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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Maginot em Junho 25, 2006, 08:53:54 am
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Um amigo meu residente na Suiça diz ter ouvido na rádio há uns tempos que o Clemenceau, regressado do fracasso da India pelo cabo da Boa Esperança, tinha a possibilidade de ficar em Portugal. O governo francês negociava um estacionar na ZEE da Madeira até resolver o problema, estando no momento o Clemenceau já na ZEE.
Alguem sabe de alguma coisa disto?
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:rir:
Um porta-aviões francês cheio de amianto, chumbo, mercúrio e outros resíduos tóxicos estacionado em pleno Atlântico, na nossa ZEE :?:
O Tribunal Supremo Indiano não o quis, as nossas autoridades iriam aceitar
estando no momento o Clemenceau já na ZEE
Que eu saiba, o FS Clemenceau está no porto de Brest.......
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Ver:
http://www.defense.gouv.fr/sites/defens ... clemenceau (http://www.defense.gouv.fr/sites/defense/english_contents/former_aircraft_carrier_clemenceau)
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Era de facto mesmo engraçado, colocar um cancro flutuante, infectado, numa ilha que em grande medida vive do turismo.
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Se o Clemanceau tem estes problemas tal se passará tambem com o irmão FOCH que agora presta serviço na Marinha Brasileira sob o nome de S. Paulo certo???
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Se o Clemanceau tem estes problemas tal se passará tambem com o irmão FOCH que agora presta serviço na Marinha Brasileira sob o nome de S. Paulo certo???
Resumindo:
O FS Clemenceau (R 98) foi retirado do activo em 1 de Outubro de 1997, para posterioremente ser desmantelado num estaleiro indiano. A polémica estalou devido à não remoção por parte das autoridades francesas de produtos tóxicos tais como o amianto, o PCB ( penso que seja o Pyranol - utilizado como fluido hidraulico), chumbo e mercúrio, materiais esses presentes na estrutura do navio. Isto é uma violação da Convenção de Basel sobre resíduos perigosos e o seu transporte e armazenamento por páises em vias de desenvolvimento. Depois de umas peripécias com o Greenpeace, o Supremo Tribunal Indiano não autorizou o seu desmantelamento na India, voltando o Clemenceau para o porto de Brest.......e por lá continua.
O NAeL São Paulo (ex-FS Foch ) comprado pelo Brasil em 2001, também tem na sua estrutura os mesmos produtos tóxicos, o que implicará a sua remoção aquando do desmantelamento. Não sei se houve casos de envenenamento da tripulação do São Paulo, já que este tem 43 anos e a sua estrutura pode estar a libertar particulas de amianto e mercúrio que quando inaladas podem danificar os pulmões e o sistema nervoso irreversivelmente
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O São Paulo não padece dos mesmos problemas. Uma das condições da transferência foi a remoção do amianto pelos franceses antes de passar para mãos brasileiras.
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Não tinha a certeza se os franceses tinham removido o amianto aquando da transferencia para a Marinha Brasileira............obrigado pela informação
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Um amigo meu residente na Suiça diz ter ouvido na rádio há uns tempos que o Clemenceau, regressado do fracasso da India pelo cabo da Boa Esperança, tinha a possibilidade de ficar em Portugal. O governo francês negociava um estacionar na ZEE da Madeira até resolver o problema, estando no momento o Clemenceau já na ZEE.
Provavelmente tratou-se de uma extrapolação dos jornalistas.
Na viagem de regresso o Clemanceau teria passado perto da Madeira, mas nem a França sequer entrou em contacto com as autoridades portuguesas para que o navio pemanecesse fundeado ao largo da ilha.
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Foto do Clemenceau em Brest, tirada em Julho de 2006:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww0.marine.free.fr%2Fimages%2Fvignettegclemenceau4337.jpg&hash=77fce6624e42cbbbe65c7ec9b4f0781f)
Como curiosidade, nesta foto, em primeiro plano vemos o BPC Tonerre, "irmão" do BPC Mistral, navio de projecção de forças francês:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww0.marine.free.fr%2Fimages%2Fvignettegtonnerre4335.jpg&hash=cdb3dcd670eb12c0076724b32fa8aa99)
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Les pasara lo mismo con su Charle De Gauelle y sus problemas en los reactores nucleares?
Vaya historia la del Clemenceau de un lado para otro sin saber que hacer con el
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Old:
Julgo que a França não terá muitas dificuldades a resolver esse problema, ainda que obrigue o navio a ficar acostado uns tempos.
Afinal a França é um país que domina bem a tecnologia nuclear.
Talvez, quando o 2º PA francês estiver no activo, eles tentem rectificar os problemas no Charles de Gaule.
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http://www.netmarine.net/bat/porteavi/c ... toulon.htm (http://www.netmarine.net/bat/porteavi/clem/departoulon.htm)
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Les pasara lo mismo con su Charle De Gauelle y sus problemas en los reactores nucleares?
Mas que problemas Old? Já chega de boatos maldosos e invejosos
Como diria um conhecido nosso...Fuentes?
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Como diria um conhecido nosso...Fuentes?
É isso, Old:
Fuentes... pero sin bromas
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O "Charles" actualmente está fino e recomenda-se...
"Off Topic", já repararam que quando um certo fórum Sul Americano vai abaixo, este duplica o nº de mensagens colocadas?
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"Off Topic", já repararam que quando um certo fórum Sul Americano vai abaixo, este duplica o nº de mensagens colocadas? :rir:
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É verdade, Sintra.
Por mim falo:
Quando o DB vai abaixo, e tenho que colocar a gravata e vir para aqui deitar bitaites.
Mas a ida minha para o Fórum DB tem um longa história que alguns colegas lhe poderão contar.
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Um desgraçadinho, o nosso Rui Elias...
Mas noto um certo desespero para dar à tecla.
E Rui: olhe que a gravata não lhe fica mal.
Pelo menos prefiro gravata do que chinelo de dedo. Gostos...
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a esquerda-caviar não se sente muito confortável diante dos Dígnissimos Representantes da Alta Nobreza...
:mala:
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Como diria um conhecido nosso...Fuentes?
É isso, Old:
Fuentes... pero sin bromas
A ver a ver vecinos. EL R91 siempre a tenido toda clase de problemas, otra cosa es que haya que buscar un poco para encontralos..
Lo que no le quita ser un temible barco
http://www.machtres.com/datos%20francia.htm (http://www.machtres.com/datos%20francia.htm)
R91:
*Transferido de constructores a la marina francesa en 1996
*Con problemas de máquinas en Jun.27/99
*Problemas de cabotaje
*Ahora completamente operacional a excepción del proyecto para alargar la cubierta de vuelo y reforzar la protección contra la radiación creciente de sus reactores
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Um desgraçadinho, o nosso Rui Elias...
Mas noto um certo desespero para dar à tecla.
E Rui: olhe que a gravata não lhe fica mal.
Pelo menos prefiro gravata do que chinelo de dedo. Gostos...
Ainda bem que me gosta de ver de fato e gravata, Luso
Mas olhe que de dia para dia, são casa vez mais o utilizadores e participantes do FórumDEF que de vez em quando gostam de dar um salto às praias de Ipanema.
Até o Luso já lá tem ido, numas viagens relâmpago
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Old:
Actualmente o Clemenceau encontra-se acostado no porto de Brest, em França à espera que deja decidido o seu futuro.