6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #870 em: Dezembro 12, 2019, 09:13:56 am »
E que tal virem os HH-60H, e com o dinheiro que sobrar face ao programa original dos "Hélis de Evacuação", adquirir além dos equipamentos/armamentos para estes hawk, mas também fazer um upgrade aos 4 Merlin CSAR e ficarem de vez "militarizados"?

Estar a contar que não vamos ter um LPD nos próximos 5 anos é um erro, porque a qualquer momento podem lembrar-se de o encomendar (basta uma catástrofe natural a sério e o navio é logo encomendado, oxalá não chegue a este ponto), além de que a maioria, senão todos, os AOR modernos têm convés de voo e hangar. Adquirir o UH-60 seria um erro por estar limitado no seu uso, viria sequer com FLIR ou guincho para SAR?

Para transporte de tropas e carga, existem os Merlin, que podem inclusive carregar um M-777 (quando um dia se lembrarem de os adquirir  ::)) . Eu não punha em causa esta oportunidade para adquirir bons hélis, para se ter mais um héli para "transportar a tralha", é preciso sim hélis para fazer o resto que os Merlin, UH-60, Lynx ou Koala não fazem.

Se vierem dez 60H não sobrará grande guito e mais se sobrar vai ter de ser usado para os repor operacionais.

Mas a versão H rescue hawk nao está equipada de origem com flir e pode ser equipada com guincho para as missões SAR ?

Pelo que tenho lido e fotos que tenho visto os helis trazem esse equipamento.

Abraço

« Última modificação: Dezembro 12, 2019, 09:21:15 am por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #871 em: Dezembro 12, 2019, 10:14:32 am »
Todos os que vi tinham  guincho e o FLIR.

Mas uma das maiores mais valias deste Rescue Hawk é o armamento, não temos e nunca teremos nos próximos tempos, algo tão completo, permite-nos mudar completamente a doutrina de asa rotativa em Portugal.

2 gun ports (port/starboard) :
7.62mm machine guns/miniguns and/or.50 machine guns
AGM-114 Hellfires
GCAL-50 Gatling Guns
Maverick missiles
70mm FFAR rocket pods
AIM-92 Stingers




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Specifications
Mission Capabilities    
VERTREP
Logistics
Strike Rescue
Special Warfare Support
MEDEVAC
Search and Rescue
Anti-surface Strike

VERTREP Characteristics    
6,000 Pound External Cargo Hook
7,468 Pound Useful Load
Extended Mission Endurance/Range
4 Crew
8 Passengers

Mission Systems    
Aircraft Survivability Systems
Infrared (IR) Jamming System
Chaff and Flare Dispensers (2)
Radar Warning Receiver
Emergency Locator
Hover IR Suppressor System

Communications Systems    
Dual UHF/VHF/FM Radios
HF Radio
IFF
VHF/UHF/HF/IFF Crypto Computers

Navigation Systems    
VHF/UHF DF
TACAN
TACNAV
Doppler Radar
Radar Altimeter
GPS (Provisions)

Tactical Data Systems    
Dual, Redundant Mission Computers
Digital Data Bus Architecture (MIL-STD-1553B)
Multi-function Keypad Access
Cockpit Video Displays

Mission Subsystems    
6,000 Pound Capacity External Cargo Hook
Night Vision Goggle Compatible Lighting
Rescue Hoist
Automatic Approach, Coupled Hover, Automatic Departure

Weapon System Growth    
GCAL-50 (GAU-19/A) Machine Gun
2.75" Rockets
Stinger Missile
Maverick
Hellfire Missile (Laser Designator)
FLIR
« Última modificação: Dezembro 12, 2019, 11:28:05 am por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #872 em: Dezembro 12, 2019, 11:24:08 am »
Tem a porta pequena e pouca capacidade para transportar tropas, logo não servem para evacuação.

O HH-60H leva menos pessoal e é mais apertadinho que o AW139M, isso é certo, mas não é por muito senão vejamos:

HH-60H: Tripulação 4 (piloto, co-piloto e 2 artilheiros/operador de guincho, "special mission aviators") e 8 soldados equipados (10 se se dispensarem os artilheiros);
AW139M: Tripulação 2 (piloto, co-piloto) e 15 homens ou 10 soldados equipados.












E ainda pode levar carga suspensa, ou VERTREP, entre as 6000 e 7500lbs (ou seja, entre as 2,7t e 3,4t).

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #873 em: Dezembro 12, 2019, 11:34:20 am »
Mas uma das maiores mais valias deste Rescue Hawk é o armamento, não temos e nunca teremos nos próximos tempos, algo tão completo, permite-nos mudar completamente a doutrina de asa rotativa em Portugal.

Isso.

Este modelo (HH-60 - apesar das portas "apertadas" (mas são de ambos os lados, certo?) - transporta, como o CJ informou, praticamente o mesmo dum AW139M em capacidade de transporte e... o mais certo é devermos ter que comparar à possibilidade AW-169M!

Já agora => Last HH-60H Helicopters to Be Retired This Year
« Última modificação: Dezembro 12, 2019, 11:39:22 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #874 em: Dezembro 12, 2019, 12:06:26 pm »
Este modelo (HH-60 - apesar das portas "apertadas" (mas são de ambos os lados, certo?)

Do lado esquerdo é só "marquise", mas dá para levar metralhadoras ou miniguns à janela para arejar alguém. :mrgreen:






Pronto, é apertadinho, mas acho que os americanos são muito espaçosos. ;D :P

http://www.primeportal.net/hangar/michael_block/hh-60h_163797/index.php?Page=1
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #875 em: Dezembro 12, 2019, 01:27:59 pm »
Tem a porta pequena e pouca capacidade para transportar tropas, logo não servem para evacuação.

O HH-60H leva menos pessoal e é mais apertadinho que o AW139M, isso é certo, mas não é por muito senão vejamos:

HH-60H: Tripulação 4 (piloto, co-piloto e 2 artilheiros/operador de guincho, "special mission aviators") e 8 soldados equipados (10 se se dispensarem os artilheiros);
AW139M: Tripulação 2 (piloto, co-piloto) e 15 homens ou 10 soldados equipados.












E ainda pode levar carga suspensa, ou VERTREP, entre as 6000 e 7500lbs (ou seja, entre as 2,7t e 3,4t).



a polivalência/multifunção/triplouso dos 60H supera e em muito a dos 139 !!!!

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #876 em: Dezembro 12, 2019, 01:54:24 pm »
E estamos aqui a esquecer-nos de um pormenor: com o orçamento disponível, vai ser possível adquirir possivelmente 8 a 10 RescueHawk. Mesmo que o HH-60H transportasse menos que o AW-139, os AW-139 seriam sempre uns meros 5 (que é o que os 53 milhões dão, no máximo), ou seja, metade dos HH-60 que poderíamos adquirir. Quantos vamos ter? Não é certo ainda, até porque não se decidiram no modelo, mas mesmo que sejam 8, são mais 3 hélis para transportar carga, pessoal, escolta, etc que os 139 alguma vez seriam.

Se vierem dez 60H não sobrará grande guito e mais se sobrar vai ter de ser usado para os repor operacionais.

Mas a versão H rescue hawk nao está equipada de origem com flir e pode ser equipada com guincho para as missões SAR ?

Pelo que tenho lido e fotos que tenho visto os helis trazem esse equipamento.

Abraço

Segundo se diz, a quantia a pagar pelos hawk, seria supostamente "simbólica". O que isto quer dizer ao certo? Não sei, mas pode sobrar um bom dinheiro após todo o processo.

Quanto ao FLIR e guincho, referia-me às versões Blackhawk. O Rescue sei que já os tem, o que reforça a preferência por este modelo.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #877 em: Dezembro 12, 2019, 01:59:59 pm »
Os HH-60H não resolvem o problema dos helicópteros de evacuação, teríamos de comprar na mesma uns a Leonardo. :o

Se o problema é espaço e porta...  ;D



Já agora, o modelo em questão apaga fogos.  :-P



Leva armas jeitosas...  8)



Os contentores da Marinha...  :mrgreen:



Hospital...  :P



Pode operar de uma plataforma marítima....  ::)





Versão "evacuação"   :mrgreen:



E ainda se fabrica.



Melhor é impossivel...  :G-beer2:



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #878 em: Dezembro 12, 2019, 03:03:15 pm »
Como nós precisamos é de células, graças à incúria dos últimos 30 anos por parte dos irresponsáveis do MDN/EMGFA, penso que um bom compromisso seriam 06 a 08 HH-60H e 10 a 12 UH-60L (ou V). Tal combinação arrumava com os problemas das quintinhas mas, mais importante: teríamos mais células, como já referi, teríamos um modelo de helicóptero bem armado, bem provido de sensores, navalizado (AOR, LPD, etc.) e capaz de complementar e escoltar os Merlin e os UH-60. Teríamos ainda um modelo de helicóptero médio (UH-60), mais barato, em número suficiente para levantar uma companhia (velho sonho do Exército), com capacidade de transportar os L119 e até veículos, de ser armado e de dar uma mãozinha nos FF, se necessário (os HH-60H também o poderiam fazer).
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #879 em: Dezembro 12, 2019, 03:06:40 pm »
Segundo se diz, a quantia a pagar pelos hawk, seria supostamente "simbólica". O que isto quer dizer ao certo? Não sei.

Deve querer dizer que o valor de compra (ao governo americano) será baixo, mas teremos que pagar colocar os aparelhos em condições de voo (possívelmente contratar uma empresa americana) e do transporte para Portugal.
« Última modificação: Dezembro 12, 2019, 03:07:34 pm por Lightning »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #880 em: Dezembro 12, 2019, 03:18:10 pm »
Como nós precisamos é de células, graças à incúria dos últimos 30 anos por parte dos irresponsáveis do MDN/EMGFA, penso que um bom compromisso seriam 06 a 08 HH-60H e 10 a 12 UH-60L (ou V). Tal combinação arrumava com os problemas das quintinhas mas, mais importante: teríamos mais células, como já referi, teríamos um modelo de helicóptero bem armado, bem provido de sensores, navalizado (AOR, LPD, etc.) e capaz de complementar e escoltar os Merlin e os UH-60. Teríamos ainda um modelo de helicóptero médio (UH-60), mais barato, em número suficiente para levantar uma companhia (velho sonho do Exército), com capacidade de transportar os L119 e até veículos, de ser armado e de dar uma mãozinha nos FF, se necessário (os HH-60H também o poderiam fazer).

Isso era muito bom, mas se as fontes do CJ e do tenente, dizem entre 10 a 12, é o que vamos ter, infelizmente, isso se os viermos a ter e não for tudo por água abaixo, com a desculpa que vamos comprar menos e novos (leonardo), como os ricos.

12 de qualquer tipo do 60H para colocar 10 a voar era muito bom, mas nem acredito que venham, mas já durmo a imaginar a pintura  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #881 em: Dezembro 12, 2019, 03:28:24 pm »
O que se poderia fazer, era adquirir agora os 8/10 HH-60H, que certamente serão mais cobiçados por outros países que os UH, e mais tarde, consoante a satisfação das nossas FA com estes helicópteros e a capacidade de os operar e manter mais todo o know how ganho, podia-se adquirir os tais UH-60 para uso generalizado (incluindo combate aos fogos).

Esta frota seria um sonho, cerca de 40 helicópteros nos 3 ramos, e tudo debaixo do mesmo comando, sem tretas das quintinhas. (Ainda gostava de ver a situação dos Apaches, pelo menos no aniversário da FAP era interessante vê-los pessoalmente  :mrgreen:)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #882 em: Dezembro 12, 2019, 03:29:08 pm »
Como nós precisamos é de células, graças à incúria dos últimos 30 anos por parte dos irresponsáveis do MDN/EMGFA, penso que um bom compromisso seriam 06 a 08 HH-60H e 10 a 12 UH-60L (ou V). Tal combinação arrumava com os problemas das quintinhas mas, mais importante: teríamos mais células, como já referi, teríamos um modelo de helicóptero bem armado, bem provido de sensores, navalizado (AOR, LPD, etc.) e capaz de complementar e escoltar os Merlin e os UH-60. Teríamos ainda um modelo de helicóptero médio (UH-60), mais barato, em número suficiente para levantar uma companhia (velho sonho do Exército), com capacidade de transportar os L119 e até veículos, de ser armado e de dar uma mãozinha nos FF, se necessário (os HH-60H também o poderiam fazer).

Isso era muito bom, mas se as fontes do CJ e do tenente, dizem entre 10 a 12, é o que vamos ter, infelizmente, isso se os viermos a ter e não for tudo por água abaixo, com a desculpa que vamos comprar menos e novos (leonardo), como os ricos.

12 de qualquer tipo do 60H para colocar 10 a voar era muito bom, mas nem acredito que venham, mas já durmo a imaginar a pintura  :mrgreen:

Matra a info que me venderam foi que seriam de oito a dez sendo que duas células seriam para peças, as tais  " vacas ".
Se no final ficássemos com oito a voar, seriam bom e podíamos tentar adquirir um segundo lote de oito a voar e mais dois para peças.
Se as FFAA ficassem agora, com 10 X 60H's, F's ou V's o que quiserem, operacionais, e lá para 2030/35 mais cinco a seis mais recentes fossem para a Marinha, já a coisa ficava bem mais compostinha.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #883 em: Dezembro 12, 2019, 03:49:50 pm »
Mesmo que sejam "só" 8, já são mais 2 que o programa que dá nome a este tópico previa, tecnicamente 3, porque segundo a LPM já seriam só 5. Desde que o contrato de manutenção não seja a salganhada que é para os Merlin, ficaremos bastante bem servidos.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #884 em: Dezembro 12, 2019, 05:50:41 pm »
Algumas fotos dos 60H onde até se pode constatar que podem transportar mais que uma secção inf de oito homens.
















 A foto de um 60H a ser carregado numa aeronave de transporte, para que saibam ainda não é um 390 mas um C17.

Abraços
« Última modificação: Dezembro 12, 2019, 05:52:39 pm por tenente »
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