Diria que o Il-214 é para esquecer quando comparado o seu desenvolvimento com o do 390 e do An-178. Tem sofrido atrasos e têm existido muitos desentendimentos entre a Índia e a Rússia. Uma das empresas do lado russo também não tem sido muito de confiança. O Il-214 também poderia acabar por ser substituído na Índia pelos outros "mil" modelos de avião de transporte que eles já têm e planeiam ter. (C-17, C-130J, substituto do Avro...) Os indianos, chateando-se com os russos, podem muito bem aumentar o número de aviões de uma das outras frotas ou até comprar antes o 390 ou o An-178.
O An-178 é baseado no An-158, por sua vez uma variante do An-148. Portanto, é baseado ainda mais em tecnologia
off-the-shelf e sistemas já testados e provados do que o 390. A ver vamos se a Antonov vai conseguir tirar proveito deste pormenor. O maior problema é sem dúvida a guerra na Ucrânia, mas eles,
conseguindo arranjar outro país parceiro, lá conseguirão ultrapassar isso.
Ainda vai correr muita água no desenvolvimento destas aeronaves. E atenção que nem falamos aqui dos aviões chineses com que a própria Antonov e o 390 vão ter de competir no futuro. Especialmente em países na África que preferem os produtos mais baratos chineses ou com quem a China tem relações preferenciais por causa da sua forte presença na economia local - quer na indústria mineira e energética.
Cumprimentos,