ForumDefesa.com

Economia => Países Lusófonos => Brasil => Tópico iniciado por: Oziris Lucio em Dezembro 18, 2007, 08:27:45 pm

Título: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Oziris Lucio em Dezembro 18, 2007, 08:27:45 pm
Brasil sobe uma posição e ocupa 6º lugar na economia mundial, diz Bird
Publicidade
da Folha Online

O Brasil ganhou uma posição e agora ocupa o sexto lugar na economia mundial, segundo ranking do Banco Mundial, que divulgou nesta terça-feira os dados do PCI (Programa de Comparação Internacional), que analisa as economias de 146 países.

De acordo com o Banco Mundial, levando-se em conta a paridade do poder de compra, o Brasil responde por metade da economia da América do Sul. Com o equivalente a 3% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial nesta medição, o Brasil divide o sexto lugar ao lado do Reino Unido, França, Rússia e Itália.

Segundo explicação do Banco Mundial, o Brasil subiu de lugar por conta de uma nova avaliação. A paridade do poder de compra, expressa por meio dos valores das moedas locais e o que é possível comprar, tomou o lugar da chamada medida cambial, que apenas converte o PIB do país em dólares.

Na medida convencional (cambial), o Brasil seria a sétima economia, ao lado da Índia, Rússia e México, que respondem juntos por 2% do PIB mundial.

"Os números passaram a refletir o valor real de cada economia, com as diferenças corrigidas em níveis de preços, sem a influência de movimentos transitórios de taxas cambiais", explica o Banco Mundial.

EUA na ponta

Como já era esperado, a maior economia do mundo ainda é a dos Estados Unidos --ela, porém, está menor que no passado. Em seguida aparece a China, que pelas novas pesquisas subiu de quarto para segundo lugar.

De acordo com os dados, pelo sistema cambial os EUA têm 28% do PIB mundial, mas pela regra da paridade, apontada como mais realista pelo Bird, o país tem 23%. Na China, levando-se em conta o método do poder de compra, a participação é de 10%; pelo cambial, fica em 5%.

Ao todo, a economia mundial produziu US$ 55 trilhões em mercadorias e serviços em 2005. Deste total, cerca de 40% vieram de países em desenvolvimento -- China, Índia, Rússia, Brasil (Brics) e México responderam sozinhos por quase 20%.

Confira o ranking do Banco Mundial segundo a capacidade de compra

Estados Unidos
China
Japão
Alemanha
Índia
Brasil, Reino Unido, França, Rússia e Itália
Espanha e México
Título:
Enviado por: Luso em Dezembro 18, 2007, 09:36:57 pm
Bravo! Venham daí mais notícias dessas. Que o Brasil fique cada vez mais forte.
Título:
Enviado por: comanche em Dezembro 19, 2007, 10:55:19 pm
Brasil tem potencial para crescer ainda muito mais.

Força Brasil!  :D
Título:
Enviado por: Victor Cezar em Janeiro 03, 2008, 11:12:02 pm
Agora só falta melhorar socialmente.  :wink:
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Fevereiro 26, 2008, 04:14:39 pm
Em destaque na primeira pagina da edição em papel de amanha do jornal  frances 'Le Monde' :

Pela primeira vez, o Brasil torna-se credor

"Pour la première fois, le Brésil devient créditeur
 Il y a vingt ans, le Brésil était le pays le plus endetté du monde en développement. De prêts d'urgence en plans de rééchelonnement, le système financier international, public et privé, se préoccupait en permanence de cette énorme dette qui semblait impossible à rembourser. Le Fonds monétaire international imposait au pays son programme d'ajustement structurel fait de lutte contre l'inflation, de rigueur budgétaire et de privatisations. " FMI, dehors ! " était le slogan du Parti des travailleurs (PT), créé par Luiz Inacio Lula da Silva en 1980.
Il faut avoir tout cela en tête pour mesurer la performance : en janvier 2008, pour la première fois de son histoire, la banque centrale possédait des réserves de change supérieures à la dette extérieure totale, soit 187 milliards de dollars, contre 183 milliards. Le Brésil est désormais créditeur net.
Ce résultat couronne plusieurs mandats de bonne gestion, ceux de l'ancien président Fernando Henrique Cardoso (social-démocrate) et ceux de l'actuel président Lula (gauche), réélu en octobre 2006 avec 60 % des voix. Les exportations du Brésil ont triplé depuis l'arrivée au pouvoir de Lula, en janvier 2003, l'inflation est jugulée, la croissance a atteint 5,25 % en 2007, le real s'apprécie face au dollar, et la pauvreté recule.
En annonçant en fanfare " la fin de la dette ", le Brésil veut consolider son image de pays sérieux.
"


Portanto... "com um excedente de 4 mil milhoes de dolares nos cofres, uma taxa de crescimento que atingiu 5,25%, triplicadas as exportaçoes nos ultimos quatro anos, inflação dominada e valorização do 'real' face ao USD, e pobreza em baixa...o Brasil declara o fim da divida e pode consolidar a imagem de um pais sério"... muito boas noticias do lado de la do Atlantico.
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 04:20:18 pm
só é pena que 10% da pop. continue a possuir 90% da riqueza... :roll:
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Fevereiro 26, 2008, 06:20:56 pm
Citação de: "P44"
só é pena que 10% da pop. continue a possuir 90% da riqueza... :)
Título:
Enviado por: zecalentejano em Março 03, 2008, 03:53:27 am
Estão-se a esquecer dos Árabes  :idea: ! Não são tótós. Claro, são os que ainda utilizam a paridade e estratégia a nível de Banco Central de ter divisas diversificadas ($ e + ainda €) para fazer uma estratégia contra especulações cambiais. Cuidado com eles e os amarelos!
Título:
Enviado por: superbuzzmetal em Maio 14, 2008, 01:00:21 pm
Citação de: "P44"
só é pena que 10% da pop. continue a possuir 90% da riqueza... :D
Título:
Enviado por: Engenhocas em Julho 01, 2008, 01:38:27 am
Para Portugal isto é uma grande noticia, e ainda mais pa economia portuguesa, que tem nesse país um dos maiores destinos da exportação, sem contar claro com as grandes empresas portuguesas lá instaladas.

Força Brasil
Título:
Enviado por: shandowlord em Setembro 13, 2008, 10:33:38 am
Citar
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL757345-9356,00-BRASIL+JA+E+PAIS+DE+CLASSE+MEDIA+DIZ+ECONOMIST.html
12/09/08 - 07h44 - Atualizado em 12/09/08 - 08h14
Brasil já é país de classe média, diz Economist
Reportagem pergunta em quem a classe média vai votar nas eleições.

Da BBC
Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira, a revista britânica The Economist destaca o crescimento da classe média no Brasil, que hoje ultrapassa metade da população.

"O Brasil, antes notório por seus extremos, é agora um país de classe média", diz a reportagem, que cita dados da Fundação Getulio Vargas.

"Esta escalada social é vista, principalmente, nos centros urbanos do país, revertendo duas décadas de estagnação econômica iniciada nos anos 80."

Citando Marcelo Neri, da FGV, a revista aponta duas principais razões para o crescimento da classe média: a melhora no nível de educação, com os alunos permanecendo nas escolas por mais tempo do que no início dos anos 90, e a migração de empregos do mercado informal para a economia formal.

"O ritmo da criação de empregos formais está se acelerando, com 40% mais empregos criados nos 12 meses até julho do que no mesmo período do ano passado, o que, em si mesmo, é um recorde", afirma a Economist.

"Junto com a transferência de renda para famílias pobres, isso ajuda a explicar o fenômeno - o que não ocorre com o desenvolvimento econômico e social da Índia ou da China. Com o crescimento da classe média brasileira, a desigualdade diminuiu no país."

 
  Consumo
A reportagem segue dizendo que a nova classe média é particularmente preocupada com o consumo e que, apesar de não procurar as lojas caras voltadas para um mercado mais rico, ela também não quer comprar em lojas que pareçam "baratas".

A Economist ainda cita as novelas e seus belos atores como responsáveis pelo estabelecimento do padrão de gosto em moda e beleza, afirmando que talvez elas expliquem a popularidade da cirurgia plástica no Brasil, mesmo entre a nova classe média, que pode pagar pelas operações a prestação.

A recente disponibilidade de crédito para a população, facilitado pela queda nas taxas de juros, ajudou a aumentar o pode de compra desta nova classe média, diz a reportagem, mas a revista afirma que o rápido crescimento está assustando alguns.

"Mas que impacto esta classe média mais numerosa vai ter sobre a política?", pergunta a Economist lembrando que, no passado, pessoas nesta faixa de renda costumavam votar no PSDB.

"De acordo com Mauro Paulino, do Datafolha, a popularidade pessoal de Lula e seus programas sociais de governo mexeram nessa equação. 'Aqueles que subiram das classes C e D e experimentaram a ajuda do governo neste caminho, devem ficar com o PT', diz ele."

"Ao mesmo tempo a classe média deu nova forma ao PT à sua própria imagem: a retórica econômica desnorteante do partido emudeceu. Ele também tem que prestar atenção ao grupo de eleitores que chegou à classe média e trouxe com ele as atitudes socialmente conservadoras em relação a aborto e casamento gay", diz a revista.

"Mas permanece irônico que essa grande transformação social, conquistada em parte pela maior abertura comercial com o resto do mundo, pode acabar fortalecendo um partido que, até recentemente, era a favor da autarquia", conclui a Economist.


Entre emergentes, bancos estrangeiros recomendam ações e títulos do Brasil

Se você quer comprar ações de empresas de países emergentes, para onde deve ir? Para o Brasil, recomenda o banco de investimentos Morgan Stanley, em relatório divulgado hoje.

E se você quer investir em títulos de renda fixa? Para o Brasil, recomenda outro banco de investimento, o Deutsche.

Os analistas do Morgan Stanley sugerem que os investidores atribuam maior peso às ações brasileiras. Na  carteira recomendada, a alocação para o Brasil é a maior desde março do ano passado.

Já o banco alemão recomenda aplicações em títulos da dívida emitidos pelo Brasil e rebaixa as indicações para os demais países emergentes, exceto um, a Rússia. Para os analistas do Deutsche, o Brasil está em “melhor posição para resistir à queda dos preços das commodities e ao ambiente externo mais desafiador”.

Ontem, outra notícia interessante. Enquanto os papéis da Vale sofriam, a China, principal cliente da Vale, anunciava recorde de importação de minério de ferro em agosto. E a companhia brasileira negocia aumentos de preços. Hoje foram divulgados indicadores mostrando que a economia chinesa continua forte. Nem tudo é má notícia.
Título:
Enviado por: rafafoz em Dezembro 09, 2008, 12:48:32 pm
Citar
Ainda sem impacto da crise, PIB cresce no terceiro trimestre

Na comparação com trimestre anterior, alta foi de 1,8%.
Em relação ao mesmo período do ano passado, elevação foi 6,8%.

Do G1, em São Paulo e no Rio

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu 6,8% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com o trimestre anterior, a alta foi de 1,8%.


Os dados ainda não trazem o impacto da crise financeira internacional, que atingiu o país no último trimestre do ano.
Título: Re:
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 06, 2010, 12:50:04 pm
Citação de: "P44"
só é pena que 10% da pop. continue a possuir 90% da riqueza... :roll:

Isso é verdade. Mas com o tempo a população vai melhorando.
Abçs
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Luso-Efe em Setembro 15, 2010, 10:56:02 pm
Por este motivo é que temos que encostar no Brasil, e apanhar boleia.

Temos que olhar para eles como a inglaterra olhou em tempos para os states.

Força Brasil.

Os Portugueses estão convosco.

País irmão.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 16, 2010, 11:15:38 am
Podiamos cooperar com o Brasil em muita coisa (muita mesmo), mas não nos podemos esquecer que Portugal está bem melhor que o Brasil.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 17, 2010, 03:35:13 am
Citação de: "Luso-Efe"
Por este motivo é que temos que encostar no Brasil, e apanhar boleia.
Temos que olhar para eles como a inglaterra olhou em tempos para os states.
Força Brasil.
Os Portugueses estão convosco.
País irmão.
Boas Luso-Efe!
É assim que deve ser o pensamento Geo-Político de cooperação, um ajudando o outro no que possível for.
Abraços.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 17, 2010, 04:00:04 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Podiamos cooperar com o Brasil em muita coisa (muita mesmo), mas não nos podemos esquecer que Portugal está bem melhor que o Brasil.
Caro Cabeça de Martelo,
Eu não sei em que mundo vc vive, ou que tipo de jornais e mídias vc endossa audiência.
Com todo o respeito que tenho a Portugal (E eu tenho mesmo muito respeito), Portugal não está melhor do que o Brasil em nada, muito pelo contrário.
Vou apenas citar um exemplo, em que não somente Portugal, mas toda a UE não consegue concorrer com o Brasil.: O Trigo.
Agora que a OMC vem banindo veementemente o subsídio implementado pelos países Europeus e EUA, onde os países do hemisfério Sul estão ganhando as "batalhas" pela livre concorrência, o Brasil desponta como uma grande potência mundial.
Vc deveria ser mais humilde, e tentar compreender que a economia mundial é dinâmica. Tanto que em 2008 era um cenário (Conforme dados abaixo) e hoje o cenário é outro.
Confira abaixo.

RANKING DO PIB DAS 30 PRINCIPAIS ECONOMIAS (2008):

PAÍS.............PIB(bilhões de US$)...% DO.PIB MUNDIAL

1º EUA....................14.204,322..........23,64
2º JAPÃO..................4.909,272 ...........8,17
3º CHINA..................4.326,187............7,20
4º ALEMANHA............3.652,824............6,08
5º FRANÇA................2.853,062............4,75
6º REINO UNIDO.........2.645,593............4,40
7º ITÁLIA..................2.293,108............3,82
8º BRASIL.................1.612,539...........2,68
9º RÚSSIA.................1.607,816............2,67
10º ESPANHA.............1.604,174............2,66
11º CANADÁ...............1.400,091...........2,33
12º ÍNDIA..................1.217,490............2,03
13º MÉXICO...............1.085,951............1,81
14º AUSTRÁLIA...........1.015,217...........1,69
15º COREIA DO SUL ......929,121............1,55
16º HOLANDA ..............860,336............1,43
17º TURQUIA................794,228............1,32
18º TAWAN..................713,700............1,18
19º POLÔNIA................526,966............0,88
20º INDONÉSIA.............514,389............0,86
21º BÉLGICA.................497,586............0,83
22º SUIÇA....................488,470............0,81
23º SUÉCIA...................480,021............0,80
24º ARÁBIA SAUDITA......467,601............0,78
25º NORUEGA................449,996............0,75
26º ÁUSTRIA.................416,380............0,69
27º IRÃ........................385,143............0,64
28º GRÉCIA...................356,796............0,59
29º DINAMARCA.............342,672............0,57
30º ARGENTINA..............328,385............0,54
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 17, 2010, 10:22:35 am
Benny coloque aí uma tabela do PIB per capita e depois falamos.

Mas continuo a dizer, o Brasil deve ser uma das apostas e deve ser aumentada a cooperação institucional entre as duas nações.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 17, 2010, 10:44:55 am
Citar
Portugal não está melhor do que o Brasil em nada,

Já estivemos bem melhor no que toca a segurança, mas ainda assim neste campo estamos melhor que o Brasil...
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: P44 em Setembro 17, 2010, 10:59:14 am
Citação de: "Cabecinhas"
Citar
Portugal não está melhor do que o Brasil em nada,

Já estivemos bem melhor no que toca a segurança, mas ainda assim neste campo estamos melhor que o Brasil...


dá uma volta pela costa da caparica e depois falamos...até FAVELAS já existem
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 17, 2010, 11:07:27 am
Pois é P44, que o Cabecinhas vá lá, eu é que não coloco os meus pés nesse sitio, é só plebe, que hóooooooooooooooooooooooooooooorror!  :lol:

 :(  :evil:
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 17, 2010, 12:02:55 pm
Citação de: "P44"
Citação de: "Cabecinhas"
Citar
Portugal não está melhor do que o Brasil em nada,

Já estivemos bem melhor no que toca a segurança, mas ainda assim neste campo estamos melhor que o Brasil...


dá uma volta pela costa da caparica e depois falamos...até FAVELAS já existem

E dou, nunca me fizeram mal, desde que não me meta com eles... da única vês que vi alguns brasileiros a querer fazer distúrbios, liguei para a GNR que em 5 minutos estavam no local a meter ordem.

Ou então quando o Brasil ganhou um jogo qualquer e foram festejar para a rua (partir), a GNR só se deu ao trabalho de soltar os cães...
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 17, 2010, 03:48:33 pm
Citação de: "Cabecinhas"
Citar
Portugal não está melhor do que o Brasil em nada,
Já estivemos bem melhor no que toca a segurança, mas ainda assim neste campo estamos melhor que o Brasil...
Espero que continue sempre melhor "Cabecinha"...
Pois nesse aspecto, o Brasil é ruim igual a tantos outros no mundo...
Mas...[/color]
Como esse não é o assunto do tópico...
Calo-me por aqui. :D
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 17, 2010, 03:57:54 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois é P44, que o Cabecinhas vá lá, eu é que não coloco os meus pés nesse sitio, é só plebe, que hóooooooooooooooooooooooooooooorror!  :lol:
:(  :evil:

Cabeça de Martelo,
O assunto do tópico não é sobre renda per capta, se assim o fosse, obviamente Portugal teria a obrigação de estar em melhor posição do que o Brasil.

Mas como vc insiste nesse assunto, vamos aos dados:

O Governo Lula herdou 40 milhões de brazucas abaixo da linha da pobreza, o que no Brasil classificamos como classe E. O Mesmo governo trabalhou e colocou 20 milhões para a classe dos pobres, ou seja, 20 milhões migraram da classe E para a Classe D. Não resolveu o problema, mas já é um grande avanço.

Pelos estudos sociais as classes econômicas no Brasil atuais são as seguintes:

A - Ricos e Milionários (Classe alta) ( Cerca de 10% da população do país)
B - Classe média (Alta) - ( + ou - 10%).
C - Classe média baixa. + ou - 40%)
D - Classe de ascenção. (Pobres) + ou - 40%)
E - Pobres e miseráveis (Abaixo da linha da pobreza) 20 milhões (10%)
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 17, 2010, 04:33:02 pm
Citação de: "|FIT|_Benny"
Cabeça de Martelo,
O assunto do tópico não é sobre renda per capta, se assim o fosse, obviamente Portugal teria a obrigação de estar em melhor posição do que o Brasil.

Portugal está em melhor posição, basta veres os dados de eu escrevi.

Citar
Mas como vc insiste nesse assunto, vamos aos dados:

O Governo Lula herdou 40 milhões de brazucas abaixo da linha da pobreza, o que no Brasil classificamos como classe E. O Mesmo governo trabalhou e colocou 20 milhões para a classe dos pobres, ou seja, 20 milhões migraram da classe E para a Classe D. Não resolveu o problema, mas já é um grande avanço.

Pelos estudos sociais as classes econômicas no Brasil atuais são as seguintes:

A - Ricos e Milionários (Classe alta) ( Cerca de 10% da população do país)
B - Classe média (Alta) - ( + ou - 10%).
C - Classe média baixa. + ou - 40%)
D - Classe de ascenção. (Pobres) + ou - 40%)
E - Pobres e miseráveis (Abaixo da linha da pobreza) 20 milhões (10%)[/color]

E é essa evolução positiva que eu referi, o Brasil felizmente avançou muito socialmente, MAS ainda vai ter que avançar ainda mais para nos atingir. A questão é que o mercado brasileiro é enorme, e há muita possibilidade de negócios aí, infelizmente por causa da vossa legislação, esses investimentos são menores. Ou falamos do Português emigrado aí, ou então falamos das grandes multinacionais Portuguesas que adquirem empresas já solidificadas no mercado Brasileiro. Entre estes dois tipos de investidores está um mundo enorme de pessoas que querem investir e não podem. Conheci um Português quando fui aí visitar a familia da "defunta" que tinha vários negócios, infelizmente tinha que recorrer a toda uma série de estratagemas de forma a fazer esses investimentos. Se um Brasileiro quiser investir e residir em Portugal é das coisas mais simples que há e consegue-o em pouco tempo, já um Português fazer o mesmo...é um trabalhão.

Não penses que estás a falar com um Português que se acha melhor que os Brasileiros. Quem me dera a mim que houvesse mais investimentos Brasileiros em Portugal e vice-versa.

Toda esta questão começou quando o efe disse que nos deviamos encostar ao Brasil como o RU se encostou nos EUA. Ele começou mal, já que o encostar do RU ao dito país é por via das guerras, ora o Brasil não participa em nenhuma organização militar em conjunto com Portugal, Portugal nunca foi para a guerra para defender o Brasil e vice-versa. Isso deixa a cultura, os negócios, e a cooperação politica. A CPLP pode dar uma grande ajuda nesse aspecto, mas até agora fico com  sensação que é tudo muito bonito mas que não passa de um momento pepsodent, ou seja, é só mesmo para a fotografia.

Pode se fazer mais, deve se fazer mais na cooperação entre os dois países. Agora até ao momento de dizerem que o Brasil está melhor que Portugal vai uma grande diferença, eu já estive aí, visitei vários estados, falei com as pessoas e conheço alguma coisa da realidade Brasileira.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 17, 2010, 04:46:58 pm
Bom,
Concordo com vc em parte.
Na minha opinião...
Portugal ao lado da Espanha, deveriam ser as grandes potências mundiais hoje, pela história e pelo que já foram, comparar qualquer um desses dois Estados ao Brasil, não tem condições.
O Brasil foi descorberto em 1500. De 1500 a 1800. (Tempo perdido, só exploração, etc e etc).
De 1800 a 1900 ( Continuamos parados no tempo)
de 1900 a 1930 veio a 1ª grande crise mundial. A Crise do Café no Brasil, o Brasil afundo-se do pouco que tinha). de 1930 a 1950, tentamos reagir...
De 1950 a 1964 surgiu aí a revolução industrial... começamos a caminhar
de 1964 a 1984 (Ditadura militar) Muito ruim para todos os países.
 de 1990 a 2010 (20 anos de democracia) aí sim o Brasil começa a reagir de verdade.

Ou seja,
Não dá para comparar países milenares com um país de 20 anos, se é que me entende.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 17, 2010, 05:15:58 pm
Citação de: "|FIT|_Benny"
Bom,
Concordo com vc em parte.
Na minha opinião...
Portugal ao lado da Espanha, deveriam ser as grandes potências mundiais hoje, pela história e pelo que já foram, comparar qualquer um desses dois Estados ao Brasil, não tem condições.

Portugal é um país de apenas 10 milhões de habitantes inserido numa realidade europeia. A Espanha é digamos uma potência regional, pelo seu poderio económico, militar e politico dentro da UE; mas mais uma vez está inserido numa realidade europeia. Hoje em dia vivemos num limbo, somos um país mais ou menos independente, e ao mesmo tempo mais ou menos inserido numa espécie de federação mandada pelos Alemães e em parte pelos Franceses.

Citar
O Brasil foi descorberto em 1500. De 1500 a 1800. (Tempo perdido, só exploração, etc e etc).

O Brasil era tão pobre e tão fraco nessa altura que quando o Império Português voltou a ter rei e mandou os Filipes de Espanha ir dar banho ao cão, foram os Portugueses do Brasil que conquistaram a actual Luanda. nada mau para quem não tinha nada, pois não?! Não te preocupes, eu perdo-te, eu sei a espécie de história que te vos ensinam no Brasil, até já vi heróis Brasileiros a serem difamados em detrimento de um ditador cucaracha. Já agora quando foi declarado a independencia já havia Academias, universidades, Portos Internacionais, Exército, Marinha, enfim, tinham uma sociedade autónoma.

Citar
De 1800 a 1900 ( Continuamos parados no tempo)

Nem por isso, o Brasil foi avançando, simplesmente o modelo de desenvolvimento é que foi (na minha opinião) errado. tinham uma "espécie" de industria, mas o motor da sociedade Brasileira era o sector primário.

Citar
de 1900 a 1930 veio a 1ª grande crise mundial. A Crise do Café no Brasil, o Brasil afundo-se do pouco que tinha). de 1930 a 1950, tentamos reagir...

Tinham tão pouco que a última grande vaga de emigração daqui para aí foi nos anos 50. E olha que quem chegava aí mal desembarcava começava logo a trabalhar. Os anos 30 foram terriveis para toda a gente.

Citar
De 1950 a 1964 surgiu aí a revolução industrial... começamos a caminhar

As coisas começaram a mudar lentamente.

Citar
de 1964 a 1984 (Ditadura militar) Muito ruim para todos os países.

Periodo de desenvolvimento progressivo, criação de uma nova capital, etc.

 
Citar
de 1990 a 2010 (20 anos de democracia) aí sim o Brasil começa a reagir de verdade.

Governos do Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foi aí que a o Brasil voltou a um tempo de estabilidade politico/economica.

Citar
Ou seja,
Não dá para comparar países milenares com um país de 20 anos, se é que me entende. [/color]

Claro que não, mas para 200 anos de dependência finalmente estão no bom caminho. Espero que o povo Brasileiro comece a olhar para o seu país e sentir que o bom e o mau é sua obra e que se há coisas más, à que as resolver.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 18, 2010, 01:36:32 pm
Citar
O Brasil era tão pobre e tão fraco nessa altura que quando o Império Português voltou a ter rei e mandou os Filipes de Espanha ir dar banho ao cão, foram os Portugueses do Brasil que conquistaram a actual Luanda. nada mau para quem não tinha nada, pois não?! Não te preocupes, eu perdo-te, eu sei a espécie de história que te vos ensinam no Brasil,
Não...
Vc não sabe a história que é ensinada nas universidades brasileiras.
Mas... Como vc mesmo disse: "...foram os Portugueses do Brasil ..." Então, não eram Brasileiros natos, e sim Tugas.
No mais, percebi que vc concordou em grande parte comigo, vejo que conhece o Brasil, um dos melhores lugares do mundo para se morar.
Quanto a Espanha, ainda bem que a mesma não é potência, pois sendo o que é, já se acha melhores do que os outros, imagina se de fato fosse uma potência.
Depois de milhares de anos, enfim a Europa consegue se "unir" através da UE, obviamente ainda não é perfeito mas caminha em bons passos. Espero que Portugal,
Grécia e Espanha consigam se reerguerem e acompanhar os demais países do bloco. Eu vejo com bons olhos a direção da Alemanha na UE, o que é ruim é essa briguinha entre França e Inglaterra.

Na AS, não é interessante para o Brasil ter vizinhos pobres como Bolívia, Peru, e Paraguai, por isso a politica externa do lula é sempre de diálogo aberto a todas as nações. A Argentina passou de inimigo, a nosso maior parceiro, hoje somos rivais apenas no futebol, no mais, somos parceiros lado-a-lado um do outro.
  :D
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 18, 2010, 05:30:28 pm
Citação de: "|FIT|_Benny"
Citar
O Brasil era tão pobre e tão fraco nessa altura que quando o Império Português voltou a ter rei e mandou os Filipes de Espanha ir dar banho ao cão, foram os Portugueses do Brasil que conquistaram a actual Luanda. nada mau para quem não tinha nada, pois não?! Não te preocupes, eu perdo-te, eu sei a espécie de história que te vos ensinam no Brasil,
Não...
Vc não sabe a história que é ensinada nas universidades brasileiras.
Mas... Como vc mesmo disse: "...foram os Portugueses do Brasil ..." Então, não eram Brasileiros natos, e sim Tugas.

Qualquer pessoa nascida ou criada no Brasil até à independência era Portuguesa. c34x

Citar
No mais, percebi que vc concordou em grande parte comigo, vejo que conhece o Brasil, um dos melhores lugares do mundo para se morar.

A minha ex pregou-me uma cilada, disse que era tempo para eu conhecer a familia, depois que já estavamos no Brasil disse que ou ficava com ela (no Brasil) ou acabava-se tudo ali e agora. Ela tinha casa e carro portanto até nem tinha muito para preocupar-me. No entanto disse-lhe que era Português e que se ela pensava que ia deixar tudo para ir viver no Brasil estava muito enganada. Disse adeuzinho pá e fui 2 semanas para Guarapari onde fiz mergulho, conheci umas morenas, etc. Não sei como é no teu estado, mas quando passei por ES a Policia estava de greve e os bandidos andavam a queimar os autocarros. Não estou a ver-me a viver num local assim. A primeira vez que tive medo da policia foi aí e olha que para o Português ter medo da policia é anormal. O Brasil tem muitas realidades diferentes e cada um gosta ou desgosta conforme a sua perspectiva. Não penses que é sempre assim, o que não faltam são Portugueses/as a casar com Brasileiras/os e a emigrar para o Brasil por causa delas/es e dos filhos. Conheço bem um caso de um rapaz que conheci toda a vida, tinha um bom trabalho, uma boa vida e agora está algures em São Paulo. Escolhas, escolhas...cada um deve fazer as suas.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 18, 2010, 11:46:11 pm
Hehehe
Está certo Cabeça de martelo,
Eu não conheço o Espírito Santo, apesar de ser um estado vizinho a qual eu moro. Eu moro no Rio de Janeiro, na Capital.

Quando digo que o Brasil é o melhor lugar do mundo para se morar, obviamente eu não posso negar as coisas negativas que aqui existem, mas as coisas positivas superam todos esses problemas. Vou citar alguns exemplos:

1 - O Brasil é um país Neutro, não busca ser potência militar, logo não tem intenção em fazer guerra com ninguém, não tem intenção de invadir nenhum país vizinho seja para qual objetivo for.
2 - No Brasil existe toda a diversidade que é encontrada no planeta, todos os climas, temos: Vento, sol, chuva, frio, calor, florestas, Cavernas, Pântanos, praias, lagos, lagoas, lagunas, rios (Águas doce e salgada), Mangues, Neve, Geadas, Montes, Serras,  Florestas tropicais dentro dos grandes centros urbanos como por exemplo nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza.
3 - Temos um povo alegre e feliz. Um povo receptivo que recebe de braços abertos todo e qualquer cidadão estrangeiro, seja ele rico ou pobre, do velho ou novo continente.
4 - No Brasil não existem:  Vulcões, terremotos, maremotos, tsunamis, avalanches, trombas d´águas, etc.
5 - O Brasil não corre risco de ser atacado por nenhuma outra nação (A não ser que queiram plantar território na amazônia)
6 - Temos uma moeda estável, uma economia brilhante, vagas ociosas a espera de profissionais qualificados, somos considerados o melhor lugar do mundo na atualidade para se investir.E ao contrário do que vc disse, o nosso governo, facilita muito a vida dos investidores estrangeiros, principalmente na bolsa de valores de São Paulo.
7 - Nossa estrutura democrática é fantástica, nossa constituição é fantástica. O Problema são as pessoas que a trabalham.
8 - No brasil temos a reserva de 15% da água potável total do planeta.
9 - Temos Petróleo para dar e vender. As bacias amazônicas existem tanta água e tanto petróleo, que nos tornaria auto-suficiente por um século.
10 - Temos turismo para qualquer que seja o cidadão de qualquer lugar do mundo. O que procura-se pelo mundo, no Brasil tem.

Ahhh e dezenas de outras coisas boas.

Os pontos negativos mais significativos é a desigualdade social e a insegurança. Mas o país vem trabalhando para melhorar esses índices.   c34x
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 19, 2010, 02:54:14 pm
Citação de: "|FIT|_Benny"
Hehehe
Está certo Cabeça de martelo,
Eu não conheço o Espírito Santo, apesar de ser um estado vizinho a qual eu moro. Eu moro no Rio de Janeiro, na Capital.

Quando digo que o Brasil é o melhor lugar do mundo para se morar, obviamente eu não posso negar as coisas negativas que aqui existem, mas as coisas positivas superam todos esses problemas. Vou citar alguns exemplos:

1 - O Brasil é um país Neutro, não busca ser potência militar, logo não tem intenção em fazer guerra com ninguém, não tem intenção de invadir nenhum país vizinho seja para qual objetivo for.

Afirmativo, o SNB, o FX2, etc; é apenas para o país se proteger convenientemente. Neste momento há muito para fazer neste campo...

Citar
2 - No Brasil existe toda a diversidade que é encontrada no planeta, todos os climas, temos: Vento, sol, chuva, frio, calor, florestas, Cavernas, Pântanos, praias, lagos, lagoas, lagunas, rios (Águas doce e salgada), Mangues, Neve, Geadas, Montes, Serras,  Florestas tropicais dentro dos grandes centros urbanos como por exemplo nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza.

Sem dúvida, o Brasil é um país abençoado com meios naturais fabulosos (os Portugueses souberam escolher bem, não é?! c34x

Citar
5 - O Brasil não corre risco de ser atacado por nenhuma outra nação (A não ser que queiram plantar território na amazônia)

Também presumo que não, pelo menos a curto/médio prazo.

Citar
6 - Temos uma moeda estável, uma economia brilhante, vagas ociosas a espera de profissionais qualificados, somos considerados o melhor lugar do mundo na atualidade para se investir.E ao contrário do que vc disse, o nosso governo, facilita muito a vida dos investidores estrangeiros, principalmente na bolsa de valores de São Paulo.

Os grandes investidores e eles podem investir mas não podem escolher uma equipa de gestão da casa, tem que ser uma equipa Brasileira.

Citar
7 - Nossa estrutura democrática é fantástica, nossa constituição é fantástica. O Problema são as pessoas que a trabalham.

Não é só aí...

Citar
8 - No brasil temos a reserva de 15% da água potável total do planeta.
9 - Temos Petróleo para dar e vender. As bacias amazônicas existem tanta água e tanto petróleo, que nos tornaria auto-suficiente por um século.

Mais uma vez estamos a falar dos recursos naturais que são sem dúvida uma enorme riqueza para o Brasil.

Citar
10 - Temos turismo para qualquer que seja o cidadão de qualquer lugar do mundo. O que procura-se pelo mundo, no Brasil tem.

Praia, é basicamente praia. Não podes comparar o Brasil com a maior parte dos países europeus noutros tipos de turismo.

Citar
Ahhh e dezenas de outras coisas boas.

Os pontos negativos mais significativos é a desigualdade social e a insegurança. Mas o país vem trabalhando para melhorar esses índices.[/color]   c34x

Sem dúvida.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Setembro 20, 2010, 01:53:29 am
Citar
Praia, é basicamente praia. Não podes comparar o Brasil com a maior parte dos países europeus noutros tipos de turismo.

Que isso Cabeça de martelo,

Aqui no Brasil tem de tudo, não temos montes e nem montanhas com neve, como o Everest, de resto temos tudo que a natureza nos oferece, obviamente praia temos para todos os gostos.

Agora o turismo está muito forte no interior do Brasil. Conheça as Chapadas, O sertão, a Serra, a Zona da Mata, O Pantanal, A Amazônia, As lagoas, Rios, Lagos, Cataratas, etc e etc.

Não estou comparando aos pontos turisticos tradicionais da Europa, isso qualquer país tem seus pontos turísticos, estou falando do turismo natural, pela natureza mesmo. Isso o Brasil tem de sobra :-)

Tchau
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Daniel em Setembro 20, 2010, 09:24:07 am
Milagre brasileiro esconde problemas estruturais na economia

Citar
São vários economistas que estão a chamar a atenção para os problemas estruturais do Brasil.

Detrás da euforia do "Brasil está na moda" e da indiscutível década dourada do país, há vários economistas a chamar a atenção para problemas estruturais na economia brasileira que ensombram os cenários optimistas para o ‘tigre latino' e poderão tornar este período em mais uma oportunidade perdida como tantas outras nos últimos trinta anos.

No curto prazo, o nível do real ameaça a indústria nacional e os lucros que espreitam com a descoberta da reserva de petróleo do ‘pré-sal' têm potencial para criar uma bolha no sector. No médio prazo, a baixa taxa de poupança (17%, contra 54% na China) para um perfil de crescimento que será de 7,2% este ano, ou a fraca produtividade (alimentada pela economia paralela, um baixo nível tecnológico e educativo) também preocupam. E além disso, apesar das melhorias recentes, os problemas da burocracia - o Banco Mundial coloca o Brasil na 129ª posição em ambiente de negócios num total de 183 países -, das péssimas infra-estruturas (apenas 10% das estradas nacionais estão pavimentadas), da desigualdade e do crime continuem a ser imagens de marca do país.

O Nobel da economia, Paul Krugman, recentemente no Brasil, falou da "sina das capas de revistas", em que quando um país aparece muito nas primeiras páginas das revistas internacionais é sinal que vai começar a ter problemas, dando o exemplo do México nos anos 90, o leste asiático e Argentina, em que, depois a fama, claudicaram diante de crises económicas provocadas por défices externos. A afirmação do mercado interno brasileiro parece ser o grande antídoto a crises - a procura interna contribuiu com mais de 9% para o crescimento PIB este ano, diz o FMI. Para Krugman isso é suficientemente forte para aguentar um défice externo até 4% do PIB, quando agora é de 2,24% do PIB. Porém, com uma taxa de juro de 10,75% e uma inflação de 5%, o Brasil tem das taxas de juro reais maiores do mundo, encarecendo o serviço da dívida e atraindo uma chuva diária de dólares no país que pressionam o banco central, conforme alerta o FMI, pedindo um "policy mix bem calibrado". Para o Nobel, o maior problema é se a China, muito pressionada a estimular o seu mercado interno, acabe por abrandar a procura milionária das comodities brasileiras (como o minério de ferro), comprometendo a sorte do Brasil.

Um relatório recente do Banco Mundial fala da "maldição das comodities", a ideia que a abundância de matérias-primas pode ser adversa ao crescimento. O Brasil tem conseguido diversificar a sua lista de exportações em que a maior fatia era o café (53% do total) na década de 60 para o minério de ferro hoje em dia (7% do total em 2006). Mas o pré-sal pode desestabilizar a balança - o essencial para o BM é saber converter os lucros obtidos com as comodities em poupança de longo prazo.

Este perfil do comércio externo, assente nas matérias-primas, também ajuda a criar um potencial risco de desindustrialização. Em 2008 só 45% das exportações em mercadorias eram bens manufacturados contra 63% na Índia e 93% na China. O valor do real também contribuiu para facilitar as importações, desincentivando a reconversão industrial.

Depois há um problema com a formação de preço em economias sobreaquecidas. Robert Shiller, economista de Yale, disse esta semana que há vários riscos de bolha no Brasil. Não só uma "bolha imobiliária em São Paulo e no Rio" como uma "bolha" que resulta da euforia com a descoberta do pré-sal "O México teve descobertas incríveis [de reservas] nos anos 80 e 90, isso levou a uma euforia as empresas e os mexicanos emprestaram muito dinheiro pensaram que eram ricos e depois veio a crise de 94. Há claramente esse risco no Brasil".

O presidente Lula da Silva habitou-se a iniciar os discursos com um "nunca dantes neste país" e a prosperidade actual dá-lhe razão, porém as crises passadas aconselham prudência porque a queda pode ser igualmente histórica.

 

Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 20, 2010, 11:52:53 am
Citação de: "|FIT|_Benny"
Citar
Praia, é basicamente praia. Não podes comparar o Brasil com a maior parte dos países europeus noutros tipos de turismo.

Que isso Cabeça de martelo,

Aqui no Brasil tem de tudo, não temos montes e nem montanhas com neve, como o Everest, de resto temos tudo que a natureza nos oferece, obviamente praia temos para todos os gostos.

Agora o turismo está muito forte no interior do Brasil. Conheça as Chapadas, O sertão, a Serra, a Zona da Mata, O Pantanal, A Amazônia, As lagoas, Rios, Lagos, Cataratas, etc e etc.

Não estou comparando aos pontos turisticos tradicionais da Europa, isso qualquer país tem seus pontos turísticos, estou falando do turismo natural, pela natureza mesmo. Isso o Brasil tem de sobra c34x
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: J.Ricardo em Novembro 04, 2010, 06:33:01 pm
04/11/2010 - 15h50
Sul-coreana Posco formaliza parceria com Vale em siderúrgica no Ceará
Publicidade
DA REUTERS

A sul-coreana Posco assinou nesta quinta-feira memorando de entendimento com a Vale e a Dongkuk para construção de uma siderúrgica no Ceará de US$ 4 bilhões. A maior siderúrgica da Coeria do Sul aderiu ao projeto em julho e terá uma participação de 20%.

A Vale e a também sul-coreana Dongkuk possuem 50% e 30% do projeto, respectivamente, e a expectativa é de que a usina de 3 milhões de toneladas de placas de aço entre em operação em 2014. O acordo de acionistas deverá ser assinado no início de 2011.

"A entrada deste novo sócio agrega ainda mais valor, pois contaremos com a tecnologia e experiência operacional da Posco em usinas siderúrgicas integradas de grande porte", avalia Aristides Corbellini, diretor de siderurgia da Vale em um comunicado.

A CSP (Companhia Siderúrgica de Pecém) será uma usina integrada e terá capacidade de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço para exportação, podendo chegar a 6 milhões numa segunda fase.

A obra está na fase de terraplenagem e foi iniciada em 16 de dezembro de 2009. A previsão é de que o projeto entre em operação em 2014.

A Vale tem estimulado a construção de siderúrgicas no Brasil por grupos estrangeiros com o objetivo de valorizar o seu minério de ferro. Inicialmente a companhia teria apenas participações minoritárias no setor, mas decidiu assumir uma posição maior nas unidades para viabilizar os projetos.

Além da CSP, a Vale está construindo sozinha uma siderúrgica no Espírito Santo, a Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), para produzir 5 milhões de toneladas a partir de 2014.

A mineradora também possui uma parceria com a alemã Thyssen na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no Estado do Rio de Janeiro, que já está em operação e tem capacidade para 5 milhões de toneladas.

A Vale prevê ainda iniciar em 2013 as operações de uma usina no Pará, a Alpa, em Marabá, com capacidade para 2 milhões de toneladas e investimento de R$ 5 bilhões.

Ao todo, os quatro projetos siderúrgicos da Vale vão significar investimentos de US$ 21 bilhões e vão agregar ao parque siderúrgico brasileiro 18,5 milhões de toneladas de aço por ano. Em 2009, o país produziu 42,1 milhões de toneladas de aço bruto, segundo o Instituto Aço Brasil.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/825486-sul-coreana-posco-formaliza-parceria-com-vale-em-siderurgica-no-ceara.shtml
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Novembro 04, 2010, 07:53:54 pm
Boa!
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: HaDeS em Dezembro 31, 2010, 12:08:35 am
Citar
Lula diz que é bom terminar mandato e ver EUA em crise
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa a Presidência no sábado, afirmou que é bom terminar o mandato vendo os Estados Unidos e a Europa em crise, enquanto o Brasil conseguiu superá-la.

"Foi gostoso passar pela Presidência da República e terminar o mandato vendo os Estados Unidos em crise, vendo a Europa em crise, vendo o Japão em crise, quando eles sabiam tudo para resolver os problemas da crise brasileira, da crise da Bolívia, da crise da Rússia, da crise do México", afirmou Lula nesta quarta-feira na Bahia, em sua última viagem oficial como presidente.

Para Lula, imprensa deveria pedir desculpas por criticar 'Minha Casa, Minha Vida'
Lula diz que não é 'doido' de querer voltar à Presidência

Segundo Lula, foi importante provar que na crise não foi nenhum doutor, nenhum americano e nenhum inglês, mas um torneiro mecânico, pernambucano, presidente do Brasil que soube lidar com a crise junto à sua equipe econômica.

"É por isso que a crise demorou mais para chegar aqui e foi embora depressa", afirmou em discurso durante cerimônia do programa habitacional do governo federal "Minha Casa, Minha Vida".

Mais uma vez, o presidente não evitou o tom de despedida e se emocionou ao lembrar de sua trajetória e das conquistas de seus oito anos de governo, como tem feito nos últimos eventos públicos que participou.

Lula disse que se sente muito satisfeito com a criação dos 15 milhões de empregos com carteira assinada nesses oito anos e com o fato de que mais de 20 milhões de brasileiros saíram da miséria.

"Eu estou mais alegre hoje do que quando tomei posse, quando tomei posse eu estava nervoso e apreensivo (para ver) se eu ia dar conta do recado. Hoje estou tranquilo, porque demos conta do recado", disse Lula a jornalistas após a cerimônia.

O programa, que tinha como meta 1 milhão de habitações contratadas até o fim de 2010, atingiu 1 milhão e 3.000 moradias contratadas, segundo informou no evento a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho.


http://www1.folha.uol.com.br/poder/8526 ... rise.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/poder/852623-lula-diz-que-e-bom-terminar-mandato-e-ver-eua-em-crise.shtml)
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: |FIT|_Benny em Dezembro 31, 2010, 11:02:48 am
É bom sim o Brasil não estar em crise.

Agora, na minha opinião, não é bom que países de blocos econômicos importantes estejam em crise, pois qualquer crise hoje é global, todos sentem o efeito.

Imaginem vocês, se a China também entrasse em crise, como seria? O Planeta todo iria sentir os efeitos, já que a China vende para quase todo o mundo, e compra de quase todo o mundo.

Abçs
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: HaDeS em Dezembro 31, 2010, 11:10:17 pm
Com certeza, crise não é bom para ninguém.
Título: Re: Brasil em 6º maior PIB mundial
Enviado por: HaDeS em Janeiro 08, 2011, 08:19:06 pm
Citar

Estudo prevê o Brasil como o 4º PIB mundial em 2050

A economia brasileira vai superar pela primeira vez a da França neste ano e já em 2013 vai ultrapassar a do Reino Unido, atingindo a sétima posição no planeta e se preparando para, em 2050, tornar-se a quarta maior economia do mundo. Mas um brasileiro terá de esperar pelo menos mais 40 anos para ter a renda média de hoje de um alemão.

Os dados fazem parte de um estudo da PricewaterhouseCoopers. Segundo o estudo, antes de 2020 as sete grandes economias emergentes já terão superado os tradicionais países do G-7 em tamanho do PIB. A constatação do levantamento é que, em meados do século, o cenário econômico mundial será bem diferente do atual, com China e Índia nos dois primeiros lugares e o atual líder - os Estados Unidos - apenas na terceira posição.

No caso do Brasil, o País subirá várias posições no ranking das maiores economias, incentivado por seu mercado doméstico e pela exportação de recursos naturais num primeiro momento. Se a comparação do PIB do Brasil for calculada em paridade de poder de compra (PPP), o País passaria da atual nona posição entre as maiores economias para a quarta, elevando PIB de US$ 2 trilhões em 2009 para US$ 9,7 trilhões em 2050.

A projeção é de que já este ano o Brasil supere a França em PIB. Em 2010, já havia superado a Espanha. Em 2013, superaria o Reino Unido. Finalmente, em 2025, passaria a Alemanha - o motor da economia europeia. Em 2037, seria a vez de superar a Rússia e, em 2039, o Japão.

Em uma comparação que leve em conta a taxa de câmbio do mercado, conhecido como PIB nominal, o Brasil também chegaria em 2050 na quarta posição entre as maiores economias, com US$ 9,2 trilhões de PIB. Hoje o País ocupa a 8.ª posição. Por esses cálculos, o Brasil superaria a Itália em 2017, passaria o Reino Unido em 2023 e ultrapassaria a França em 2027. Em 2032, seria a vez de superar a Alemanha e, em 2044, passaria o Japão.

Renda. O avanço do Brasil pode impressionar. Mas, para o autor do levantamento, ser a quarta maior economia do mundo não significa que a pobreza será automaticamente erradicada. "Isso dependerá de uma política de Estado para garantir a distribuição da riqueza", afirmou ao Estado o economista John Hawksworth, chefe do grupo que realizou a projeção.

Ele lembra que, hoje, um brasileiro tem em média uma renda equivalente a 22% da renda de um americano. Em 40 anos, ganhará ainda menos da metade do que será a renda de um trabalhador nos Estados Unidos.

No Brasil, a renda passaria dos atuais US$ 10 mil por ano para quase US$ 40 mil em 2050. Na prática, a renda média de um brasileiro levará mais 40 anos para alcançar a de um alemão hoje.

Em termos de expansão do PIB, a consultoria destaca que o Brasil não estará entre os líderes e, mesmo na quarta posição mundial, o País terá em 40 anos um PIB que não difere do tamanho atual da economia chinesa.

A projeção é de um crescimento de 4,4% ao ano. Mas abaixo do crescimento de México, Argentina, Indonésia, China e Índia. Ainda assim, duas vezes mais rápido que o dos Estados Unidos e quatro vezes superior ao do Japão. Em renda per capita, a expansão será de 3,3%, abaixo de 4,6% da China, 5,3% da Índia e metade da do Vietnã. "O grande desafio do Brasil será o de manter a estabilidade e investir em infraestrutura para permitir que essa expansão possa de fato ocorrer", avalio Hawksworth .

Emergentes. Outra constatação do relatório é a nova posição dos emergentes no cenário internacional. Em 2050, os sete maiores emergentes (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia) terão um PIB duas vezes superior ao tradicional G-7, formado por países industrializados. Isso, se ocorrer, será uma transformação importante em comparação com 2007, quando os ricos ainda tinham uma economia três vezes maior que a dos emergentes.

Mas as projeções indicam que, antes de 2020, a China já superará os EUA em paridade de poder de compra. A crise atual já havia possibilitado à China superar o Japão e se tornar a segunda maior economia do planeta. Em PIB nominal, porém, terá de esperar até 2032.

A grande novidade dos próximos 40 anos será a Índia, o país que mais crescerá. Em termos nominais, seu PIB será o terceiro maior do mundo, encostado ao dos Estados Unidos. Em paridade de compra, o PIB será 14% superior ao americano. Os indianos deverão superar o Japão em 2011 e o Brasil em 2014. Juntos, americanos, chineses e indianos terão 50% do PIB mundial.


http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 3514,0.php (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110108/not_imp663514,0.php)