Sempre ouvi que a FAP iria ter um papel mais ativo no combate aos FF, quem sabe que o trabalho dos Kamov não será feito por estes hélis médios.
O único helicóptero que a FAP diz poder fazer combate a fogos é o AW119.
https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koalaÉ verdade que do futuro heli sem nome ainda não sabemos nada, nem sim nem não, mas se só vierem 4 ou 5, preparados para operações táticas, não acredito que a FAP os ponha em risco de cair num qualquer incêndio em Portugal, para isso existem os helis civis alugados.
Num país com fracos recursos para a defesa, acho que se deve planear em conjunto, não faz sentido ter 4 ou 5 helis diferentes quando se podem uniformizar frotas.
Neste momento ( Estado Portugûes), temos: AW-101, AW-119, Lynx, UH-60 ? AW-169 ? ...., AS-350 ( EMA) e Kamov (EMA).
Eventualmente 6 tipos de helis diferentes.
Desses aparelhos todos só 3 realmente existem nas FA (EH101, AW119 e Lynx), e são todos de categorias de peso e missões muito variadas.
Os da protecção civil, têm os Kamov todos impossibilitados de voar, sobrando apenas os AS350, que têm a sua manutenção atribuidas a uma empresa civil.
Eu também sou a favor da uniformização, se o Lynx fosse ser substituído agora concordava totalmente.
Só acho um bocado um tiro no escuro escolher um aparelho por causa de outro que vamos escolher daqui a 10 ou 15 anos.
É verdade que de onde estamos o Seahawk/NH90 são as escolhas naturais para um heli naval, mas daqui a 10/15 anos esses aparelhos já podem ter equipamentos diferentes dos de agora (os H60 estão fartos de versões diferentes) e até, nunca se sabe, pode aparecer algum heli novo no mercado. Para heli táctico já há muitas mais opções. E mesmo que se optasse por um heli táctico de um desses dois modelos, nada contra, daqui aos tais 10/15 anos supostamente teríamos que adquirir a versão naval desse heli, e o preço? Ficava já estabelecido agora ou será apenas na altura da compra? Podemos vir a pagar demais, ou a ficar com o modelo "errado" se a Marinha daqui aos 15 anos disser, afinal gosto mais do outro porque há uma versão nova que tem isto e aquilo. E se surgir alguma oferta maluca americana como se está a falar nos blindados 4x4? Podemos vir a ficar na mesma com 2 modelos.