TAP: Notícias

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Cabecinhas

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Re: TAP: Notícias
« Responder #180 em: Dezembro 18, 2012, 01:23:33 pm »
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O erro histórico da privatização da TAP
por João Quaresma, em 18.12.12
Terminou há pouco o Prós e Contras dedicado à privatização da TAP (a três dias do anúncio da decisão do Governo), numa das edições mais importantes do programa da RTP.
Ficou perfeitamente evidente como este negócio será desastroso para o País (a par da venda da ANA), do ponto de vista empresarial, patrimonial, económico e do interesse nacional (e não apenas do Estado), a tal ponto que os três convidados que começaram por defender a privatização acabaram no final por dar razão aos argumentos para não privatizar. Mesmo que o assunto estivesse a ser tratado com transparência e normalidade (que claramente não está), seria na mesma um erro histórico, cujos prejuízos se sentirão para sempre. Foram referidos os exemplos do desmembramento e da destruição da Cimpor, contra todas as promessas feitas no momento da sua venda a empresas brasileiras, e por outro lado, da possível renacionalização da Ibéria, uma hipótese que o país vizinho equaciona.
Em resumo, a TAP é uma empresa estratégica (uma expressão que muita gente parece não compreender) de uma importância capital não só pelo ingresso de divisas que representa para Portugal (representa 1% do PIB) mas também pelo serviço que presta à economia portuguesa e aos interesses portugueses no Mundo (4 milhões de cidadãos estrangeiros expatriados), algo de que Portugal não pode prescindir, e nada disso fica assegurado se for privatizado e o seu centro de decisão sair de Portugal e do Estado (como estão os espanhóis a sentir no caso da Ibéria, com os interesses ingleses a sobreporem-se aos espanhóis). A situação estratégica de Portugal é um activo valioso (economica e politicamente) que deve ser usado por Portugal e para bem dos Portugueses; nunca cedido a estrangeiros.
Se este negócio prosseguir, Portugal ficará mais pobre economicamente, politicamente e na sua dimensão internacional, e não é por acaso que outros países não se aventuram a fazer o mesmo. Será mais um erro histórico a lamentar, mais um numa longa série que nos trouxe à actual situação.
Espero que o Governo não prossiga neste erro e se o fizer, pela minha parte, PSD e CDS saem definitivamente do meu boletim de voto, sem hipótese de regressar.

http://estadosentido.blogs.sapo.pt/
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Re: TAP: Notícias
« Responder #181 em: Dezembro 18, 2012, 06:02:04 pm »
como diria o Ricardo Araújo Pereira, a TAP vale "meio-Witsel"  :new_argue:

ai se fosse o pinócrates a fazer isto, a gritaria que por aqui andava  :roll:
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Re: TAP: Notícias
« Responder #182 em: Dezembro 20, 2012, 05:36:57 pm »
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VÍDEO (act.)
Governo não vende a TAP

António Costa  
20/12/12 15:02


O Governo já confirmou que decidiu não vender a TAP a Gérman Efromovich, tal como o Económico noticiou em primeira-mão.

Na base da decisão está a não apresentação de garantias bancárias no valor de 25 milhões de euros (dos 35 milhões que entrariam nos cofres do Estado).

No ‘briefing' do Conselho de Ministros, tanto Maria Luís Albuquerque como Sérgio Monteiro sublinharam que a proposta de Efromovich estava alinhada com os objectivos do Governo e garantiram que será lançado um novo processo de privatização no momento oportuno.

"O Governo vai reavaliar a estratégia e o momento oportuno para retomar a privatização", disse a secretária de Estado do Tesouro, adiantando que a privatização da ANA vai a conselho de ministros na próxima semana.

http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 58953.html

pelos vistos o trafulha eleito pelo governo para comprar a TAP por peanuts nem dinheiro tinha...
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Re: TAP: Notícias
« Responder #183 em: Dezembro 20, 2012, 06:37:10 pm »
O Relvas nem falcatruas sabe fazer em condições...
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #184 em: Dezembro 21, 2012, 06:59:13 pm »
Citação de: "Edu"
O Relvas nem falcatruas sabe fazer em condições...


estou convencido que sabe, pois continua a passar pelos pingos da chuva sem se molhar...que terá acontecido assim tão em cima da hora para que tenha roido a corda ao colombiano-brasileiro-polaco. Não acredito nem por um segundo num assomo de "patriotismo" deste governo, pois patriotismo foi coisa que nunca teve.
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Re: TAP: Notícias
« Responder #185 em: Dezembro 26, 2012, 04:55:25 pm »
TAP atinge barreira dos 10 milhões de passageiros num ano


A TAP ultrapassou os dez milhões de passageiros na véspera de Natal, um valor nunca antes alcançado num ano completo de atividade, informou hoje a companhia aérea liderada por Fernando Pinto.“No final do dia 24 de dezembro, a TAP atingiu os 10.018.974 passageiros”, o que representa um acréscimo de 4,4% face ao mesmo período ano anterior, informou hoje em comunicado a companhia aérea.

Em 2011, a TAP transportou um total de 9.752 mil passageiros, abaixo da barreira dos dez milhões de passageiros.

Já na passada sexta-feira, um dia depois de o Governo ter decidido rejeitar a proposta da Synergy e adiar a privatização da TAP, Fernando Pinto disse que a companhia está com “melhores resultados em todos os negócios até novembro”.

Em comunicado, a TAP adianta que, em 2012, até esta altura, os melhores resultados da TAP, em termos absolutos, verificaram-se nas linhas da Europa, onde a TAP transportou mais de 300.000 passageiros do que em 2011.

Por seu lado, em termos relativos, os melhores resultados foram alcançados no setor dos Estados Unidos com um crescimento de 19,3% (fruto da recente abertura da linha de Miami) e nas ligações para África com um crescimento de 10,4%.

No comunicado, Fernando Pinto considera que “a TAP e os seus trabalhadores estão de parabéns, porque estes resultados só foram possíveis graças ao seu esforço, dedicação e profissionalismo”.

Na sequência do fim do processo de privatização, o Governo pretende implementar um plano de estabilização na tesouraria da TAP para assegurar a sustentabilidade da companhia aérea.

"Neste momento são chamados todos os colaboradores do grupo TAP para este esforço de encontrar um plano de estabilização na tesouraria e de sustentabilidade no curto e médio prazo", disse na quinta-feira o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, no final do conselho de ministros em que foi decidida a rejeição da proposta da Synergy.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #186 em: Janeiro 04, 2013, 11:25:04 am »
Decretada penhora de avião da TAP no Brasil por dívida do Estado português

RTP com Lusa 04 Jan, 2013, 07:36 / atualizado em 04 Jan, 2013, 10:42



A Justiça do Brasil decretou a penhora de um avião da TAP como garantia do pagamento de dívidas a trabalhadores, num processo movido contra o Estado português por uma funcionária da representação diplomática de Lisboa em Brasília, noticiou esta sexta-feira a agência Lusa. A transportadora diz desconhecer esta decisão e mostra-se convencida de que a medida não se concretizará.

A ordem partiu no dia 19 de dezembro do juiz Luiz Fausto Marinho de Medeiros, do Tribunal Regional do Trabalho de Brasília. E determina a penhora de um Airbus 330-200 da companhia aérea portuguesa, "cuja totalidade do poder acionário detém o Governo português".

Aberto em 2010, o processo culminou com ganho de causa para uma funcionária brasileira da embaixada portuguesa em Brasília, que deverá agora receber 750 mil reais (280 mil euros) em avenças e benefícios atrasados, segundo indicou à agência Lusa o advogado Renato Rezende, responsável pela ação.

 Na fase de execução da ordem de pagamento, houve uma dificuldade suscitada pela imunidade diplomática. Isto porque os bens, imóveis e conta bancária da missão diplomática portuguesa estão salvaguardados pela Convenção de Viena.

A solução encontrada foi a penhora de um bem do Estado português.

"Quem tem a prerrogativa da imunidade de execução é a representação diplomática, não o Estado português", explicou Renato Rezende.

Igualmente ouvido pela Lusa, o Ministério português dos Negócios Estrangeiros adiantou em comunicado que ainda não foi notificado da decisão e que, quando tal ocorrer, "evidentemente haverá lugar a recurso". Porque "a TAP é uma sociedade privada, distinta do Estado e não responde pelas dívidas dele".

Foi em 2004 que se desencadeou este caso. Deram então entrada mais de 110 processos contra a Embaixada portuguesa em Brasília e diferentes consulados no Brasil, designadamente os de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. As ações requeriam a assinatura da carteira de trabalho (documento obrigatório no Brasil que garante direitos laborais) e o cumprimento de normas como a contribuição para a Segurança Social, entre outros benefícios.

O problema foi resolvido por via de um acordo que estabelecia o registo legal de todos os funcionários brasileiros e o pagamento da contribuição à Segurança Social, que em alguns casos estava atrasada em mais de dez anos.

No entanto, chegado o momento do registo, o valor das avenças, determinado em dólares, foi convertido para o valor em real (moeda brasileira), ao abrigo do câmbio da época - cerca de três reais por dólar. Com a valorização cambial da moeda brasileira, as avenças dos funcionários sofreram uma redução substancial, o que é proibido pela legislação do Brasil.
TAP desconhece penhora
"Constatada essa situação de que havia redução salarial, em 2010, ajuizámos as ações dos funcionários da embaixada de Portugal aqui em Brasília", afirmou à Lusa Renato Rezende. De acordo com o mesmo advogado, cada um dos processos envolve, em média, o pagamento de 500 mil reais (186 mil euros). "Ao todo, estamos falando de uma dívida de cinco milhões de dólares (3,8 milhões de euros)", aclarou.

A mesmo causídico prevê que a ordem de penhora do aparelho da TAP seja efetivada já na próxima segunda-feira num aeroporto brasileiro. No ato da penhora será nomeado um responsável pela aeronave e estipulado um prazo para que a dívida seja paga - provavelmente de cinco dias. Caso contrário, o aparelho poderá ser leiloado e o respetivo montante depositado numa conta judicial.

Em declarações à agência de notícias, o porta-voz da TAP afirmou que a empresa não foi informada da decisão judicial brasileira, para acrescentar que não acredita que a penhora vá por diante. A transportadora, admitiu António Monteiro, conhecia o processo, mas apenas através da comunicação social.

O porta-voz reconheceu que seria "péssimo para a imagem da TAP que esta decisão judicial se efetivasse". Ao mesmo tempo disse que "não passa pela cabeça de ninguém que seja concretizada". Até porque a penalização de uma companhia aérea num processo no qual não tem responsabilidades "não é decidida de ânimo leve".

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
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Re: TAP: Notícias
« Responder #187 em: Janeiro 04, 2013, 02:59:51 pm »
Será que isto se irá mesmo concretizar. Parece-me a mim que isto iria causar um grande problema diplomático.

O melhor é a TAP não ter nenhum avião no brasil na segunda feira.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #188 em: Janeiro 07, 2013, 10:33:40 pm »
E então como ficou a situação do avião?  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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miguelbud

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Re: TAP: Notícias
« Responder #189 em: Janeiro 08, 2013, 10:23:01 am »
Citação de: "HSMW"
E então como ficou a situação do avião?  :roll:
Esta notícia vem hoje no jornal de negócios.
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Penhora de avião da TAP poderá ser evitada em audiência de conciliação

O advogado Renato Rezende, responsável pelo processo judicial que envolve uma ordem de penhora de um avião da TAP no Brasil, solicitou hoje uma audiência de conciliação que poderá evitar o envolvimento da companhia aérea no processo.

O pedido de audiência final da tarde de hoje, já foi aceite pelo juiz Luiz Fausto de Medeiros, o mesmo magistrado que aprovou o pedido de penhora do avião, tendo a audiência ficado marcada para 23 de Janeiro.

A ordem em questão foi emitida em 19 de Dezembro e envolve a penhora de um avião Airbus 330-200 da companhia aérea portuguesa TAP como garantia do pagamento de dívidas do Estado português a uma funcionária brasileira da embaixada de Brasília.

"Quem sabe [na audiência de conciliação] evitamos uma coisa que, na verdade, ninguém quer. Não queremos prejudicar a TAP, queremos apenas que o pagamento seja cumprido", declarou à agência Lusa, no Brasil, o advogado da funcionária.

De acordo com o director de secretaria da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, onde tramita o processo, apesar de a ordem de arresto já ter sido emitida, falta a emissão de um "mandado de penhora", que não deverá ser assinado pelo juiz até que se saiba o resultado da audiência de conciliação.

"Não há, porquê determinar a penhora neste momento, se há a possibilidade de se chegar a um acordo", explicou à Lusa o director da secretaria, Paulo Roberto Brito.

O processo, aberto em 2010, chegou ao fim, com ganho de causa para a funcionária, determinando uma verba de 750 mil reais (280 mil euros) em avenças e benefícios atrasados.

Como os bens, imóveis e conta bancária da missão diplomática portuguesa no Brasil estão protegidos pela Convenção de Viena - que garante a imunidade diplomática -, a solução encontrada foi a penhora de um bem que pertence ao Estado português (caso do avião da TAP), mas não à missão diplomática.

O advogado avançou que existem ainda pelo menos outros 20 processos semelhantes movidos por funcionários da embaixada de Brasília.

Os funcionários reclamam a falta de pagamento de benefícios laborais bem como de contribuições à segurança social - em alguns casos, por mais de 20 anos - que agora os impede de se reformarem.

Ao todo, as acções podem obrigar ao Estado português o pagamento de aproximadamente 5 milhões de dólares (3,8 milhões de euros).
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #190 em: Janeiro 08, 2013, 05:30:46 pm »
TAP desce três lugares na lista das companhias mais seguras do mundo


A TAP desceu três lugares na classificação das companhias aéreas mais seguras do mundo passando da quarta posição em 2011 para o sétimo lugar em 2012, segundo uma lista elaborada pela Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC). Na lista, liderada pela finlandesa Finnair, a TAP Air Portugal foi ultrapassada pelas duas companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos (Emirates e Etihad Airways) e pela empresa de Taiwan, a Eva Air, mas continuando a situar-se ainda nas dez companhias mais seguras do mundo.

A TAP continua a ser uma das poucas companhias aéreas que não regista acidentes há mais de 30 anos e, segundo o relatório da JACDEC, a companhia de bandeira desceu três posições porque a sua frota tem mais anos do que a média das outras frotas, sendo que a Emirates, a Etihad e a Eva Air renovaram recentemente os seus aviões.

O último acidente grave com aeronaves da TAP, em que morreram 131 pessoas, foi há mais de 33 anos, a 11 de Novembro de 1977.

Um Boeing 727-200 da companhia portuguesa caiu no mar, no Aeroporto do Funchal, na Madeira, depois de ter aterrado sob forte chuva e vento na antiga pista, mais curta do que a actual, e não ter conseguido levantar voo de novo.

No segundo posto está a Air New Zealand (Nova Zelândia) enquanto a Cathay Pacific (Hong-Kong) conquistou o terceiro lugar.

Entre as grandes companhias aéreas europeias, a britânica British Airways surge na décima posição (20.º lugar em 2011), seguida pela alemã Lufthansa na 11.ª posição.

As companhias europeias 'low cost' estão bem classificadas, como a Virgin Atlantic (15.º), Easyjet (17.º) e Air Berlin (23.º), enquanto as companhias de bandeira europeias estão em lugares de fim de lista, tal como a KLM (Holanda), em 27.º lugar, a Air France (França), em 41.ª posição ou a espanhola Iberia (47.º posto).

De notar que as brasileiras TAM e Gol estão no fim da lista, classificadas em 59º lugar e 57.º posição, respectivamente.

A TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia, deixou o último lugar para a China Airlines (Taiwan) com oito perdas de aviões desde 1983 e 755 vítimas.

O relatório refere também que 2012 ficou marcado pelo ano em que houve menos acidentes desde que é contabilizada esta listagem (1983), com menos de 500 pessoas mortas em acidentes de aviação relativamente a 2011.

Lusa
 

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Menacho

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Re: TAP: Notícias
« Responder #191 em: Janeiro 31, 2013, 10:08:12 pm »
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #192 em: Fevereiro 27, 2013, 07:30:18 pm »
TAP reforça ligações entre Portugal e Moçambique


A TAP vai reforçar as ligações aéreas entre Portugal e Moçambique com quatro voos por semana a partir do mês de abril e cinco durante o verão, indica hoje um comunicado da companhia aérea portuguesa.
 
De acordo com a TAP, comparativamente ao ano passado, a companhia reforça a capacidade oferecida em 33 por cento e vai lançar mais cedo este ano o voo extra que costuma realizar-se durante o verão, subindo logo a partir do mês de junho para os cinco voos por semana.
 
Com partida de Lisboa pelas 09:35 e chegada a Maputo pelas 21:15, no sentido inverso os voos saem da capital moçambicana às 22:45 e aterram na Portela às 08:50 (dia seguinte).
 
“Assim, o reforço da operação arranca com voos efetuados às segundas, quartas, quintas e sábados nos meses de abril e maio, passando em junho para a segunda, quarta, quinta, sexta e domingo”, indica o comunicado.
 
Entre julho e setembro, as ligações realizam-se todos os dias de segunda a quinta-feira e também ao sábado, e em outubro passam para a segunda, terça, quinta e de novo ao sábado.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #193 em: Março 09, 2013, 08:37:16 pm »
Brasil pondera ajudar Efromovich a comprar a TAP


O Governo brasileiro pode vir a apoiar o empresário colombiano Germán Efromovich a comprar a TAP através da companhia colombiana Avianca, de acordo com a Folha de S.Paulo que cita fontes da empresa e do executivo. Segundo o jornal brasileiro, Efromovich pediu ajuda ao Governo do Brasil para comprar a TAP e este “pretende dar apoio oficial” à compra da companhia aérea portuguesa por Efromovich, “abrindo espaço para a criação de uma "superaérea" luso-brasileira”.

“Segundo disseram à Folha interlocutores da empresa e do governo, a ideia é que a aquisição agora seja feita pela Avianca Brasil, e não pelo grupo Synergy, ‘holding’ que controla os negócios de Efromovich, como proposto na primeira tentativa de compra”, lê-se no portal da Internet do diário.

Em dezembro, o Governo português decidiu suspender o processo de privatização da TAP, que tinha o grupo Synergy, de German Efromovich, como único candidato, argumentando com a falta de apresentação da garantia bancária exigida no caderno de encargos para a alienação da companhia aérea.

A forma do apoio 'oficial' do Brasil ao negócio, segundo refere a Folha de S. Paulo, está ainda a ser estudada.

“A ajuda financeira do governo brasileiro via BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento brasileiro] não está afastada, mas a avaliação do governo é que o executivo tem capital suficiente para financiar a operação”, refere o diário.

A Folha de S.Paulo refere ainda que, apesar da suspensão da venda da TAP, “continuam as conversas entre Efromovich e as autoridades portuguesas” para vender a companhia aérea, estando o “impasse” relacionado com a “dívida da TAP”.

No dia em que decidiu cancelar a venda da TAP, a 20 de dezembro, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, afirmou que a proposta do grupo Synergy para a compra da TAP foi rejeitada, porque não deu "as garantias adequadas".

A governante explicou que a proposta em cima da mesa significava um encaixe líquido para o Estado de 35 milhões de euros e a recapitalização da empresa superior a 300 milhões, em duas fases, a que acrescia a assunção de um passivo (dívida) na ordem dos 1,5 mil milhões de euros.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #194 em: Abril 14, 2013, 09:33:39 pm »
Un avión de TAP golpea la torre de iluminación de un aeropuerto brasileño

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Efe.  Brasilia.

Un avión de la aerolínea portuguesa TAP que aterrizó en el aeropuerto Juscelino Kubitscheck, de Brasilia, golpeó hoy con una de sus alas una torre de iluminación sin que se produjeran heridos, informó la administración de esa terminal aérea.

La oficina de prensa de Inframérica, administradora del aeropuerto de la capital brasileña, comunicó que la aeronave A-330 fue orientada por la torre de control a salir por una pista alternativa pequeña y el ala izquierda del avión chocó contra la torre.

Ninguno de los pasajeros y tripulantes de la aeronave que llegaba de Lisboa resultó herido.

Los otros 259 pasajeros que viajarían en la misma aeronave con destino a la capital portuguesa tuvieron que ser acomodados en un hotel de Brasilia y embarcarán mañana a Lisboa.

De acuerdo con Inframérica, las informaciones pasadas por la torre de control a los pilotos son responsabilidad de la Fuerza Aérea, mientras que TAP indicó en Portugal que el comandante del vuelo siguió las instrucciones de los controladores.

http://www.larazon.es/detalle_normal/no ... WsSEaIqwWQ