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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Falcão em Maio 03, 2004, 03:03:10 am

Título: MARINHA AO ATAQUE
Enviado por: Falcão em Maio 03, 2004, 03:03:10 am
Correio da Manhã 2004/05/03

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Portugal já dispõe de uma força de intervenção de cerca de mil homens e com capacidade de mobilização no espaço de 48 horas, graças à efectivação de um programa em curso na Marinha e que conta também com a colaboração da Força Aérea, em termos de utilização comum dos novos helicópteros EH-101.
 
O objectivo final é fazer o País dispor de uma capacidade própria de intervenção fora do território nacional, com prioridade para as necessidades nacionais, mas capaz também de corresponder aos requisitos da NATO.

As capacidades passam pela intervenção em zonas terrestres através da concretização de operações anfíbias com desembarque em praias, mas igualmente aeronavais, com recurso a navios e helicópteros, para apoio logístico e apoio de fogo, um sistema integrado que pela primeira vez surge nas nossas Forças Armadas.

O elemento base é o Corpo de Fuzileiros, que tem beneficiado desde há três anos de um programa consecutivo de modernização, sem grandes interrupções, iniciado ainda no anterior governo e prosseguido no quadro do actual executivo, sob proposta da Armada.

O programa está avaliado em mais de cinco milhões de contos e os Fuzileiros podem agora levantar uma força de 800 homens no espaço de 48 horas, num total de cerca de 1200 homens que constituem o Corpo, um número conseguido com a redução das estruturas administrativas em favor do empenhamento operacional.

Mas em causa está não apenas o aumento da capacidade operacional, mas também a garantia da motivação das fileiras e traduzir uma imagem de modernidade para o exterior para atrair novos voluntários.

Os 'fuzos' estão a ser dotados de equipamentos individuais de visão nocturna de última geração para instalação nos capacetes e a acrescentar aos novos sistemas de pontaria dos mísseis Milan surgem agora também equipamentos semelhantes para instalar nos lança-rockets Carl Gustav.

A aquisição de 22 blindados está em curso, incluída no programa de blindados de rodas, e prossegue a compra de fatos de protecção NBQ (Nuclear, Bacteriológica e Química).

A autonomia da força anfíbia é das principais preocupações e estão a ser recebidas cozinhas de campanha e materiais de engenharia, elementos essenciais para a execução de missões de longa duração.

ARMADA CONTA COM APOIO DA FORÇA AÉREA

A Armada não está sozinha na criação desta força e estabeleceu um acordo com a Força Aérea para que os novos helicópteros médios EH-101, que começam a chegar a Portugal em Setembro, possam operar a partir do navio polivalente logístico (NPL), cuja aquisição está prevista na Lei de Programação Militar.

Dos 12 helicópteros, quatro estão preparados para enfrentar situações de combate e estão a sofrer alterações, como a dobragem das pás e da cauda, para permitir a entrada no hangar do NPL e a sua operação a partir do navio, para helitransporte de fuzileiros e carga.

A Marinha, por seu turno, dispõe de helicópteros ligeiros Lynx e está prevista a aquisição de mais cinco, alguns deles dotados de metralhadoras e mísseis, para enfrentar ameaças navais e também com alguma capacidade contra alvos terrestres, para apoio às operações anfíbias.  


Boas notícias...
Título:
Enviado por: FFAP em Maio 03, 2004, 12:06:35 pm
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A Marinha, por seu turno, dispõe de helicópteros ligeiros Lynx e está prevista a aquisição de mais cinco, alguns deles dotados de metralhadoras e mísseis, para enfrentar ameaças navais e também com alguma capacidade contra alvos terrestres, para apoio às operações anfíbias.



  Fiquei admirado com a noticia de estar prevista a compra de mais 5 Lynx, pensava que eram só 2... pelo menos foi o que sempre ouvi e li.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 12:28:08 pm
São boas noticias para os fuzileiros que terão uma capacidade de actuar no exterior quase como nunca teve, esta potenciação dos fuzileiros já deveria ter sido feita á mais tempo penso que é uma força muito capaz e muito util a Portugal para as actuais e futuras missões.

Mas não sei é quantos anos ainda vamos esperar para ver esta força de actuação completa porque do LPD ainda nada, os blindados ainda á espera do vencedor do concurso, os EH-101 começarão a chegar aos poucos, isto ainda vai levar um tempo.

O LPD e os hélis serão essenciais para as operações anfibias, mas ainda será necessário as lanchas de desembarquee e se se quiser uma força mais pesada a utilização de blindados anfibios como o AAV-7.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 03, 2004, 12:57:33 pm
A noticia relativamente aos Lynx é interessante. No entanto, há que ver aqui uma questão. Nada impede a aquisição de dois helicopteros, destinados a operar a partir das fragatas.

A novidade é que haverá helicopteros Lynx, equipados com meios para apoiar as forças desembarcadas, no desembarque.

Citar
também com alguma capacidade contra alvos terrestres, para apoio às operações anfíbias.


Do meu ponto de vista, esta é uma boa noticia especialmente por isto. Ou seja, racionalização de meios. A Marinha operará os Lynx para operações navais, mas também (eventualmente) como "Gunship" para atacar alvos em terra, numa área de desembarque. Eventualmente serão helicopteros equipados de heli-canhões, ou pouco mais. mas será uma adição de grande valor para qualquer força de desembarque anfibia que ficará assim com uma capacidade própria em termos de ataque aéreo.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 01:21:09 pm
Sim a novidade dos Lynx é boa, fala da compra de 5 em que 2 destes serão para as fragatas que virão sobram 3 para as operações de apoio ou também os Lynx que operarem as fragatas podem dar esse apoio?
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 03, 2004, 01:47:46 pm
A ser verdadeira é uma boa notícia, principalmente a da compra de mais 5 Linx.

Mas com um senão: Para qunado a concretização do NPL? :?:

Outra coisa: em caso de emergência, quantas horas leva a operacionalizar uma fragata Meko que esteja atracada no Alfeite?

Ou seja, abastecê-la de combustível, víveres, munições e tripulação, para uma missão de um mês?
Título: Lynx
Enviado por: snakeye25 em Maio 03, 2004, 02:24:28 pm
Citação de: "Fábio G."
Sim a novidade dos Lynx é boa, fala da compra de 5 em que 2 destes serão para as fragatas que virão sobram 3 para as operações de apoio ou também os Lynx que operarem as fragatas podem dar esse apoio?


Não esquecer que para as 3 fragatas existentes deveriam existir 8 helis (2 por fragata mais 2 para treino/reserva). Além disso cada uma das "novas" fragatas pode levar 2 Lynx, pelo que os 5 não serão demais (pensando então que atribuem novamente 2 por unidade naval). É claro que nunca teremos as 5 fragatas activas em qualquer momento, ainda mais com 2 helis a bordo, pelo que a situação de existencia de helis para treino, manutenção, apoio, não se coloca.

Os helis das fragatas, desde que equipados para tal, podem dar o apoio necessário. Só é necessário um reparo como o dos HMA.8 ingleses a operar no Golfo, com uma Browning .50 na porta.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 03, 2004, 02:45:25 pm
Muito sinceramente não compreendo a notícia dos 5 Lynx.

Na LPM estão apenas previstos fundos para 2 helis ( no início eram 3 ).

Muito interessante. Vamos esperar mais desenvolvimentos.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 03, 2004, 02:49:11 pm
A única explicação para isto é que a LPM permite programar uma série de aquisições a médio e longo prazo, e outras à parte saem directamente do Orçamento de Estado consignado à Defesa, na rubrica de compras.

Será possível isto?
Título:
Enviado por: FFAP em Maio 03, 2004, 03:26:04 pm
Quanto custa um Lynx??
   Talvez os 70 milhões de euros que se pouparam nos submarinos tenham passado para a compra de mais Lynx...
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 03, 2004, 03:35:51 pm
FFAP:

Talvez seja isso, mas acho que enquanto não se confirmar essa notícia é melhor não deitar foguetes.

Pessoalmente aquilo que se diz que se poupou nos submarinos deveria ser utilizado para o acelerar da construção dos NPO's.

Opções...
Título:
Enviado por: FFAP em Maio 03, 2004, 03:50:03 pm
Citação de: "Rui Elias"
FFAP:

Talvez seja isso, mas acho que enquanto não se confirmar essa notícia é melhor não deitar foguetes.

Pessoalmente aquilo que se diz que se poupou nos submarinos deveria ser utilizado para o acelerar da construção dos NPO's.

Opções...




   Caro Rui, eu disse "Talvez", ou seja, não tenho a certeza. Normalmente não deito foguetes, nunca dou nada como certo antes de ter confirmação oficial.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 04:00:02 pm
Ainda ninguém sabe o que foi "recortado" dos subs para essa poupança?
Título:
Enviado por: emarques em Maio 03, 2004, 04:09:26 pm
Eu continuo com a esperança de que o único corte tenha sido nos submarinos de substituição. Ou seja, aguentamos os Albacora mais uns tempos sem subs emprestados, e não temos que pagar tanto pelos novos.

Mas é provável que tenham cortado mais qualquer coisa.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 03, 2004, 04:15:29 pm
Eu por mim, aguentar os Albacora (ou mesmo um só) durante mais 5 a 7 anos é um suicídio para a sua tripulação.

E um desprestígio para a nossa Armada.

Creio que o que se poupou, para alem disso (dos sub's de substituição), foi nos juros, já que o prazo do leasing foi encurtado.

Mas também não ponho de parte que os novos subs venham "amputados" de um sistema de armas que nos poderia tornar mais temíveis.

É pena que se continue nestas coisas com contas de mercearia.
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 03, 2004, 07:26:31 pm
Hum, com estas notícias todas não estará para breve o levantamento de um 2º Batalhão operacional de Fuzos ?

800 homens já é um número razoável.

Quanto aos Lynx, também já vi Lynxs ASW ingleses em patrulha com a Browning  de 12.7 na porta. Sempre me perguntei se alguma vez se tinha efectuado uma coisa semelhante nos nossos ( pôr lá uma metrelhadora de 7.62 não deve ser muito difícil, e o apoio pode-se desenrascar...)

Os Lynxs ingleseses também têm um canhão em pod ( acho que de 20mm), mas é fixo e apenas dispara para a frente, pelo que nas patrulhas na costa do Iraque têm usado as metrelhadoras.
Não seria possível colocar-lhes também uns pods de rockets ?

Cumptos
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 04, 2004, 09:16:03 pm
Outra hipotese menos ortodoxa, seria vender os LYNX e comprar para operar nas fragatas MEKO200 SH60F SeaHawk, com capacidade para lançar misseis hellfire2, e armas de 12.7 20mm e 40mm.
O problema seria que as fragatas perry são Short hull, logo n podem receber os SH60. Uma possibilidade seria fazer o que fizeram os espanhois, alongar o deck para poder receber SH60, eles alongaram as perry deles para poder operar o SeaKing.
No futuro se adquirisse-mos fragatas de defesa aérea do tipo F100 elas receberiam também o SH60! Os gregos operam o SH60 nas fragtas Hydra deles.
Podia-mos utlizar o UH60L no GALE em numero de 30 a 40.
Um NH90 custa 4 $ de contos, um UH60L 1,2$ e se virem no site da sikorsky o UH60L pode leavr 18 tropas equipadas para combate + 2 atiradores laterais. O Nh90 leva 21 tropas.

é uma proposta, como tantas outras aqui no forum. :roll: 8)
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 04, 2004, 10:05:38 pm
Citar
Outra hipotese menos ortodoxa, seria vender os LYNX


Vender helis com 10 anos e substituí-los por aparelhos apenas minimamente mais eficazes ( e mesmo assim em apenas algumas áreas)  :wink: !


Cumptos
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 04, 2004, 10:14:06 pm
A questão dos helicópteros navais é bastante interessante.

Sempre pensei que, a adquirir helis novos, estes deviriam ser desde já NH-90.
Por diversas razões:

O Lynx, embora um óptimo heli, já "sofre" também o peso da idade, e estando nós em 2004, seria escusado adquirir um heli com mais de 20 anos de projecção.

Isto levaria-nos à questão de manutenção, por parte da marinha, de 2 aeronaves de rotores diferentes. Tal, felizmente, não aconteceria visto que o exército irá também operar o NH-90 e é perfeitamente possível uma linha de logística conjunta. Aliás, seria mesmo aconselhável à marinha adquirir o NH-90 para que, no futuro, as frotas da Marinha e Exército fossem a mesma.

Logo, penso que o melhor a fazer seria adquirir o NH-90 como novo heli e, quando os presentes Lynx necessitarem de ser substituídos adquirir mais uns NH-90 uniformizando assim a frota do exército e da marinha com o mesmo modelo.
Tal seria também "muito significativo" para indústria nacional visto que a OGMA tem um share de 1.2% no programa.
Título:
Enviado por: Luso em Maio 04, 2004, 10:16:40 pm
"Compará-lo com um aparelho cujo desenho básico tem mais de 20 anos ( e que é reconhecido como uma trabalheira dos diabos para manter, que o digam os Australianos) não é justo, para o UH-60 é claro  ! "

O velho Spectral tem razão...
Eu tenho um fraquinho pelo Lynx mas também é velhote. Alguém sabe de alguma coisa quanto ao Future Lynx?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 04, 2004, 10:18:17 pm
Citação de: "Luso"
Eu tenho um fraquinho pelo Lynx mas também é velhote. Alguém sabe de alguma coisa quanto ao Future Lynx?


Humm nunca mais se ouviu falar do Super Lynx, pelo menos desde que a Thales se juntou ao programa ( salvo erro em 2001 ou 2002 ).

Ao que parece é uma solução muito cara. Mesmo assim o Super Lynx foi apresentado como uma solução para o exército britânico e não marinha que, pelos vistos, está bastante impressionada com a operação do EH-101.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 04, 2004, 10:23:28 pm
Estou de acordo com o Ricardo Nunes e o Spectral a adquirir novos helicópteros eu preferiria os NH-90 para o Exército e Marinha aos SH-60 e UH-60. Como o Spectral disse é u m héli de nova geração com capacidades superiores aos anteriores. Eu apostaria pela uniformização da frota Marinha e Exército no futuro com a substituição dos Lynx pelos NH-90.
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 04, 2004, 10:23:59 pm
Pois, esqueci-me de mencionar que a substituir já os Lynx, devia optar-se logo pelos NH-90 ( é óbvio pelo meu post!  :P ), e também de referir a participação portuguesa.

Qto ao future lynx, parece que os ingleses estão muito interessados num desenho desses para substituir os seus Lynxs do exército ( eu diria que a maior razão é o elevado custo do desenvolvimento de um aparelho completamente novo) nas missões de ligação...

Super Lynx é uma das designações que se dá aos Lynx da década de 90 ( mk88 ou superior, mas estou a falar de cabeça), dos quais Portugal foi um dos primeiros utilizadores.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 04, 2004, 10:26:10 pm
Citação de: "Spectral"
Super Lynx é uma das designações que se dá aos Lynx da década de 90 ( mk88 ou superior, mas estou a falar de cabeça), dos quais Portugal foi um dos primeiros utilizadores.


Westland Super Navy Lynx MK95  :wink:

1 grande abraço,
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 12:38:29 pm
A Marinha do Brasil possui 12 Super Lynx, se não me engano.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 12:45:29 pm
Guilherme:

Já qui escrevi uma vez que pelos vistos, o Brasil é uma espécie de gigante desarmado.

Olhem que o Chile e a Colômbia não fazem a coisa por menos, e tanto quanto julgo saber até a Argentina tem uma marinha superior à vossa (é certo que actualmente a Argentina não tem dinheiro para mandar cantar um cego).

As tentações mundiais sobre a apropriação da Amazónia é grande.

Se um dia a coisa der para o torto, que capacidade tem o Brasil para garantir a sua integridade territorial?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 05, 2004, 12:53:27 pm
Rui, a capacidade militar de defesa do Brasil é bem maior do que a capacidade militar de ataque de qualquer um desses países.

Siga-me o racciocínio. A defesa do território brasileiro seria muito mais fácil do que a sua conquista. Nenhum dos países da América do Sul tem, por enquanto, capacidades para derrotar o Brasil.

O Brasil tem ainda muito que evoluir, em particular em termos aeronáuticos, se quer realmente ser considerado uma "potência" ( detesto dar estas conotações a países ). O programa F-X, mais o programa dos P-3B e CN-295, são um bom início mas pecam pela demora da classe política em tomar decisões.
Não esquecer também que, em termos de projecção aérea é o Brasil que possuiu a maior frota de ataque do continente sul-americano, com os seus AMX.

E claro, acredite que ninguém bate o Brasil em luta de selva.
O Brasil possui o melhor centro do mundo em instrução de guerra em ambientes tropicais. Estou a falar do GIGS ( centro de instrução de guerra na selva ). Sem dúvida que, em caso de guerra,  na Amazónia, o controlo seria brasileiro.  :wink:

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 01:04:55 pm
Ricardo Nunes:

Que Deus o ouça.

De qualquer modo, não há uma ameaça eminente contra o Brasil neste momento, mas como o mundo está a evoluir nas suas relações rápidamnte, nunca se sabe.

Acredito no que disse, mas relembro-o da má reação que o governo brasileiro teve quando os EUA armaram até aos dentes a Colômbia, nomeadamente ao nível de meios aéreos, com a desculpa de combater ao narco-tráfico, e que de uma assentada ofereceu 60 Black Awks a esse país, o que levou o Brasil a considerar que se tinha assim verificado uma alteração do peso estratégico na região.

Claro que não seriam os helicópteros colombianos a conseguir invadir o Brasil, mas acho que este país deveria investir mais em meios aéreos.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 01:34:26 pm
Rui, a Marinha argentina não é mais poderosa que a do Brasil, nem o Exército deles. A Força Aérea argentina, no momento, pode ser considerada mais moderna que a do Brasil. A Marinha do Brasil, nas Américas, só é menos poderosa que a US Navy.

Meios da Marinha do Brasil:

http://www.mar.mil.br/Marinha_do_Brasil/menu_navios.htm

Meios da Armada Argentina:

http://www.ara.mil.ar/La_Armada/MediosyCapacidades/Flota_de_Mar.htm
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 01:35:54 pm
A maior ameaça ao Brasil não vem de nossos vizinhos, mas do Atlântico Norte...
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 01:47:18 pm
Guilherme:  Você está mais abalizado que eu e por isso se você o diz, acredito.

No entanto, foi ao ler as páginas das marinhas do Brasil e da Argentina que cheguei a essa conclusão, porventura errada.

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 02:04:04 pm
Mas quais as informações que você leu nos websites dessas 2 marinhas, e que te fizeram acreditar que a Armada argentina é melhor que a do Brasil?
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 02:15:27 pm
Guilherme:

Fiquei com a sensação de que os argentinos tinham mais fragatas ou equiparados, enquanto que o Brasil, apesar do porta-aviões não tem grande equipamento para o "rechear".

Também me pareceu que o Brasil apesar de ter mais embarcações estas se destinam a navegação de cabotagem e navegação fluvial.

Parece-me que os argentinos estão mais bem equipados para conflitos no mar.

Mas como disse pode ser uma impressão errada, e o Guilherme disso saberá mais do que eu.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 02:18:12 pm
Ah, mas os argentinos têm muitas corvetas, e poucas fragatas, que eles chamam de "destructores". O que eles chamam de destructor (destroyer), no Brasil é considerado fragata.

O melhor negócio do mundo é comprar um argentino pelo que ele vale, e vendê-lo pelo que ele pensa que vale.  :P
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 02:33:53 pm
Guilherme:

Nessas rivalidades  entre vizinhos eu já não me meto :?
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 02:39:21 pm
:jok:
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 05, 2004, 04:21:16 pm
Eu acho que em termos de meios na Marinha Brasil e Argentina estão algo igualados, mas com a grave crise que atravessa a Argentina duvido um bocado da operacionalidade. Assim de cabeça lembro-me que várias corvetas da classe MEKO 360 e outras e um destroyer igual aos da classe Type 42 ingleses  e 3 ou 4 fragatas a que eles chama destroyers. Não me lembro bem mas acho que eles iam reconverter esse destroyer para navio de transporte, para poder transportar 300 infantes penso eu.
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 05, 2004, 04:39:41 pm
Qual quê, a Argentina não tem a menor chance que sejá contra o Brasil, nem agora, nem nunca.

O Brasil em tudo é melhor, e maior que a Argentina. O unico lugar onde os Argentinos podem lutar de igual-para-igual com os Brasileiros é no futebol, e só a nível de seleções, porque de resto "bye bye".

A Argentina é uma atraso de vida. Foi o país mais atrasado que eu já visitei em toda a América Latina. Tudo velho, absoleto, e a cair aos bocados. A Argentina parece um país que ficou parado no tempo, estagnado.

Os Argentinos têm é muita garganta, e como têm aparência europeia levam as pessoas a pensar que eles são melhores do que são na realidade.

Até o Chile arrebentava com a Argentina, e são mais pequenos do que eles. Só que os Chilenos são gente séria, trabalhadores, e competentes, algo que os Argentinos não são.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 05, 2004, 04:46:07 pm
Citar
O melhor negócio do mundo é comprar um argentino pelo que ele vale, e vendê-lo pelo que ele pensa que vale.

 :rir:  :rir:  :rir:  :rir:

Não são só os Argentinos... Há outras rivalidades que também permitem dizer isso...

 :twisted:  :twisted:
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 04:55:41 pm
Considerando-se escoltas, corvetas e submarinos,

Argentina:

- 1 destructor (fragata) classe Hércules;
- 4 destructores (fragatas) Meko 360;
- 5 corvetas Meko 140;
- 3 corvetas A-69;
- 2 submarinos TR-1700;
- 1 submarino IKL-209 (construído em 1972).

Brasil:

- 1 navio-aeródromo  classe Clemenceau;
- 1 contra-torpedeiro (US Navy Knox);
- 6 fragatas classe Niterói (Vosper Mk10, construídas em 1974 e 1975, das quais 2 estão modernizadas e 2 estão em fase final de modernização);
- 3 fragatas classe Greenhalgh (Type 22 Batch 1);
- 4 corvetas classe Inhaúma;
- 4 submarinos IKL-209 (o mais antigo, construído em 1989).

A vantagem dos argentinos está no número de corvetas, mas as corvetas da MB são mais modernas. As 4 Meko 360 são mais modernas que as Niterói, mas estas estão sendo modernizadas. Além disso, temos mais fragatas e submarinos (1 submarino estará pronto no ano que vem, 1 corveta foi lançada em 2002 e está recebendo sistemas e armamentos). Além do navio-aeródromo.

Assim, não quero ser ufanista, mas não vejo uma vantagem da Armada argentina, ou uma igualdade em relação à MB.  :wink:
Título:
Enviado por: Lince em Maio 05, 2004, 05:04:24 pm
Caro dremanu:

Os termos utilizados não são os mais indicados para “rotular” um país ou povo.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 05:15:36 pm
Citação de: "dremanu"
A Argentina é uma atraso de vida. Foi o país mais atrasado que eu já visitei em toda a América Latina. Tudo velho, absoleto, e a cair aos bocados. A Argentina parece um país que ficou parado no tempo, estagnado.

Parece que você não visitou a Bolívia ou o Paraguai.  :mrgreen:

Citação de: "dremanu"
Até o Chile arrebentava com a Argentina, e são mais pequenos do que eles. Só que os Chilenos são gente séria, trabalhadores, e competentes, algo que os Argentinos não são.


O problema da Argentina são os dirigentes políticos irresponsáveis, que meteram o país numa crise aguda e arrasaram a economia, que agora está dando sinais de melhora. Resolvido esse problema, a Argentina pode voltar a crescer, e continuar com uma economia maior que a do Chile. Espero que a economia argentina volte a crescer, e muito. O crescimento econômico da Argentina é muito bom para o Brasil e o resto da América Latina.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 05:17:51 pm
dremanu, és tu no avatar? Parece uma foto antiga do meu avô.   :)
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 05, 2004, 05:22:31 pm
Guilherme é o ator Errol Flynn, um ator Americano muito famoso hà uns anos atrás.

Tb é parecido com o teu avô!? Tb é com o meu! Será que és um dos meus primos Brasileiros? :D
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 05, 2004, 05:27:19 pm
Caro Lince, têm razão, desculpem os membros do forum se ofendi alguém. Trabalhei 4 anos com gente da Argentina e fiquei com um gosto muito amargo na boca de lidar com as pessoas que vêm desse país, daí os meus comentários.

Mea culpa.... :oops:
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 05, 2004, 09:08:54 pm
A Marinha tal como a própria Argentina tem estado paradas no tempo enquanto o Brasil pouco a pouco vai incorporando novas unidades e modernizando outras dai agora essa supremacia que tende para acentuar-se nos próximos anos, mas a diferença actual entre as duas não é muito grande a não ser pela operacionalidade dos navios argentinos que não deve estar ao nivel dos navios brasileiros.

O navio-aérodromo está operacional e em boas condições? que aeronaves e helicópteros operam nele?

A Argentina não é só forte a nivel de selecção, o Boca Juniors ganhou a ultima Copa Libertadores ao Santos creio e a ultima taça Intercontinental ao Milan.
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 05, 2004, 09:45:27 pm
Nas contas para as marinhas da América, não se esqueçam do Canadá.
Apesar dos recentes cortes, mantém uma força de fragatas numerosa e muito bem equipada, sendo uma das melhores marinhas na luta ASW do mundo.

Além de que ( e aqui perdoem-me os amigos brasileiros) os seus níveis de treino e organização são mesmo de nível mundial, talvez apenas a par da US Navy ou Royal Navy.


Cumptos
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 05, 2004, 11:51:09 pm
O Canada tem uma boa Marinha,  nas Marinhas da América do Sul o Brasil e agora o Chile com as fragatas holandesas e os Scorpene também parece estar bem (quando os esses meios chegarem).
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 08:21:07 am
Sobre o navio aeródromo São Paulo:

http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/naesp.htm

Ele opera A-4, Sea King, Super Puma, Jet Ranger e Esquilo. Também opera os S-2 Tracker e Super Etendard da Armada Argentina, em operações conjuntas (ARAEX, TROPICALEX, etc.).
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 06, 2004, 11:53:04 am
Guilherme:

Não foi um desses Super Entendard, com misseis Exocet que afundaram um contra-torpedeiro inglês durante a guerra das malvinas?
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 12:28:05 pm
Sim, os Super Etendard afundaram e avariaram seriamente navios britânicos com mísseis Exocet. A-4 argentinos afundaram e avariaram alguns navios com bombas burras Mk-82 .
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 03:45:17 pm
Os A-4 são aviões já antiquados, não está previsto nos próximos anos a sua substituição por uma aeronave mais moderna?
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 04:01:56 pm
Não conheço nada a respeito da substituição dos A-4.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 07:47:59 pm
Se o Brasil se empenhar na substituição dos A-4 por um avião moderno ficará com um poder aeoro-naval excepcional sem comparação com qualquer pais da América do Sul, somando a isto a modernização das fragatas e a construção dos submarinos, está a tornar-se numa Marinha potente especialmente na sua área geográfica.
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Enviado por: papatango em Maio 06, 2004, 08:00:34 pm
O que está previsto é a modernização do A-4 para o padrão do F-5-BR, que é bastante moderno.

No entanto, o A-4 faz sentido como avião de ataque e não como caça de superioridade aérea.

Para sulplementar o A-4, a marinha brasileira necessita de um grupo de 6 ou 8 F-18 modernizados, e equipados como misseis BVR. Só desta forma se capacitam as suas capacidades como aviões para defesa de uma esquadra.

Cumprimentos
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Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 08:28:03 pm
Sim, F/A-18 Hornet (novos ou usados), F/A-18 E/F Super Hornet, MiG-29 ou Rafale,  qualquer um destes seria uma boa escolha, para complementar os A-4 no São Paulo.
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Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 08:37:15 pm
Uns F-18 modernizados ficariam bem ao lado dos A-4, seria uma boa escolha para o Brasil. Os Super Hornet sairiam muito mais caros penso eu.
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Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 08:42:01 pm
E também acho que os EUA não iriam vendê-lo ao Brasil, pois os EUA possuem uma política de não introduzir um equipamento militar avançado na América Latina. Um exemplo clássico é o F-4 Phantom, que teve sua venda proibida ao Brasil (a McDonnel Douglas não deve ter gostado nada disso, pois teriam sido vendidas 48 aeronaves :) ) e o AMRAAM. Caso um outro país venda um armamento avançado à América Latina, aí os EUA podem pensar em liberar um equipamento com as mesmas categorias.
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Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 09:45:14 pm
Ao que li num site a dotação completa actual do A-12 São Paulo era :
14 cazas AF-1 (A-4), 8 helicopteros Sea King, 2 Esquilo y 3 Super Puma.
Esta é realmente a dotação completa ou pode transportar um nº maior de aeronaves?

Li também que com a modernização os F-5 iam estar operativos pelo menos até 2020 e que dos 26 C-130H apenas 14 estão operativos.
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Enviado por: Guilherme em Maio 06, 2004, 10:53:56 pm
Sim, no momento a dotação do São Paulo deve ser essa mesma, ele não tem mais aeronaves por falta de $$$ na Marinha do Brasil. Se não me engano, ele pode levar até 35 aeronaves de asa fixa.

Os F-5 serão modernizados e terão sua vida útil prolongada até 2015-2020. Quanto aos Hércules, a FAB possui 23 aeronaves, não sei quantas estariam disponíveis (talvez as aeronaves não-disponíveis sejam os C-130E que estão sendo atualizados para o padrão C-130H, assim todos os C-130 da FAB serão C-130H - a FAB possuía C-130E e comprou 10 C-130H da Itália).
Título: O Porta-aviões brasilero
Enviado por: Rui Elias em Junho 07, 2004, 02:33:51 pm
Pois, a mim sempre me pareceu que o São Paulo tinha pouco "recheio" :oops: .

No entanto, o Brasil possui capacidades para, querendo, equipá-lo como deve ser.