo um pouco ao tema e passando de pumas para kamovs existe a ideia que o material russo, apesar de barato sai caro na manutenção, porque eles não projectam as aeronaves para durarem muito tempo e têm problemas com a reposição de peças. Verdade ou não o mito existe. Fica o tema para debate.
Título:
Enviado por: lurker em Abril 18, 2008, 10:39:10 am
Caro pchunter,
é mais uma diferença de filosofia na forma como fazem a manutenção. A filosofia ocidental habitual é de uma manutenção distribuida, a russa é de uma manutenção centralizada no fabricante.

Tipicamente, as aeronaves ocidentais, sejam civis ou militares, são operadas "no campo" durante periodos relativamente longos, sendo alvo de uma manutenção bastante extensa. De tempos a tempos, são alvo de operações de manutenção mais profundas em oficinas especializas (como as nossas OGMA). É muito raro uma aeronave retornar ao fabricante para manutenção, a não ser em casos de acidente ou negócios de retoma.

Já as aeronaves russas, pelo menos as militares, seguem tradicionalmente uma filosofia diferente: as aeronves são operadas no campo durante relativamente pouco tempo e são alvo de uma manutenção relativamente simples.
Periodicamente, componentes principais (por exemplo, motores) ou a própria aeronave retornam ao fabricate para ser alvo de uma revisão geral.
Por exemplo, se não estou em erro, os motores de um MIG 29 são alvo deste processo a cada 500 horas de vôo.

Cada filosofia tem vantagens e desvantagems.
Uma das desvantagens mais notórias da filosofia russa é que para potenciais compradores, ou investem imenso a replicar a infra-estrutura russa ou ficam extremamente dependentes da Rússia para peças e manutenção.

Já a questão dos custos é alvo de imenso debate. Há quem afirme que é mais caro, há quem afirme que a prazo acaba por ficar mais barato porque as aeronaves voltam da revisão quase como novas.
Imagino que a verdade esteja no meio e que dependa das necessidades do operador e da forma como lida com isso.
Título:
Enviado por: P44 em Abril 18, 2008, 10:53:49 am
Citação de: "HSMW"
E para quando o NH-90??!!  :?


2012....(?)
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 18, 2008, 04:32:29 pm
Já agora debaixo da cabine aquilo é um radar? De que tipo?
Título:
Enviado por: lurker em Abril 18, 2008, 09:21:44 pm
É um radar sim mas não lhe sei dizer mais.
Talvez seja o mesmo radar dos KA-27.
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 18, 2008, 09:59:31 pm
Esta vai aqui para realçar a importância de ter equipamento moderno e operacional nos Açores.

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Açores: Santa Maria vai "vigiar" o Atlântico em áreas como as pescas, terrorismo e imigração ilegal  



    Ponta Delgada, 18 Abr (Lusa) - A ilha de Santa Maria (Açores) vai dispor, até final do ano, de um centro que vai monitorizar o Atlântico Norte em áreas como a fiscalização da pesca, segurança marítima e combate ao terrorismo e à imigração ilegal.  

 

    A empresa portuguesa EDISOFT já começou a adquirir os equipamentos para a nova infra-estrutura de vigilância marítima, um projecto que surgiu após a instalação, em Santa Maria, da estação de rastreio da Agência Espacial Europeia (ESA), inaugurada em Janeiro.  

 

    Fundada em 1988, a EDISOFT trabalha no desenvolvimento de sistemas de defesa e de tecnologia aeroespacial.  

 

    "O projecto da ESA funcionou como o embrião de um `cluster´ tecnológico nos Açores, que teve por base tecnologias espaciais", explicou à agência Lusa o secretário regional da Habitação e Equipamentos.  

 

    Segundo José Contente, para o futuro Centro Nacional de Monitorização Marítima, a EDISOFT já alcançou um entendimento para recolher dados, através da antena da ESA instalada na ilha do Grupo Oriental dos Açores.  

 

    O Centro Nacional de Monitorização Marítima, que ficará localizado ao lado da ESA no Monte das Flores, vai contribuir para a fiscalização da pesca, segurança marítima, combate ao terrorismo, imigração ilegal, estudo das correntes marítimas e despistagem de focos de poluição.  

 

    Além dos dados que serão vendidos aos Estados Unidos da América, a EDISOFT vai enviar informações para a ilha de São Miguel, onde ficará instalada a empresa de produção de sistemas de engenharia de alta tecnologia, designada Azores Space.  

 

    Composta pela EDISOFT, a espanhola Ingeniera y Servicios Aeroespaciales e a SEGMA, do grupo EDA, a Azores Space vai ficar sedeada no concelho da Lagoa e empregar, numa primeira fase, entre 12 a 15 técnicos altamente qualificados.

 

    Para José Contente, 2008 ficará, assim, marcado pelo arranque de vários projectos no âmbito das tecnologias de ponta, que vão permitir aos Açores afirmar um novo pilar da economia regional, que actualmente está assente na Agricultura e no Turismo.  

 

    "Dentro de uma década, os Açores serão conhecidos por terem um papel importante na áreas das telecomunicações via satélite", pressagiou José Contente, ao acrescentar que os projectos em curso vão criar mais de trinta postos de trabalho altamente qualificados nas áreas da astronomia e engenharia electrónica.  

 

    Os Açores são, por isso, a única região portuguesa que faz parte da Rede das Regiões Europeias Utilizadoras das Tecnologias Espaciais (NEREUS), uma associação fundada também por regiões de Itália, Alemanha e França.  

    Esta rede vai operar ao nível político, através de contactos entre as regiões, instituições europeias e a ESA, mas também ao nível operacional, com a troca de experiências e investigação.  

 

    Quanto ao processo de instalação de uma Estação Astronómica e Geodésica, que provavelmente ficará localizada na ilha das Flores, o secretário regional da Habitação e Equipamento assegurou que o projecto "está em franco desenvolvimento".

 

    O governante açoriano prevê que, até ao final do primeiro semestre de 2008, seja assinado o protocolo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol, para se iniciar a instalação desta estação, que será operada por 12 técnicos em permanência na ilha.  

 

    Ao nível da geo-referenciação, José Contente assegurou que, até ao final do ano, todo o arquipélago ficará coberto com antenas GNSS, um investimento orçado em 140 mil euros, que vai permitir, por exemplo, aos cartógrafos e projectistas obter dados sobre casas e estradas a partir do computador sem terem de se deslocar.  

 

    "Relativamente à Rede de Estações Permanentes da Região Autónoma dos Açores (REPRAA), somos a 19ª região em termos mundiais que utiliza essa tecnologia inter-operativa", disse o governante, acrescentando que, até ao final de Outubro, cem técnicos da área pública e privada no arquipélago vão poder aceder ao REPRAA.  

 

    José Contente disse, ainda, que a região já investiu 2,7 milhões de euros na produção de ortofotos, ficando disponível, até Outubro, as imagens das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Santa Maria e São Jorge e, até ao primeiro trimestre de 2009, as restantes quatro ilhas (Pico, Graciosa, Flores e Corvo).  

 

    Todos os ortofotos vão, posteriormente, integrar programas como o Google Earth e Virtual Earth da Microsoft.  
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 06, 2008, 11:12:44 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi121.photobucket.com%2Falbums%2Fo215%2FCabecinhas%2Fimg549adm6.jpg&hash=1427f23d25e03c3bb1a2d1b724810a7a)

No fórum da concorrência  :lol: (9g's) dizem que dia 19 vai haver a deslocação de 4 Pumas para a BA4 com paragem em Porto Santo para reabastecer

Dito pelo membro: Mario Diniz moderador do mesmo fórum
Título:
Enviado por: pmdavila em Setembro 07, 2008, 12:35:20 pm
O "Fórum da concorrência" diz que é no dia 10, caro Cabecinhas...

 :arrow:  http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.ph ... 481#p30481 (http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?f=3&t=1289&p=30481#p30481)
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 07, 2008, 02:38:44 pm
A minha namorada, disse-me também que eles chegavam no dia 10. Eu é que me enganei no número, estam ao lado um do outro :oops:

Peço desculpa se ofendí alguém quando chamei o Fórum 9Gs como fórum da concorrência, estava simplesmente a brincar e não era minha intenção denegri-lo.

A minha resposta anterior prende-se com a informação não estar disponível (pelo menos não encontrei) em nenhum organismo oficial que o confirme. Daí ter feito a referência ao fórum 9gs, que é um meio de se saber o que se passa na FAP por outras pessoas, a maior parte delas pertencentes à instituição (pelo menos é o que acho). Como tal, considero que as informações lá deixadas têm o seu "quê" de credibilidade.

Os melhores cumprimentos!
Título:
Enviado por: Get_It em Setembro 10, 2008, 04:43:58 pm
Já há fotos disponíveis no 9G's para quem estiver interessado: http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?f=3&t=1289&start=285.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 10, 2008, 05:05:50 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg167.imageshack.us%2Fimg167%2F4569%2F4copyrl6.jpg&hash=7e91efdd9e018e7d13f3255da12f5f22)

créditos: 9Gs/Paulo Brito


aqui deixo uma imagem para quem não têm acesso a este forum.
Título:
Enviado por: Ricardo em Setembro 15, 2008, 01:48:00 pm
Quantos militares totalmente equipados pode transportar a versão dos Puma da FAP?
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Dezembro 06, 2008, 02:06:18 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi121.photobucket.com%2Falbums%2Fo215%2FCabecinhas%2FDesEvoluo.jpg&hash=fbc1629adcb5d0b266d328c927e9a800)
Título:
Enviado por: tyr em Dezembro 06, 2008, 09:51:55 am
:rir:  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:
Título:
Enviado por: Portucale em Dezembro 06, 2008, 05:13:32 pm
:)  :)  :)

Por norma eram / são 16 homens totalmente equipados.
Título:
Enviado por: migbar2 em Dezembro 06, 2008, 08:11:22 pm
Citação de: "Cabecinhas"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi121.photobucket.com%2Falbums%2Fo215%2FCabecinhas%2FDesEvoluo.jpg&hash=fbc1629adcb5d0b266d328c927e9a800)








Excelente...muito bom mesmo !!!  :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 16, 2008, 10:59:40 pm
Esq. 752 Renascer das Cinzas... para que outros vivam

http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/376_destaque.pdf)


Uma coisa que nunca percebi, se estes helis ainda voam e se tem condiçoes de voar fazendo resgates e evacuaçoes entre ilhas, se ainda estao minimanente em condiçoes de voar, qual o motivo da UALE não utilizar este heli para treinar e manter a operacionalidade enquanto os NH90 não chegam que eu saiba ainda existem mais 6 Pumas armazenados, serviam perfeitamente para treino das tripulaçoes bem como fazerem missoes de patrulhas aerotransportadas.
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 17, 2008, 12:06:50 am
Citação de: "Instrutor"
Uma coisa que nunca percebi, se estes helis ainda voam e se tem condiçoes de voar fazendo resgates e evacuaçoes entre ilhas, se ainda estao minimanente em condiçoes de voar, qual o motivo da UALE não utilizar este heli para treinar e manter a operacionalidade enquanto os NH90 não chegam que eu saiba ainda existem mais 6 Pumas armazenados, serviam perfeitamente para treino das tripulaçoes bem como fazerem missoes de patrulhas aerotransportadas.


O Exército não quis os Pumas da Força Aérea porque pensavam que os NH-90 vinham em 2000 (ou uma data por ai) e que se aceitassem os Pumas, e esses helicopteros fossem capazes de fazer as missões do UALE haveria uma grande possibilidade do governo dizer:

"Os Pumas são suficientemente bons para andar a passear os Comandos e Pára-quedistas, não vale a pena gastar euros a comprar helicopteros novos!"

Então o Exército como queria helicopteros novos, decidiu esperar a entrega dos NH-90... que pela data original já devia ter ocorrido à muito tempo  :evil: .

Em relação a haver 6 armazenados, é verdade, mas você não sabe o estado em que se encontram, esses 4 que estão actualmente nos Açores são quase de certeza, os 4 em melhor estado.
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 17, 2008, 05:11:21 pm
Desconhecia que existiam 06 Pumas armazenados (além dos 04 entretanto reactivados.. percebi bem? Sei também da intenção de futuramente colocar a voar o que está armazenado nos Açores!) de qualquer modo implicaria um gasto adicional para pôr os restantes a funcionar... e já agora quem os iria operar? Ficariam sediados em que Unidade? Passavam para o Exército? Duplicávamos a cadeia logística (FAP e Exército)? Além de efectivamente não saber concretamente se os que estão armazenados têm os motores com o upgrade do SuperPuma ( o que está em exposição em Sintra com o kit VIP não tem), além de toda a actualização em equipamentos.
Lá está com vontade política tudo se consegue.
E ninguém me tira da ideia que quando os EH101 derem vazão às solicitações e a frota estiver a 100%, os PUMA serem transferidos para a alçacada da Protecção Civil...
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 17, 2008, 10:14:11 pm
Sim mas o ano 2000 ja la vai e recentemente entrei em contacto com a minha fonte na UALE e referiu que o NH90 so para 2012, agora o contratro firme de aquisição de 10 aeronaves, sempre é melhor operar 4/6 Pumas que os Allouetts que la andam a fazer serviço em Tancos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 09, 2009, 02:49:42 pm
OPERAÇÃO FÉNIX

 :roll:
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 10, 2009, 12:13:14 pm
Puma em acção: "19504" durante uma MEDEVAC no Faial a 9 de Novembro passado.  :wink:


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg512.imageshack.us%2Fimg512%2F5327%2F5427800x600jh9.jpg&hash=51d5caaee9ed24dc7f0595d2d15b3901) (http://http)
http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=5427 (http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=5427)
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Miguel Silva Machado em Outubro 17, 2009, 12:46:35 pm

Entre 1969 e 1971 a Força Aérea recebeu 13 helicópteros Sud-Aviation SA-330 Puma, versão SA-330C, sendo os primeiros recepcionados logo enviados para a BA 9, em Luanda. Seguiram também, ainda neste ano mais Pumas para o Aeródromo Base n.º 7 em Tete (Moçambique).
Em 1971, um destes helicópteros foi sabotado na BA 3 por opositores ao governo de então, tendo sido a primeira baixa nesta frota. Outro foi destruído em Moçambique em 1973.


http://www.operacional.pt/sud-aviation-sa-330-puma/ (http://www.operacional.pt/sud-aviation-sa-330-puma/)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F10%2F008fap-sa-330-acores-set09.jpg&hash=82aced7c19b3d3271c44483f44305ad8)
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Crypter em Outubro 18, 2009, 12:45:06 am
Viva Miguel Silva Machado,
A página do site onde se encontra os puma, simplesmente crasha-me os browser ..  :? ! tanto o firefox como o safari.

Não sei se acontece a mais alguém! É estranho, que eu costumo seguir o teu trabalho no operacional, e nunca me aconteceu algo semelhante.
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Lightning em Outubro 18, 2009, 11:27:51 am
Eu vejo normalmente, mas não uso Firefox.
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Miguel Silva Machado em Outubro 18, 2009, 12:32:51 pm
Pois eu vejo no Firefox e o único "problema" que não conseguimos resolver é o facto do filme começar logo a rodar mal se entra no post. Não se conseguiu alterar isto...Mas vou passar essa informação ao nosso "técnico" para ver o que ele diz.
Obrigado.
MMachado
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Miguel Silva Machado em Outubro 19, 2009, 11:04:53 am
Fizemos testes com sistemas operativos diferentes e exploradores diferentes , está tudo bem.
Reviu-se o código e está tudo normal.
Deve ser pontual e problema do utilizador (sistema,antivirus,etc...haveria muito por onde pegar). Será que há mais queixas?
Espero que se resolva...Um Abraço,
MMachado
www.operacional.pt (http://www.operacional.pt)
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Crypter em Outubro 19, 2009, 11:57:31 am
Citação de: "Miguel Silva Machado"
Fizemos testes com sistemas operativos diferentes e exploradores diferentes , está tudo bem.
Reviu-se o código e está tudo normal.
Deve ser pontual e problema do utilizador (sistema,antivirus,etc...haveria muito por onde pegar). Será que há mais queixas?
Espero que se resolva...Um Abraço,
MMachado
http://www.operacional.pt (http://www.operacional.pt)

Pois de facto é estranho! Uso o mac OS X, e nunca me deu xatices. Mas visto que sou o único a queixar-me, é mais que óbvio, que o problema é local  :D !

A ver se consigo ver a report noutro pc.

Obrigado pela resposta Miguel, e desculpa o trabalho
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 24, 2010, 01:26:40 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi152.photobucket.com%2Falbums%2Fs161%2Fcarlosbombarral%2FPuma25Medium.jpg&hash=dd09f8d2dbb684cff917a57379ed1220)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi152.photobucket.com%2Falbums%2Fs161%2Fcarlosbombarral%2FPuma6Medium.jpg&hash=283e6c0c92b7e8246f39e79e91d967f0)
http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=13560&start=15
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 28, 2014, 10:47:43 am
Puma para a sucata?

Despacho n.º 3295/2014. D.R. n.º 42, Série II de 2014-02-28
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Alienação de Aeronaves SA-330 PUMA - Início de procedimento

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/02/042000000/0599205993.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2014/02/042000000/0599205993.pdf)
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Lightning em Maio 22, 2014, 02:26:35 pm
Os anos 80 eram aquela coisa, tudo era possivel  :mrgreen: . Um video digno de registo.

https://www.facebook.com/photo.php?v=4213256589530 (https://www.facebook.com/photo.php?v=4213256589530)
Título: Re: SA-330 "Puma" de volta às Lajes
Enviado por: Cabecinhas em Outubro 20, 2014, 01:52:08 am
Muito bom!