6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3728 Respostas
  • 543937 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2280 em: Novembro 14, 2020, 02:55:42 pm »
Espero que sejam os 6 UH-60V, e no futuro adquirir mais 6.




Cumprimentos,
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2281 em: Novembro 14, 2020, 03:02:27 pm »
Agora mais a sério, todos concordamos que em termos de caracteristicas/capacidades os:
UH-60V , H215/H225 >> AW169 , H145
Mas já alguém factorizou a comparação de custos de operação & manutenção entre estes 2 grupos diferentes de aeronaves.... esse factor não é negligenciável a um horizonte de 20 anos? ... Veja-se o escandalo com o estes custos "pornográficos" que tivemos e temos com o EH101 ... (31/01/2020 — O acordo envolve até cerca de 81 milhões de euros, para a manutenção dos motores instalados nos 12 helicópteros EH-101 a 10 anos)
https://www.aedportugal.pt/news/safran-assina-contrato-com-forca-aerea-portuguesa/

Por isso é que por vezes ir para "mais pequeno" também, acaba por ser o equilibro custo / benefício ... e não estou a desvalorizar nenhuma das sugestões anteriores dos foristas.

O EH-101 tem 3 motores e funciona sempre no limite(lembrar que temos o recorde de maio distancia de missão SAR).

O problema do antigo contrato dos EH-101 foi o numero de horas que estava previsto e as horas que foram feitas. O EH-101 tem de deixar de ser pau para toda a obra.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2282 em: Novembro 14, 2020, 06:36:06 pm »
O EH101 deve-se ao facto de termos a segunda maior área de busca e salvamento nacional a nível mundial, apenas suplementada pela do Canadá. De salientar que o Canadá, precisamente, também opera EH101 (aka CH-149 Cormorant).

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2283 em: Novembro 14, 2020, 06:37:25 pm »
O EH101 deve-se ao facto de termos a segunda maior área de busca e salvamento nacional a nível mundial, apenas suplementada pela do Canadá. De salientar que o Canadá, precisamente, também opera EH101 (aka CH-149 Cormorant).



E não se compreende, que mesmo para SAR , não tenhamos capacidade de AAR, com um KC-130H, por exemplo.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2284 em: Novembro 15, 2020, 01:44:31 am »
O EH101 deve-se ao facto de termos a segunda maior área de busca e salvamento nacional a nível mundial, apenas suplementada pela do Canadá. De salientar que o Canadá, precisamente, também opera EH101 (aka CH-149 Cormorant).



Portugal tem a maior capacidade SAR do mundo , não devido aos "C*rnos" da da FAP. Mas sim a termos os melhores homens para a missão.

A frota SAR do canada foi baseada na nossa. Pena é que para nós os nossos valem tão poco.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2285 em: Novembro 15, 2020, 03:59:06 am »
Portugal tem a maior capacidade SAR do mundo , não devido aos "C*rnos" da da FAP. Mas sim a termos os melhores homens para a missão.

A frota SAR do canada foi baseada na nossa. Pena é que para nós os nossos valem tão poco.
Os canadianos já estavam para comprar 42 EH-101 em 1987 para substituir tanto os Sea King como os Labradors. Esta compra, que incluía o fabrico no Canadá, foi cancelada em 1993. Encomendaram os seus actuais Cormorant em 1997/1998.

Nós anunciamos o vencedor do substituto dos Puma em 2001.

Cumprimentos,
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 04:06:59 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2286 em: Novembro 15, 2020, 10:11:01 am »
O EH101 deve-se ao facto de termos a segunda maior área de busca e salvamento nacional a nível mundial, apenas suplementada pela do Canadá. De salientar que o Canadá, precisamente, também opera EH101 (aka CH-149 Cormorant).

O que é que isto quer dizer, em concreto? Que a área total das nossas FIR é a segunda maior do mundo? Que os outros países com FIRs maiores não são responsáveis pela respectiva SAR?

« Última modificação: Novembro 15, 2020, 10:17:34 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2287 em: Novembro 15, 2020, 10:14:12 am »
Só para comparar...

Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2288 em: Novembro 15, 2020, 10:37:58 am »
Só para comparar...



NVF, antecipaste-te, eu ia aqui colocar o exemplo Australiano, e o Brasileiro, só para mencionar duas SRR bem maiores que a nossa.

Abraços
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 10:43:01 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2289 em: Novembro 15, 2020, 12:41:36 pm »
Erro meu. Mas no contexto europeu, e até da NATO, é das maiores.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2290 em: Novembro 15, 2020, 12:56:45 pm »
Isso de termos a 2a maior área SAR do mundo (a seguir ao Canadá), é algo que se diz muito na 751, talvez seja verdade a nível europeu.

Também quando vi o mapa mundo que o NVF colocou percebi a realidade, basta ver a área SAR dos EUA no oceano Pacífico, vai até às Filipinas.

Em relação aos kits ferry, em vários casos não são possíveis de utilizar em operações SAR, pois ocupam grande parte do espaço da cabine de carga, como o heli SA330 Puma, talvez haja casos em que isso não aconteça.

No caso do Puma, o Kitt Ferry era utilizado para deslocações dos arquipélagos para o continente, por exemplo, efectuar grandes inspecções na OGMA.
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 01:03:11 pm por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2291 em: Novembro 15, 2020, 01:22:54 pm »
o raio de acção dos 101 em relação aos Puma é muito superior, convém não esquecer que os 101, apesar de trimotor em operação normal apenas voam com duas turbinas em funcionamento, logo a poupança de combustivel é significativa, já nos blackhawk, essa limitação pode ser mitigada, usando os tanques externos.




Abraços
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 01:32:44 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2292 em: Novembro 15, 2020, 06:46:10 pm »
o raio de acção dos 101 em relação aos Puma é muito superior, convém não esquecer que os 101, apesar de trimotor em operação normal apenas voam com duas turbinas em funcionamento, logo a poupança de combustivel é significativa, já nos blackhawk, essa limitação pode ser mitigada, usando os tanques externos.




Abraços
Quando vejo uma foto dum UH-60 não resisto a reagir... com AW119 ou similares:
"The Koala is outfitted with optional auxiliary fuel tanks which increases fuel capacity to 230 US gallons, permitting flights in excess of 4 hours duration (depending on load.)
(...)Endurance/Range: 4+ hours/954 km/ 515 nm (depending on load)"
Como não encontrei uma foto desse "auxiliary fuel tank", que seria uma foto bastante monótona, deixo em alternativa uma foto dum sistema que podia ser adoptado pelos nossos AW119 e pelos futuros AW119 MkII (do próximo batch para a FAP) se já existe o celeuma dos Koalitas substituirem/assumirem qualquer tipo de missões que não seja a instrução, imaginem o que era começar a mexer na "quintinha" dos F16 :

 

Sabes o que dizes, ou sequer do que estás a falar ?

Queres comparar sistemas de armas completamente diferentes?

És enviado do Mdn ? Ou então subsidiado pela Leonardo ?

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2293 em: Novembro 15, 2020, 06:51:38 pm »
o raio de acção dos 101 em relação aos Puma é muito superior, convém não esquecer que os 101, apesar de trimotor em operação normal apenas voam com duas turbinas em funcionamento, logo a poupança de combustivel é significativa, já nos blackhawk, essa limitação pode ser mitigada, usando os tanques externos.




Abraços
Quando vejo uma foto dum UH-60 não resisto a reagir... com AW119 ou similares:
"The Koala is outfitted with optional auxiliary fuel tanks which increases fuel capacity to 230 US gallons, permitting flights in excess of 4 hours duration (depending on load.)
(...)Endurance/Range: 4+ hours/954 km/ 515 nm (depending on load)"
Como não encontrei uma foto desse "auxiliary fuel tank", que seria uma foto bastante monótona, deixo em alternativa uma foto dum sistema que podia ser adoptado pelos nossos AW119 e pelos futuros AW119 MkII (do próximo batch para a FAP) se já existe o celeuma dos Koalitas substituirem/assumirem qualquer tipo de missões que não seja a instrução, imaginem o que era começar a mexer na "quintinha" dos F16 :


os tanques suplementares de fuel dos 119, são células internas de combustivel na parte posterior da cabine/fuselagem :

The "AW119", as it is now known, is very similar externally to the A109 except for the landing skids and narrower engine housing. It is mostly built of aircraft aluminum and features a four-bladed composite main rotor with titanium hub, a two-bladed tail rotor, and a ventral fin. It is powered by a PWC P6TB-37A turboshaft providing 745 kW (1,000 SHP) for take-off and has a fuel capacity of 606 liters (160 US gallons), stored in a three-cell fuel tank. Fuel capacity can be increased by adding one or two more cells, increasing fuel load to 721 liters (188 US gallons) or 871 liters (230 US gallons) respectively.

A única celeuma com as missões SAR busca e salvamento, nas SRR, efectuadas com os Kualas deve-se ao facto da aeronave ser monomotora, nada tem a ver com o seu raio de acção, que é o que aqui está em causa.

https://drive.google.com/file/d/1ByxrteBvZTs15JhVJaZYodz0MuUWlrTd/view





« Última modificação: Novembro 15, 2020, 08:03:00 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2294 em: Novembro 15, 2020, 06:56:33 pm »
o raio de acção dos 101 em relação aos Puma é muito superior, convém não esquecer que os 101, apesar de trimotor em operação normal apenas voam com duas turbinas em funcionamento, logo a poupança de combustivel é significativa, já nos blackhawk, essa limitação pode ser mitigada, usando os tanques externos.




Abraços
Quando vejo uma foto dum UH-60 não resisto a reagir... com AW119 ou similares:
"The Koala is outfitted with optional auxiliary fuel tanks which increases fuel capacity to 230 US gallons, permitting flights in excess of 4 hours duration (depending on load.)
(...)Endurance/Range: 4+ hours/954 km/ 515 nm (depending on load)"
Como não encontrei uma foto desse "auxiliary fuel tank", que seria uma foto bastante monótona, deixo em alternativa uma foto dum sistema que podia ser adoptado pelos nossos AW119 e pelos futuros AW119 MkII (do próximo batch para a FAP) se já existe o celeuma dos Koalitas substituirem/assumirem qualquer tipo de missões que não seja a instrução, imaginem o que era começar a mexer na "quintinha" dos F16 :

 

Sabes o que dizes, ou sequer do que estás a falar ?

Queres comparar sistemas de armas completamente diferentes?

És enviado do Mdn ? Ou então subsidiado pela Leonardo ?

UI, lá vem mais um tratado agora sobre alguns tipos modelos de helis usados em vários TO's/Países.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!