Discriminação ?

  • 30 Respostas
  • 9201 Visualizações
*

PETERALM

  • 12
  • +0/-0
    • http://civiliancontractors.free.fr
Discriminação ?
« em: Julho 08, 2007, 12:28:39 pm »
Ola,

Interessante este forum, e com muitas informações para quem quer ingressar no exercito, mas tive uma experiencia muito desagradavel do exercito português, e hoje em dia ainda tenho rancoeur de me ter enganado na minha carreira. Vou contar a minha experiencia, e tentar ser mais breve possivel.
Nasci em França de pais imigrantes portugueses, registado no consulado português adquiri a nacionalidade portuguesa e depois a dupla nacionalidade aos 18 anos. Fiz estudos em França, mas tinha vontade de abraçar uma carreira militar em Portugal, e ja tinha escolhido uma tropa de elite, onde estava prestes a todos sacrificios. Assim escolhi de ingressar nas tropas de operações especiais. Estava apto, tinha todas condições gerais e espeiciais requeridas, pelo menos era o que pensava; assim comecei nas provas de selecçao no Porto, onde tive uma entrevista no fim com um sargento paraquedista que me deu marcação para o CIOE de Lamego afim de participar nas provas complementares de aptidão fisica. No entanto estava certo que iria então ingressar nas tropas de operações especiais, so faltavam as provas complementares. No Mês de janeiro de 2000, eramos 43 candidatos a participar nas provas complementares : teste Cooper, abdominais, elevações, flexões, saltos, mesa irlandesa e enfim o mais terrivel foi de nadar numa piscina em pleno mês de janeiro por 1°C numa quinta que pertencia a camara de Lamego. A prova é de 15 metros, so que a piscina faz o dobro (30 metros) e tem que nadar mais 15 metros para poder sair na outra ponta. Ainda me lembro dos oficias que vieram para ver a nossa sorte de nadar numa agua tão "fria"...
Nessa ultima prova eramos 3no final em 43 candidatos iniciais  !!! Com isso tudo, estava mesmo com a certeza que iria para os Ranger's para o mês de agosto do ano 2000.... (ja agora merecia)

Mas qual foi o meu espanto quando recebi uma carta oficial, informando-me que iria integrar o Regimento de Infantaria N°3 de Beja !!!   De imediato telefonei para o CIOE, que me responderam que para eles estava tudo correto, so que houve de certeza nos exames médicos um erro qualquer no centro de selecção do Porto e aconselhou-me pedir uma re-avaliação dos exames médicos. Coisa que não consegui pedir por telefone, tendo que fazer varios correios para ter uma resposta concreta, e mesmo assim nunca tive pormenores dos meus exames. So depois ter efectuado meu serviço militar em 6 meses, tive a resposta do centro de selecção do Porto, em como tinha sido avaliado negativo em todos exames médicos e fisicos (além de ter conseguido os testes dificeis do CIOE, era incapaz de ingressar neste corpo pelo que pensam os senhores doutores do centro de selecção...   ), so na parte psicotecnica é que estava apto... (os Ranger's não são burros, pois não ..). Depois me ter informado e ter praticado os mesmos teste em França para o exercito francês (tenho dupla nacionalidade), chamado SICVAGE em Portugal, o mesmo existe em França denomeado SYGICOP, e não sei se os testes franceses são inferiores, mas curisosamente consegui os testes na positiva além da vista negativa porque tenho uma ligeira miopia, na audição tenho a média acima do normal, fiquei com um teste positivo, e apto a ingressar nas tropas espeiciais francesas...

Sem duvida nenhuma, além do exame escrito onde não da para ver o candidato (anonimo), nos outros exames fisicos, fui, sem duvidas, vitima de discriminação, porque era "francês", e até me chamavam assim no regimento, mas isso nao me preocupava, o que me deu esse desgosto com a tropa portuguesa, foi de me ter feito esses sacrificios todos para nada!!!

Maldito exercito português (desculpe pessoal, mas é um desabafo)

Até,
Pedro Almeida Adriano.
« Última modificação: Agosto 25, 2007, 02:27:25 pm por PETERALM »
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 08, 2007, 02:35:12 pm »
Caro Pedro Adriano...

Antes de mais quero dar-lhe as minhas boas-vindas ao fórum...

   Depois apenas quero dizer-lhe para não levar isso tão a peito, pois o recrutamento no Exército Português ainda está sub-desenvolvido e pouco eficaz. É mais uma área onde os parcos orçamentos e falta de formação têm dado resultados pouco eficazes.

   Em relação aos testes médicos que efectuou, onde reprovou, posso dizer-lhe que já não é de agora e que Portugal é dos poucos países onde ainda é eliminatório o facto de ter miopia e querer integrar uma força especial, por pouco que seja a graduação.

   Coragem e se ainda puder integrar as forças Francesas, faça-o, pois, em breve Portugal terá de passar missões das suas forças armadas para outros países Europeus, por incapacidade de as cumprir...


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

PETERALM

  • 12
  • +0/-0
    • http://civiliancontractors.free.fr
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 08, 2007, 04:17:34 pm »
Citação de: "Artífice"
Caro Pedro Adriano...

Antes de mais quero dar-lhe as minhas boas-vindas ao fórum...

   Depois apenas quero dizer-lhe para não levar isso tão a peito, pois o recrutamento no Exército Português ainda está sub-desenvolvido e pouco eficaz. É mais uma área onde os parcos orçamentos e falta de formação têm dado resultados pouco eficazes.

   Em relação aos testes médicos que efectuou, onde reprovou, posso dizer-lhe que já não é de agora e que Portugal é dos poucos países onde ainda é eliminatório o facto de ter miopia e querer integrar uma força especial, por pouco que seja a graduação.

   Coragem e se ainda puder integrar as forças Francesas, faça-o, pois, em breve Portugal terá de passar missões das suas forças armadas para outros países Europeus, por incapacidade de as cumprir...


Ola Artifice,

Sim, acredito que o facto de ter miopia nao dava certo para evoluir nas tropas de Operações especiais (isso tambem nao me foi dito na selecção), mas nao acho normal ter todas partes do SICVAGE negativas menos as psicotecnicas, isso de certeza que houve um erro voluntario ou involontario, ja que você diz que o recrutamento esta sub-desenvolvido em Portugal; mas foi uma grande desilusão, e se o centro de selecção nao me tinha enviado ainda para o CIOE para efectuar os testes complementares (ja que sabiam que estava tudo negativo), com os sacrificios que fiz.

Obrigado, pelas boas vindas,

Até,
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 09, 2007, 06:30:07 pm »
Citação de: "Artífice"
Caro Pedro Adriano...

...Portugal terá de passar missões das suas forças armadas para outros países Europeus, por incapacidade de as cumprir...


Acredita mesmo nisto?!?
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 09, 2007, 08:22:07 pm »
Citação de: "SSK"
Acredita mesmo nisto?!?



     Caro companheiro forista, aproveitando a sua "assinatura"

- "Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"

Respondo-lhe com algumas com perguntas... ... ...

   Que acontecerá quando o último dos submarinos encostar ? A missão por eles desempenhada passa para quem/quê ?

   E os Patrulhões ? Quando vêm reforçar a já paupérrima marinha Portuguesa ?

   Também acredita que a vintena de F-16 que possuímos são Dissuasor de alguma coisa ?

  ( Basta ver o Reequipamento dos Marroquinos... )

   A missão de defesa aérea de Áreas e pontos sensíveis, passou há algum tempo (pouco) da artilharia AA para a força aérea devido à fraca capacidade / mobilidade da nossa AAA... Que acontecerá quando os F-16
não forem suficientes para o acumular de missões que têm vindo a sofrer.

(Interdição aérea - CAS - Intercepção - Protecção de pontos/Áreas sensíveis... )


   Ou será que aínda não  repararam que as nossas forças destacadas estão sempre "em apoio" de alguma outra força ??? Isso não quererá dizer algo acerca da nossa capacidade de resposta, devido ao material e equipamentos ???


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 09, 2007, 10:43:27 pm »
Responder com perguntas, deve ter veia de politico...

Nas que me sinto capaz de reponder fá-lo-ei...

Citar
Que acontecerá quando o último dos submarinos encostar ? A missão por eles desempenhada passa para quem/quê

O NRP Barracuda, continuará a navegara até chegar o 1º submarino com todas as valências que tinha à chegada do estaleiro de Nantes. Talvez até mais, sim, devido a novos sensores que o modernizaram ao longo dos anos. Continua a participar em exercícios nacionais e com outros submarinos e forças navais que passam na nossa costa. Continua a patrulhar a nossa ZEE como sempre fez bem como outras missões que a opinião pública não sabe, não fosse ele um submarino.


Citar
E os Patrulhões ? Quando vêm reforçar a já paupérrima marinha Portuguesa ?

Quanto aos patrulhões, é certo que já deviam ter chegado à muito, mas que eu saiba ninguem deixou de ser salvo na nossa costa, não nas praias, por inoperancia, inoperacionalidade ou falta de prontidão das nossas corvetas.
Paupérrima em meios, mas muito rica em valores humanos dos quais eu julgo você se integrar também. E principalmente por isso ela nunca falhou quando o país precisou dela...

Quanto às outras questôes deixo-as para perceba mais da matéria. Não gosto de opinar erradamente :wink:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 10, 2007, 06:27:30 pm »
PETERALM, eu não sei como é no CTOE, mas eu tive um camarada que era "Francês" e nunca o vi a ser descriminado. Na verdade eu e ele quase que andamos à pancada porque num jogo entre a selecção nacional e a selecção Francesa ele estava a apoiar a selecção Francesa. O tipo em questão até desistiu depois da recruta e não ganhou a boina, mas não fiquei com a melhor impressão dele. Acho estranho num Exército com elementos oriundos um pouco de todo o lado isso ter acontecido, mas também é verdade que há sempre histórias muito estranhas acerca do Exército...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 10, 2007, 06:31:27 pm »
Citação de: "Artífice"
Caro Pedro Adriano...

   Em relação aos testes médicos que efectuou, onde reprovou, posso dizer-lhe que já não é de agora e que Portugal é dos poucos países onde ainda é eliminatório o facto de ter miopia e querer integrar uma força especial, por pouco que seja a graduação.

   Coragem e se ainda puder integrar as forças Francesas, faça-o, pois, em breve Portugal terá de passar missões das suas forças armadas para outros países Europeus, por incapacidade de as cumprir...


Tenho a informar o senhor que tive pelo menos um camarada com miopia (usava inclusive óculos), como tal não é eliminatório para todas as Tropas Especiais.

Enquanto à "boca" que mandou às Forças Armadas Portuguesas...olhe vá ver onde é que nós temos forças no estrangeiro e pense dois segundos antes de dizer disparates.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 10, 2007, 06:43:52 pm »
Citar
Enquanto à "boca" que mandou às Forças Armadas Portuguesas...olhe vá ver onde é que nós temos forças no estrangeiro e pense dois segundos antes de dizer disparates.


O que tem piada é que o senhor Artífice pelo Avatar e nome deve ser militar da marinha :?  :shock:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 10, 2007, 06:49:23 pm »
Por outros posts pareceu-me mais do Serviço de Material (ou será que passou a ser Manutenção? Pelo menos a antiga Escola Prática mudou de nome para Regimento de Manutenção)
 

*

PETERALM

  • 12
  • +0/-0
    • http://civiliancontractors.free.fr
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 25, 2007, 02:21:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
PETERALM, eu não sei como é no CTOE, mas eu tive um camarada que era "Francês" e nunca o vi a ser descriminado. Na verdade eu e ele quase que andamos à pancada porque num jogo entre a selecção nacional e a selecção Francesa ele estava a apoiar a selecção Francesa. O tipo em questão até desistiu depois da recruta e não ganhou a boina, mas não fiquei com a melhor impressão dele. Acho estranho num Exército com elementos oriundos um pouco de todo o lado isso ter acontecido, mas também é verdade que há sempre histórias muito estranhas acerca do Exército...


Se lê bem, pode verificar que o erro não vem do CIOE, onde tive tudo correto nas provas fisicas complementares, mas sim do centro de inspecção do Porto, que para mim so tem de selecção o nome ! Se estes senhores do centro de selecção pensam que não tenho pernas, braços ou aptidão fisica para ingressar nas tropas especiais, não sei porque é que em 43 candidatos fui um dos três aprovados nos testes do CIOE ??? Que desgosto...

Até,
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 25, 2007, 02:58:47 pm »
PETERALM não sei a quanto tempo é que fez a inspecção, mas por norma se uma pessoa fica inapta na inspecção médica, esta é avisada no local antes de ir embora e entregue a sua cédula militar, quem fica apto, a cédula é posteriormente enviada para casa com o aprovado ou não aprovado, conforme posterior resultado das analises ao sangue/urina e psicotécnicos.
Actualmente nas Operações especiais só são admitidos recrutas com nível 1, a miopia se detectada não permite atingir este nível de qualificação.

No CTOE, de certeza não há descriminação por elementos com dupla nacionalidade ou nomes estrangeiro ou até com pronuncia um pouco diferente, porque nesta unidade deverá ter militares nessa situação, no exercito é normal pegarem numa característica mesmo que não seja pessoal para esse militar ficar conhecido por isso.

A classificação abaixo de nível 1 permite ir para as restantes forcas especiais, Pára-quedistas por exemplo, para os comandos penso que á pouco tempo já começou a ser necessário o nível 1.

Em questão de ter os braços, pernas e abdominais não implica ter reunido todas as condições físicas ou psicológicas para fazer o curso no CTOE, não querendo desvalorizar o mérito por ter conseguido passar nas provas físicas no CTOE.

Esse foi mais um erro atribuído aos Centro de Recrutamento, infelizmente acometesse ainda bastante essas situações.

Citar
Artífice escreveu:
Caro Pedro Adriano...

...Portugal terá de passar missões das suas forças armadas para outros países Europeus, por incapacidade de as cumprir...


Não acredite nisso, Portugal tem efectivo para cumprir as missões que a ela estão destinados, nem que seja por questões de sair da NATO ou uma mais apetitosa por questões financeiras, Portugal recebe dinheiro por cada militar que tem em missão por parte da NATO e garanto que esse dinheiro não é todo para pagar as despesas dos militares.


Cumprimentos :Ups:
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 25, 2007, 03:35:48 pm »
Bem vindo ao forum defesa, PETERALM!

Quantas eram as suas dioptrias de miopia n altura dos exames medicos, provas etc...?

Só por curiosidade.

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 25, 2007, 03:37:55 pm »
O PETERALM fez este tópico e não me lembro de ler mais alguma participação dele. Se calhar nunca mais cá voltou.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PETERALM

  • 12
  • +0/-0
    • http://civiliancontractors.free.fr
(sem assunto)
« Responder #14 em: Agosto 25, 2007, 09:33:38 pm »
Obrigado pelas respostas mais exhaustivas desta vez, como a do acpool.

No dia da inspecção tinha 8/10 no olho esquerdo (ainda tenho..);o facto de ter miopia e nao ter o nivel 1 nessa parte tudo bem, e até compreêndo, mas de ter o nivel 1 nos testes psicotecnicos, e 0 nos outros testes, como a audição, onde tive a média acima do normal aqui em França no SYGICOP, isso não compreendo... e mais uma vez não estou a culpar o CIOE, mas sim o centro de inspecção do Porto.

Cabeça de martelo, escrevi este topico, e ainda sou novato neste forum, então posso ter tempo de ver e escrever outros topicos se fore preciso ou então escrevo qualquer "coisa" que não tem jeito nenhum todos dias ??

Até,