Os 28 F16A/B MLU da FAP

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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3255 em: Março 31, 2024, 07:41:22 pm »
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É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM
« Última modificação: Março 31, 2024, 08:10:30 pm por goncalobmartins »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3256 em: Março 31, 2024, 09:00:26 pm »
Cada vez isto se parece mais com a guerra do Solnado, em que atavam uma guita à bala porque era a única que tinham.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3257 em: Março 31, 2024, 09:17:10 pm »
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É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM

Se os russos sabem disto - e como 'pitról' para a sua Força Aérea não lhes falta - vão andar às voltas a serrar presunto durante 91 minutos até os nossos F-16 regressarem à base e depois - PIMBA, cá vai disto!

 ;D ;D :snip:
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3258 em: Março 31, 2024, 10:19:05 pm »
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É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM

Se os russos sabem disto - e como 'pitról' para a sua Força Aérea não lhes falta - vão andar às voltas a serrar presunto durante 91 minutos até os nossos F-16 regressarem à base e depois - PIMBA, cá vai disto!

 ;D ;D :snip:

Então já devem saber pelo portal . BRIC
 

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3259 em: Março 31, 2024, 10:38:07 pm »
O que safa é que em Siauli existem duas unidades de QRA sempre e vão rodando entre QRA1 e QRA2 em cada ano...se no ano passado fomos QRA1 este ano devemos ser QRA2...estarão lá 4 nossos e quatro de outra nação NATO....além de que os americanos também têm lá o contingente permanente.
Não é pela nossa limitação de HV que a Lituânia e restantes Estados Bálticos vão ter problemas...
Um abraço
Raphael
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3260 em: Abril 01, 2024, 09:37:54 am »
O que safa é que em Siauli existem duas unidades de QRA sempre e vão rodando entre QRA1 e QRA2 em cada ano...se no ano passado fomos QRA1 este ano devemos ser QRA2...estarão lá 4 nossos e quatro de outra nação NATO....além de que os americanos também têm lá o contingente permanente.
Não é pela nossa limitação de HV que a Lituânia e restantes Estados Bálticos vão ter problemas...

Claro que sim, e a culpa é minha por ter levado a conversa para uma direção oposta àquela que pretendia. Em caso de necessidade primeiro que tudo está lá a 2ª parelha, está também o destacamento na Estónia (Amari), eventualmente os norte-americanos não se encontrarão longe, nem que seja ali ao lado na Polónia, a Norte temos agora também a Finlândia e Suécia para ajudar a patrulhar o "lago NATO", e naturalmente que uma atividade aérea russa fora do normal despoletaria toda a estrutura integrada de defesa aérea da Aliança.

A questão central da minha dúvida prende-se com a inclusão - e consequente necessidade - do número de horas de voo permitidas ao destacamento. Como se pôde ver, em anos anteriores tal não era discriminado nas portarias do MDN, aparentando tratar-se de um fenómeno recente. Será mesmo algo novo ou sempre existiu? Por exemplo, quando uma fragata da classe Bartolomeu Dias ou Vasco da Gama parte para integrar a SNMG1, também são inscritas as horas de navegação permitidas durante os vários meses em que fizer parte daquela força naval? É esta a minha principal interrogação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3261 em: Abril 01, 2024, 10:26:38 am »
Qualquer dia nem nas missões de policiamento nos querem — às tantas é essa a ideia. É o cúmulo da indigência: vamos contribuir para a segurança colectiva, mas atenção a nossa solidariedade limita-se a 120 horas mensais; se precisarem de mais, estão lá os outros para isso. Primeiro o número limitadíssimo de munições adquiridas e agora a limitação do número de HV. Já nada surpreende na nossa postura em sede de Defesa Nacional.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3262 em: Abril 01, 2024, 03:21:23 pm »
Também pode ser algo técnico só para o papel?

Verdade seja dita se um dia "shit hits the fan" dúvido que estejam os pilotos a ligar ao Sr. Presidente a pedir uma extensão do plafond das HV :mrgreen:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3263 em: Abril 02, 2024, 09:38:20 am »
@Charlie Jaguar,

Para além do KC-390 (26901) e dos F-16AM (15103 e 15104), quais os outros dois F-16AM que estavam destacados?

Bom dia Gonçalo. Os 4 F-16AM destacados para Siauliai são então o "15103", "15104", "15114" e "15142".  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3264 em: Abril 02, 2024, 12:12:44 pm »
Qualquer dia nem nas missões de policiamento nos querem — às tantas é essa a ideia. É o cúmulo da indigência: vamos contribuir para a segurança colectiva, mas atenção a nossa solidariedade limita-se a 120 horas mensais; se precisarem de mais, estão lá os outros para isso. Primeiro o número limitadíssimo de munições adquiridas e agora a limitação do número de HV. Já nada surpreende na nossa postura em sede de Defesa Nacional.

Adorava que a NATO ameaçasse com a expulsão

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3265 em: Abril 02, 2024, 12:40:04 pm »
Qualquer dia nem nas missões de policiamento nos querem — às tantas é essa a ideia. É o cúmulo da indigência: vamos contribuir para a segurança colectiva, mas atenção a nossa solidariedade limita-se a 120 horas mensais; se precisarem de mais, estão lá os outros para isso. Primeiro o número limitadíssimo de munições adquiridas e agora a limitação do número de HV. Já nada surpreende na nossa postura em sede de Defesa Nacional.

Adorava que a NATO ameaçasse com a expulsão

Palavra que adorava

Se a OTAN não expulsa a Hungria, ia lá expulsar Portugal.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3266 em: Abril 02, 2024, 12:59:07 pm »
Qual é o problema da Hungria? Não investem em defesa?
Ou o problema é politico?
É que antes da Hungria tinha de ir a Turquia...
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3267 em: Abril 02, 2024, 03:30:27 pm »
Qual é o problema da Hungria? Não investem em defesa?
Ou o problema é politico?
É que antes da Hungria tinha de ir a Turquia...

A Turquia não trabalha ativamente em prole da Rússia.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3268 em: Abril 02, 2024, 05:07:24 pm »
Qual é o problema da Hungria? Não investem em defesa?
Ou o problema é politico?
É que antes da Hungria tinha de ir a Turquia...

A Turquia não trabalha ativamente em prole da Rússia.

Só às terças,  quintas e sábados  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3269 em: Abril 02, 2024, 05:56:09 pm »
Qual é o problema da Hungria? Não investem em defesa?
Ou o problema é politico?
É que antes da Hungria tinha de ir a Turquia...

A Turquia não trabalha ativamente em prole da Rússia.

Só às terças,  quintas e sábados  :mrgreen:

A mesma que dá drones, vende navios de guerra aos Ucranianos e compra material aos mesmos? Ok...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.