EH-101

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Charlie Jaguar

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Re: EH-101
« Responder #675 em: Novembro 03, 2019, 09:37:38 pm »
3- O upgrade para HM2 custaria cerca de 200M€.
4- A FAP nunca pagaria um upgrade de 200M€ para um helicóptero de uso civil.

Civil?!? :o

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ESQUADRA 751 - "PUMAS"

MISSÃO
Executar operações de apoio tático e de busca e salvamento.

https://www.emfa.pt/esquadra-46-esquadra-751-pumas
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Re: EH-101
« Responder #676 em: Novembro 03, 2019, 10:06:07 pm »
3- O upgrade para HM2 custaria cerca de 200M€.
4- A FAP nunca pagaria um upgrade de 200M€ para um helicóptero de uso civil.

Civil?!? :o

Citar
ESQUADRA 751 - "PUMAS"

MISSÃO
Executar operações de apoio tático e de busca e salvamento.

https://www.emfa.pt/esquadra-46-esquadra-751-pumas

Qual foi a ultima vez que os EH-101 não foram usados para SAR ou evacuação medica?  8)
 

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luis simoes

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Re: EH-101
« Responder #677 em: Novembro 03, 2019, 10:06:28 pm »
PUMAS
Ainda fariam muito jeito nem que fosse e so para transporte/ prevencao e combate aos incendios...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: EH-101
« Responder #678 em: Novembro 03, 2019, 10:12:19 pm »
NÃO! A conversa dos Pumas outra vez é que não!!!!  :bang:
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Re: EH-101
« Responder #679 em: Novembro 03, 2019, 11:18:37 pm »
HSMW  boa noite
nao eu poupo te a isso prometo nao falar dos puma....
foi so uma opiniao nada mais que isso
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Re: EH-101
« Responder #680 em: Novembro 04, 2019, 10:42:34 am »
Qual foi a ultima vez que os EH-101 não foram usados para SAR ou evacuação medica?  8)

De acordo, mas isso deve-se exclusivamente à baixa taxa de operacionalidade da frota Merlin, devido aos crónicos problemas sobejamente conhecidos, que os obriga a ter de cumprir a missão mais fundamental de todas, o SAR. Porém tal não quer dizer que não efectuem transporte aéreo táctico (e geral, de carga e VIP) - só não os vi até hoje a trabalharem com o DAE, como acontecia antes com os Puma -, fiscalização de pescas, etc, etc. Daí a questão da camuflagem táctica que envergam ou, caso contrário, se fossem exclusivamente para SAR o adequado era tê-los com um esquema semelhante ao canadiano ou norueguês, ou então o compromisso alcançado no esquema de pintura empregue nalguns dos aparelhos dinamarqueses.










Mas quando se tem na BA6 um hangar hoje quase ou tão mais cheio que este da foto abaixo, onde apenas um, no máximo dois helis se encontram operacionais...  :-\

« Última modificação: Novembro 04, 2019, 11:18:48 am por Charlie Jaguar »
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Re: EH-101
« Responder #681 em: Novembro 04, 2019, 12:05:18 pm »
Lá estão vocês a dizer inverdades, não há um problema de manutenção. Há é sim um esforço de conservação de horas de voo dos EH101. Estes meninos vão ter de durar até 2070, há que poupar nas horas de voo ::) ::) ::)
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Re: EH-101
« Responder #682 em: Novembro 04, 2019, 01:10:46 pm »
Estes meninos vão ter de durar até 2070, há que poupar nas horas de voo ::) ::) ::)

Não diria tanto, mas com certeza que devidamente actualizados estruturalmente e a nível de aviónicos e sensores poderíamos perfeitamente vê-los a voar para aí até 2050 dadas as poucas horas de voo da maioria das células.
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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #683 em: Novembro 04, 2019, 09:20:53 pm »
só não os vi até hoje a trabalharem com o DAE.

Ver também nunca vi, mas pelo menos exercícios já fizeram.

 

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tenente

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Re: EH-101
« Responder #684 em: Novembro 04, 2019, 09:30:11 pm »
só não os vi até hoje a trabalharem com o DAE.

Ver também nunca vi, mas pelo menos exercícios já fizeram.


Epá mas que excelente heli de EvaKuação aparece nas filmagens.........., mas nós temos cá disso ???? :banana: :nice: :conf:
E ainda andamos á procura de melhor do que já temos ???

Abraços
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Re: EH-101
« Responder #685 em: Novembro 05, 2019, 10:13:30 am »
só não os vi até hoje a trabalharem com o DAE.

Ver também nunca vi, mas pelo menos exercícios já fizeram.


Epá mas que excelente heli de EvaKuação aparece nas filmagens.........., mas nós temos cá disso ???? :banana: :nice: :conf:
E ainda andamos á procura de melhor do que já temos ???

Abraços

Sem dúvida nenhuma, assim fosse a plataforma rentabilizada como deve ser. Quatro aeronaves especialmente equipadas e vocacionadas para Combat SAR e operações embarcadas, que não executam a missão para o qual foram comprados nem navio de onde operar? ::)


Entretanto a Airbus está a apostar em força no H145M, o que se tem revelado num aumento da carteira de clientes. Só é pena que estejamos agrilhoados e de mão estendida para a Leonardo pois um pouco de competição nunca fez mal a ninguém.

https://www.flightglobal.com/news/articles/spate-of-h145m-deliveries-near-for-airbus-helicopter-461988/
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Re: EH-101
« Responder #686 em: Novembro 05, 2019, 11:03:01 am »
Alguém sabe porque é que não se equacionará o reforço do numero de EH101 para colmatar a tal capacidade "evacuação"?  Parece-me que com o valor dos novos heli daria para mais dois EH101. E pelas contas que fiz, dois EH101 transportam mais infantaria que seis H145, por exemplo. A par disto, as potenciais economias na manutenção dado já operarmos o modelo.

Uma bela de evacuação que se fazia, era o que era :mrgreen:


Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 05, 2019, 11:07:29 am por ocastilho »
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Re: EH-101
« Responder #687 em: Novembro 05, 2019, 01:56:22 pm »
Concordo com a aquisição de mais alguns EH-101, no fim de contas, são dos melhores helis que há no mercado da sua classe. No entanto não conseguiriam colmatar a falta de capacidade de escolta e apoio aéreo que um heli mais ligeiro e mais armado pode fornecer. Se bem que neste aspecto, a solução podia ser algo fácil, com a aquisição dos Kiowa em segunda mão.

Agora, o problema de manutenção dos Merlin, era desejável estar resolvido há muitos anos, mas este é o caso para praticamente tudo na forças armadas, infelizmente, desde manutenções, a aquisições e modernizações. ::)
 

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tenente

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Re: EH-101
« Responder #688 em: Novembro 05, 2019, 02:23:36 pm »
Independentemente do 101 ser o melhor da sua classe, é a minha opinião também, Portugal não precisa de mais 101's no seu inventário.

O que a meu ver é necessário é aparelhar os quatro CSAR, retirá-los da 751, em sua substituição alocar á 751 quatro helis de 05 a 07 tons, para as missões SAR que não exijam o empenhamento dos 101.

A FAP necessita de ter um heli que se posicione entre os 119 e os 101, esse heli deveria ser o mesmo modelo que substituiria os quatro CSAR 101 na 751 e teria mais alguns na 551, ou outra esquadra a levantar, para ficarem como heli de apoio, junto dos quatro CSAR.

Cometer-se-á um erro enorme se os quatro CSAR não forem devidamente aproveitados e utilizados ao máximo para as missões que  foram destinados, utilizá-los única e exclusivamente no SAR é outro erro, assim como é um erro ter de diariamente se empenhar um 101, com os custos hora/voo associados, em missões em que tal empenhamento daquele meio, não se justifica !



A compra dos ditos helis de evacuação, sejam eles os 169, os 139, o UH60 ou outro modelo, deverá, a meu ver ir para a frente o mais rápido possível, mas, para mim pelo simples motivo do PMD/payload referidos, para execução da missão SAR, os 145, estarão fora da equação do multiuso,, acautelando no entanto o que acabei de frizar, alguns helis para a 751 e outros, no mínimo três como helis de cobertura e não só, dos 101 CSAR, para a 551 ou outra unidade que tenha os helis de evakuação !








Abraços
« Última modificação: Novembro 05, 2019, 05:04:26 pm por tenente »
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Re: EH-101
« Responder #689 em: Novembro 05, 2019, 03:04:12 pm »
Não sou de modo nenhum especialista e haver um "mix" de 2 modelos para o SAR (libertando unidades EH-101 para CSAR e tendo um custo de utilização menor nos "AW169M") tem lógica.. mas (há sempre um mas, uma duvida) tendo nós tão poucos pilotos / aparelhos de prontidão não seria necessário manter o mesmo numero de EH-101 pois o seu numero em prontidão teria de ser o mesmo? ie, o sistema só seria possível se aumentarmos o numero global de aparelhos em prontidão (aumento seria o novo modelo), de forma a escolher qual o aparelho que seria utilizado (logo mais custos envolvidos)?   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur