Semana Europeia da Robótica

  • 1 Respostas
  • 1461 Visualizações
*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
Semana Europeia da Robótica
« em: Novembro 25, 2011, 12:33:16 am »
Primeira semana europeia de robótica em Portugal: os robots e as oportunidades paranovas iniciativas económicas

Durante uma semana, de 28 de Novembro a 4 de Dezembro, Universidades, Centros de Investigação e empresas vão mostrar os impactos que a robótica tem atualmente na sociedade e virá a ter no futuro.
Trata-se da Primeira Semana Europeia de Robótica, que envolve 125 organizações, de 18 países – Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Sérvia, Suécia, e Suíça.
 
Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR).Mais de meia centena de eventos, entre os quais visitas guiadas com demonstrações interativas, exposições, concursos, ciclos de cinema e demonstrações em locais públicos, de Norte a Sul do país, vão sublinhar e promover o crescimento da robótica na europa, numa enorme variedade de áreas aplicação.
 
A Primeira Semana Europeia de Robóticapretende ainda servir de inspiração para estudantes de todas as idades, no sentido de ajudar a criar e construir o seu interesse pela tecnologia e inovação.
 
De acordo com Jorge Dias, coordenador na iniciativa em Portugal, a robótica assume um papel importante «no aumento da competitividade europeia porque melhora as condições de trabalho na indústria e serviços e para muitos postos de trabalho altera de forma positiva a sua segurança de trabalho. Com um aumento da utilização das tecnologias robóticas também existe surge uma oportunidade de criar novas iniciativas empresariais e postos de trabalho que podem aproveitar os conhecimentos existentes em Portugal em diferentes centros de saber em Portugal e que se dedicam a este domínio tecnológico».
 
As instituições participantes na Semana Europeia de Robótica consideram que, nas próximas décadas, iremos encontrar robots e ferramentas com funções robóticas utilizadas em quase todo o lado: «Os Robots irão interagir naturalmente com as pessoas, quer fisicamente quer cognitivamente, com base em processos de comunicação e informação avançados – em todas as áreas da nossa vida. A robótica será o elemento chave para gerirmos os desafios sociais que a Europa está a enfrentar. Desde o envelhecimento da população, à criação e manutenção de empregos, às crescentes ameaças à segurança até à concorrência económica mundial – a robótica é capaz de disponibilizar soluções».
 
O mercado dos serviços a utilização de robots tem vindo a aumentar consideravelmente e as previsões de crescimento são otimistas: em 2010, foram vendidos cerca de 13.700 robots para utilização em serviços. Em 2014,cerca de 87.500 novos robots irão estar ao serviço nas áreas da defesa, segurança, gestão e medicina. Também em 2014, a Federação Internacional de robótica prevê que as vendas para o setor privado atinjam mais de 14.4 milhões, maioritariamente no setor doméstico e de entretenimento. Em 2010, aproximadamente 2.2 milhões de robots para serviços foram vendidos para o sector privado – a maioria deles brinquedos e aparelhos de limpeza fonte: World Robotics 2011).
 
O programa da Semana Europeia de robótica, em Portugal, está disponível em: http://euroboticsweekpt.deec.uc.pt/ (eventos).
2011-11-24 10:52
aicep Portugal Global
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Semana Europeia da Robótica
« Responder #1 em: Novembro 25, 2011, 08:59:36 am »
Vais estar em guimarães JQT??
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva