6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3728 Respostas
  • 543834 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2175 em: Agosto 23, 2020, 07:11:49 pm »
Disclaimer: acho que o mais provável é não vir nada nos próximos 2 a 3 anos por conta das repercussões do Covid, e vamos continuar a rezar para que corra tudo bem e ninguém se magoe ou morra por causa da falta de helicópteros adequados. Disto isto, não custa especular um pouco sobre o que poderia ser...


Segundo o ministro da Defesa a entrega dos helis de evacuação está prevista para 2024.

Quer dizer então que pelo menos até 2022, princípios de 2023 não haverão novidades. Enfim, isto já cheira mal e deixa uma pessoa sem vontade alguma de continuar nisto.

A LPM vai ser avaliada no fim 2021, ai já vamos ver que projectos provavelmente vão morrer. Mas o importante é 2023, onde podemos ver uma alteração das verbas. É bom lembrar que a lei permite a renegociação das verbas da LPM a cada 4 anos.

Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Ps: O exercito tinha execução das verbas da LPM ate o Covid de mais de 90%.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2176 em: Agosto 23, 2020, 08:08:39 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, tenente, dc

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2177 em: Agosto 23, 2020, 09:01:18 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2178 em: Agosto 24, 2020, 08:36:42 am »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2179 em: Agosto 24, 2020, 04:30:40 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???



Então... coiso! Ou não achas?

O Red Baron está a confundir know how na operação de aeronaves de asa rotativa, com a doutrina associada ao tipo de missões que venham a desempenhar. Nesse aspecto, a FAP não conseguia treinar os então futuros pilotos dos EC-635 para as funções específicas deles, já que o EC era para uma uma espécie de mini-Apache. Essa especialização teria de vir sempre de fora, independentemente do ramo em que os helis fossem usados.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2180 em: Agosto 25, 2020, 04:26:47 pm »
Epá será que é agora que compramos mais Kualitas, e os transformamos em Kualhões ????
Kualhão = Kuala + Minimi.

Está tudo dito, os benditos 53 milhões chegam para, pelo menos, treze fabulosos helis modelo Kualita, e depois, teremos a primeira ESQ apoio terrestre..... bem primeira, primeira até nem é pois há muitos, muitos, anos atrás.......num continente distante, os ALIII e outros que tais já tinham efectuado e muito bem inúmeras missões, de apoio ás forças terrestres, e, durante mais de uma década, mas mesmo assim, a única dúvida que eu tenho é, se os pilotos da FAP terão o knowhow para levar a bom porto esta nova missão, porventura de tão inovadora, complicada e de difícil execução que é ???? :G-beer2:

PS é muito mais dificil a um piloto posicionar, pilotar uma aeronave destacada para o apoio terrestre fornecido por armamento operado por outros elementos O/B que pilotar a aeronave equipada com armamento próprio, vá-se lá saber porquê, mas enfim.....


Militares do 2º Batalhão de Paraquedistas Portugueses treinam a capacidade de tiro embarcado com a metralhadora ligeira FN Minimi 556 Mk3. Esta valência permite-lhes dar apoio ao solo mesmo em aeronaves que não possuam armas incorporadas.



https://www.facebook.com/TWOTWarriors/photos/a.332732756895674/1679000082268928/?type=3&theater

Abraços

« Última modificação: Agosto 25, 2020, 05:48:48 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2181 em: Agosto 25, 2020, 04:39:34 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???



Então... coiso! Ou não achas?

O Red Baron está a confundir know how na operação de aeronaves de asa rotativa, com a doutrina associada ao tipo de missões que venham a desempenhar. Nesse aspecto, a FAP não conseguia treinar os então futuros pilotos dos EC-635 para as funções específicas deles, já que o EC era para uma uma espécie de mini-Apache. Essa especialização teria de vir sempre de fora, independentemente do ramo em que os helis fossem usados.

pois, pois, tens toda a razão, é uma missão muito complexa nunca executada pela FAP tanto em aeronaves de asa rotativa como fixa.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2182 em: Agosto 25, 2020, 05:55:53 pm »
Epá será que é agora que compramos mais Kualitas, e os transformamos em Kualhões ????
Kualhão = Kuala + Minimi.
(...)
Militares do 2º Batalhão de Paraquedistas Portugueses treinam a capacidade de tiro embarcado com a metralhadora ligeira FN Minimi 556 Mk3. Esta valência permite-lhes dar apoio ao solo mesmo em aeronaves que não possuam armas incorporadas.

É Impressionante a falta de tomates das chefias...
Espantoso.
É que não há o mínimo de pudor já.
Isto está lindo, está...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2183 em: Agosto 25, 2020, 07:18:17 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???



Então... coiso! Ou não achas?

O Red Baron está a confundir know how na operação de aeronaves de asa rotativa, com a doutrina associada ao tipo de missões que venham a desempenhar. Nesse aspecto, a FAP não conseguia treinar os então futuros pilotos dos EC-635 para as funções específicas deles, já que o EC era para uma uma espécie de mini-Apache. Essa especialização teria de vir sempre de fora, independentemente do ramo em que os helis fossem usados.
~

Para o exercito os PILAV eram um bando de meninos mimados universitários, passam 5 anos fechados um redoma de cristal e pouco ou nenhum contacto com o mundo "real" tinham, já a doutrina do Exercito é primeiro formar soldados e só depois os ensinar a voar.

No caso dos pilotos dos Alouette III, quem ia la parar eram sempre os piores do curso, ou seja eram os pilotos que sonhavam em voar os F mas acabavam a pilotar sucata do tempo da guerra colonial. Eram mais vistos como pilotos civis(helotaxi) do que pilotos militares, pois pouca ou nenhuma experiência em operações tinham.

Agora com os Kualas, já deve haver mais horas de voo disponível para "treinar" e com os drones já não devem ir os piores das turmas. :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2184 em: Agosto 25, 2020, 07:52:36 pm »
Então os Oficiais com o curso de piloto do GALE/UALE também não eram formados na Academia Militar?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2185 em: Agosto 25, 2020, 08:11:15 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???



Então... coiso! Ou não achas?

O Red Baron está a confundir know how na operação de aeronaves de asa rotativa, com a doutrina associada ao tipo de missões que venham a desempenhar. Nesse aspecto, a FAP não conseguia treinar os então futuros pilotos dos EC-635 para as funções específicas deles, já que o EC era para uma uma espécie de mini-Apache. Essa especialização teria de vir sempre de fora, independentemente do ramo em que os helis fossem usados.
~

Para o exercito os PILAV eram um bando de meninos mimados universitários, passam 5 anos fechados um redoma de cristal e pouco ou nenhum contacto com o mundo "real" tinham, já a doutrina do Exercito é primeiro formar soldados e só depois os ensinar a voar.

No caso dos pilotos dos Alouette III, quem ia la parar eram sempre os piores do curso, ou seja eram os pilotos que sonhavam em voar os F mas acabavam a pilotar sucata do tempo da guerra colonial. Eram mais vistos como pilotos civis(helotaxi) do que pilotos militares, pois pouca ou nenhuma experiência em operações tinham.

Agora com os Kualas, já deve haver mais horas de voo disponível para "treinar" e com os drones já não devem ir os piores das turmas. :mrgreen:

Epa as informações que tens são um espectáculo, " redoma de cristal ", muito bom, gostei de ler aprendi muito, estava muito longe dessas realidades.

Um familiar meu já falecido, foi piloto de ALIII durante a guerra colonial e iria gostar muito de ler o que escreveste sobre as colocações dos pil segundo as notas.

O mesmo aconteceu a um OOV, que esteve comigo nas Operações de Voo, durante mais de vinte anos, foi pil de heli, e a realidade contada por ele é muito diferente da que contas. ::)

Mas lá terás outras fontes, bem diferentes das minhas, daquelas passadas em redomas de cristal.

« Última modificação: Agosto 25, 2020, 08:15:37 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2186 em: Agosto 25, 2020, 11:49:01 pm »
Ainda vamos ver o Exercito com helicopteros. :G-beer2:

Para quê se a UALE já foi extinta? ???

Deixa-os lá ir para um ramo como a FAP com know-how de operação desses meios há décadas, coisa que no Exército nunca houve ou haverá.

Queres saber o que os pilotos do exercito diziam desse Know-How e isso foi a razão de ir treinar pilotos no estrangeiro?

Ps:Tu já sabes :mrgreen:

Mas que experiência tiveram os pilotos do exército para dizer o que quer que fosse  sobre o Knowhow dos pilotos da FAP ??
Quantos milhares de horas de voo fizeram ??
Quantas missões efectuaram ???



Então... coiso! Ou não achas?

O Red Baron está a confundir know how na operação de aeronaves de asa rotativa, com a doutrina associada ao tipo de missões que venham a desempenhar. Nesse aspecto, a FAP não conseguia treinar os então futuros pilotos dos EC-635 para as funções específicas deles, já que o EC era para uma uma espécie de mini-Apache. Essa especialização teria de vir sempre de fora, independentemente do ramo em que os helis fossem usados.
~

Para o exercito os PILAV eram um bando de meninos mimados universitários, passam 5 anos fechados um redoma de cristal e pouco ou nenhum contacto com o mundo "real" tinham, já a doutrina do Exercito é primeiro formar soldados e só depois os ensinar a voar.

No caso dos pilotos dos Alouette III, quem ia la parar eram sempre os piores do curso, ou seja eram os pilotos que sonhavam em voar os F mas acabavam a pilotar sucata do tempo da guerra colonial. Eram mais vistos como pilotos civis(helotaxi) do que pilotos militares, pois pouca ou nenhuma experiência em operações tinham.

Agora com os Kualas, já deve haver mais horas de voo disponível para "treinar" e com os drones já não devem ir os piores das turmas. :mrgreen:

As coisas que aprendemos neste fórum... pelos vistos não sabes que mais de metade dos pilotos dos AL III eram milicianos (aliás como perto de 90% dos que por lá andaram), especialmente sargentos, enfim percebe-se, foi uma "fonte amiga" que se calhar nunca foi classificado para poder voar ou entrar para as academias militares (o que não falta por ai são frustrados desses...) E já agora não é qualquer um que têm aptidões para pilotar um heli, especialmente quem não tenha uma boa coordenação entre mãos e pés, mas para voar um avião já qualquer um serve.

 ::)
« Última modificação: Agosto 25, 2020, 11:50:36 pm por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2187 em: Agosto 26, 2020, 01:42:58 am »
Alguns desses fracos pilotos com piores notas eram tão maus que chegaram a general de 4 estrelas..vá-se lá saber como...porque mérito não há-de ter sido...

Galhardetes à parte todos os pilotos do quadro ou contratados, de asa fixa ou rotativa, jatos ou transportes todos têm o seu mérito e em grande parte da sua vida operacional enquanto pilotos cumpriram e cumprem ordens.

Cada escola militar tem as suas caracteristicas próprias...se a academia da força aérea é uma redoma de cristal...a academia militar é o quê?
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, oi661114

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2188 em: Agosto 26, 2020, 12:29:45 pm »
Só mais uma achega:
Na Zona Militar Leste de Angola região por onde andei entre 73 e 74 tive muito contacto com pilotos de ALIII e eram em grande maioria furriéis e alguns alferes, mas todos milicianos. Talvez na BA 9 houvessem pilotos do quadro a pilotar helis mas estavam nos Puma.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, oi661114

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2189 em: Agosto 26, 2020, 07:18:59 pm »
Citar
Não se trata de uma pergunta recente, mas a resposta só pode ser dada após uma análise comparada das valências de um piloto de helicópteros da FAP, e um piloto do Exército.Não é necessário para isso comparar quais deles terão mais habilidade ou melhor formação, até porque parte deles é formada na FAP. Comecemos pela análise da formação de um Piloto Aviador (PilAv) da FAP.Analisando  o  percurso  académico  do  curso  de  PilAv,  que  é  comum  durante os quatro anos na Academia da Força Aérea, e apenas após o Tirocínio consoante as notas é escolhida a tipologia de aeronaves para a qual irão frequentar o curso de qualificação. A escolha divide-se em Caças, Transporte e Helicópteros. Esta formação não  contempla  disciplinas  a  nível  de  Operações  Terrestres.  O que nos leva à conclusão que não dispõe de qualquer tipo de conhecimento a nível de Operações  Terrestres,enquanto um  piloto do Exército tem um conhecimento básico nesta área e está apto a pilotar helicópteros.
Consta de um Trabalho de Investigação Aplicada da Academia Militar.

A única referencia que fiz ao ultramar foi aos helicópteros serem dessa altura, que depois de 2003 já estavam em muito mau estado.

Claro que tem muito de guerra de "cazinhas" a opinião do Exercito, mas também tem pontos validos.