Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
O mundo está mesmo perdido!... :bang:
2
Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 05:10:21 pm »
O JLTV pesa 10 (dez) a 12 (doze) toneladas, contra 5 (cinco) do VAMTAC.

Os Vamtac também pesam 10 toneladas, 5 toneladas pesa o Humvee.
3
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 05:04:16 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
5
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 04:50:24 pm »
Gostava de saber quantas companhias e batalhões a BriMec possui...
Cps
6
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:47:25 pm »
Mesmo para preencher os "lugares" necessários, era complicado, porque temos falta de pessoal altamente qualificado, que não vais conseguir obter com um SMO. A ideia do SMO é precisamente algo bastante básico e relativamente barato para obter volume. No fim, talvez preenchesses lugares de infantaria, logística e pouco mais, as partes críticas continuavam na lama, e sem essas partes críticas, tudo o que se fez foi aumentar a quantidade de carne para canhão para o adversário matar.

Mesmo numa situação extremamente optimista, em que o SMO permitisse tapar todos os buracos em termos de falta de pessoal, incluindo as especialidades mais exigente, e no fim tivéssemos o efectivo de 32 mil ou lá o que é, continuávamos a ter umas FA extremamente limitadas. Se os meios não acompanharem, então tomou-se a medida para nada. Resolver o problema do efectivo, sem investir nas FA, é o sonho de políticos e chefias militares. Um SMO permite-lhes isto, atirar areia para os olhos e fingir que tudo ficou bem.

Neste momento, nem as soluções mais básicas tentaram, seja para cativar o interesse, seja para manter o pessoal nas FA. Até agora, nos salários nem se mexeu, na modernização de meios e melhoria das condições de trabalho idem, não houve um alargamento do limite de idade, nem mais nenhuma das outras soluções propostas. É prematuro saltar para um SMO do nada.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:26:43 pm »
Porque cá conta é interesses pessoais e satisfazer amigues que orientam colocações e esquemas. A vassalagem patética dos jacarés que cá temos, ao serviço dos amigues deles e os jacarés que lá temos e que precisam que os de cá satisfação os amigues comuns.
Um bordel, onde figuras com mentalidade jacaré, a imagem como temos o PR e, seus afilhados aculturados, se colocam a jeito dos externos. Para mais externos que nos ofendem como Nação e que até nem sequer estão na mesma linha de aliança. Antes pelo contrário, mostram e têm mostrado quais são os seus mestres políticos  e interesses oportunistas

É escusado ofender os Jacarés dessa forma, que não fizeram mal a ninguém.  :'(
Chamemos-lhes apenas de corruptos, que é o que aquela malta é!  :mrgreen:

E a campanha para a aquisição do ST já está a todo o vapor!

O novo argumento agora é que os Super Tucas poderão ser uma excelente plataforma caça-drones, sendo assim mais uma razão para a sua compra.

Bem, hora de começar a contra-campanha. Alternativas aos ST enquanto meio caça-drones:

-F-16 para essa missão, incluindo um radar AESA que facilita a detecção dos ditos drones e criação de uma doutrina para este fim, configurando-os com 6 AIM-9, seja com os ditos nas estações 1, 2, 3, 7, 8 e 9, ou com a configuração da asa direita desta foto:


A modernização dos Litening, e eventualmente a inclusão do pod IRST, poderá ajudar

-UCAVs, como o MQ-9 (Reaper/SkyGuardian/SeaGuardian/STOL), que podem usar AIM-9, Stinger e teoricamente Hellfire para essa função e em grandes quantidades. Perdem em velocidade para o ST, mas duplicam o tempo em loitering, com vantagens óbvias.
-UCAV Mojave, que apresenta as vantagens dos MQ-9 acima, às quais acresce a capacidade de usar 2 pods de metralhadora (Minigun), que até agora não vi noutros drones, e sobretudo a capacidade de operar em pistas semi-preparadas.

-helicópteros multifunções ou de ataque, como o UH-60 ou AH-1Z, respectivamente, que possam utilizar mísseis Stinger nessa função, aliados a metralhadoras/canhões, e teoricamente os Hellfire. Possuem como vantagem não precisarem de qualquer pista, podendo fazer C-UAS (ou qualquer uma das outras missões) a partir de qualquer descampado e de navios.

-qualquer um destes meios acima, que possa usar foguetes guiados APKWS, talvez consiga usá-los para abater drones aéreos
https://theaviationgeekclub.com/f-16-downs-drone-with-apkws-providing-proof-of-concept-for-using-laser-guided-rockets-to-perform-cruise-missile-defense/

Alternativas para CAS:
-F-16, com o devido armamento, é o meio mais credível que podemos ter a curto prazo para cenários de média e alta intensidade.

-MQ-9 em qualquer uma das versões, com acesso a armamento suficientemente variado, solução de baixo risco, que pode ficar no ar durante muito mais tempo a apoiar tropas no terreno.

-Mojave, apresenta todas as vantagens do MQ-9, mais a capacidade de operar em pistas semi-preparadas

-C-295 ISR/AC-295, é uma plataforma já em uso, multifunções e facilmente adaptável para CAS em TOs de baixa intensidade. Opção pouco ortodoxa.

-helicópteros multifunções ou de ataque, o primeiro com a vantagem de poder desempenhar N outras missões, o segundo é um meio especializado. Ambos com a vantagem tremenda de poderem fazê-lo a partir de navios, ou de bases no TO sem pista.

-existem outros meios complementares para esta função, como drones kamikaze, P-3 com bombas guiadas, etc. Mas aqui contam-se os meios principais.

Conclusão:
O ST não é o meio ideal para C-UAS, sendo que para nós faz muito mais sentido ter como caça-drones, meios aéreos que consigam desempenhar muitas outras missões, além de representarem diferentes soluções anti-drone para cenários diferentes (em meio naval: UH-60; numa FND: MQ-9 ou Mojave, consoante a infraestrutura; defesa nacional/cenário de alta intensidade: primariamente F-16).

Para CAS idem, o ST não é o ideal nem apresenta a versatilidade das alternativas.

De resto, a coisa resume-se a 3 meios: F-16, UCAVs e UH-60. A única razão real para se adquirir o ST, ou outra aeronave similar, é para treino. Que abram concurso, com o devido orçamento e especificamente para esse fim, e no fim que ganhe a proposta que nos proporciona mais, sem tentar fazer deles aviões de combate. Não precisamos de uma versão de combate de qualquer turboprop que haja no mercado, que pura e simplesmente não possuem versatilidade a nível militar que justifique.


PS: Um QRA com cada F-16 equipado com 4 AIM-9L + 14, 28 ou mesmo 42 APKWS-II (possível com pylon triplo), será uma solução muito mais lógica e não custa 180 milhões.
8
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por P44 em Hoje às 04:18:54 pm »
Marcelo poderá estar naquele estágio da vida, em que a maioria das pessoas pensa que o idoso está bem de saúde e perfeitamente lúcido...
Mas onde de repente, há coisas que deixam de bater certo.
E isso deveria ser um sinal de alarme.


O vovô  Marcelo já devia estar no lar dos idosos a jogar a sueca com os outros velhotes gagás... ::)

9
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: A música que vos vai no coração
« Última mensagem por P44 em Hoje às 04:17:54 pm »
Sei de um que vem de Inglaterra e pagou mais de 1000 euros lá para o vip circle ou lá o que é  :mrgreen:
10
A minha filha dava um braço e uma perna para ir, eu já lhe disse que não somos ricos.

À mais de 20 anos atrás ia a concertos mês sim mês não e metade do salário ia todo em propinas. Eramos felizes e não sabíamos!!!

A tua filha compreendo... deve ter uns 20 anos ou menos... agora o meu chefe, já tem 3 bilhetes e acho que um para ir á Áustria, até dá entrevistas como um dos maiores fans na holanda.... e depois queixa se que sobre de bullying  :mrgreen:

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10