Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3315 em: Abril 10, 2024, 10:03:01 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3316 em: Abril 11, 2024, 04:00:26 pm »
Citar
SPAIN, PORTUGAL NOW SECURING THE SKIES ON BALTIC SEA, FIRST MISSION ACHIEVED
APR 11 2024

(...) The Spanish F-18 detachment is augmented by Portuguese Air Force F-16s detachment, who combine their forces under the 65th rotation of Baltic Air Policing at Šiauliai.

“As one of the founding Allies of NATO it is an honour for Portugal to continue our support to this important mission in the 75th year since NATO was established – which happens to be the 20th year of the Baltic Air Policing mission, “said the Portuguese Detachment Commander Lieutenant Colonel Jose Dias. “This is the seventh time our F-16s are employed to safeguard the Baltic skies. Our aircrew and support personnel will once again demonstrate their professionalism and expertise during mission execution,” he added. Portugal has also been deployed in the scope of enhanced Air Policing and Assurance Measures in Romania and Iceland since 2014 underscoring cohesion and solidarity among NATO Allies.

Within days of arriving and taking over the mission on April 1, the two detachments showed they hit the ground running: The Spanish F-18 detachment, comprising jets and airmen from both 12th and 15th Wing launched for their first alert scramble on April 4, while the Portuguese F-16 pilots from Air Base 5 at Monte Real have already flown more than 40 hours practicing operational capabilities and improving interoperability with other NATO forces in the region. (...)

https://ac.nato.int/archive/2024/ESP_PRT-BAP_eAP
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Pescador

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3317 em: Abril 11, 2024, 04:25:00 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
Brilhante!  :mrgreen:

Devem ter percebido o sarcasmo. Não ????
 

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CruzSilva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3318 em: Abril 11, 2024, 06:24:01 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
Brilhante!  :mrgreen:

Devem ter percebido o sarcasmo. Não ????
Percebi e gostei!  ;)
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Visitante123

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3319 em: Abril 11, 2024, 06:34:03 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.

Isso acaba por ser o quê? Passamos a poder usar todos os pods, radares e armas mas não vamos ter nada disso. É isso?
 

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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3320 em: Abril 11, 2024, 06:46:47 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.

Isso acaba por ser o quê? Passamos a poder usar todos os pods, radares e armas mas não vamos ter nada disso. É isso?

Citar
In the context of the F-16, "tape" refers to a software update installation process, not a physical piece of tape.

Here's a breakdown of how "tape" is used with F-16 software upgrades:

Software Updates: The F-16's software is constantly evolving to improve performance, add new features, and fix bugs. These updates are delivered in a package format referred to as a "tape."

Installation Process: The "tape" is loaded into the F-16's mission computer for installation. The specific method of loading the update might vary depending on the aircraft model and update format.

Historical Context: Earlier F-16 models might have relied on physical magnetic tapes to store the update data. However, modern updates are likely delivered digitally. Regardless of the delivery method, the term "tape" persists to describe the software update installation process.

Do que investiguei mas certamente alguém aqui poderá responder melhor...
 

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goldfinger

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3321 em: Abril 12, 2024, 07:57:53 am »
A España servir hasta morir
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3322 em: Abril 12, 2024, 08:29:54 am »
Citar
(...)

Porque nós não somos dadores de aeronaves.

Nós não somos dadores de aeronaves F-16. Porque estes países transitaram do F-16 para o F-35. Nós ainda não.  Nós tínhamos 40 F-16 e capacitámos a Roménia, a quem vendemos 12 aeronaves nossas. As 28 que temos são as que necessitamos para cumprir os compromissos que temos. E não as podemos ceder enquanto não fizermos essa transição para os F35.

Portanto estamos dispensados do processo dos F-16?

Da parte dos pilotos sim, mas não estamos dispensados de car formação. Vamos formar noutras áreas que também são importantes para essa  capacidade. Vamos receber já agora em maio controladores aéreos para o F-16. Vamos formá-los em Monte Real e na base da OTA. Vamos receber observadores ucranianos nos nossos exercícios que têm a participação de muitas nações da NATO. Vamos formar técnicos de infraestruturas, nomeadamente na capacidade específica das barreiras de retenção e travagem dos F-16, para eles depois fazerem a operação. E vamos receber também, continuamente, num processo que vai começar em maio deste ano até março de 2025, técnicos de manutenção de F-16 que iremos formar nas nossas escolas de formação de técnicos militares.

Se for necessário e num cenário de guerra, há hipótese de fazer o tal upgrade que o Sr. General diz que não é preciso fazer porque já é a condição atual da Força Aérea para operar em cenário de guerra?

As nossas aeronaves e os nossos pilotos estão obviamente preparados para operar nesses cenários, daí que a configuração das aeronaves, cada vez mais, não é uma coisa que se faça de vez em quando. O upgrade das próprias aeronaves é um processo que se quer cada vez mais contínuo. Neste momento os nossos F-16 estão iguais àqueles que tinham a Holanda, a Dinamarca, a Bélgica e a Holanda. O que é que se está a passar? Estamos a chegar, obviamente, a uma altura que estão a operar há 30 anos na Força Aérea, não é? Vamos fazer e seguir o mesmo caminho que os outros países? Temos de o substituir, porque mesmo que essa decisão seja tomada agora, a primeira aeronave só chegará daqui a sete anos. Eles vão atingir 40 anos a voar. Claro que podemos dizer que temos condições e estamos em condições para participar também nesse esforço, caso ele venha a ser necessário. Agora, é evidente que há componentes e equipamentos do F-16 que vão ter de continuar a ser melhorados ao longo do tempo. É normal, porque o obsoletismo é contínuo também, assim como a modernização dos equipamentos é contínua.

(...)

https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3323 em: Abril 12, 2024, 09:14:27 am »
7 anos, traduzidos nos 10. Por isso era importante o plano de aquisição agora de uma esquadra de uns 14 F35, que ficaria complementada pelos tais 19 F16. O resto ia sendo vendido

Isto a pensar em ter meios de combate modernos e não só de entregas DHL e voos a hélice em África.
Acabar de vez com os infiltras e pensar no que somos e onde estamos.
Se não acontecer voltaremos aos tempos dos Corsair.
Como na Marinha a situação é semelhante, deixar para depois vai complicar e muito. Essa é a visão que tem de passar aos políticos
 
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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3324 em: Abril 12, 2024, 10:38:53 am »
Agora com o tal "investimento em material europeu" o Gripen, Eurofighter e Rafale voltam à tona não?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Por outro lado os Amantes da Airbus e Leonardo devem estar nos pícaros.  :mrgreen:



P.S. 2 - É europeu.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3325 em: Abril 12, 2024, 11:42:49 am »
Parece-me que a Força Aérea está apostar tudo no F35, sem considerar seriamente a hipótese do upgrade "imediato" para V (dos Peace Atlantis I) e uns melhoramentos (AN/APG-68 usados?) nos PAII... e incluir, na próxima revisão da LPM, de algo para o F35 (no fim do período considerado pela LPM); a ver vamos se não acabamos com alguns F16 apenas com "melhoramentos pontuais" até ao fim da LPM.

Perdeu a oportunidade de dizer que não tem helicópteros médios militares, que os EH101 sem modernização é um erro... que 18 mísseis AIM-9X Block II não salvam a pátria.   
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Kalil

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3326 em: Abril 12, 2024, 01:52:25 pm »
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3327 em: Abril 12, 2024, 02:44:40 pm »
Parece-me que a Força Aérea está apostar tudo no F35, sem considerar seriamente a hipótese do upgrade "imediato" para V (dos Peace Atlantis I) e uns melhoramentos (AN/APG-68 usados?) nos PAII... e incluir, na próxima revisão da LPM, de algo para o F35 (no fim do período considerado pela LPM); a ver vamos se não acabamos com alguns F16 apenas com "melhoramentos pontuais" até ao fim da LPM.

Perdeu a oportunidade de dizer que não tem helicópteros médios militares, que os EH101 sem modernização é um erro... que 18 mísseis AIM-9X Block II não salvam a pátria.

Pois, a falta de um plano B, envolvendo a modernização dos PA I pelo menos, é de facto gritante. Plano B que já devia ser o plano A, porque ninguém no seu perfeito juízo acredita que o Governo da altura vai tê-los no sítio para gastar 5 mil milhões em caças, 5 mil milhões em fragatas, 2 mil milhões em MPAs e mais uma carrada de dinheiro em tudo o resto que faz falta, de uma assentada.

Daí eu achar que, se queremos aumentar as chances de que se possui um número credível de meios combatentes, é preciso começar já a fazer alguma coisa nesta década, nomeadamente modernizar os PA I para V e substituir as VdG, para que em 2035 seja apenas necessário substituir as 2 M e substituir os F-16 não modernizados. E só lá para 2040-45 se substituiria os F-16V. Isto para se ter o investimento faseado.
 
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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3328 em: Abril 12, 2024, 03:15:53 pm »
e só estás a abordar modernizações...

em termos de aeronaves tens frotas que já não poderão ser modernizadas nesse espaço temporal e tens navios que vão pelo mesmo caminho.

na componente terrestre também faltam diversos sistemas!

E isto só na Defesa...

Não vai dar simplesmente não vai dar...
Um abraço
Raphael
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Cabeça de Martelo

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3329 em: Abril 12, 2024, 03:30:15 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

À anos que oiço falar de PILAV a sair pagando indeminizações milionárias, muito antes de haver guerra na Ucrânia.

Por exemplo à uns tempos atrás morreu um piloto que pagou uma indeminização tão pequena que teve que pedir um empréstimo bancário, tudo para ir para o sector privado onde pagam muito melhor.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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