Substituição dos Falcon 50

  • 219 Respostas
  • 57878 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #135 em: Fevereiro 25, 2020, 12:21:49 am »
DC acredito que haja ambos os casos, mas não tenho dados, quero dizer é que nem todos os oficiais e sargentos têm praças, nem o seu serviço tem que perder oficiais/praças porque noutro lado qualquer não há praças.

Os snipers do CTOE são todos sargentos e os pilotos de F-16 são todos oficiais, o que é que o trabalho destes militares tem a ver com a falta de praças num batalhão? Mas um pelotão que só possua o esqueleto de oficiais e sargentos sim.

Por isso alguns oficiais/sargentos podem ter as suas funções directamente a ver com o número de praças, mas outros não.

Mas concordo em muito que dizes DC, por exemplo alguns países só existe um general 4 estrelas e os ramos são comandados por generais de 3 estrelas, nós é tudo 4 estrelas.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 12:53:20 am por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #136 em: Fevereiro 25, 2020, 01:14:30 am »
Um outro caso curioso também com o número de generais, tanto a Brigada de Intervenção ou de Reacção Rápida tem uns 8 regimentos/unidades e é comandada por um Brigadeiro, o Corpo de Fuzileiros só tem duas unidades territoriais, a Escola e a Base de fuzileiros, e tem na mesma a comandar um Comodoro que equivale a Brigadeiro.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #137 em: Fevereiro 25, 2020, 05:59:38 am »
Um outro caso curioso também com o número de generais, tanto a Brigada de Intervenção ou de Reacção Rápida tem uns 8 regimentos/unidades e é comandada por um Brigadeiro, o Corpo de Fuzileiros só tem duas unidades territoriais, a Escola e a Base de fuzileiros, e tem na mesma a comandar um Comodoro que equivale a Brigadeiro.

Bem a BrigInt tem no papel oito regimentos que mais não são na sua maioria que Cat (+) ou BAtInf (-) (-), nem ao escalão de batalhão chegam tal é a mingua de efectivos !
Em termos de efectivos, a BRR tem actualmente como efectivo cerca de 1800 homens/mulheres já a BrigInt não chegara a esse numero muito provavelmente só terá cerca de 1400/1500 efectivos !
Quanto ao CF o seu efectivo rondará os 1200/1300 efectivos ou seja o efectivo actual, se não mais, do que a BriMec !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #138 em: Fevereiro 26, 2020, 11:39:09 am »
Continuando no off-topic e no seguimento do artigo do DN de dia 22:

Citar
"Pré-falência" das Forças Armadas. As dez razões dos generais e a reação dos partidos
25 FEV 2020
Nº55097

Falta de efetivos, capacidades operacionais comprometidas, dificuldades inéditas são alguns dos argumentos destacados no alerta que os generais enviaram a Marcelo. O presidente do CDS apela a um "consenso político".

Quatro oficiais-generais, entre os quais três ex-chefes do Estado-Maior: Manuel Taveira Martins, ex-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José Pinto Ramalho, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, e Fernando Melo Gomes, ex-chefe do Estado-Maior da Armada - o quarto general é Luís Sequeira, ex-secretário-geral do Ministério de Defesa Nacional (MDN) -, assinaram a carta de alerta dirigida ao Presidente da República. Na missiva, a que o DN teve acesso, os oficiais-generais justificaram a iniciativa por estarem a assistir "com preocupação ao contínuo processo de degradação das Forças Armadas e ao consequente aumento das vulnerabilidades do sistema de defesa nacional e da posição do país no quadro das alianças que integra". Veja mais abaixo as suas razões.

São todos presidentes dos órgãos dirigentes do Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI), que integra um vasto conjunto de oficiais-generais dos três ramos, na reserva e na reforma, que desempenharam cargos de alta responsabilidade na hierarquia das Forças Armadas (FFAA) e na GNR. É em nome do GREI que remeteram a carta, a que o DN teve acesso, a 23 de janeiro último.


CDS apela a um consenso político

Em declarações ao DN, o presidente do CDS salienta que "as Forças Armadas desempenham um papel fundamental no exercício da soberania e na defesa da independência nacional, do território, dos cidadãos e do Estado de direito democrático". Por isso, frisa, "a sustentação das Forças Armadas, a preservação do interesse nacional e o reforço do prestígio externo de Portugal recomendam um diálogo político-militar construtivo e um amplo consenso político entre os principais partidos". Francisco Rodrigues dos Santos está apreensivo "com o facto de o número de efetivos se encontrar abaixo do exigível, com a fraca atratividade da carreira militar, especialmente para os mais jovens, e com os baixos níveis de investimento na segurança cooperativa no exterior". Diz que devem ser dadas às Forças Armadas "todas as condições para que sejam eficazes, operacionais e adaptadas às mudanças que se verificam em termos internacionais - nomeadamente o terrorismo, o cibercrime e a segurança na gestão dos recursos".

O líder centrista entende que, "com vista a resolver estas dificuldades, é necessário convergência política e militar nas seguintes respostas: rever o estatuto remuneratório das Forças Armadas; criar um quadro permanente de praças no Exército e na Força Aérea; implementar modelos alternativos de recrutamento voluntário nas Forças Armadas; apostar na segurança cooperativa no quadro das alianças internacionais em que Portugal está inserido, uma vez que segurança afastada de Portugal é também a nossa própria defesa.


PCP: o problema das "contas certas"

Para o PCP, o aviso dos generais "tem razão de ser", embora "não haja novidade nas situações descritas, em relação às quais as associações profissionais têm vindo a alertar". O deputado comunista António Filipe, responsável pela defesa no grupo parlamentar, lembra que "estas situações não nasceram hoje" e que "já eram denunciadas pelas associações quando alguns dos generais que subscrevem a carta eram chefes dos ramos". "Não podem, por isso, isentar-se de alguma quota de responsabilidade", sublinha. António Filipe reconhece que se trata de "problemas reais" e que para serem solucionados "exigem vontade política muito forte". Assinala que para "criar condições de atratividade é preciso rever as condições salariais e de saídas profissionais". Reconhece que o atual ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, "é melhor do que os antecessores" e parece estar "a querer resolver os problemas", mas o problema são "as 'contas certas' - a margem de manobra é zero e quaisquer outras medidas além da Lei de Programação Militar (LPM) têm obstáculos enormes".


PS: "Nada a censurar" na iniciativa dos generais

O PS também não tem "dúvidas" de que o governo "tem vindo a priorizar o investimento nas Forças Armadas e na LPM, que resultou de um consenso alargado na Assembleia da República". O deputado Diogo Leão, membro da Comissão de Defesa Nacional do Parlamento, refere que em relação às dificuldades de recrutamento "os problemas não são novos e têm vindo a degradar-se na última década". Diogo Leão considera "extremamente redutor" que "só melhores salários e carreira" possam determinar a atratividade para o ingresso nas Forças Armadas. "Para muita gente, as Forças Armadas são uma vocação e não apenas uma profissão."

O deputado socialista não quis comentar em concreto a iniciativa dos generais, alegando desconhecer a carta. Quanto à oportunidade da mesma, responde assim: "Nada a censurar. Tendo muito respeito pelos quatro oficiais-generais que subscrevem a carta, devemos valorizar todo o debate que se faça na sociedade e que contará com a experiência destes generais que ocuparam cargos relevantes." O DN pediu também um comentário ao PSD e ao BE, mas ainda não recebeu resposta.



As dez razões dos generais para o "estado da arte"


1 - Reforma de Defesa 2020 - consequências altamente gravosas

Segundos os generais, a reforma estrutural iniciada em 2013 designada "Defesa 2020 teve "resultados muito aquém dos objetivos propostos" e daí resultaram "consequências altamente gravosas que urge reverter". Esta reforma, decidida nos anos da troika pelo governo PSD-CDS, pretendia "obter ganhos de eficiência, economias de escala e vetores de inovação" e, principalmente, "racionalizar a despesa". Mas a partir daí, sublinham estes oficiais superiores, "as reformas passaram a privilegiar a redução de despesa como um fim em si mesmo, quase sempre com prejuízo de critérios de racionalidade económica e militar". Assistiu-se a "cortes aleatórios nos orçamentos e nos efetivos, à alienação e abandono de infraestruturas, ao cancelamento de programas de reequipamento em curso e à venda de equipamentos sem se proceder à indispensável substituição".


2 - Dificuldades de sustentação e manutenção

Os generais alegam que as despesas com pessoal e operação e manutenção "têm estado abaixo dos montantes" considerados necessários para "garantir a prontidão operacional". Por isso "têm crescido as dificuldades de manutenção e a sustentação no âmbito geral das Força Armadas, com maior incidência na Marinha e na Força Aérea, pelas características dos meios que operam". O "calendário e fluxos financeiros" da Lei de Programação Militar (LPM), sublinham, "sofrem frequentes descontinuidades em resultado de cativações, de deduções, de transferência de saldos e, em certos casos, de dificuldades associadas à complexidade técnica e administrativa dos processos".

De acordo com esta avaliação, a "conservação, manutenção, segurança, modernização e edificação de infraestruturas" têm sido "insuficientemente realizadas". Há "graves deficiências a nível da habitabilidade e funcionalidade de muitas infraestruturas". Recentemente, a Marinha perdeu o seu único navio reabastecedor, limitando assim as suas capacidades operacionais às águas nacionais.


3 - Recursos humanos: situação "insustentável"

Na reforma Defesa 2020, aprovada em 2013, previa-se um efetivo nas Forças Armadas de 30 a 35 mil. Porém, no final da década passada (2018-2019), o número de militares estava 30% abaixo desse valor e no caso do Exército era de 50%. "São mínimos nunca verificados nas Forças Armadas", salientam os generais. Quanto à falta de efetivos, a "situação nas Forças Armadas em geral é grave, mas no caso particular do Exército é de emergência institucional". Os generais lembram que "uma unidade do Exército só se considera passível de emprego operacional quando o seu potencial de combate, em pessoal e material, se encontra acima dos 75%". A situação que se vive é "insustentável e já compromete o cumprimento de algumas missões atribuídas". Tem vindo a "crescer um clima geral de mal-estar, de insatisfação, de saturação e de injustiça relativa", levando a que "um número crescente de militares" abandonem "precocemente as fileiras".


4 - Estatuto penalizador

As alterações a que foi sujeito o estatuto dos militares das Forças Armadas penalizaram "os fatores influenciadores da carreira, principalmente em relação aos que estão no ativo - nomeadamente na passagem à reserva e à reforma, no condicionamento das promoções e na consequente progressão na carreira".


5 - Condição militar descaracterizada

O conceito de condição militar, definido na lei desde 1989, "tem vindo a ser descaracterizado de tal forma que hoje não passa de um slogan que objetivamente penaliza os militares.


6 - Salários desajustados

Os generais dizem que o sistema remuneratório dos militares das Forças Armadas "tem sofrido um progressivo desajustamento em relação a outros setores da administração pública equiparáveis, quer no leque salarial, quer nas condições de reforma, quer na remuneração dos cargos de topo na carreira".


7 - Qualificações desvalorizadas

De acordo com a análise dos generais, têm "acentuado" a "tendência para desvalorizar as qualificações dos militares em relação a funcionários civis". Dão como exemplo "o progressivo afastamento de militares dos cargos superiores do Ministério da Defesa". Recorde-se a recente nomeação do chefe de gabinete do ministro da Defesa para um cargo superior naquele ministério.


8 - Sistema de saúde militar em crise

Há vários problemas "de vulto" identificados pelos jornais no sistema de saúde militar. O Hospital das Forças Armadas, por exemplo, "continua a ser afetado por insuficiência de recursos humanos, de valências e de infraestruturas que o impedem de garantir com eficácia a suas finalidades". No entender dos generais, a reforma realizada "piorou as condições de assistência dos militares e das suas famílias, sem qualquer poupança de recursos materiais e humanos". No que diz respeito ao Instituto de Ação Social das Forças Armadas, "tem uma dívida acumulada de várias dezenas de milhões de euros, por lhe ter sido atribuída a responsabilidade pelos custos da assistência na doença aos militares (ADM) sem a correspondente contrapartida.


9 - Chefias militares perderam poder

Os oficiais-generais indicam também como ponto negativo para a situação das Forças Armadas o facto de - na sequência das alterações verificadas no processo da justiça e da disciplina militar, "bem como medidas avulsas que limitam a liberdade e a manobra das chefias militares no domínio administrativo e financeiro" - existirem "reflexos negativos a nível do comando da hierarquia e da disciplina e, portanto, na eficácia e eficiência militar".


10 - Redes paralelas e fenómenos inorgânicos

Toda a situação descrita "tem vindo a fomentar a utilização, por um número crescente de militares, de redes paralelas e horizontais de associação e de informação utilizando o espaço digital". O resultado é "o enfraquecimento da cadeia hierárquica - política e militar - e a emergência de condições favoráveis ao aparecimento de fenómenos inorgânicos". Recorde-se por exemplo o "movimento zero" das Forças Armadas.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/25-fev-2020/pre-falencia-das-forcas-armadas-as-dez-razoes-dos-generais-e-a-reacao-dos-partidos-11855134.html


Num dia em que se ficou a saber que o BES irá pedir ao fundo de resolução mais 1037M€ devido aos prejuízos registados em 2019, a continuação do actual estado das coisas nas Forças Armadas não augura nada de bom.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #139 em: Fevereiro 26, 2020, 11:59:19 am »
Continuando no off-topic e no seguimento do artigo do DN de dia 22:

Citar
"Pré-falência" das Forças Armadas. As dez razões dos generais e a reação dos partidos
25 FEV 2020
Nº55097

Falta de efetivos, capacidades operacionais comprometidas, dificuldades inéditas são alguns dos argumentos destacados no alerta que os generais enviaram a Marcelo. O presidente do CDS apela a um "consenso político".

Quatro oficiais-generais, entre os quais três ex-chefes do Estado-Maior: Manuel Taveira Martins, ex-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José Pinto Ramalho, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, e Fernando Melo Gomes, ex-chefe do Estado-Maior da Armada - o quarto general é Luís Sequeira, ex-secretário-geral do Ministério de Defesa Nacional (MDN) -, assinaram a carta de alerta dirigida ao Presidente da República. Na missiva, a que o DN teve acesso, os oficiais-generais justificaram a iniciativa por estarem a assistir "com preocupação ao contínuo processo de degradação das Forças Armadas e ao consequente aumento das vulnerabilidades do sistema de defesa nacional e da posição do país no quadro das alianças que integra". Veja mais abaixo as suas razões.

São todos presidentes dos órgãos dirigentes do Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI), que integra um vasto conjunto de oficiais-generais dos três ramos, na reserva e na reforma, que desempenharam cargos de alta responsabilidade na hierarquia das Forças Armadas (FFAA) e na GNR. É em nome do GREI que remeteram a carta, a que o DN teve acesso, a 23 de janeiro último.


CDS apela a um consenso político

Em declarações ao DN, o presidente do CDS salienta que "as Forças Armadas desempenham um papel fundamental no exercício da soberania e na defesa da independência nacional, do território, dos cidadãos e do Estado de direito democrático". Por isso, frisa, "a sustentação das Forças Armadas, a preservação do interesse nacional e o reforço do prestígio externo de Portugal recomendam um diálogo político-militar construtivo e um amplo consenso político entre os principais partidos". Francisco Rodrigues dos Santos está apreensivo "com o facto de o número de efetivos se encontrar abaixo do exigível, com a fraca atratividade da carreira militar, especialmente para os mais jovens, e com os baixos níveis de investimento na segurança cooperativa no exterior". Diz que devem ser dadas às Forças Armadas "todas as condições para que sejam eficazes, operacionais e adaptadas às mudanças que se verificam em termos internacionais - nomeadamente o terrorismo, o cibercrime e a segurança na gestão dos recursos".

O líder centrista entende que, "com vista a resolver estas dificuldades, é necessário convergência política e militar nas seguintes respostas: rever o estatuto remuneratório das Forças Armadas; criar um quadro permanente de praças no Exército e na Força Aérea; implementar modelos alternativos de recrutamento voluntário nas Forças Armadas; apostar na segurança cooperativa no quadro das alianças internacionais em que Portugal está inserido, uma vez que segurança afastada de Portugal é também a nossa própria defesa.


PCP: o problema das "contas certas"

Para o PCP, o aviso dos generais "tem razão de ser", embora "não haja novidade nas situações descritas, em relação às quais as associações profissionais têm vindo a alertar". O deputado comunista António Filipe, responsável pela defesa no grupo parlamentar, lembra que "estas situações não nasceram hoje" e que "já eram denunciadas pelas associações quando alguns dos generais que subscrevem a carta eram chefes dos ramos". "Não podem, por isso, isentar-se de alguma quota de responsabilidade", sublinha. António Filipe reconhece que se trata de "problemas reais" e que para serem solucionados "exigem vontade política muito forte". Assinala que para "criar condições de atratividade é preciso rever as condições salariais e de saídas profissionais". Reconhece que o atual ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, "é melhor do que os antecessores" e parece estar "a querer resolver os problemas", mas o problema são "as 'contas certas' - a margem de manobra é zero e quaisquer outras medidas além da Lei de Programação Militar (LPM) têm obstáculos enormes".


PS: "Nada a censurar" na iniciativa dos generais

O PS também não tem "dúvidas" de que o governo "tem vindo a priorizar o investimento nas Forças Armadas e na LPM, que resultou de um consenso alargado na Assembleia da República". O deputado Diogo Leão, membro da Comissão de Defesa Nacional do Parlamento, refere que em relação às dificuldades de recrutamento "os problemas não são novos e têm vindo a degradar-se na última década". Diogo Leão considera "extremamente redutor" que "só melhores salários e carreira" possam determinar a atratividade para o ingresso nas Forças Armadas. "Para muita gente, as Forças Armadas são uma vocação e não apenas uma profissão."

O deputado socialista não quis comentar em concreto a iniciativa dos generais, alegando desconhecer a carta. Quanto à oportunidade da mesma, responde assim: "Nada a censurar. Tendo muito respeito pelos quatro oficiais-generais que subscrevem a carta, devemos valorizar todo o debate que se faça na sociedade e que contará com a experiência destes generais que ocuparam cargos relevantes." O DN pediu também um comentário ao PSD e ao BE, mas ainda não recebeu resposta.



As dez razões dos generais para o "estado da arte"


1 - Reforma de Defesa 2020 - consequências altamente gravosas

Segundos os generais, a reforma estrutural iniciada em 2013 designada "Defesa 2020 teve "resultados muito aquém dos objetivos propostos" e daí resultaram "consequências altamente gravosas que urge reverter". Esta reforma, decidida nos anos da troika pelo governo PSD-CDS, pretendia "obter ganhos de eficiência, economias de escala e vetores de inovação" e, principalmente, "racionalizar a despesa". Mas a partir daí, sublinham estes oficiais superiores, "as reformas passaram a privilegiar a redução de despesa como um fim em si mesmo, quase sempre com prejuízo de critérios de racionalidade económica e militar". Assistiu-se a "cortes aleatórios nos orçamentos e nos efetivos, à alienação e abandono de infraestruturas, ao cancelamento de programas de reequipamento em curso e à venda de equipamentos sem se proceder à indispensável substituição".


2 - Dificuldades de sustentação e manutenção

Os generais alegam que as despesas com pessoal e operação e manutenção "têm estado abaixo dos montantes" considerados necessários para "garantir a prontidão operacional". Por isso "têm crescido as dificuldades de manutenção e a sustentação no âmbito geral das Força Armadas, com maior incidência na Marinha e na Força Aérea, pelas características dos meios que operam". O "calendário e fluxos financeiros" da Lei de Programação Militar (LPM), sublinham, "sofrem frequentes descontinuidades em resultado de cativações, de deduções, de transferência de saldos e, em certos casos, de dificuldades associadas à complexidade técnica e administrativa dos processos".

De acordo com esta avaliação, a "conservação, manutenção, segurança, modernização e edificação de infraestruturas" têm sido "insuficientemente realizadas". Há "graves deficiências a nível da habitabilidade e funcionalidade de muitas infraestruturas". Recentemente, a Marinha perdeu o seu único navio reabastecedor, limitando assim as suas capacidades operacionais às águas nacionais.


3 - Recursos humanos: situação "insustentável"

Na reforma Defesa 2020, aprovada em 2013, previa-se um efetivo nas Forças Armadas de 30 a 35 mil. Porém, no final da década passada (2018-2019), o número de militares estava 30% abaixo desse valor e no caso do Exército era de 50%. "São mínimos nunca verificados nas Forças Armadas", salientam os generais. Quanto à falta de efetivos, a "situação nas Forças Armadas em geral é grave, mas no caso particular do Exército é de emergência institucional". Os generais lembram que "uma unidade do Exército só se considera passível de emprego operacional quando o seu potencial de combate, em pessoal e material, se encontra acima dos 75%". A situação que se vive é "insustentável e já compromete o cumprimento de algumas missões atribuídas". Tem vindo a "crescer um clima geral de mal-estar, de insatisfação, de saturação e de injustiça relativa", levando a que "um número crescente de militares" abandonem "precocemente as fileiras".


4 - Estatuto penalizador

As alterações a que foi sujeito o estatuto dos militares das Forças Armadas penalizaram "os fatores influenciadores da carreira, principalmente em relação aos que estão no ativo - nomeadamente na passagem à reserva e à reforma, no condicionamento das promoções e na consequente progressão na carreira".


5 - Condição militar descaracterizada

O conceito de condição militar, definido na lei desde 1989, "tem vindo a ser descaracterizado de tal forma que hoje não passa de um slogan que objetivamente penaliza os militares.


6 - Salários desajustados

Os generais dizem que o sistema remuneratório dos militares das Forças Armadas "tem sofrido um progressivo desajustamento em relação a outros setores da administração pública equiparáveis, quer no leque salarial, quer nas condições de reforma, quer na remuneração dos cargos de topo na carreira".


7 - Qualificações desvalorizadas

De acordo com a análise dos generais, têm "acentuado" a "tendência para desvalorizar as qualificações dos militares em relação a funcionários civis". Dão como exemplo "o progressivo afastamento de militares dos cargos superiores do Ministério da Defesa". Recorde-se a recente nomeação do chefe de gabinete do ministro da Defesa para um cargo superior naquele ministério.


8 - Sistema de saúde militar em crise

Há vários problemas "de vulto" identificados pelos jornais no sistema de saúde militar. O Hospital das Forças Armadas, por exemplo, "continua a ser afetado por insuficiência de recursos humanos, de valências e de infraestruturas que o impedem de garantir com eficácia a suas finalidades". No entender dos generais, a reforma realizada "piorou as condições de assistência dos militares e das suas famílias, sem qualquer poupança de recursos materiais e humanos". No que diz respeito ao Instituto de Ação Social das Forças Armadas, "tem uma dívida acumulada de várias dezenas de milhões de euros, por lhe ter sido atribuída a responsabilidade pelos custos da assistência na doença aos militares (ADM) sem a correspondente contrapartida.


9 - Chefias militares perderam poder

Os oficiais-generais indicam também como ponto negativo para a situação das Forças Armadas o facto de - na sequência das alterações verificadas no processo da justiça e da disciplina militar, "bem como medidas avulsas que limitam a liberdade e a manobra das chefias militares no domínio administrativo e financeiro" - existirem "reflexos negativos a nível do comando da hierarquia e da disciplina e, portanto, na eficácia e eficiência militar".


10 - Redes paralelas e fenómenos inorgânicos

Toda a situação descrita "tem vindo a fomentar a utilização, por um número crescente de militares, de redes paralelas e horizontais de associação e de informação utilizando o espaço digital". O resultado é "o enfraquecimento da cadeia hierárquica - política e militar - e a emergência de condições favoráveis ao aparecimento de fenómenos inorgânicos". Recorde-se por exemplo o "movimento zero" das Forças Armadas.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/25-fev-2020/pre-falencia-das-forcas-armadas-as-dez-razoes-dos-generais-e-a-reacao-dos-partidos-11855134.html


Num dia em que se ficou a saber que o BES irá pedir ao fundo de resolução mais 1037M€ devido aos prejuízos registados em 2019, a continuação do actual estado das coisas nas Forças Armadas não augura nada de bom.

Vê lá os kc390 que conseguiamos comprar com esses milhões 🖕🖕🖕🖕
Mas que oportunidade perdida !!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 26, 2020, 12:01:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +531/-73
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #140 em: Fevereiro 26, 2020, 12:24:06 pm »
Os generais que assinaram o documento têm razão em muitos pontos e teve a vantagem de tornar "publico" o problema... mas continuam muito "presos" às reivindicações de carreira - haverá, face ao resto da população (para o QP) uma situação de rendimentos assim tão preocupante...? Perdem muito "espaço" com "Estatuto", "Condição militar", "Salários", "Qualificações", "Sistema de saúde"...

Mas é uma "pedrada no charco" e até alerta para "Redes paralelas e fenómenos inorgânicos", que pode trazer graves problemas.
 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #141 em: Fevereiro 26, 2020, 01:58:08 pm »
As preocupacoes das Chefias Militares e pura e simplesmente preocupante digo mesmo que mais decada menos decada teremos sim alguns grupos privados a faxer as missoes que nossos militares faxem....enfim....da me a impressao que agora e tudo para privatizar e sr governantes podera  muito em breve haver um outro 25 de Abril...mas desta vez para derrubar o governo e impossivel como se esbanja milhoes em Bancos Privados e nada se faz....portanto sou a favor da democracia mas atencao da boa democracia em que e tudo repartido entre todos seja governantes sejam empresas sejam as pessoas que os elegem....sejam forcas de seguranca de ordem...parece me a mim que a muitos cortinados a tapar os olhos de muita gente mas um dia alguem tera a coragem de dixer basta de tachos compadrios e  interesses ....
eu fui Militar entre 94/98 num dos melhores campos Militares do Exercito mesmo o maior e ja nessa altura os CC queriam sair para o campo e simplesmente nao havia combustivel para os mesmos....o mesmo se passou na aquisicao  reposicao de pecas /motores para os mesmos e muitos carros foram simplesmente canabalizados para que outros podessem exercer minimamente suas missoes ...hoje fala se muito na conta da EDP da GNR ascende os 700mil eur e ja no meu tempo nao tinhamos nem gas para aquecer a agua aquando do duche portanto isto nao e de agora nao e novo e nao e invencao eu estive la e vi assisti muita vex muitos camaradas nem banho tomavam por falta de gas enfim.....um estado faz se para as pessoas nao para e so para alguns grupos fica a dica....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #142 em: Julho 04, 2021, 07:20:06 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8606
  • Recebeu: 3217 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #143 em: Julho 05, 2021, 03:35:22 pm »
Pode-se afirmar que substitui o fogo de artificio da  Madeira.  :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

P.S:. E apaga fogos.  :mrgreen: :mrgreen:


« Última modificação: Julho 05, 2021, 03:37:26 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #144 em: Julho 05, 2021, 05:49:17 pm »
Pode-se afirmar que substitui o fogo de artificio da  Madeira.  :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

P.S:. E apaga fogos.  :mrgreen: :mrgreen:



talqual os C's da FAP !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #145 em: Julho 06, 2021, 12:22:37 pm »
Pode-se afirmar que substitui o fogo de artificio da  Madeira.  :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

P.S:. E apaga fogos.  :mrgreen: :mrgreen:



O engraçado ai é o uso da porta e não da rampa. Parece que começa a ser trending.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #146 em: Fevereiro 20, 2022, 08:46:19 am »
O Governo está interessado em comprar o avião da Omni - Aviação e Tecnologia que foi retido no Brasil, em fevereiro do ano passado, após a polícia brasileira ter descoberto mais de 500 quilos de cocaína na aeronave. O Falcon 900B está hipotecado à Parvalorem, entidade pública herdeira dos ativos tóxicos do BPN, como garantia do pagamento de uma dívida de 17 milhões de euros.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/governo-quer-comprar-aviao-que-trazia-meia-tonelada-de-droga-do-brasil?ref=HP_PrimeirosDestaques
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Major Alvega, NVF, Stalker79

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #147 em: Fevereiro 20, 2022, 11:35:56 am »
 Se isto for verdade não faz qualquer sentido e é mais outro completo absurdo.

O Falcon 900B já é hoje completamente obsoleto e remonta ao início dos anos 90, um pouco mais "recente" que o Falcon 50. Bem sei que é melhor, tem a cabine mais espaçosa e mais autonomia que o Falcon 50 da 1ª geração da FAP (creio que actualmente são os únicos a voar no mundo). Encontra-se ainda alguns da 2ª mas já vai sendo raro encontrar. Visualmente o da 2ª distingue-se da 1ª geração por possuir um pequeno "apendice" situado no topo da cauda que alberga algumas antenas.

E menos ainda se percebe quando hoje no mercado de 2ª mão adquire-se um 7X com poucos anos por um preço razoável. O do Pereira Coutinho da SIVA foi a hasta pública há 2 anos por uma bagatela e o governo fingiu que não o viu. E agora está de olho no 900B podre do traficante. Isto é mesma coisa que o governo ter um Passat de 89 com 800 mil kms e está de olho no Passat de 2001 do traficante de com 380 mil kms.

Isto não se inventa.




 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #148 em: Fevereiro 20, 2022, 12:04:46 pm »
Já agora, o avião referido na peça é este, com a matrícula CS-DTP.

https://www.jetphotos.com/registration/CS-DTP







Há muito que se fala na aquisição de uma aeronave deste género somente destinada a transporte VIP, de forma a libertar os modernizados Falcon 50 exclusivamente para as missões de evacuação médica, sanitária e transporte rápido de orgãos. Mas, e mesmo se tratando de um negócio de ocasião por assim dizer, não se encontrava nada mais recente por aí? É que mesmo aqui ao lado, em Espanha, os Falcon 900B supostamente estarão a caminho do seu phase-out, tendo o primeiro aparelho sido adquirido em 1988... ::)

« Última modificação: Fevereiro 20, 2022, 12:06:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, NVF, tenente, HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #149 em: Fevereiro 20, 2022, 12:25:38 pm »
Se isto for verdade não faz qualquer sentido e é mais outro completo absurdo.

O Falcon 900B já é hoje completamente obsoleto e remonta ao início dos anos 90, um pouco mais "recente" que o Falcon 50. Bem sei que é melhor, tem a cabine mais espaçosa e mais autonomia que o Falcon 50 da 1ª geração da FAP (creio que actualmente são os únicos a voar no mundo). Encontra-se ainda alguns da 2ª mas já vai sendo raro encontrar. Visualmente o da 2ª distingue-se da 1ª geração por possuir um pequeno "apendice" situado no topo da cauda que alberga algumas antenas.

E menos ainda se percebe quando hoje no mercado de 2ª mão adquire-se um 7X com poucos anos por um preço razoável. O do Pereira Coutinho da SIVA foi a hasta pública há 2 anos por uma bagatela e o governo fingiu que não o viu. E agora está de olho no 900B podre do traficante. Isto é mesma coisa que o governo ter um Passat de 89 com 800 mil kms e está de olho no Passat de 2001 do traficante de com 380 mil kms.

Isto não se inventa.

Muito mais útil para a FAP, FFAA e para o País, seria a aquisição de um, ou par de, EMB190 que além de poderem efectuar, o tão importante, transporte VIP, poderiam transportar uma centena de militares e o seu equipamento individual, para por exemplo, uma RCA, MALI, e outros TO onde possuimos presença militar mais significativa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/TAP_Express

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 20, 2022, 12:27:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF