Notícias do Exército Brasileiro

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Vitor Santos

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #795 em: Dezembro 02, 2016, 12:08:23 pm »


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Re: Exército Brasileiro
« Responder #796 em: Dezembro 02, 2016, 01:08:33 pm »

Resumo da Manobra Escolar 2016
 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #797 em: Dezembro 04, 2016, 05:39:08 pm »
Operação Machifaro III



A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl ), unidade do Exército Brasileiro sediada em Tefé (AM), participou da “Operação Machifaro III”, exercício de adestramento avançado do Comando Militar da Amazônia (CMA), que ocorreu nas cidades de Manacapuru e Iranduba (AM).

O exercício teve por finalidade realizar a capacitação das Brigadas e Organizações Militares para o emprego em combate, o que envolveu planejamento e preparação específica da Força Terrestre para a operação no ambiente amazônico.

Em função das características da Área de Operações da “Brigada das Missões”, e das unidades que se integraram à Brigada durante a missão, para os deslocamentos fluviais, aéreos e rodoviários, as ações iniciaram-se com tropas mobilizadas em Tabatinga, Tefé, Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

As peculiaridades da “Operação Machifaro” foram evidenciadas desde os primeiros planejamentos da “Logística Missioneira”, com as peculiaridades da atuação a partir do coração da Amazônia Ocidental.

Dentre as ações realizadas no adestramento, cabe ressaltar a realização do ataque fluvial e o investimento, realizados pelo 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), na localidade de Manacapuru; a marcha para o combate, efetivada pelo 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd Cav Mec), pela Rodovia AM- 070, que liga Manacapuru a Iranduba; e o assalto aeromóvel, realizado pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), nas imediações de Iranduba, com o apoio de aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), cujas aeronaves realizaram o helitransporte de obuseiros e morteiros para o Tiro das Armas Coletivas na região de Manápolis.

A fim de proporcionar apoio às necessidades assistenciais da população, no dia 17 de novembro, foi promovida uma grande Ação Cívico-Social (ACISO) nas proximidades do Estádio “Gilberto”, em Manacapuru.









Fonte: http://tecnodefesa.com.br/operacao-machifaro-iii/
 

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mafets

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #798 em: Dezembro 06, 2016, 12:36:56 pm »
http://www.forte.jor.br/2016/12/05/exercito-encomenda-1-580-blindados-da-iveco-ate-2035/
Citar
O Exército brasileiro encomendou 1.580 tanques Guarani para a Iveco, que devem ser entregues até 2035. O Guarani é blindado, anfíbio e tem tração 6×6. O valor da transação é de R$ 5,9 bilhões. O contrato, conforme o Exército declarou à reportagem, foi assinado no último dia 22 de novembro.

O veículo substituiu o Urutu, modelo que ainda é usado atualmente. O motor é importado da Argentina e montado na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. A potência do blindado é de 383 cavalos, equivalente à de seis carros de passeio, o que faz o veículo ser capaz de subir rampas muito inclinadas. Os combustíveis são o diesel e o querosene de aviões.

O Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani pode transportar até 11 pessoas e tem peso bruto de 18 toneladas. O veículo, que conta ainda com transmissão automática e capacidade anfíbia, pode ser transportado, por exemplo, pela aeronave KC-390, da Embraer.

São cerca de 9.000 peças, boa parte delas montada à mão, de forma quase artesanal, o que faz com que o processo de produção leve, em média, três meses para uma única unidade. O blindado, dotado de tecnologia de ponta, inclui itens como sistema automático de detecção e extinção de incêndio com oito extintores, capacidade de operação noturna de série, posicionamento global por satélite (GPS), ar-condicionado e elevada proteção balística e antiminas.

Procurada pela reportagem, a Iveco informou que não vai falar sobre o assunto. A relação da montadora com as Forças Armadas não é recente. A parceria, conforme a Iveco Veículos de Segurança informa em seu site, começou em 2008. A primeira unidade foi entregue em 2012, e a centésima foi liberada em 2014. Até maio de 2015, já haviam sido produzidas 130 unidades para o Exército.

Histórico. A fábrica de veículos de defesa da Iveco foi inaugurada em junho de 2013, consumiu cerca de R$ 100 milhões em investimentos e tinha como objetivo montar o Guarani para o Exército, com potencial de disputar mercados de Forças Armadas de outros países.

Em 2007, a Iveco venceu a licitação para fornecer, até 2030, os blindados ao Exército brasileiro. No entanto, nem os militares, nem a Iveco informaram se esse contrato assinado em 22 de novembro é a continuação dessa licitação de nove anos atrás, um adendo ou um novo acordo. Também não há dados recentes de quantos blindados foram entregues até agora.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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NVF

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #799 em: Dezembro 06, 2016, 06:44:39 pm »
Seis carros de passeio? Significa isso que os carros no Brasil têm uma potência media de 63 cavalos?
Talent de ne rien faire
 

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Vitor Santos

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #800 em: Dezembro 07, 2016, 01:52:30 pm »
Seis carros de passeio? Significa isso que os carros no Brasil têm uma potência media de 63 cavalos?

Depende do gosto e do bolso. Lembrando que o Brasil é o 5ª maior mercado de automóveis do mundo, superado por China, Estados Unidos, Alemanha e Japão. Por exemplo, um carro que atualmente é bastante comercializado no Brasil, de baixa motorização dentro da classe que, aqui, se chama de "popular", é o FIAT Mobi de 70cv de potência:  http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/11/fiat-mobi-com-motor-10-de-3-cilindros-custara-r-39870.html

Os outros carros comercializados no Brasil com motores de menor potência são: Effa M100 (47 cv e 6,8 kgfm); Fiat Mille (65 cv e 9,1 kgfm); Ford Ka (68,5 cv e 8,8 kgfm); Ford Fiesta Rocam (69 cv e 8,9 kgfm); Volkswagen Gol G4 (68 cv e 9,4 kgfm); Smart fortwo mhd (71 cv e 9,3 kgfm); Fiat Palio/Palio Fire/Siena EL/Uno (73 cv e 9,5 kgfm); Volkswagen Fox/Gol/Voyage (72 cv e 9,7 kgfm); Hyundai HB20/HB20S ( 75 cv e 9,4 kgfm) e Nissan March (74 cv e 10 kgfm).

FONTE: https://www.noticiasautomotivas.com.br/top-10-os-carros-com-motor-1-0-mais-fraco-no-brasil/#

Mas, doutro lado, temos carros fabricados e comercializados no Brasil com motorização superior: o jipe brasileiro da marca nacional Troller (comprada pela Ford), do modelo T4, por exemplo, tem um motor cinco cilindros 3.3 litros turbodiesel de 200 cv. Outros modelos vão desde o Chevrolet S10 LTZ/Hight Country Trailblazer LTZ: 2.8 turbodiesel de 200 cv até os o BMW xDrive35i, seis cilindros 3.0 litros turbo gasolina de 306 cv.

FONTE: http://carsale.uol.com.br/2016/06/24/conheca-os-10-carros-mais-potentes-fabricados-no-brasil?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Mas, se o dinheiro for farto, segue a lista dos carros mais potentes e caros à venda no Brasil: Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster; Ferrari FF V12; Rolls-Royce Wraith; Rolls-Royce Ghost Series II; Ferrari F12 Berlinetta; Ferrari 458 Speciale;  Ferrari 488 GTB;  Aston Martin Vanquish V12 e  Lamborghini Huracàn LP 610-4.

FONTE: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/os-dez-carros-mais-caros-a-venda-no-brasil/
« Última modificação: Dezembro 07, 2016, 06:09:26 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #801 em: Dezembro 07, 2016, 02:41:11 pm »
É como cá. Só têm é mais carros económicos a circular devido à maior população.

É verdade que no Brasil ou nalguma cidade em especifico, em certos dias circulam carros com certos números de matricula e nos outros dias os restantes?
Não sei explicar melhor porque quando me disseram não fez qualquer sentido.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #802 em: Dezembro 07, 2016, 06:05:00 pm »
É como cá. Só têm é mais carros económicos a circular devido à maior população.

É verdade que no Brasil ou nalguma cidade em especifico, em certos dias circulam carros com certos números de matricula e nos outros dias os restantes?
Não sei explicar melhor porque quando me disseram não fez qualquer sentido.

Afirmativo HSMW. Na verdade trata-se do sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul. A medida visa diminuir o tráfego de veículos melhorando o trânsito e a qualidade do ar nos horários de maior movimento. A proibição de circulação atinge automóveis e caminhões.

O sistema funciona somente nos dias de semana no período da manhã das 7h às 10h e, no período da tarde, das 17h às 20h. Cada dia da semana são proibidos de rodar, nesses horários, veículos com finais de placa: Na segunda-feira é proibido rodar veículos com placas finais 01 e 02, na terça-feira placas finais 03 e 04, na quarta-feira placas finais 05 e 06, na quinta-feira placas finais 07 e 08 e, na sexta-feira, placas finais 09 e 00.

FONTE: http://www.emsampa.com.br/sp_rodizio.htm



Lembrando que o município de São Paulo tem uma população de cerca de 11 milhões de habitantes, e sua região metropolitana tem cerca de 18 milhões de habitantes (maior que a população de muitos países, inclusive, Portugal).

FONTE: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=355030



Portanto, é natural que o trânsito de São Paulo seja um caos nos horários de rush e uma das medidas adotada pelas autoridades daquela metrópole é o rodízio de veículos para se obter maior fluidez do tráfego. Vale ressaltar que a frota de veículos emplacados na cidade de São Paulo é de 8 milhões (dentre carros, motocicletas, caminhões e ônibus), que dá uma média de 2,03 habitantes por veículo.

FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/sao-paulo-bate-marca-de-8-milhoes-de-veiculos.html



Por conta do trânsito caótico, muitos senhoras e senhores (privilegiados) daquela cidade optam por se locomoverem de helicópteros (alguns são proprietários das aeronaves, outros usam os serviço de táxi-aéreo). Uma alternativa de luxo, diga-se de passagem, para se esquivar dos gigantescos engarrafamentos no caótico trânsito. Em consequência disto, São Paulo possui a maior frota de helicópteros executivos no mundo inteiro. Há cerca de 411 aeronaves registradas que dá uma média de, a cada cinco minutos, pelo menos 4 pousos ou decolagens de helicópteros na capital paulista, ou 1.300 pousos e decolagens diários.

FONTE: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/14/politica/1468519702_827813.html



 
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Re: Exército Brasileiro
« Responder #803 em: Dezembro 07, 2016, 08:54:10 pm »
Então e a rede de transportes públicos?
E bicicletas e ciclovias? Isto é algo que se tenta implementar cada vez mais em Lisboa mas o relevo irregular nunca vai permitir.
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Re: Exército Brasileiro
« Responder #804 em: Dezembro 08, 2016, 01:17:27 pm »
Então e a rede de transportes públicos?
E bicicletas e ciclovias? Isto é algo que se tenta implementar cada vez mais em Lisboa mas o relevo irregular nunca vai permitir.

Há muitas ciclovias em São Paulo, inclusive há um projeto de fazer 400 KM delas em toda a cidade. Porém, até o final do ano passado, a cidade possuía 277 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas. Porém, as ciclovias de São Paulo e de outras cidades brasileiras, padecem de segurança. Por isso não pegou e a maioria ainda opta pelo carro ou moto para se locomover.



Enquanto ao transporte público, não somente em São Paulo, mas em todo o País, é insuficiente e de baixa qualidade. Há poucas capitais com metrô e, as que têm, as linhas são curtas. O metrô de São Paulo, por exemplo, transporta 620.000 passageiros em horários de pico, porém o trecho é muito pequeno e não abrange toda a metrópole.



Londres, por exemplo, tem  400 quilômetros de extensão de metrô, enquanto São Paulo são apenas 68 quilômetros para uma população de 11 milhões de pessoas. Menor que São Paulo, somente o metrô de Buenos Aires, com 60 quilômetros de extensão. Mas a capital argentina tem uma população quase quatro vezes menor que a de São Paulo.

FONTE: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/24/politica/1456347938_610133.html
 
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Re: Exército Brasileiro
« Responder #805 em: Dezembro 08, 2016, 01:25:12 pm »
















 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #806 em: Dezembro 09, 2016, 01:43:00 pm »
Helibras entrega mais um Fennec e um Pantera modernizados para a Aviação do Exército

A Helibras inicia o mês de dezembro com a entrega de mais dois helicópteros modernizados para a Aviação do Exército. As aeronaves saíram da fábrica da empresa, em Itajubá, com destino à Taubaté, interior de São Paulo. A mais nova unidade do Fennec será destinada ao 1º BAvEx e o novo Pantera entregue ao 2º BAvEx.

Os trabalhos de modernização das aeronaves do Exército mobilizam profissionais de várias áreas da Helibras, entre eles engenheiros, processistas, equipes de manutenção, pintura, fabricação, logística, programas e outros.

Os cronogramas definidos e a cadência de entregas mantêm as equipes ocupadas e produtivas até a finalização das entregas. Até o momento, a Aviação do Exército já recebeu 14 Fennecs e 6 Panteras, totalizando 20 helicópteros modernizados com maior vida útil, segurança e capacidades para as missões. Em 2017, a Helibras entregará ao cliente quatro outros Fennecs e três Panteras modernizados.

AS550 A2 Fennec: Os helicópteros possuem novo glass cockpit, piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de back up digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna, bancos com absorção de energia e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento.





FONTE: http://www.planobrazil.com/helibras-entrega-mais-um-fennec-e-um-pantera-modernizados-para-a-aviacao-do-exercito/

 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #807 em: Dezembro 09, 2016, 01:50:52 pm »
 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #808 em: Dezembro 09, 2016, 04:52:54 pm »
Exército incorpora dois empurradores fluviais e uma balsa



Manaus (AM) – No dia 1º de dezembro, no porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), foi realizada a incorporação de dois empurradores fluviais ("Manaós" e "Javari"), área 2, com capacidade para empurrar 1,5 toneladas e navegação de cabotagem; e de uma balsa frigorificada de 200 toneladas ("Yacamin").

O evento contou com a presença do Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto; Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues; Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Antonio Maxwell de Oliveira Eufrásio; do Gerente do Projeto Estratégico do Exército/Sistema de Monitoramento de Fronteiras (PEE/SISFRON), General de Divisão Gerson Forini, além de oficiais-generais e integrantes de organizações militares.
 
As embarcações foram construídas pelo Estaleiro Bibi Eireli, com sede na Capital manauense. Os recursos foram provenientes do PEE/SISFRON, observando as especificações preconizadas, o elevado nível de segurança para a navegação, a economia no consumo de combustível e o conforto da tripulação, com ótimo desempenho para as longas viagens amazônicas.
 
Os empurradores Manaós e Javari e a balsa frigorificada Yacamin contribuirão, de forma efetiva, com a missão a que se destinam, aprimorando a logística do transporte fluvial do Comando Militar da Amazônia, atividade fundamental no suprimento das organizações militares da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM) e da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM).











 

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Re: Exército Brasileiro
« Responder #809 em: Dezembro 13, 2016, 01:29:02 pm »
A renovação das capacidades do Exército Brasileiro



O Exército dos Estados Unidos está disponibilizando para venda 11 unidades da aeronave de transporte C-23B Sherpa, e o Exército Brasileiro está analisando a possibilidade de adquirir quatro dessas aeronaves com objetivo de reativar seu setor de aviação de asas fixas.

“O lote piloto que o Brasil quer adquirir é de quatro aeronaves, que serão destinadas ao Comando Militar da Amazônia (CMA) para emprego em ações de ajuda humanitária nas áreas mais remotas”, afirmou o general-de-exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, chefe do Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG).

Ele contou que as características da C-23B Sherpa se adequam bem às necessidades das unidades militares que atuam na região amazônica por diferentes motivos. “Esse é um avião rústico, que pousa e decola usando pistas curtas, de qualquer natureza. Essa é uma grande vantagem para nós, porque as condições do piso na Amazônia variam muito”, disse o general Theophilo.

Além disso, a aeronave possui rampa que abre para os dois lados, característica importante tendo em vista a agilidade que proporciona no desembarque. Tem ainda alta capacidade de carga (aproximadamente duas toneladas) e capacidade de transporte de 30 militares.

INTEGRA DO TEXTO: http://tecnodefesa.com.br/a-renovacao-das-capacidades-do-exercito-brasileiro/