Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3383 Respostas
  • 632694 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2040 em: Abril 06, 2020, 05:48:59 pm »
Não sei se a minha memória está a falhar, mas tenho ideia que era uma configuração comum de ser ver ainda com os pods anteriores. Portanto não fico surpreendido com a configuração.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2041 em: Abril 06, 2020, 05:51:57 pm »
Se a questão é ter apenas um míssil, é comum, não é obrigatório ter em duplicado ambas as asas.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2042 em: Abril 06, 2020, 06:12:53 pm »
E um Sidewinder  :P

Como é um CATM-9L nem lhe liguei importância.  ;)

Não devias que está é uma configuração full sensores.

Olha agora! :-P

Pelo equipamento que o 42 leva dá toda a sensação da missão ser treino de voo táctico a baixa altitude.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2043 em: Abril 06, 2020, 06:18:34 pm »
E um Sidewinder  :P

Como é um CATM-9L nem lhe liguei importância.  ;)

Não devias que está é uma configuração full sensores.

Olha agora! :-P

Pelo equipamento que o 42 leva dá toda a sensação da missão ser treino de voo táctico a baixa altitude.

Citar
Fique em casa com a certeza de que nós continuamos a garantir a soberania e segurança do nosso espaço aéreo.

Eu diria que seria algum tipo de treino, mas pelo texto. ???
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2044 em: Abril 06, 2020, 07:20:00 pm »
Citar
Fique em casa com a certeza de que nós continuamos a garantir a soberania e segurança do nosso espaço aéreo.

Eu diria que seria algum tipo de treino, mas pelo texto. ???

Ah é por isso? Não é nada demais, apenas um texto ilustrado com fotos recentes de um dos mais novos MLU, não é para ser lido à letra por assim dizer. ;)

Querias era isto, não era? :mrgreen:





(Imagens de 2014, uma das raras vezes que a parelha de F-16AM de alerta estava armada com 4 x AIM-9Li)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2045 em: Abril 06, 2020, 07:43:42 pm »
Ele queria era a parelha do QRA como estavam equipados os nossos F-16 no Báltico. 2 AMRAAM e 2 AIM-9L.  :mrgreen:

Ou então anda a ver muitas fotos dos Viper com a calha tripla para AMRAAM.  c56x1
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2046 em: Abril 06, 2020, 08:27:26 pm »
Não, só queria saber se esta nova configuração era alguma medida para intercetar Cessnas. ;)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2047 em: Abril 06, 2020, 08:56:27 pm »
Ele queria era a parelha do QRA como estavam equipados os nossos F-16 no Báltico. 2 AMRAAM e 2 AIM-9L.  :mrgreen:

Ou então anda a ver muitas fotos dos Viper com a calha tripla para AMRAAM.  c56x1

Se a FAP tivesse 4 calhas dessas, bastavam 2 F16 para  leva o nosso stock. 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2048 em: Abril 06, 2020, 09:44:29 pm »
Ele queria era a parelha do QRA como estavam equipados os nossos F-16 no Báltico. 2 AMRAAM e 2 AIM-9L.  :mrgreen:

Ou então anda a ver muitas fotos dos Viper com a calha tripla para AMRAAM.  c56x1

Se a FAP tivesse 4 calhas dessas, bastavam 2 F16 para  leva o nosso stock. 

E da safra de 2003/2004. Gostava de saber qual será a sua "shelf life" actualmente, mesmo estando bem acondicionados e refrigerados.

Tudo indica serem 20, Nélson (10+10), por isso ias precisar de mais umas quantas calhas, não muitas, mas ias.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2049 em: Abril 06, 2020, 09:46:31 pm »
Meu Caro, tantos que temos !  :mrgreen: :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2050 em: Abril 06, 2020, 10:47:59 pm »
Ele queria era a parelha do QRA como estavam equipados os nossos F-16 no Báltico. 2 AMRAAM e 2 AIM-9L.  :mrgreen:

Ou então anda a ver muitas fotos dos Viper com a calha tripla para AMRAAM.  c56x1

Se a FAP tivesse 4 calhas dessas, bastavam 2 F16 para  leva o nosso stock. 

E da safra de 2003/2004. Gostava de saber qual será a sua "shelf life" actualmente, mesmo estando bem acondicionados e refrigerados.

Tudo indica serem 20, Nélson (10+10), por isso ias precisar de mais umas quantas calhas, não muitas, mas ias.  ;)

A minha questão seria se, à medida que chegam ao fim da validade, se serão usados em exercícios de fogos reais, ou se os deixam apodrecer.

Já agora, os MLU podem receber a nova calha tripla ou é exclusivo do V?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2051 em: Abril 06, 2020, 11:33:07 pm »
Meu Caro, tantos que temos !  :mrgreen: :mrgreen:

Vamos a eles!  :jaja2:


A minha questão seria se, à medida que chegam ao fim da validade, se serão usados em exercícios de fogos reais, ou se os deixam apodrecer.

Apodrecer não apodrecem até porque normalmente o fabricante coloca ao dispor do cliente medidas de renovação/revitalização de modo a prolongar a data de validade dos mísseis, por assim dizer, até um determinado período máximo (20 anos, por exemplo). Mas uma altura chegará em que caso não sejam usados/disparados, o combustível e explosivos começam a perder as suas propriedades químicas, bem como todos os componentes electrónicos que possuem inclusivé uma vida mais curta.

Depois há o número de horas que o míssil real aguenta em voo montado ou preso à aeronave, sujeito aos elementos, manobras G, etc; por exemplo, o Matra Mica aguenta 200 horas de voo cativo e mais 100 se entretanto for modernizado. E como os nossos AMRAAM só saem da toca no Báltico, é extremamente difícil saber o tempo de vida que resta a estes mísseis. No primeiro BAP em 2007 os F-16A/AM levaram apenas Sidewinder, do segundo em 2014 em diante levaram sempre AIM-120.

Citar
Shelf life is how long you can store the missile before it needs major reworking (most likely issue: your solid propellant has turned into something no longer resembling propellant). Air life is, for lack of a better explanation, how long the missile will last underwing before all the forces acting on it in flight (acceleration, gravity, etc) render it almost useless (ie, if you fly an AMRAAM for 1500 hours, the electronics inside might be starting to resemble parts from Radio Shack thanks to constant buffeting).


Já agora, os MLU podem receber a nova calha tripla ou é exclusivo do V?

Será do V em diante, quer sejam aparelhos novos ou modernizados.
« Última modificação: Abril 06, 2020, 11:38:07 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2052 em: Abril 07, 2020, 05:16:49 pm »
Serão 6 F-16CV e 2 F-16DV Block 70. Os bilugares tanto servirão para conversão operacional como para combate, e após as entregas estarem concluídas em 2024 a Bulgária pretende encomendar mais 8.

Segundo escreve o Pássaro de Ferro, neste negócio búlgaro cada célula F-16V nova deverá ter um custo a rondar os 64 milhões de dólares, ou seja, à volta de 59M€ cada.

http://www.passarodeferro.com/2020/04/f-16-da-bulgaria-avancam-m2115-332020.html?fbclid=IwAR0wOaWZe3t4sKznN7XEKLLivVU-QC01bAxQjoGg_SQSjwrIxzXLIU3T1jw
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2053 em: Abril 08, 2020, 12:31:07 am »
A ser verdade já é um custo mais aceitável comparativamente ao preço inicialmente dado para o Viper. Aliás é pouco mais de metade, o que certamente daria um novo folgo a esta hipóteses.

No nosso caso já nem me admirava se viessem a adquirir apenas 20 Viper, para operar em conjunto com os MLU em melhor estado, entre os quais os BM e os mais recentemente modernizados para compensar os vendidos à Roménia.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2054 em: Abril 10, 2020, 10:50:12 am »
Que raio de configuração é esta?



Parece que está configuração teve a ver com a visita do E-3 Sentry Francês a Portugal.