LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5684 Respostas
  • 1344480 Visualizações
*

BARCO À VISTA

  • Membro
  • *
  • 44
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +2/-18
    • http://barcoavista.blogspot.pt/
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1845 em: Julho 31, 2015, 03:50:26 pm »
Como o Pedro Monteiro afirma e muito bem, a hipótese de aquisição do "Siroco" nunca foi muito bem acolhida por diversas Entidades / Unidades da Marinha, com competência para auxiliar na decisão, na verdade no "jornal de caserna" consta que sempre foi olhado, e na realidade sempre se denotou, como um futuro belo e grande "elefante branco"...

A questão dos Merlin é somente um dos problemas, quer para a Marinha quer para a FAP.

A título de exemplo outro problema (para o Exército e Marinha) é com a plataforma elevatória / elevador, dado ter só capacidade de 49 toneladas que no caso dos CC Leopard 2A6 da Cavalaria não permite ser usada e por inerência nem sequer assegura o movimento dos CC entre a doca e a porta lateral de carga a estibordo, o convés "Zulu" e a coberta para viaturas e o convés "Alfa", que como têm conhecimento os convés por vezes são utilizados para transportar viaturas ou carga.
Os Leopard 2A6 estariam limitados a entrar / sair somente pela doca, criando vários inconveniente tácticos em operações, mas mesmo assim, nem vale a pena perder tempo, pois sem plataforma elevatória nem têm possibilidade de serem estacionados na coberta para viaturas, de onde esta depende para fazer a estiva de carga e descarga de viaturas...

De recordar que os Carros de Combate Leopard 2A6 foram adquiridos com "argumentos" de serem utilizados em Missões Internacionais / de Paz, mas nunca tivemos meios de os projectar, nem com o Siroco lá iamos...

Além disso o Chile, de forma muito inteligente adquiriu massivamente sobresselentes do navio irmão que deu nome à classe, porque os franceses não garantem por mais de cerca de uma década os mesmos, o que nos deixaria em problemas (não se encomenda ao AA e siga a Marinha!, que por excelentes que são nem lembra aos Deuses os milagres que fazem!) ou se quiserem os chilenos estão numa posição  de "monopólio" do seu valor.

Um problema acessório é que o navio tem todo o seu equipamento e funcionamento "legendado" em francês, idioma que o grosso das fileiras da Armada, mesmo Oficiais não domina (quanto mais o francês técnico), coisa que não sucedeu com as fragatas adquiridas aos holandeses, seguiram as STANAG - standardização da NATO.
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Get_It, raphael

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1846 em: Julho 31, 2015, 05:44:35 pm »
:roll:

Helis sempre terias os Puma se o problema fosse só esse...Equipamento em Françês? Então e as João Belo e os Submarinos estavam em que lingua?

Penso que a disponibilidade dos Mistral russos que os franceses se querem ver livres a todo o custo não será alheio a este desfecho, pelo menos é esta a leitura que faço quanto a Portugal contninuar no mercado para a aquisição de um LPD. Bluff? Logo se verá. Se não que avançem os upgrades das Meko.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

ARIES

  • Membro
  • *
  • 137
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +15/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1847 em: Julho 31, 2015, 06:02:17 pm »
A desistência tem mais haver com questões de agenda politica do que com questões técnicas. Dada a proximidade de eleições e a impopularidade junto da maioria da opinião pública de uma aquisição deste montante, o governo prefere a adiar a compra para as calendas gregas. Não se esqueçam da polémica que houve e ainda há com os submarinos.

cumps
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20298
  • Recebeu: 3007 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1359/-3469
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1848 em: Julho 31, 2015, 06:07:23 pm »
Citação de: "Johnnie"
:roll:

Helis sempre terias os Puma se o problema fosse só esse...Equipamento em Françês? Então e as João Belo e os Submarinos estavam em que lingua?

Penso que a disponibilidade dos Mistral russos que os franceses se querem ver livres a todo o custo não será alheio a este desfecho, pelo menos é esta a leitura que faço quanto a Portugal contninuar no mercado para a aquisição de um LPD. Bluff? Logo se verá. Se não que avançem os upgrades das Meko.

Os Mistral "Russos" são uma jogada fora do baralho, visto terem recebidos amplas modificações para o padrão Russo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

OPCOM

  • Membro
  • *
  • 67
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1849 em: Julho 31, 2015, 07:22:57 pm »
Viva,
Um dos Mistral Russos? Para operarmos um desses navios teriamos que vender meia armada, com as G3 e tudo. Alem de que mesmo a preco de saldo esses navios dificilmente serão vendidos a menos de 250 a 300 milhoes de euros....e já estou demasiado optimista.
A parte dos Leopard, nao me parece argumento, um Leclerc pesa o mesmo, alem de que os nossos Leos nunca deverão sair de Portugal em missão, mas mesmo saindo o Sirocco está capaz e certificado para os levar.
Para mim o argumento é apenas este: mais olhos que barriga ou demasiada areia para a nossa camionete (marinha entenda-se).
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5389
  • Recebeu: 4032 vez(es)
  • Enviou: 10085 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1850 em: Julho 31, 2015, 07:34:01 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Mistral "Russos" são uma jogada fora do baralho, visto terem recebidos amplas modificações para o padrão Russo.

Paiol de vodka => paiol de vinho

Está feita a conversão  :mrgreen:

Quanto ao MLU das fragatas, parece que o desfecho deste negócio é à medida do sr. ministro: tiram-se 50 milhões do MLU das fragatas, aloca-se essa quantia para aquisição dum LPD que nunca se vai encontrar no mercado por esse preço nos próximos 10 anos, não se adquire LPD nem se faz o MLU a todas as fragatas e lá vão mais 50 milhões para a troika. Limpinho!
Talent de ne rien faire
 

*

ARIES

  • Membro
  • *
  • 137
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +15/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1851 em: Julho 31, 2015, 08:39:25 pm »
E ainda fica com a fama de gestor rigoroso dos dinheiros públicos, que não gasta dinheiro em elefantes brancos, como os despesistas do governo anterior.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1852 em: Julho 31, 2015, 08:44:39 pm »
A LPM de 2015 tem parece inscritos 50M para o programa do NPL - insuficiente para um navio novo.

Cumprimentos.
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1853 em: Agosto 01, 2015, 12:03:53 am »
Citação de: "NVF"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Mistral "Russos" são uma jogada fora do baralho, visto terem recebidos amplas modificações para o padrão Russo.

Paiol de vodka => paiol de vinho

Está feita a conversão  :mrgreen:

Quanto ao MLU das fragatas, parece que o desfecho deste negócio é à medida do sr. ministro: tiram-se 50 milhões do MLU das fragatas, aloca-se essa quantia para aquisição dum LPD que nunca se vai encontrar no mercado por esse preço nos próximos 10 anos, não se adquire LPD nem se faz o MLU a todas as fragatas e lá vão mais 50 milhões para a troika. Limpinho!

O Siroco seria 80 milhões ou seja dos 50 orçamentados para o efeito ainda faltariam 30 milhões que esses sim iriam sair da verba do MLU das fragatas.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20298
  • Recebeu: 3007 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1359/-3469
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1854 em: Agosto 01, 2015, 10:36:11 am »
Exacto, no imediato a não aquisição deste navio significa que a modernização de todas as 5 fragatas avança sem problemas de financiamento.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5361
  • Recebeu: 741 vez(es)
  • Enviou: 735 vez(es)
  • +509/-2608
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1855 em: Agosto 01, 2015, 11:11:26 am »
Depois de seguir esta história toda comecei a ficar mais pessimista, quanto à vinda de um navio com características iguais.

Pelo orçamento previsto e pelo que existe no mercado, só o  LPD Sul Coreano é que encaixa nesses requisitos. Não sendo material NATO, vejo com muita dificuldade a sua aquisição, neste sentido ou muito me engano ou esses 50 milhões irão ficar alocados a outros assuntos que não os militares.

pensando de outra forma, pode ser que a coisa mude com a mudança de ministro, uma vez que com a eleições à porta, o mais certo é isso acontecer.

Mas aqui fica a minha dúvida, se a modernização dos C130, se o LPD e se a substituição da G3 é tão urgente, porque razão é que os concursos ainda não avançaram?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20298
  • Recebeu: 3007 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1359/-3469
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1856 em: Agosto 01, 2015, 11:15:09 am »
Salvo erro o concurso das 10.000 espingardas-automáticas em 5.56mm só abre para o próximo ano, certo?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10373
  • Recebeu: 5681 vez(es)
  • Enviou: 4368 vez(es)
  • +8480/-1843
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1857 em: Agosto 01, 2015, 11:51:30 am »
Citação de: "nelson38899"
Eu acho que fizeram muito bem!

Se não aguenta um EH101 não vale a pena adquirir.

Agora querer comprar um LPD daquele tamanho, ao preço de um NPO já é pedir de mais.

Pergunto-me quem é que faz os orçamentos da LPM é que na maioria das vezes o preço de compra está sempre muito abaixo do preços dos equipamentos existentes!

Decisão acertada nada mais !!!
Se adquirissemos aquele equipamento com as limitações já aqui apresentadas seriamos obrigados a gastar rios de dinheiro para o recondicionar elevando em muito os custos totais de aquisição do mesmo !

A nossa Marinha que:

A) Pense rapidamente num substituto do NRP Bérrio, isso sim uma necessidade muito premente;
B) Efectue as modernizações das cinco fragatas que possuímos;
C) Coloque operacionais os quatro patrulhas da Classe TEJO;
D) Adquira mais NPO's, fique com uma flotilha de pelo menos seis unidades,  não apenas os até agora, dois operacionais, mais dois a serem construídos;
E)  Proceda a upgrades ou substitua os Lynx MK95, e ;
F) Então depois pense, e, orçamente devidamente, a aquisição de um navio que se coadune com os equipamentos que as FA possuem para projeção de forças.


Cumprimentos
« Última modificação: Agosto 01, 2015, 12:03:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5361
  • Recebeu: 741 vez(es)
  • Enviou: 735 vez(es)
  • +509/-2608
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1858 em: Agosto 01, 2015, 12:01:02 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "nelson38899"
Eu acho que fizeram muito bem!

Se não aguenta um EH101 não vale a pena adquirir.

Agora querer comprar um LPD daquele tamanho, ao preço de um NPO já é pedir de mais.

Pergunto-me quem é que faz os orçamentos da LPM é que na maioria das vezes o preço de compra está sempre muito abaixo do preços dos equipamentos existentes!

Decisão acertada nada mais !!!
Se adquirissemos aquele equipamento com as limitações já aqui apresentadas seriamos obrigados a gastar rios de dinheiro para o recondicionar elevando em muito os custos totais de aquisição do mesmo !  :wink:

Eu não estou a criticar a decisão, que a meu ver foi a mais correta!

O que estou a criticar é o dinheiro previsto, para comprar um navio que na Europa não existe!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10373
  • Recebeu: 5681 vez(es)
  • Enviou: 4368 vez(es)
  • +8480/-1843
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1859 em: Agosto 01, 2015, 12:09:40 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "tenente"
Citação de: "nelson38899"
Eu acho que fizeram muito bem!

Se não aguenta um EH101 não vale a pena adquirir.

Agora querer comprar um LPD daquele tamanho, ao preço de um NPO já é pedir de mais.

Pergunto-me quem é que faz os orçamentos da LPM é que na maioria das vezes o preço de compra está sempre muito abaixo do preços dos equipamentos existentes!

Decisão acertada nada mais !!!
Se adquirissemos aquele equipamento com as limitações já aqui apresentadas seriamos obrigados a gastar rios de dinheiro para o recondicionar elevando em muito os custos totais de aquisição do mesmo !  :wink:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!