O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

  • 587 Respostas
  • 180089 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #135 em: Junho 02, 2006, 07:50:47 am »
Citação de: "antoninho"
MERLIN 12
NH90      9
GALE      9
LINX       5


Só aqui estão 35

se vierem para a fap(subst.all3)+marinha (ref. linx)não chegarão aos 40 e tais .....


Sim...mas a notícia refere apenas 10 Merlin...visto que 2 deles vão estar destacados para os arquipélagos.

Os substitutos do All3 são os 9 helis ligeiros, e o reforço de LINX penso que passaria apenas por mais um para completar a dotação das VDG, a não ser que também se queira meter a LPD com eles..
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #136 em: Junho 02, 2006, 02:46:17 pm »
Mau Maria, então os nove(9) ligeiros são para o gale e não foi dito que do mesmo modelo iriam para a fap para lugar dos all III é que esta historia de comando unico significa ou quê, que se o exercito se quiser utilizar os linx usa? Mas está tudo doido ou quê?
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #137 em: Junho 02, 2006, 02:56:01 pm »
Citação de: "antoninho"
Mau Maria, então os nove(9) ligeiros são para o gale e não foi dito que do mesmo modelo iriam para a fap para lugar dos all III é que esta historia de comando unico significa ou quê, que se o exercito se quiser utilizar os linx usa? Mas está tudo doido ou quê?


Não li nada nesse sentido.

Os AL.3 estão no Gale como "entretenimento" enquanto o Gale não recebe os NH-90 e esses 9 hélis ligeiros.

Já agora..Merlin, aonde leu que todos os helicópteros estarão sobre comando operacional da FAP? O que a notícia fala é sobre o CEMGFA. O que se pode lamentar é a transferencia da GALE para o Montijo, ficando longe da BMec.
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #138 em: Junho 02, 2006, 03:15:20 pm »
Aquilo que eu li foi.

9 nh90
9 ligeiros para o gale

correcto?

e dentro desse modelo,(DO LIGEIRO) seria escolhido o mesmo  para a fap substituir o allIII.
Estou certo ou não?
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #139 em: Junho 02, 2006, 03:36:15 pm »
Duplicado..
« Última modificação: Junho 02, 2006, 04:47:49 pm por Marauder »
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #140 em: Junho 02, 2006, 03:36:45 pm »
Citação de: "antoninho"
Aquilo que eu li foi.

9 nh90
9 ligeiros para o gale

correcto?

e dentro desse modelo,(DO LIGEIRO) seria escolhido o mesmo  para a fap substituir o allIII.
Estou certo ou não?


Os 9 NH-90 (médios) e os 9 ligeiros são ambos para o GALE.

Questionado pelo JN sobre o programa de aquisição, Valença Pinto explicou que "estão previstos dez helicópteros médios e nove ligeiros, que poderão ser armados". Eventualmente, estar-se-á perante o prosseguir do programa NH-90 e pela aquisição de uma aeronave ligeira, que ainda não está definida.

de:
http://jn.sapo.pt/2006/05/24/nacional/e ... ara_t.html


Realmente a notícia dos AL.3 serem da FAP serem substítuidos pelos A-109 está referida no Correio da Manha.

A questão que se levanta é outra (para além da possibilidade de ser uma gaffe jornalística)...estarão todos os AL.3 ao serviço do GALE? Consultando o site da força aérea podemos ver que existe um esquadrão colocado em Beja. Mas informações desactualizadas na net é comum. Eu pensava que todos os AL.3 tinham sido transferidos para o GALE..

Eu penso que foi erro jornalístico porque não estou a ver a lógica da compra de helicópteros ligeiros para a FAP. No passado os EC-635 eram somente para o GALE.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #141 em: Junho 02, 2006, 03:44:40 pm »
Normalmente, está estacionado um ALLIII no angar, (parado o dia todo), isto durante a semana, pois no fim de semana sai.
Normalmente chega segunda de manhã e parte sexta de tarde, mas é só um.
Não tenho a certeza do que se passa neste momento, mas em 2001 eram pilotos da FAP que o traziam e levavam.
Potius mori quam foedari
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #142 em: Junho 02, 2006, 04:11:07 pm »
Hum..verdade..

  E os Rotores de Portugal usam os AL.3...logo nem todos os AL.3 estão em Tancos.

 E mesmo que estivessem faltou-me um facto fundamental...sem os AL.3, quem é que faz a instrução de helicópteros na FAP?

Mas no passado os EC-635 eram apenas para o GALE. Será que vamos usar o A-109 (ou outro..) na instrução na FAP?

Se o Antoninho e o CM estiverem correctos, tudo indica que sim..
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #143 em: Junho 02, 2006, 04:38:27 pm »
Citação de: "Marauder"
Realmente a notícia dos AL.3 serem da FAP serem substítuidos pelos A-109 está referida no Correio da Manha.

A questão que se levanta é outra (para além da possibilidade de ser uma gaffe jornalística)...estarão todos os AL.3 ao serviço do GALE? Consultando o site da força aérea podemos ver que existe um esquadrão colocado em Beja. Mas informações desactualizadas na net é comum. Eu pensava que todos os AL.3 tinham sido transferidos para o GALE..

Eu penso que foi erro jornalístico porque não estou a ver a lógica da compra de helicópteros ligeiros para a FAP. No passado os EC-635 eram somente para o GALE.



O Exército não tem, no momento, qualquer heli. Ponto.
O que se passa é que para os pilotos do GALE não perderem as qualificações usam os ALIII da FAP, que estão todos em Beja. Eu até pensava que o GALE ia a Beja para fazer os treinos, mas pelos vistos a FAP empresta mesmo um ALIII que passa uma temporada em Tancos.
O ALIII não pode fazer nada mais do que instrução de pilotos de heli, além de, no Verão, fazerem a coordenação de meios aéreos em incêndios que estejam a ser combatidos por várias aeronaves.
A ideia é: já que se compram helis ligeiros para o gale (vigilância, instrução...) compra-se também o mesmo modelo para a FAP, que precisa de substituir os ALIII. O que se ganha? Logística e manutenção comuns, menos gastos... A ideia política parece boa, só discordo se os mesmos aparelhos forem partilhados por Exército e FAP - já estou a ver um A-109 com a Cruz de Cristo de um lado e o escudo com o Leão e S. Jorge do outro  :roll: , o que não me parece exequível.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #144 em: Junho 02, 2006, 10:27:20 pm »
Citação de: "Marauder"
Hum..verdade..

  E os Rotores de Portugal usam os AL.3...logo nem todos os AL.3 estão em Tancos.

 E mesmo que estivessem faltou-me um facto fundamental...sem os AL.3, quem é que faz a instrução de helicópteros na FAP?

Mas no passado os EC-635 eram apenas para o GALE. Será que vamos usar o A-109 (ou outro..) na instrução na FAP?

Se o Antoninho e o CM estiverem correctos, tudo indica que sim..

Não entendi o seu post.
Eu referi que habitualmente ( todas as semanas ) está estacionado um ALLIII, em Tancos, e quase sempre dentro do hangar.
A função dele é, e como referiu o Lancero, para não perderem as qualificações (horas de vôo).
Mas o aparelho é da FAP, bem como os controladores aéreos e os metereologistas, que mantêm a pista operacional, especialidades que não existem no Exército.
Segunda se o dito estiver estacionado no hangar tiro uma foto.
Potius mori quam foedari
 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #145 em: Junho 02, 2006, 10:33:12 pm »
Boas



    Só uma coisa, em Beja estão pilots do Exéricto a voar operacionalmente na esquadra 552, em Tancos está um destacamento de um Aouette III que envolve tripulação(piloto, recuperador e operador de guincho) assim como em Ovar está um Alouette III em alerta SAR tambe´m com uma tripulação de 3 pessoas.
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 950 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #146 em: Junho 02, 2006, 10:35:06 pm »
Em face do que parece ser a nova política anunciada de juntar todos os helicópteros numa espécie de comando único, acho que neste momento a pergunta deveria ser:

O que é o GALE?
O GALE existirá no futuro?

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #147 em: Junho 02, 2006, 10:47:19 pm »
Citação de: "FFAP"
Boas



    Só uma coisa, em Beja estão pilots do Exéricto a voar operacionalmente na esquadra 552, em Tancos está um destacamento de um Aouette III que envolve tripulação(piloto, recuperador e operador de guincho) assim como em Ovar está um Alouette III em alerta SAR tambe´m com uma tripulação de 3 pessoas.

Esta para mim é novidade, pensava, que o heli em Tancos era para os pilotos do GALE fazerem horas.
Mas um heli em Tancos em alerta SAR, para quê? Para a albufeira do Castelo de Bode?
Potius mori quam foedari
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #148 em: Junho 02, 2006, 10:54:04 pm »
Citação de: "papatango"
Em face do que parece ser a nova política anunciada de juntar todos os helicópteros numa espécie de comando único, acho que neste momento a pergunta deveria ser:

O que é o GALE?
O GALE existirá no futuro?

Cumprimentos

Tendo em consideração as noticias que tem saido nos últimos dias, e isto é a minha opinião, o GALE deve, ou vai ser extinto.
Só me pregunto , quem é que vai ser ser responsabilizado pelo dinheiro que foi investido em infrastruturas para receber os Helis?
Renovação de Hangares, Armazens Climatizados para Peças, etc.
Isto para não falar na renovação de casernas para o ECS.
Potius mori quam foedari
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #149 em: Junho 02, 2006, 11:04:41 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "Marauder"
Hum..verdade..

  E os Rotores de Portugal usam os AL.3...logo nem todos os AL.3 estão em Tancos.

 E mesmo que estivessem faltou-me um facto fundamental...sem os AL.3, quem é que faz a instrução de helicópteros na FAP?

Mas no passado os EC-635 eram apenas para o GALE. Será que vamos usar o A-109 (ou outro..) na instrução na FAP?

Se o Antoninho e o CM estiverem correctos, tudo indica que sim..
Não entendi o seu post.
Eu referi que habitualmente ( todas as semanas ) está estacionado um ALLIII, em Tancos, e quase sempre dentro do hangar.
A função dele é, e como referiu o Lancero, para não perderem as qualificações (horas de vôo).
Mas o aparelho é da FAP, bem como os controladores aéreos e os metereologistas, que mantêm a pista operacional, especialidades que não existem no Exército.
Segunda se o dito estiver estacionado no hangar tiro uma foto.


O meu post fui eu a aperceber-me da minha ignorância. A minha ideia anterior era que os AL.3 já tinham sido retirados do serviço da FAP e estavam somente a fazer horas aos pilotos do GALE. Mas entretanto com a ajuda dos comentários já percebi a situação..