Elmo de viseira nos Descobrimentos

  • 0 Respostas
  • 2453 Visualizações
*

Pingu77

  • 1
  • +0/-0
Elmo de viseira nos Descobrimentos
« em: Outubro 15, 2011, 01:39:06 am »
Olá, amigos.

Sou um brasileiro que admira (e muito!) minhas origens portuguesas, toda a influência do país na História do Brasil, além da sua fundação, é claro.

Particularmente admiro muito a História de Portugal que compreende entre os períodos do final do séc. XIV (1385, ano da vitória na legendária Batalha de Aljubarrota), no reinado de Dom João I, até o final do séc. XVI, no trágico desaparecimento de Dom Sebastião em Alcácer-Quibir. (Entretanto, também tenho grande interesse da exclusiva influência européia no Japão, que é claro era a portuguesa, no período que se convenciona chamar de Nanban, do final do séc. XVI, 1571 - 1600. Depois apareceram espanhóis, holandeses e ingleses.).

Apresentações à parte, venho até este fórum de assuntos bélicos, para trazer a seguinte questão: gostaria de saber se algum amigo português conheceria alguma obra, ou possua imagens de museus, que retratem sobre elmos de viseira no período dos Descobrimentos. Se não for pedir muito, o período que mais me interessa é justamente o que vai do final do reinado de D. João II até o final do reinado de D. Manuel I (1485 até 1520).

Em 1415, no ano da Conquista de Ceuta, sabe-se que por volta dessa época foi marcada a grande participação e presença portuguesa nos circuitos internacionais de torneios e justas:

http://willscommonplacebook.blogspot.co ... -1415.html
http://www.thehojos.com/~stmikes/Continge.htm
http://willscommonplacebook.blogspot.co ... abant.html
http://www.thehojos.com/~stmikes/Bourgoise.htm
http://www.thehojos.com/~stmikes/arras.htm

Citar
D’Ollumen vs. de la Haye (1415)

When the fight had continued for some time in this way the Portuguese lifted his visor and Guillaume de la Haye, without lifting his, sought to present the point of his axe to his face. The Portuguese began at once to retreat, but when they saw how it was going they cried “Ho, ho, ho” and went diligently to take them. They say that the Portuguese was very short of breath, and that if de la Haye had wanted to come a little closer he could have thrown him to earth in wrestling, as he was one of the best wrestlers you could find. Then both of them were given honor and good cheer.

E, pela natural evolução do equipamento militar de defesa, na parte dos elmos eles, por volta desse período, já estavam com uma razoável sofisticação, sendos os elmos de viseira, conhecidos nessa época (pelos cronistas como Fernão Lopes e Gomes Zurara) como "bacinetes com cara", o que corresponde ao equipamento militar em voga também internacionalmente. Até porque em Portugal todo esse equipamento era majoritariamente importado, principalmente de Flandres.

Além de que, na própria Conquista de Ceuta, o cronista Gomes Eanes de Zurara, faz referência à viseira presente nos elmos de alguns soldados portugueses, além do próprio equipamento do Infante Dom Henrique, que chegou a participar dessa batalha.

Mais tardiamente, Luís Fróis, jesuíta português no Japão, em uma obra que diferencia diversos aspectos do universo europeu do encontrado no japonês, desde sutis hábitos e costumes do cotidiano à monumental concretude de construções que abrigam às instituições das duas realidades, Fróis chega na parte bélica e faz referência que os elmos europeus tem "vizeira", e os japoneses "mea cara de diabo no rosto".

Além de que, as armaduras de Dom Sebastião desse período (final do séc. XVI) também levam a reafirmar essa idéia, além do elmo atualmente obtido por Rainer Daehnhardt.

Tendo em vista toda essa grande introdução, gostaria que os amigos pudessem me ajudar nessa busca, ou mesmo sem ter como provar com fontes, livros e imagens, pudesse me dar algum embasamento se esses elmos com viseira eram freqüentes nesse período dos Descobrimentos (1485 - 1520).