Concordo que o AMX é uma avião de ataque, que também pode ser utilizado como avião de treino, mas não acredito que seja melhor que o F-16.
Como aeronave de ataque, o F-16 será normalmente superior ao AMX e aos preços a que conseguimos comprar F-16 para lhes fazer um upgrade, ficando o avião em muito bom estado, não vejo grande vantagem.
No Brasil o AMX deveria substituir os XAVANTE, mas a encomenda inicial de 144 unidades foi sendo gradualmente reduzida.
O AMX foi desenhado na Italia com o objectivo de substituir o FIAT G-91Y e era considerado um caça bombardeiro, com alguma capacidade para luta no ar.
Quando o Brasil se juntou ao projecto, especificou um AMX muito mais adequado para ataque ao solo, e com mais autonomia.
A versão brasileira do AMX não parece adequada às necessidades portuguesas e a versão italiana, que agora vai ficar ainda mais sofisticada, acabaria em conflito com os próprios F-16 (desempenhando as mesmas funções).
Se podemos fazer tudo com uma só aeronave, não há porque utilizar mais que uma.
Somos demasiado pequenos para termos vários modelos de aviões dedicados. Ficaremos muito bem, logo que (e se) todos os F-16 tiverem sido convertidos para o padrão MLU.
Cumprimentos