Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #75 em: Julho 23, 2019, 02:54:40 pm »
É sempre mais fácil estar de mão estendida do que passar a ser auto-suficiente, e mesmo a contribuir com meios próprios para o mecanismo europeu de combate a incêndios. Por este andar Canadairs na FAP será algo que nunca chegaremos a ver... ::)
Boa sorte convencer os políticos a dar mais de 35M por um avião que só é útil durante 3 meses.

A Viking bem tenta nos vender uns:



O 515 não se sabe quando será produzido, já que empresa quer no mínimo uma vintena de unidades para começar a produção. Agora dos 215 que a Viking converteu para Cl415 EAF, foram vendidos parte à Indonésia e salvo erro restam 4.

https://www.flightglobal.com/news/articles/fidae-viking-nears-cl-415-eaf-start-cl-515-launch-447283/

Citar
As the Chilean government emerges as a potential customer, Calgary-based Viking Air has moved within months of inducting the first of 11 CL-415 Enhanced Aerial Firefighter (EAF) airframes into modification, says executive vice-president of sales and marketing Rob Mauracher.

Bombardier closed production of the family of amphibious water-bombers in 2015 and sold the type certificate to Viking Air the following year.

In 2017, Viking launched the CL-415 EAF as a re-engined and heavily updated version of the CL-215 Series V, using 11 aircraft purchased from the used market. In addition to replacing the CL-215´s piston engines with Pratt & Whitney Canada PW100 turboshaft engines, Viking Air also is upgrading the avionics with a modern integrated flight deck system and replacing obsolescent flight controls and aircraft hydraulic and fuel systems.

The first CL-415 EAF is scheduled to be delivered to an unnamed launch customer in the first quarter of 2020, Maurcher tells FlightGlobal.

With the CL-415 EAF modifications set as a new baseline, Viking Air also continues to evaluate the possibility of launching production of new aircraft with the same configuration rebranded as the CL-515, he says. A final decision on whether to move forward with the CL-515 is scheduled in the second half of this year, Mauracher adds.

The supplier of the new avionics for the CL-415 EAF and potential CL-515 will be announced before Viking Air decides to move forward with new series production.

Meanwhile, Viking Air is in discussions with Chilean military and government officials about a potential acquisition of aerial firefighting aircraft, Mauracher says.

The Canadian manufacturer also is in talks with the Chilean military about replacing an aging fleet of DeHavilland Twin Otter Series 300 aircraft with new Viking 400s, Mauracher says.







Saudações

Quatro é mesmo o mínimo dos mínimos que precisamos !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #76 em: Julho 23, 2019, 03:18:36 pm »
É sempre mais fácil estar de mão estendida do que passar a ser auto-suficiente, e mesmo a contribuir com meios próprios para o mecanismo europeu de combate a incêndios. Por este andar Canadairs na FAP será algo que nunca chegaremos a ver... ::)
Boa sorte convencer os políticos a dar mais de 35M por um avião que só é útil durante 3 meses.

A Viking bem tenta nos vender uns:




Porquê durante três meses Red Baron ?
O 415MP ??
deves estar a brincar !

Abraços
A ser comprado seria sempre para a ANPC para termos acesso a financiamento e apoios da EU.
Ora, a ANPC tem basicamente os combate aos fogos e a evacuação medica, não me parece que o CL-415 vá fazer evacuação medica.
 

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mafets

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #77 em: Julho 23, 2019, 03:38:34 pm »
É sempre mais fácil estar de mão estendida do que passar a ser auto-suficiente, e mesmo a contribuir com meios próprios para o mecanismo europeu de combate a incêndios. Por este andar Canadairs na FAP será algo que nunca chegaremos a ver... ::)
Boa sorte convencer os políticos a dar mais de 35M por um avião que só é útil durante 3 meses.

A Viking bem tenta nos vender uns:




Porquê durante três meses Red Baron ?
O 415MP ??
deves estar a brincar !

Abraços
A ser comprado seria sempre para a ANPC para termos acesso a financiamento e apoios da EU.
Ora, a ANPC tem basicamente os combate aos fogos e a evacuação medica, não me parece que o CL-415 vá fazer evacuação medica.

Aparentemente os Malaios fazem e os Indonésios têm tensão de fazer, alem de SAR e Patrulha Marítima.   :-P :-P

https://www.janes.com/article/89396/indonesian-mod-to-acquire-amphibious-aircraft-from-viking-air

Citar
Canada-based utility aircraft manufacturer Viking Air announced on 18 June that it has been awarded a contract to supply six new Viking Canadair CL-515 and one upgraded Canadair CL-415EAF amphibious aircraft to Indonesia's Ministry of Defence (MoD).

Four of the CL-515 twin-turboprop aircraft will be delivered in "first responder" multi-mission configuration, while the remaining two will be handed over "in optimised aerial firefighter configuration", said the company in a statement.

It also pointed out that, due to its flexible architecture, the CL-515 is capable of integrating mission equipment for a variety of roles, including aerial firefighting, maritime patrol, surveillance, medevac, environmental monitoring, insect control, oil spill detection and dispersal.

The deal, the value of which was not disclosed, also includes a Canadair CL-415EAF aircraft converted from a Canadair CL-215 to Enhanced Aerial Firefighter (EAF) standard by Longview Aviation Services.

Viking Air, which is a subsidiary of Longview Aviation Capital, pointed out that while the deal is a "firm commitment", it is conditional on Longview Aviation Capital's board of directors approving the production launch programme.

"We are very well advanced in all aspects of programme planning, including our supply chain, and we are nearing a final decision on manufacturing and final assembly sites. We expect to complete the remaining programme milestones in the near future, and deliver the first new CL-515 on schedule in 2024," said David Curtis, chairman and chief executive officer of Longview Aviation Capital.









Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #78 em: Julho 23, 2019, 03:51:15 pm »
A vantagem do 515 como MPA é que a capacidade é através de pods.

Mas nunca na vida a FAP ia permitir que civis ficassem com esse tipo de missões.

 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #79 em: Julho 23, 2019, 04:01:44 pm »
A vantagem do 515 como MPA é que a capacidade é através de pods.

Mas nunca na vida a FAP ia permitir que civis ficassem com esse tipo de missões.



Por isso é que os aviões deviam de ficar na FAP sobre a alçada da Proteção civil.
Fora da época de incendios podiam ser utilizados para SAR perfeitamente.
 :-P
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #80 em: Julho 23, 2019, 05:36:12 pm »
É sempre mais fácil estar de mão estendida do que passar a ser auto-suficiente, e mesmo a contribuir com meios próprios para o mecanismo europeu de combate a incêndios. Por este andar Canadairs na FAP será algo que nunca chegaremos a ver... ::)
Boa sorte convencer os políticos a dar mais de 35M por um avião que só é útil durante 3 meses.

A Viking bem tenta nos vender uns:




Porquê durante três meses Red Baron ?
O 415MP ??
deves estar a brincar !

Abraços
A ser comprado seria sempre para a ANPC para termos acesso a financiamento e apoios da EU.
Ora, a ANPC tem basicamente os combate aos fogos e a evacuação medica, não me parece que o CL-415 vá fazer evacuação medica.

Não, Porquê ?
Se a aeronave está preparada para realizar SAR, MEDEVAC e outras missões, que poderia muito bem efectuar, pelo menos, nos meses de inverno.

Boas a Todos,

Este seria o hidroavião ideal não só para os combates aos fogos florestais mas também para ser usado em operações SAR pois tem, na realidade na sua versão 415 MP, Multi purpose, todas  essas capacidades.

Quanto a mim poderíamos/deveríamos possuir pelo menos seis unidades deste modelo e incorporá-las na nossa FA, como por exemplo os Espanhóis tem feito nos últimos anos com os Canadairs CL215/415, esquadra essa que tem alguns pilotos Portugueses, da ex aerocondor, pilotos esses certificados não só para este equipamento mas também para os PBY Catalina, aeronaves que já operaram em anos anteriores, no combate aos fogos florestais, em Portugal.
Junto as características destas aeronaves, publicadas pelo fabricante :

http://www.bombardier.com/en/aerospace/ ... craft.html

Bombardier 415 MP
Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities.

Strength and Versatility

Flexibility and ruggedness are the hallmarks of the Bombardier 415 MP amphibious aircraft. Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities, this versatile mission-specific aircraft offers exceptional low-level, low-speed manoeuvrability, making it the perfect choice for a wide range of special missions on inland, coastal and offshore waters.

Special Missions

With Western civil certification for both the aircraft and its surveillance suite, the Bombardier 415 MP aircraft is a proven ally in:

Search and rescue (SAR)
•Civil SAR
•Disaster SAR

Utility transport
•Cargo
•Personnel

Law enforcement
•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
•Terrorism
•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
•Forward-looking infrared (FLIR)
•Side-looking airborne radar (SLAR)
•Fully integrated weather radar
•Direction finder antenna (DF)
•Still and video cameras
•Cabin accommodation for stretchers and berths
Enlarged aft cargo door
•Available floor space for customer supplied boat or other
•Marine radio package
•Secure intercom


Engine - 2 X Pratt & Whitney Canada PW123AF
Power - 2,380.00 Horsepower
Avionics -

Maximum Cruising Speed - 359.00 km per hr    223.08 mph
Service Ceiling - 4,480.56 metres   14,700.00 feets
Rate of Climb - 487.68 mpm   1,600.00 fpm
Numbers Ordered/Sold - 67

Cabin Height - 1.90 metres  6.23 feets
Cabin Width - 2.40 metres  7.87 feets
Cabin Length - 9.40 metres  30.84 feets
Exterior Length - 19.80 metres  64.96 feets
Wingspan / Rotor Diameter - 28.60 metres  93.83 feets
Fuselage Diameter - 2.69 metres  8.83 feets
Baggage Volume - 1.40 cubic metre  49.44 cubic feet

Maximum Take Off Weight - 19,890.36 kgs  43,850.00 lbs
Maximum Payload - 2,903.04 kgs  6,400.00 lbs
Fuel Tank Capacity - 1,529.85 gallon  5,791.09 litres
Fuel Economy - 0.42 km per litre  0.99 NM per gallon
Minimum Take Off Distance - 813.82 metres  2,670.00 feets
Minimum Landing Distance - 664.46 metres  2,180.00 feets

Cumprimentos

https://aerialfirefighter.vikingair.com/sites/aerialfirefighter.vikingair.com/files/docs/cl-515_translations_05-2019_cl-515fr_ds_specsheet_portuguese_05-19.pdf

https://aerialfirefighter.vikingair.com/aircraft/cl-415mp

Abraços
« Última modificação: Julho 23, 2019, 05:46:42 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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ocastilho

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #81 em: Julho 23, 2019, 05:44:28 pm »
Caríssimos, deixemo-nos de invenções e desculpas de mau pagador. A FAP pode sim pedir financiamento comunitário. Exemplo disso são os Merlin SIFICAP ou a modernização dos sistemas dos DA50.

A única razão pela qual a FAP não tem meios aéreos é que acaba com o negócio das empresas de aluguer de aeronaves e a mama subsequente, o resto perdoem-me os colegas, mas é conversa para adormecer meninos.
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 
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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #82 em: Julho 23, 2019, 05:48:47 pm »
Caríssimos, deixemo-nos de invenções e desculpas de mau pagador. A FAP pode sim pedir financiamento comunitário. Exemplo disso são os Merlin SIFICAP ou a modernização dos sistemas dos DA50.

A única razão pela qual a FAP não tem meios aéreos é que acaba com o negócio das empresas de aluguer de aeronaves e a mama subsequente, o resto perdoem-me os colegas, mas é conversa para adormecer meninos.


Exactamente a mesma razão pelo qual os incendios não param.
Enquanto houver alguem a ser pago á hora pra combater incendios, há-de sempre de haver quem os ateie.
E sim, estou a acusar as empresas dos meios aereos de aluguer.
Isto de incendios que começam "naturalmente" as tantas da manhâ...  não me fo***m que não ando aqui á dois dias.
 >:(
 

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NVF

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #83 em: Julho 23, 2019, 10:00:04 pm »
No dia em que a FAP tiver meios próprios de combate a FF, como é que os seus pilotos vão passar férias a ganhar 8 ou 10 milenas por mês?
Talent de ne rien faire
 
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mafets

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #84 em: Julho 24, 2019, 02:11:10 pm »
No dia em que a FAP tiver meios próprios de combate a FF, como é que os seus pilotos vão passar férias a ganhar 8 ou 10 milenas por mês?
Se não vão perdem as licenças de voo que na FAP não conseguem o número de horas para manter. Desde que desactivaram os "puxa-empurra" só restam os teco-teco dos Epsilon para voar bem e barato...  :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #85 em: Julho 24, 2019, 08:31:18 pm »
No dia em que a FAP tiver meios próprios de combate a FF, como é que os seus pilotos vão passar férias a ganhar 8 ou 10 milenas por mês?
Se não vão perdem as licenças de voo que na FAP não conseguem o número de horas para manter. Desde que desactivaram os "puxa-empurra" só restam os teco-teco dos Epsilon para voar bem e barato...  :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

olhó Simulador.

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Lightning

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #86 em: Julho 24, 2019, 11:18:44 pm »
No dia em que a FAP tiver meios próprios de combate a FF, como é que os seus pilotos vão passar férias a ganhar 8 ou 10 milenas por mês?

Acho que uma coisa não impede a outra :mrgreen:.
A FAP não tem nem pilotos de helicópteros nem vai ter a quantidade de helicópteros para substituir completamente os meios alugados.
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #87 em: Julho 12, 2020, 12:14:30 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #88 em: Julho 12, 2020, 03:34:34 pm »
Para quando na FAP  ?

https://www.infodefensa.com/es/2020/07/12/noticia-apagafuegos-ejercito.html

Abraços

Em vez disso, já compraram kits maffs para os KC.

Enfim !
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #89 em: Julho 20, 2020, 09:37:11 am »
É sempre mais fácil estar de mão estendida do que passar a ser auto-suficiente, e mesmo a contribuir com meios próprios para o mecanismo europeu de combate a incêndios. Por este andar Canadairs na FAP será algo que nunca chegaremos a ver... ::)
Boa sorte convencer os políticos a dar mais de 35M por um avião que só é útil durante 3 meses.

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Porquê durante três meses Red Baron ?
O 415MP ??
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Abraços
A ser comprado seria sempre para a ANPC para termos acesso a financiamento e apoios da EU.
Ora, a ANPC tem basicamente os combate aos fogos e a evacuação medica, não me parece que o CL-415 vá fazer evacuação medica.

Não, Porquê ?
Se a aeronave está preparada para realizar SAR, MEDEVAC e outras missões, que poderia muito bem efectuar, pelo menos, nos meses de inverno.

Boas a Todos,

Este seria o hidroavião ideal não só para os combates aos fogos florestais mas também para ser usado em operações SAR pois tem, na realidade na sua versão 415 MP, Multi purpose, todas  essas capacidades.

Quanto a mim poderíamos/deveríamos possuir pelo menos seis unidades deste modelo e incorporá-las na nossa FA, como por exemplo os Espanhóis tem feito nos últimos anos com os Canadairs CL215/415, esquadra essa que tem alguns pilotos Portugueses, da ex aerocondor, pilotos esses certificados não só para este equipamento mas também para os PBY Catalina, aeronaves que já operaram em anos anteriores, no combate aos fogos florestais, em Portugal.
Junto as características destas aeronaves, publicadas pelo fabricante :

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Bombardier 415 MP
Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities.

Strength and Versatility

Flexibility and ruggedness are the hallmarks of the Bombardier 415 MP amphibious aircraft. Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities, this versatile mission-specific aircraft offers exceptional low-level, low-speed manoeuvrability, making it the perfect choice for a wide range of special missions on inland, coastal and offshore waters.

Special Missions

With Western civil certification for both the aircraft and its surveillance suite, the Bombardier 415 MP aircraft is a proven ally in:

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•Disaster SAR

Utility transport
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•Illegal immigration
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Engine - 2 X Pratt & Whitney Canada PW123AF
Power - 2,380.00 Horsepower
Avionics -

Maximum Cruising Speed - 359.00 km per hr    223.08 mph
Service Ceiling - 4,480.56 metres   14,700.00 feets
Rate of Climb - 487.68 mpm   1,600.00 fpm
Numbers Ordered/Sold - 67

Cabin Height - 1.90 metres  6.23 feets
Cabin Width - 2.40 metres  7.87 feets
Cabin Length - 9.40 metres  30.84 feets
Exterior Length - 19.80 metres  64.96 feets
Wingspan / Rotor Diameter - 28.60 metres  93.83 feets
Fuselage Diameter - 2.69 metres  8.83 feets
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Fuel Economy - 0.42 km per litre  0.99 NM per gallon
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Minimum Landing Distance - 664.46 metres  2,180.00 feets

Cumprimentos

https://aerialfirefighter.vikingair.com/sites/aerialfirefighter.vikingair.com/files/docs/cl-515_translations_05-2019_cl-515fr_ds_specsheet_portuguese_05-19.pdf

https://aerialfirefighter.vikingair.com/aircraft/cl-415mp

Abraços

Me gustaría saber de donde sacan la información de que hay pilotos portugueses volando los Canadair/Bombardier españoles. Podría en aguna ocasión haber algún piloto de intercambio, uno, o llevar a bordo un observador/coordinador cuando vuelan en Portugal, pero no va a volar una unidad militar habitualmente con extranjeros.

Quizá sea en alguna empresa privada que ha comprado los viejos CL-215 al EA.