Fuzileiros da Armada Portuguesa

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saabGripen

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2055 em: Março 13, 2024, 07:33:18 pm »

São os Land Cruiser e Land Rover que, por mero acaso, se adaptam bem ao novo "Conceito"?
Ou foi o "Conceito" que foi pensado á volta de Land Cruisers e Land Rovers, já que não há mais nada?
 

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Lightning

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2056 em: Março 13, 2024, 08:40:54 pm »
Feliz coincidência  :mrgreen:.
 

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dc

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2057 em: Março 13, 2024, 10:42:33 pm »
É curioso que há uns anos só se falava em MRAP e agora é em viaturas ultra ligeiras, a indústria não pára  :mrgreen:.

Os Fuzos (tal como os Paras e acho que os Comandos) tem ambição de operações de nivel companhia, e pode haver situações em que transportar veículos Vamtac para o TO pode não ser possível, como no caso de operações da FRI, e para estas forças acho que as Polaris são pequenas (eu sei que os Royal Marines andam a equipar com elas), um veículo que me parece mais vocacionado para estas forças pode ser o ISV, um veículo ligeiro feito a partir do chassis de uma pick-up que os americanos vão equipar as 82a e 101a Divisões Aerotransportadas, é um veículo que cabe dentro de C-130, Chinook, e pode ser transportado em carga suspensa por Black Hawk, capacidade máxima de transporte de 9 militares.

Mas mesmo assim para os nossos fuzos pode ser "pesado" demais, pois o lynx não o consegue transportar...

Mas poderia ser uma viatura interessante para equipar uma companhia que estivesse na FRI, não seria preciso ter para todos.

Também não nos podemos esquecer que existem os Land Rover Comando que são mais ou menos parecidos com a viatura que referi.

PS: não sei qual é a ideia por trás de tudo isto, sem blindagem, viaturas rápidas, forças dispersas, será que é para esconder/escapar aos drones?

O uso de viaturas tácticas não blindadas já acontecia antes, inclusive em Portugal:
https://www.operacional.pt/as-fav-dos-para-quedistas-portugueses/

E a questão resume-se à necessidade de ter diferentes tipos de veículos para conseguir responder a todas as necessidades, já que não há uma versão/modelo que faça tudo bem. Vais ver o Exército Alemão, e aquilo é uma mistela de viaturas tácticas blindadas e não blindadas.

Uma viatura não blindada tem a vantagem de ser mais leve, de consumir menos combustível, mais fácil de transportar, de ser mais fácil de trabalhar nela e de se resolver problemas durante a missão (veículo atolado na lama por exemplo). Para estas vantagens, abdica da protecção, algo que dependendo da missão, pode ser tolerável ou não.

Não me parece que faça sentido limitar os Fuzileiros a uma "doutrina" de leveza, pois irão surgir missões onde vão desejar ter acesso a viaturas com alguma protecção.
Uma mudança de doutrina dos Fuzileiros tão radical, para mim só se justificaria se a ideia fosse fazer algo similar ao que o USMC está a fazer para operar no Pacífico, ou seja dando primazia a operações em ilhas, em vez de operações anfíbias clássicas. Por cá não é carne nem peixe, não havendo grande reforço de nenhuma das doutrinas, apenas uma ligeirização de uma força que já era bastante ligeira.
 
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Pescador

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2058 em: Março 14, 2024, 08:37:34 am »
É curioso que há uns anos só se falava em MRAP e agora é em viaturas ultra ligeiras, a indústria não pára  :mrgreen:.

Os Fuzos (tal como os Paras e acho que os Comandos) tem ambição de operações de nivel companhia, e pode haver situações em que transportar veículos Vamtac para o TO pode não ser possível, como no caso de operações da FRI, e para estas forças acho que as Polaris são pequenas (eu sei que os Royal Marines andam a equipar com elas), um veículo que me parece mais vocacionado para estas forças pode ser o ISV, um veículo ligeiro feito a partir do chassis de uma pick-up que os americanos vão equipar as 82a e 101a Divisões Aerotransportadas, é um veículo que cabe dentro de C-130, Chinook, e pode ser transportado em carga suspensa por Black Hawk, capacidade máxima de transporte de 9 militares.

Mas mesmo assim para os nossos fuzos pode ser "pesado" demais, pois o lynx não o consegue transportar...

Mas poderia ser uma viatura interessante para equipar uma companhia que estivesse na FRI, não seria preciso ter para todos.

Também não nos podemos esquecer que existem os Land Rover Comando que são mais ou menos parecidos com a viatura que referi.

PS: não sei qual é a ideia por trás de tudo isto, sem blindagem, viaturas rápidas, forças dispersas, será que é para esconder/escapar aos drones?

O uso de viaturas tácticas não blindadas já acontecia antes, inclusive em Portugal:
https://www.operacional.pt/as-fav-dos-para-quedistas-portugueses/

E a questão resume-se à necessidade de ter diferentes tipos de veículos para conseguir responder a todas as necessidades, já que não há uma versão/modelo que faça tudo bem. Vais ver o Exército Alemão, e aquilo é uma mistela de viaturas tácticas blindadas e não blindadas.

Uma viatura não blindada tem a vantagem de ser mais leve, de consumir menos combustível, mais fácil de transportar, de ser mais fácil de trabalhar nela e de se resolver problemas durante a missão (veículo atolado na lama por exemplo). Para estas vantagens, abdica da protecção, algo que dependendo da missão, pode ser tolerável ou não.

Não me parece que faça sentido limitar os Fuzileiros a uma "doutrina" de leveza, pois irão surgir missões onde vão desejar ter acesso a viaturas com alguma protecção.
Uma mudança de doutrina dos Fuzileiros tão radical, para mim só se justificaria se a ideia fosse fazer algo similar ao que o USMC está a fazer para operar no Pacífico, ou seja dando primazia a operações em ilhas, em vez de operações anfíbias clássicas. Por cá não é carne nem peixe, não havendo grande reforço de nenhuma das doutrinas, apenas uma ligeirização de uma força que já era bastante ligeira.


Ao certo parece que ninguém decidiu o que vão ser os Fuzileiros. Isso não ajuda nada na organização e menos ainda no reequipamento
 

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Cabeça de Martelo

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7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lightning

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2060 em: Março 14, 2024, 10:08:36 pm »
A FND dos Fuzileiros já vai com o novo camuflado.  :G-beer2:
 

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nelson38899

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2061 em: Março 14, 2024, 10:18:08 pm »
Eu quando vi o desfile, fiquei a pensar se o fuzileiros iam defender o nosso flanco de leste ou se iam apanhar bolas de golfe!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Lusitano89

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2062 em: Março 30, 2024, 06:33:40 pm »
PELOTÃO DE ABORDAGEM DO CORPO DE FUZILEIROS


 

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Duarte

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2063 em: Março 30, 2024, 07:06:47 pm »
Eu quando vi o desfile, fiquei a pensar se o fuzileiros iam defender o nosso flanco de leste ou se iam apanhar bolas de golfe!

O afamado conceito de uso duplo em ação!  :mrgreen:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

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Pescador

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2064 em: Março 30, 2024, 07:21:00 pm »
Em tempos houve um exercício de desembarque com os marines e as viaturas mais pesadas deles tinham dificuldade na areia.
Existem alguns pontos em Portugal onde o tipo de areia de praia realmente atasca mais que outras. Uma  areia fina e que no limite das margens junto a água é muito "afundável". Até a pé se sente. Tem de haver viaturas para vários tipos de terrenos isso é um facto.
Nas opções tipo "carrinhos de golfe", existem uns de 6 rodas que parecem muito mais TT. Não sei até que ponto as Panhard M11 pode ter interesse, mas pelo menos é mais leve que o Vantac e com alguma blindagem. Também há o Ocelot com menos 3 toneladas que o Vantac, que parece interessante
 

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Lightning

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2065 em: Março 30, 2024, 07:31:28 pm »
Foi o Trident Juncture 2015


Os Humvee estavam aflitos para sair dali, mas os LAV 8x8 até sairam sem problemas.
 

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2066 em: Março 30, 2024, 11:35:02 pm »
Foi o Trident Juncture 2015


Os Humvee estavam aflitos para sair dali, mas os LAV 8x8 até sairam sem problemas.

E os Humvee lá acabaram por sair quando um fuzileiro português disse aos cámones para baixarem a pressaó dos pneus (reza a lenda...)
 
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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2067 em: Março 31, 2024, 07:15:23 pm »
Em tempos houve um exercício de desembarque com os marines e as viaturas mais pesadas deles tinham dificuldade na areia.
Existem alguns pontos em Portugal onde o tipo de areia de praia realmente atasca mais que outras. Uma  areia fina e que no limite das margens junto a água é muito "afundável". Até a pé se sente. Tem de haver viaturas para vários tipos de terrenos isso é um facto.
Nas opções tipo "carrinhos de golfe", existem uns de 6 rodas que parecem muito mais TT. Não sei até que ponto as Panhard M11 pode ter interesse, mas pelo menos é mais leve que o Vantac e com alguma blindagem. Também há o Ocelot com menos 3 toneladas que o Vantac, que parece interessante

Foi em Troia há uns anos, os Marines ficaram lá atascados

Há vídeos no YouTube
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2068 em: Março 31, 2024, 08:00:56 pm »
E os Humvee lá acabaram por sair quando um fuzileiro português disse aos cámones para baixarem a pressaó dos pneus (reza a lenda...)

Exato, foi isso mesmo, lá nas praias de Pinheiro da Cruz.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2069 em: Março 31, 2024, 10:14:45 pm »
Uma boa razão para lá testar o previsto novo veiculo para os Fuzileiros.
Existe capacidades diferentes TT, tem a  ver com vários fatores, desde peso por cm quadrado a tipos tração motora.
Não faria sentido ter algo que não funcionasse por cá