Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Cabeça de Martelo

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Re: CAS
« Responder #930 em: Abril 26, 2024, 04:57:51 pm »
Enquanto a OGMA tiver a bombar, deixem lá a mesma com a Embraer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #931 em: Abril 27, 2024, 10:28:02 am »
Enquanto a OGMA tiver a bombar, deixem lá a mesma com a Embraer.

Mas podia haver uma declaração assim também. Ponham-se finos senão são corridos e passam a precisar muito mais para terem um Visto. Aliás como era antes e era o correcto. Agora vem qualquer pilantra e ocupa fazer manifestações a exigir casa paga pelo contribuinte. 
 

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Duarte

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Re: CAS
« Responder #932 em: Abril 27, 2024, 06:37:43 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:



слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 
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Re: CAS
« Responder #933 em: Abril 27, 2024, 06:56:32 pm »
partilha aqui pf
cps
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #934 em: Abril 27, 2024, 07:53:29 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:


Concordo a 100% - pior compra de sempre da FAP. De longe.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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Pescador

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Re: CAS
« Responder #935 em: Abril 27, 2024, 10:37:44 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:


Concordo a 100% - pior compra de sempre da FAP. De longe.

Ficava bem um arco-íris por cima. E a madrinha da Esquadra ser a Janja. Organizavam um jacuzzi com beberete para a inauguração
« Última modificação: Abril 27, 2024, 10:39:57 pm por Pescador »
 
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Pilotasso

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Re: CAS
« Responder #936 em: Hoje às 02:38:29 pm »
Tucanos para mim só para instrução básica (substituir os Epsilon)  e talvez para andar atrás das avionetas da droga onde elas costumam esconder-se dos F-16 nos vales montanhosos.
CAS? se fosse eu a decidir seria feito a grande altitude por F-35's ou drones a orbitar a zona de combate como o reaper. CAS feito por pilotos a baixa altitude é um bocado suicida nos dias de hoje, é tão fácil haver armas portáteis escondidas no terreno hoje em dia. Tenho duvidas que seja viável ainda para mais para um país com meios em tão reduzido numero.
 
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Lightning

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Re: CAS
« Responder #937 em: Hoje às 02:50:03 pm »
O cockpit do Super Tucano é demasiado complexo para instrução básica, tem sempre de ser uma aeronave mais simples nesta função. Talvez existam versões do Tucano mais indicadas para instrução básica, mas ai já pode perder outras capacidades.

Epsilon


Super Tucano
« Última modificação: Hoje às 02:53:08 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #938 em: Hoje às 04:27:39 pm »
O cockpit do Super Tucano é demasiado complexo para instrução básica, tem sempre de ser uma aeronave mais simples nesta função. Talvez existam versões do Tucano mais indicadas para instrução básica, mas ai já pode perder outras capacidades.

Epsilon


Super Tucano


Não necessariamente, hoje em dia até os treinadores "básicos" possuem autênticas televisões no cockpit.  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Grob_G_120TP


O ST é simplesmente demasiado caro para treino básico, principalmente se considerarmos uma versão de combate.

Agora, não se perdia nada era se passássemos a operar o Grob + ST ou PC-21 (não militarizados), e reduzia-se para apenas 2 os modelos de aeronave de treino a hélice (ao invés de 3, caso se compre ST e se mantenha em serviço o TB-30 e se substitua o Chipmunk por outro modelo).

Tucanos para mim só para instrução básica (substituir os Epsilon)  e talvez para andar atrás das avionetas da droga onde elas costumam esconder-se dos F-16 nos vales montanhosos.
CAS? se fosse eu a decidir seria feito a grande altitude por F-35's ou drones a orbitar a zona de combate como o reaper. CAS feito por pilotos a baixa altitude é um bocado suicida nos dias de hoje, é tão fácil haver armas portáteis escondidas no terreno hoje em dia. Tenho duvidas que seja viável ainda para mais para um país com meios em tão reduzido numero.

Para ter STs atrás de avionetas, serias obrigado a ter a versão de combate do ST (mais cara) e em maior número (mais caro), e os mesmos problemas associados à sua compra para CAS ou C-UAS se aplicariam, que era um autêntico mama-recursos. Além de te obrigar a ter um QRA desta aeronave de propósito.

A proliferação de MANPADS não mudou face há 50 anos atrás (se calhar pelo contrário, já que um sistema moderno é bem mais caro e inacessível. O que mudou é a eficácia destes sistemas, dos radares, e de outros sistemas mais capazes que obrigam as aeronaves a voar baixo, e a colocarem-se ao alcance de MANPADS. A solução para CAS, não será única, mas sim um conjunto de sistemas adequados a cenários diferentes.

Como o CAS será realizado de várias maneiras e por vários sistemas distintos, faz ainda menos sentido termos um programa para meios CAS. E com o aparecimento do Mojave, e consequente aparição de futuros concorrentes com drones armados igualmente capazes de operar a partir de pistas semi-preparadas, o nicho do Super Tucano ou AT-802U perde-se para um meio consideravelmente mais versátil, e mais racional para países com menos recursos e que não se podem dar ao luxo de comprar meios dedicados a uma função.
 

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goncalobmartins

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Re: CAS
« Responder #939 em: Hoje às 04:51:13 pm »
O cockpit do Super Tucano é demasiado complexo para instrução básica, tem sempre de ser uma aeronave mais simples nesta função. Talvez existam versões do Tucano mais indicadas para instrução básica, mas ai já pode perder outras capacidades.

Epsilon


Super Tucano


Não necessariamente, hoje em dia até os treinadores "básicos" possuem autênticas televisões no cockpit.  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Grob_G_120TP


O ST é simplesmente demasiado caro para treino básico, principalmente se considerarmos uma versão de combate.

Agora, não se perdia nada era se passássemos a operar o Grob + ST ou PC-21 (não militarizados), e reduzia-se para apenas 2 os modelos de aeronave de treino a hélice (ao invés de 3, caso se compre ST e se mantenha em serviço o TB-30 e se substitua o Chipmunk por outro modelo).

Tucanos para mim só para instrução básica (substituir os Epsilon)  e talvez para andar atrás das avionetas da droga onde elas costumam esconder-se dos F-16 nos vales montanhosos.
CAS? se fosse eu a decidir seria feito a grande altitude por F-35's ou drones a orbitar a zona de combate como o reaper. CAS feito por pilotos a baixa altitude é um bocado suicida nos dias de hoje, é tão fácil haver armas portáteis escondidas no terreno hoje em dia. Tenho duvidas que seja viável ainda para mais para um país com meios em tão reduzido numero.

Para ter STs atrás de avionetas, serias obrigado a ter a versão de combate do ST (mais cara) e em maior número (mais caro), e os mesmos problemas associados à sua compra para CAS ou C-UAS se aplicariam, que era um autêntico mama-recursos. Além de te obrigar a ter um QRA desta aeronave de propósito.

A proliferação de MANPADS não mudou face há 50 anos atrás (se calhar pelo contrário, já que um sistema moderno é bem mais caro e inacessível. O que mudou é a eficácia destes sistemas, dos radares, e de outros sistemas mais capazes que obrigam as aeronaves a voar baixo, e a colocarem-se ao alcance de MANPADS. A solução para CAS, não será única, mas sim um conjunto de sistemas adequados a cenários diferentes.

Como o CAS será realizado de várias maneiras e por vários sistemas distintos, faz ainda menos sentido termos um programa para meios CAS. E com o aparecimento do Mojave, e consequente aparição de futuros concorrentes com drones armados igualmente capazes de operar a partir de pistas semi-preparadas, o nicho do Super Tucano ou AT-802U perde-se para um meio consideravelmente mais versátil, e mais racional para países com menos recursos e que não se podem dar ao luxo de comprar meios dedicados a uma função.

Pergunta de quem não percebe nada disto: Atualmente a FAP conta com 6 Chipmunk e 10 Epsilon ativos. Não faria sentido os Epsilon substituírem e os Epsilon, e os Epsilon serem substituídos por STs ou PC-21? E acrescentar um substituto para o Alpha Jet?
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #940 em: Hoje às 05:08:40 pm »
Tucanos para mim só para instrução básica (substituir os Epsilon)  e talvez para andar atrás das avionetas da droga onde elas costumam esconder-se dos F-16 nos vales montanhosos.
CAS? se fosse eu a decidir seria feito a grande altitude por F-35's ou drones a orbitar a zona de combate como o reaper. CAS feito por pilotos a baixa altitude é um bocado suicida nos dias de hoje, é tão fácil haver armas portáteis escondidas no terreno hoje em dia. Tenho duvidas que seja viável ainda para mais para um país com meios em tão reduzido numero.

Mesmo cá para essas avionetas, depois é preciso aborda-los. Dai que resultava melhor ter um meio como por exemplo o C295 que tem muita autonomia, para os acompanhar por meios radar e EO á distancia e, depois ter é helicópteros disponíveis para colocar uma equipa no terreno rapidamente
« Última modificação: Hoje às 05:10:19 pm por Pescador »
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #941 em: Hoje às 10:39:04 pm »
Pergunta de quem não percebe nada disto: Atualmente a FAP conta com 6 Chipmunk e 10 Epsilon ativos. Não faria sentido os Epsilon substituírem e os Epsilon, e os Epsilon serem substituídos por STs ou PC-21? E acrescentar um substituto para o Alpha Jet?

Em teoria, não deveria haver grande problema nisso, supondo que os TB-30 possuem condições para voar. Mas em LPM até já havia uma verba disponível para substituir os Chipmunk por uma aeronave a hélice barata, não sei é como vai isso.

Já o "acrescentar substituto para o Alpha Jet" é que é a parte complicada, já que actualmente não há orçamento previsto para isso, restando a opção "stop gap" de usar um avião a hélice mais avançado para esse fim.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #942 em: Hoje às 11:00:15 pm »
Lembram-se quando o saabGripen disse que, se os Ucranianos tivessem Super Tucanos equipados com MISTRAL, estariam agora a usá-los em defesa anti-drone?

Isso é que foi uma risada colectiva aqui no FORUM. ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Mas não é que os Ucranianos estão a usar YAK-52 para abaterem drones de reconhecimento ORLAN-10 russos?

Vejam o início deste vídeo...
...e toca a retomar essa risada para terminar o fds cheios de alegria!

 

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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #943 em: Hoje às 11:04:51 pm »
Lembram-se quando o saabGripen disse que, se os Ucranianos tivessem Super Tucanos equipados com MISTRAL, estariam agora a usá-los em defesa anti-drone?

Isso é que foi uma risada colectiva aqui no FORUM. ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Mas não é que os Ucranianos estão a usar YAK-52 para abaterem drones de reconhecimento ORLAN-10 russos?

Vejam o início deste vídeo...
...e toca a retomar essa risada para terminar o fds cheios de alegria!


Odessa ainda tem um ambiente permissivo, gostava de ver em Donestk.
Caro, já percebemos que por sua vontade até os F-16 eram substituídos pelo Super Tucano.
Mas com tantas carências, vamos pagar 180 ME em "reparações" ao Brasil, pelos A-29...
Muito bom.
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #944 em: Hoje às 11:15:19 pm »

Olha!

Charlie Jaguar e Subsea7 aqui ao mesmo tempo.
Tenho uma pergunta para vos fazer. Já vai aparecer no tema do F35.

Mas quanto a esta resposta;
E Kiev?
Seria muito permissivo?