O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

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emarques

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« Responder #90 em: Maio 15, 2006, 08:44:27 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Uma curiosidade relativa ao cancelamento do contrato de aquisição dos EC635.

http://dre.pt/pdf2s/2002/09/204000000/1520415205.pdf

Na alínea a) do despacho nº 19 554/2002, fazem referência ao contrato nº 1/DGAED/99.
Vejam a que é que se refere o dito concurso :)
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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ricardonunes

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« Responder #91 em: Maio 15, 2006, 10:25:24 pm »
emarques, em relação aos EH101 julgo que nesta altura do campeonato, só se não pagassemos as continhas á DEFLOC, locatária dos hélis, mas relativamente aos NH90 já ponho as minhas dúvidas se virão.
Deixo-vos um post que foi publicado no Aeroserver em 28/06/03, um forum do ISA, que traduz os meus pensamentos relativamente ao assunto.
Citar
Helicópteros: Exército troca Europa por EUA
Hermínio Santos
O Grupo de Aviação Ligeira do Exército (GALE) poderá vir a ser equipado totalmente com helicópteros comprados nos EUA, obrigando Portugal a sair do consórcio europeu que está a construir o NH90 disseram ao Diário Digital fontes conhecedoras do assunto. Há dois meses que o jornal aguarda, sem êxito, uma resposta do Ministério da Defesa sobre o assunto.



A constituição do GALE foi decidida em 1994 pelo Exército e os planos iniciais previam a compra de 19 helicópteros (nove ligeiros e 10 de transporte). Inicialmente, os aparelhos ligeiros seriam comprados ao consórcio europeu Eurocopter, que apresentou o modelo EC635, mas o concurso acabaria por ser anulado por Paulo Portas em Agosto do ano passado.
A solução para os aparelhos de transporte estava nos NH90, um helicóptero desenvolvido de raiz por um consórcio europeu no qual Portugal participa. Mas, segundo as fontes do Diário Digital, o Ministério da Defesa prepara-se para sair do projecto europeu NH90, substituindo-o pelos norte-americanos da Sikorsky, empresa que fabrica os Blackhawk.

Uma notícia publicada no semanário Expresso refere que Portas terá decidido substituir os EC635 por nove Blackhawks usados, num negócio fechado em Maio entre o Ministro da Defesa e a Siskorsky. Mas as nossas fontes garantiram que o Ministério da Defesa já terá dado indicações ao Exército de que os 19 aparelhos serão substituídos por 10 Blackhawks de fabrico norte-americano.

Segundo os nossos interlocutores, o Exército já recebeu, informalmente, «indicações de que tem de sair dos NH90 para os Blackhawks». Se abandonar o projecto, aquele ramo militar, que tem 25 pessoas envolvidas só neste trabalho, perderá todo o know how que adquiriu - todas as semanas deslocam-se a França oficiais do Exército que integram os vários grupos de trabalho e existem já empresas, entre as quais as OGMA e a Edisoft, envolvidas no projecto.

A saída do NH90 poderá ainda implicar a perda de 15 milhões de euros já investidos pelo Estado português no consórcio. Mas oficialmente o assunto é tabú entre as várias partes envolvidas. O Exército remete qualquer resposta para o MDN e o ministério de Paulo Portas não respondeu a um questionário enviado pelo Diário Digital no dia 4 de Abril.

Uma fonte da Sikorsky contactada pelo jornal escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

A possível compra de helicópteros nos EUA é vista por várias fontes como mais uma indicação de que Paulo Portas privilegia os norte-americanos em vez dos europeus no reequipamento das Forças Armadas. Desde que tomou posse como Ministro da Defesa, Portas já manifestou, com as suas decisões, uma maior proximidade ao eixo transatlântico do que à Europa.
Potius mori quam foedari
 

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pedro

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« Responder #92 em: Maio 15, 2006, 10:31:41 pm »
Com este governo, nao creio que escolha os Blackhawks para Portugal em vez dos nh-90. :lol:  :lol:
Cumprimentos :lol:
 

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ricardonunes

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« Responder #93 em: Maio 15, 2006, 10:35:31 pm »
É o que sempre temi, nem EC 635, nem NH90 e muito menos Blackhawks.
E o que faz á nossa unidade fantasma?
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pedro

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« Responder #94 em: Maio 15, 2006, 10:39:03 pm »
E o que eu digo vamos e fazer umas bombas nucleares que assim os espanhois ja nao nos atacam nem espanhois nem os restantes. :lol:  :lol:
 

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Lightning

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« Responder #95 em: Maio 15, 2006, 11:30:10 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Uma curiosidade relativa ao cancelamento do contrato de aquisição dos EC635.

http://dre.pt/pdf2s/2002/09/204000000/1520415205.pdf

Na alínea a) do despacho nº 19 554/2002, fazem referência ao contrato nº 1/DGAED/99.
Vejam a que é que se refere o dito concurso :lol:  

http://dre.pt/pdfgratis3s/1999/08/1999D199S000.pdf


Não consigo ver o segundo pdf, porque?
 

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ricardonunes

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« Responder #96 em: Maio 15, 2006, 11:36:53 pm »
Helder, a seguir á capa com o índice vem uma página em branco, deixe carregar o PDF, o texto do despacho nº 19 554/2002 vem na terceira página.
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Lightning

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« Responder #97 em: Maio 15, 2006, 11:44:46 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Helder, a seguir á capa com o índice vem uma página em branco, deixe carregar o PDF, o texto do despacho nº 19 554/2002 vem na terceira página.


Já tou farto de esperar e não aparece nada pa puxar para outra pagina, só tenho uma pagina em branco, mas o primeiro fixeiro pdf aparece em poucos segundos, axo estranho?
 

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ricardonunes

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« Responder #98 em: Maio 15, 2006, 11:55:53 pm »
Hélder, no canto inferior direito tem uns icones que indicam se está a ver só uma só página "Single page", as páginas corridas "continuous" ou várias páginas "continuous_facing", deve ter as o icone selecionado no "continuous",se depois desta dica continuar sem ver indique-me um mail que eu envio-lhe o pdf, se quizer.
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emarques

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« Responder #99 em: Maio 16, 2006, 01:37:10 am »
Citação de: "ricardonunes"
emarques, em relação aos EH101 julgo que nesta altura do campeonato, só se não pagassemos as continhas á DEFLOC, locatária dos hélis, mas relativamente aos NH90 já ponho as minhas dúvidas se virão.
Deixo-vos um post que foi publicado no Aeroserver em 28/06/03, um forum do ISA, que traduz os meus pensamentos relativamente ao assunto.

Bem, o tal nº 1/DGAED/99 parecia a descrição dos EH101.

Mas reparo agora que enquanto o primeiro documento se refere ao contrato nº1/DGAED/99, a descrição no segundo é do concurso nº1/DGAED/99. Provavelmente serão coisas diferentes. :)

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Quanto à história dos Blackhawk, o PP já não é o ministro da defesa, e ainda não se viu a bandeira portuguesa a desaparecer do consórcio do NH90. E de qualquer forma a história está um bocado mal contada, "substituir os EC635 por nove Blackhawks usados" parece-me que teria sido uma opção bastante estranha dado os portes dos helicópteros em causa.
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Rui Elias

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« Responder #100 em: Maio 16, 2006, 04:18:52 pm »
A mim não me chocaria que viessem o BH, mas se as coisas estão encaminhadas no sentido dos NH-90, acho dramático que agora nem uns nem outros.

Em qualquer caso, para mim, um GALE só com hleis de transporte não faz sentido.

faria sentido se a estes se somassem helis de ataque.

Se vierem só helis de transsporte, sejam os NH-90, ou outros, mais valia que em vez do irem para o Exército, fossem antes para a FAP.
 

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Rui Elias

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« Responder #101 em: Maio 18, 2006, 09:47:29 am »
Sim, Jorge.

E é desse aparelho que se tem falado.

Com os H-90 + um nº indefiniodo de A-109 para ataque, já teriamos um verdadeiro GALE.

E ainda assim, este só poderia operar em teatros onde a superioridade e supremacia aérea estivesse assegurada, ou seja, em missões internacionais de imposiçao de paz, e nomeadamente em teatros de alta intensidade.

Porque para Portugal, só com 2 esquadras de F-16, ainda que já no padrão MLU, essa superioridade e supremacia não é assegurada.

Daí que eu tenha defendido recorrentemente a necessidade de pelo menos mais 20 F-16 MLU para ficarmos com 60 unidades.

Vamos esperar.

Mas o que me preocupa é que até agora, não há nada relativamente à vinda desse heli de ataque para o GALE.
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #102 em: Maio 18, 2006, 11:07:00 am »
O A-109 não é um heli de ataque, esses são os Apaches, Cobras, etc. O A-109 é muito mais um Heli ligeiro de Reconhecimento. Como tal pode-se fazer muitas coisas com este Heli, por isso é que tanto a GALE como a FAP pode (e deve) operar com o mesmo Heli ligeiro.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Marauder

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« Responder #103 em: Maio 18, 2006, 12:07:41 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O A-109 não é um heli de ataque, esses são os Apaches, Cobras, etc. O A-109 é muito mais um Heli ligeiro de Reconhecimento. Como tal pode-se fazer muitas coisas com este Heli, por isso é que tanto a GALE como a FAP pode (e deve) operar com o mesmo Heli ligeiro.


Verdade.

Secalhar estão a confundir com o A-129...esse sim helicóptero de ataque!

http://www.army-technology.com/projects/agusta/
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #104 em: Maio 18, 2006, 12:14:15 pm »
A última versão é fantástica, tem muita yecnologia americana e é um Heli de Ataque relativamente barato de manter. No entanto para mim uma forma mais barata de adquirir Helis deste tipo era comprar em segunda mão aos EUA. Para mim tanto podia ser o Apache como o Super-Cobra, ambos são excelentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.