(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv293%2Filha113%2Fbeja29.jpg&hash=e3cb03be1c40de2ebfb8e2e9b1fc0e03)
Caça-bombardeiro Dassault/Dornier Alpha-Jet A
É um caça-bombardeiro subsónico destinado a treino avançado e apoio aéreo próximo. Portugal recebeu a sua frota – que totaliza quase cinquenta aeronaves – em 1993. A frota nacional foi usada anteriormente pela Alemanha que a cedeu a Portugal em troca da utilização da base aérea de Beja pela Luftwaffe. Por isso, as aeronaves nacionais são destinadas essencialmente a missões de ataque, ao contrário da versão ao serviço do Armée de l'Air - usada para treino e instrução.
O número de aeronaves operacionais não é constante, já que nenhuma aeronave foi definitivamente abatida ao serviço. Os aparelhos estão atribuídos às Esquadras 301 e 103, baseadas em Beja. A Esquadra 301 tem como missões o apoio aéreo próximo e ataque ao solo. A Esquadra 103 utiliza as suas aeronaves na conversão operacional de pilotos e treino avançado. Paralelamente, foi formada a Parelha da Cruz de Cristo - cuja primeira exibição se deu em 2002, durante o 50º aniversário da FAP, então, como o nome de Flying Display Team - que tem actuado em algumas cerimónias do ramo e que é constituída por dois instrutores da Esquadra 103.
O primeiro acidente com estas aeronaves ocorreu em Outubro de 2003, fruto da colisão no ar entre dois aviões Alpha-Jet. Como consequência deste ocorreu a perda de um deles, tendo o outro ficado seriamente danificado - mas conseguindo aterrar em segurança. Do acidente não, porém, resultaram vítimas mortais.
Fonte: Pedro Monteiro / Military Zone
O F-16MLU, muito embora exteriormente seja semelhante ao F-16OCU, sofreu alterações que o colocam ao nível dos melhores aviões de caça do mundo. As modificações mais significativas incluem um conjunto de novos equipamentos e o software que os integra, os quais viabilizam a operação deste avião em qualquer cenário de combate, e que são as seguintes:
Computador de voo sofisticado e a consequente actualização do software de combate; redesenho do cockpit e do interface piloto-máquina; radar com melhores capacidades, quer no emprego ar-ar, quer em ar-solo; identificador electrónico de aeronaves; incorporação de GPS; incorporação de Data Modem e de Link16; incorporação de capacidade de comunicação criptográfica; capacidade de utilização de Night Vision Goggles (NVG) e de Helmet Mounted Sight; incorporação de sistemas de auto-protecção integrados.
Esta transformação confere à aeronave novas capacidades, sendo as mais relevantes:
- detecção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;
- operação em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade;
- identificação de outras aeronaves através de meios de detecção electrónica;
- integração em redes de gestão do campo de batalha;
- emprego de mísseis anti aéreos de longo alcance;
- emprego de armamento anti-navio e anti terrestre de longo alcance;
- emprego de armamento de precisão com guiamento LASER ou GPS;
Felizmente passam todos pela minha zona assim que levamtam ou quando vão aterrar.deixo aqui algumas fotos.
Clica Para Ampliar as Fotos:
C-130
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fg.imagehost.org%2Ft%2F0012%2FDSC_0005.jpg&hash=5d4bf9e317fb7039120a9f459f8d1172) (http://http)
C-130
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fg.imagehost.org%2Ft%2F0696%2FDSC_0007.jpg&hash=d7a8dc4277e73e6c6ab07bb6e29048d8) (http://http)
C-130
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fg.imagehost.org%2Ft%2F0006%2FDSC_0013.jpg&hash=34d17a780cc344d122a61bed66af721e) (http://http)
C-295
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fg.imagehost.org%2Ft%2F0497%2FC-295.jpg&hash=b13bbd7605bd6845a739f962b671d2f9) (http://http)
http://www.pedrobernardo.webs.com (http://www.pedrobernardo.webs.com)
Visitem o meu Site de Fotografia e deixem Comentario as fotos,Obrigado
Lindo!
During the late 1950s, the Portuguese Air Force were looking to replace their Lockheed T-33 trainers and were starting to evaluate different types. It first evaluated a french Morane-Saulnier MS760 Paris aircraft, but it didn't impress and was written off in an accident.
The next candidate was the Jet Provost, and T.2 demonstrator G-AOUS was issued with the military serial ‘5803’.
The aircraft was a unique series T.2B, similar to the T.2 series but, as mentioned earlier fitted with a bigger Viper 11 engine. It lacked the ejection seats of the T.3 and later marks. G-AOUS arrived in Portugal from Luton in early 1959 and was tested throughout the rest of the year. Unfortunately, no order was placed and the aeroplane returned to the UK by sea early in 1960.
Não me parece, a única referência na net é aliás tu a dizeres que vais tentar arranjar fotos
http://www.militar.org.ua/foro/fuerza-a ... 0-345.html (http://www.militar.org.ua/foro/fuerza-aerea-de-portugal-t10900-345.html)
Nunca houve nenhum Shrike no inventário da FAP.
Mas fico curioso em saber que o AGM-45 deixa de poder ser utilizado nos F-16... Não se me afigura muito razoável... Ou vão ser substituídos pela SDB? (e mesmo assim não é a mesma coisa....)
In addition, Shrikes provided by the US Navy were fitted to RAF Avro Vulcan bombers during the Falklands conflict in 1982. The AS-37 Martel had been considered for the job, since plenty of them were still available, but it was judged to not be reliable enough for a long, cold flight to the South Atlantic. The Shrike was a somewhat comical fit of a little weapon to a big aircraft, but the Vulcans made good use of the American missiles, firing a total of four missiles in two strikes that shut down Argentine radar systems on the islands. About 18,500 Shrikes of all types were manufactured up to end of production in 1982. It saw its final use in the Gulf War, being finally phased out in 1992.(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.chinalakemuseum.org%2Fexhibits%2Fshrike.jpg&hash=b741ced523909c1bc0720dbcc0056656)
A-4M of VMA-211 launching a Shrike missile
Lightning, nunca vi qualquer referência à incapacidade da versão M6 do MLU em operar Mavericks. Penso que ainda seja uma arma fundamental para o desempenho de missões TASMO pelas esquadras 201 e 301, alem da 601 como referido.
Algo que muita gente nem se deve estar a aperceber é que por exemplo uma bomba JDAM tem até um alcance superior ao Maverick, 28km da JDAM contra 22km do Maverick.
O míssil Maverick era bom no tempo das bombas burras, agora as bombas são mais inteligentes :)
Bom, esse alcance tem muito a ver com a altitude a que é largado, certo?
E depois, como arma anti-tanque, o que é que fica no inventário da FAP? ... Não me parece que seja uma JDAM ..
Citação de: "sivispacem"Bom, esse alcance tem muito a ver com a altitude a que é largado, certo?
Sim.CitarE depois, como arma anti-tanque, o que é que fica no inventário da FAP? ... Não me parece que seja uma JDAM ..
Pois essas questões mais especificas não sei responder, o mesmo podia dizer de arma anti-navio, mas a verdade é que de um modo geral desde que os OCU desapareceram, também me parece que desapareceu o Maverick, agora é, smart bombs.
Posso estar a dizer um disparate mas penso que as smart bombs guiadas por gps e laser são muito boas para alvos fixos agora para alvos moveis continua a ser maverick para cima, pelo menos nas fotos mais recentes do afeganistão os A-10 usam-nos.
Agamyrzyansc...
Interessante constatar que os nossos F16 ultimamente andam mais artilhados.
(https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10305968_502744909865338_6048427364320562612_n.jpg?oh=a2a0da003442b5c6145ef971f34c9173&oe=54FDAE92&__gda__=1426536483_ce2a7696ad42c423758f65d019521ca9)
Citação de: "HSMW"(https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10305968_502744909865338_6048427364320562612_n.jpg?oh=a2a0da003442b5c6145ef971f34c9173&oe=54FDAE92&__gda__=1426536483_ce2a7696ad42c423758f65d019521ca9)
Finalmente os nossos F16 com AIM-120 reais!!
Finalmente? Andas distraido...Então querias fazer a NATO QRA no Baltico com quê?
tambem e verdade que isso nao e noticia de ultima hora pois essa missao decorreu entre setembro e dezembro do ano passado, ou seja, isso foi novidade aqui no forum a 6 meses atras. :G-beer2:
No meio disto tudo, a questão que coloco é a seguinte: esses misseis são nossos, isto é, do nosso stock, ou foram "dados" pela Nato para o cumprimento daquela missão no Báltico?
Mais Sabre's
P-3 Orion
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimgur.com%2FcPTYPQh.jpg&hash=241541012d540ef521023b6a92e9cae7)
The picture with the title ALOUETTE III-HELI CANHÃO FAP was taken by the photographer Carlos Trindade on 11 February 2013 and published over Panoramio. ALOUETTE III-HELI CANHÃO FAP is next to Santa Margarida da Coutada and is located in Constância, Santarém, Portugal.
http://pt.geoview.info/alouette_iiiheli_canhao_fap,85957836p (http://pt.geoview.info/alouette_iiiheli_canhao_fap,85957836p)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimgur.com%2FomVTqBv.jpg&hash=27ea9365e837af397045ce133f4dcf34)
Mais A26/B26 em Angola
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2FB-26-2_zpskxeydwji.jpg&hash=3e44b1c7da71d1112a0469cae4cb329d) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/B-26-2_zpskxeydwji.jpg.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2FB-26-1_zpsxcnekxqm.jpg&hash=1d7f44d948c9ab839c5b06b60d0e72b6) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/B-26-1_zpsxcnekxqm.jpg.html)
Com bate papo de 28V
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2FB-26-4_zpssqtismaj.jpg&hash=7ad58b8e01152ad88652849044b63640) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/B-26-4_zpssqtismaj.jpg.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2FB-26-5_zpswfuho6pb.jpg&hash=d60f6c99c764cbf8b926f6ad38646998) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/B-26-5_zpswfuho6pb.jpg.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F63138809_zpsmiq7czk5.jpg&hash=07bbf41f15b48032d04fe6bd92f15633) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/63138809_zpsmiq7czk5.jpg.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F63138802_zps1os39yhp.jpg&hash=6eb56fc5664f0f6aeda0be76908c02c8) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/63138802_zps1os39yhp.jpg.html)
Abraços
Boas CJ,
reparaste no post do primeiro Invader nos aparelhos que estão em segundo Plano ????
Os PV-2C Harpoons os primos dos Ventura, á pois é !!!!!
Depois das patrulhas marítimas, a cabo verde e ás vezes s. Tomé, lá voltavam a terra, reabasteciam, ARMAVAM........ e executavam missões de bombardeamento mas, undercover .
Abraços
Boas CJ,
reparaste no post do primeiro Invader nos aparelhos que estão em segundo Plano ????
Os PV-2C Harpoons os primos dos Ventura, á pois é !!!!!
Depois das patrulhas marítimas, a cabo verde e ás vezes s. Tomé, lá voltavam a terra, reabasteciam, ARMAVAM........ e executavam missões de bombardeamento mas, undercover .
Abraços
É verdade, grandes máquinas também. Aliás, até os próprios P2V-5 que chegaram a fazer de bombardeiros na Guiné. ;)
A foto do B-26C já com a pintura verde anti-radiação é que é a primeira que vejo. E por muito elegante que fosse o esquema de pintura adoptado inicialmente, e idêntico ao usado nas frotas de transporte com filete azul e tudo a separar as superfícies superiores em branco das inferiores em metal natural, o Invader lá da bancada vai de verdinho anti-Strella. É das poucas vezes que gosto de ver a cor verde. ;D
Boas CJ,
reparaste no post do primeiro Invader nos aparelhos que estão em segundo Plano ????
Os PV-2C Harpoons os primos dos Ventura, á pois é !!!!!
Depois das patrulhas marítimas, a cabo verde e ás vezes s. Tomé, lá voltavam a terra, reabasteciam, ARMAVAM........ e executavam missões de bombardeamento mas, undercover .
Abraços
É verdade, grandes máquinas também. Aliás, até os próprios P2V-5 que chegaram a fazer de bombardeiros na Guiné. ;)
A foto do B-26C já com a pintura verde anti-radiação é que é a primeira que vejo. E por muito elegante que fosse o esquema de pintura adoptado inicialmente, e idêntico ao usado nas frotas de transporte com filete azul e tudo a separar as superfícies superiores em branco das inferiores em metal natural, o Invader lá da bancada vai de verdinho anti-Strella. É das poucas vezes que gosto de ver a cor verde. ;D
No AM61 em Vila Cabral cheguei a ver T6 em Verde e não uma ou duas vezes, e, se a memória não me atraiçoa até Ginas vi em Verde, estes não estacionados na placa do aeródromo, mas em voo .
Boas CJ,
reparaste no post do primeiro Invader nos aparelhos que estão em segundo Plano ????
Os PV-2C Harpoons os primos dos Ventura, á pois é !!!!!
Depois das patrulhas marítimas, a cabo verde e ás vezes s. Tomé, lá voltavam a terra, reabasteciam, ARMAVAM........ e executavam missões de bombardeamento mas, undercover .
Abraços
É verdade, grandes máquinas também. Aliás, até os próprios P2V-5 que chegaram a fazer de bombardeiros na Guiné. ;)
A foto do B-26C já com a pintura verde anti-radiação é que é a primeira que vejo. E por muito elegante que fosse o esquema de pintura adoptado inicialmente, e idêntico ao usado nas frotas de transporte com filete azul e tudo a separar as superfícies superiores em branco das inferiores em metal natural, o Invader lá da bancada vai de verdinho anti-Strella. É das poucas vezes que gosto de ver a cor verde. ;D
No AM61 em Vila Cabral cheguei a ver T6 em Verde e não uma ou duas vezes, e, se a memória não me atraiçoa até Ginas vi em Verde, estes não estacionados na placa do aeródromo, mas em voo .
Tantos aparelhos da FAP adoptaram o verde anti-radiação depois da entrada em cena do Strella, o problema é que o calor tropical dava conta da pintura em 3 tempos.
A group of Portuguese pilots and ground crewman on the grounds of the ‘Château de la Morande’, France, June 1917.
The third man from the left is Lieutenant (later Captain) Óscar Monteiro Torres: the first pilot in the history of Portuguese Aviation to shoot down an enemy aircraft, and also the only Portuguese pilot to be shot down and die in aerial combat.
With the formation of a Portuguese Flying Corps suffering constant delays, Óscar Monteiro, together with two other pilots, moved to Great Britain in February 1916, where he attended a flying school at Hendon and later Northold.
After returning from Great Britain in June of the same year, he was sent to France were he first flew with a British Squadron, later joining the French Escadrille SPA 65, based at Soissons.
On November 19, 1917, while on patrol with another Portuguese pilot, Captain Lamy, they were attacked by two German aircraft between Dames and Laon. Captain Lamy, more experienced, managed to outmaneuver the attackers, but Monteiro was unable to evade the German airplanes and ended up being chased into German held territory.
In a combat witnessed by the people of Laon, Captain Monteiro engaged his pursuers, and making the most of his SPAD S.VII, managed to shoot down both: first a Halberstadt reconnaissance aircraft, and next a Fokker fighter. Moments later he is himself shot down by German ace Rudolf Windisch from Jasta 32, in what was Windisch’s sixth victory of the war.
Monteiro survived the forced landing but died from his wounds the next day, being later buried by the Germans with full military honors. It is believed that his SPAD was salvaged, repaired, and later flown by Windisch himself, although some doubts remain as to whether he flew it on operations.
From left to right: Chief-mechanic Alferes (Second Lieutenant) João Branco, followed by 4 pilots, Lieutenant António Maya, Lieutenant Monteiro Torres, Alferes Portela and Lieutenant Barbosa Leite. The remaining men are unknown mechanics and ground crewmen.
Original: Fond des Albums Valois (VAL 312/118)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F11%2F961684_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=3711775e82c6d0b2999089f110825820)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F11%2F961684_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=3711775e82c6d0b2999089f110825820)
Margem Sul ;D
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm2.static.flickr.com%2F1410%2F566599899_263523046a_o.gif&hash=d4d07dad23921de037e1110d9a6c108d)
Margem Sul??? Planície alentejana, isso sim.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F11%2F961684_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=3711775e82c6d0b2999089f110825820)
Margem Sul ;D
Margem Sul??? Planície alentejana, isso sim.
e estas fotos ??
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F923%2Fx7ki85.jpg&hash=593effbbb298de2c7a7127bc55251748) (https://imageshack.com/i/pnx7ki85j)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F923%2F1P5YGq.jpg&hash=7d280b207b762bb8cd417d3bb618e274) (https://imageshack.com/i/pn1P5YGqj)
Ó berbere da margem sul, não sabes que passando a ponte já se está no magrebe?! :rir:
e estas fotos ??
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F923%2Fx7ki85.jpg&hash=593effbbb298de2c7a7127bc55251748) (https://imageshack.com/i/pnx7ki85j)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F923%2F1P5YGq.jpg&hash=7d280b207b762bb8cd417d3bb618e274) (https://imageshack.com/i/pn1P5YGqj)
E esta, hein? ;D ;)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fliegerrevuex.aero%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F01%2FProvost-01-Gen-Conceicao-e-SIlva.jpg&hash=8758e10c8962d8d76c2c476213aaa9b1)
http://www.emfa.pt/www/album-021.005-imagens-antigas (http://www.emfa.pt/www/album-021.005-imagens-antigas)
http://napoleon130.tripod.com/id817.html (http://napoleon130.tripod.com/id817.html)
http://www.passarodeferro.com/2011/05/oldies-da-fap-douglas-b-26b-invaders-e.html (http://www.passarodeferro.com/2011/05/oldies-da-fap-douglas-b-26b-invaders-e.html)
http://ultimas-curiosidades.blogspot.pt/2012/04/guerra-colonial-b-26-invader-angola.html (http://ultimas-curiosidades.blogspot.pt/2012/04/guerra-colonial-b-26-invader-angola.html)
Ainda se usa esta pintura low-visibility ou foi só "momentaneo"?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F922%2FIXH3aZ.jpg&hash=e5d9a7243cde17108915eb9df32eb2e8)
P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa (foto FAP)
Doze F16 da força aérea Portuguesa alinhados na placa do aeroporto do Porto Santo
(https://images2.imgbox.com/59/b6/37IQ2jPX_o.jpg)
Barriga de jimguba em acção:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F922%2FNgbso1.jpg&hash=bd3e3a866f06ce1edf74d65b12951ff0) (https://imageshack.com/i/pmNgbso1j)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F924%2FYIPGTe.jpg&hash=895b2ae0ed28c7e3d20bb38d18b2565d) (https://imageshack.com/i/poYIPGTej)
Abraços
Aqui vão mais duas fotos uma do tempo da GC e outra mais actual.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/SidHM3.jpg) (https://imageshack.com/i/pnSidHM3j)
Esq 121 Tigres na Guiné.
Aqui vão mais duas fotos uma do tempo da GC e outra mais actual.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/SidHM3.jpg) (https://imageshack.com/i/pnSidHM3j)
Esq 121 Tigres na Guiné.
O meu falecido pai é o militar (neste caso o MARME) que está em pé junto ao R/4 que se encontra em segundo plano, prestes a dar apoio ao piloto enquanto este se preparava para colocar em marcha o Bristol Orpheus. ;)
Aqui vão mais duas fotos uma do tempo da GC e outra mais actual.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/SidHM3.jpg) (https://imageshack.com/i/pnSidHM3j)
Esq 121 Tigres na Guiné.
O meu falecido pai é o militar (neste caso o MARME) que está em pé junto ao R/4 que se encontra em segundo plano, prestes a dar apoio ao piloto enquanto este se preparava para colocar em marcha o Bristol Orpheus. ;)
Grande geração a dos Homens e Mulheres, que combateu e sofreu Além Mar, terão sempre o meu Respeito e Admiração !!
De 1963 a 1974 o meu Pai fez três comissões nos Paras em Moçambique, tem 93 anos e é rijo que nem Granito !!!
CJ desculpa ter postado a foto, não sabia que.......Paz á sua Alma !!
(MARME) - Mecânicos de Armamento e Equipamento, correcto ?
Grande Abraço.
Aqui vão mais duas fotos uma do tempo da GC e outra mais actual.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/SidHM3.jpg) (https://imageshack.com/i/pnSidHM3j)
Esq 121 Tigres na Guiné.
O meu falecido pai é o militar (neste caso o MARME) que está em pé junto ao R/4 que se encontra em segundo plano, prestes a dar apoio ao piloto enquanto este se preparava para colocar em marcha o Bristol Orpheus. ;)
Grande geração a dos Homens e Mulheres, que combateu e sofreu Além Mar, terão sempre o meu Respeito e Admiração !!
De 1963 a 1974 o meu Pai fez três comissões nos Paras em Moçambique, tem 93 anos e é rijo que nem Granito !!!
CJ desculpa ter postado a foto, não sabia que.......Paz á sua Alma !!
(MARME) - Mecânicos de Armamento e Equipamento, correcto ?
Grande Abraço.
Ora essa tenente, é sempre bom ver essa foto, por ele e pelos Fiats. Não tenho qualquer problema com isso, bem pelo contrário, somente uma grande pena dele ter partido tão novo há quase uma década aos 63 anos de idade.
E sim, era exactamente essa a especialidade dele. ;)
CJ, já sabes quando é que os Viper vão receber a nova pintura?
CJ, já sabes quando é que os Viper vão receber a nova pintura?
A qual pintura te referes, o Upgraded Have Glass/Have Glass 5th Gen?
CJ, já sabes quando é que os Viper vão receber a nova pintura?
A qual pintura te referes, o Upgraded Have Glass/Have Glass 5th Gen?
Sim, esse mesmo. Recordo-me que em tempos referiste que a FAP planeava usar esse novo tipo de coating nos Viper.
F-16AM na final para a pista 01 de Monte Real, rodeado por cumulonimbus mais conhecidos por nuvens de trovoada. :)
© Marco Casaleiro
(https://i.postimg.cc/yYF2GyBL/26240414-1791406527549790-6370952647748136372-o.jpg)
Este era um dos que o Major Alvega voava.
Este era um dos que o Major Alvega voava.
Vai levar os primos do César de volta aos Açores. São tantos que teve que ser um 30 :mrgreen:Não sejas caluniador nem mentiroso seu direitista!!! Se fossem os Primos do César tinham de Alugar um Antonov an 225... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vai levar os primos do César de volta aos Açores. São tantos que teve que ser um 30 :mrgreen:
(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/65052010_2342202555868094_4304505353212526592_o.jpg?_nc_cat=109&_nc_eui2=AeG-hSFRsWoV_8NHb_zsC-zdy4FxuyqUSu6mfZlJCq2fmhF3Y8hIsmF1M_tqkIJd0ZYlLjD9E-c8NrHxmlxmOOcPWSspVfTU9qZzUXCYe8wfXQ&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=39eb72884d45d60f67097ce6cace8054&oe=5DBF6226)
Boeing 707-3F5C (8801)
Agosto 1973, Aeroporto de Heathrow
Historial do 707 ao serviço da FAP. Curiosamente, quando já não necessitava dos 707, a FAP passou-os à TAP. Será que esta pagou por eles? Duvido.
https://ab4especialistas.blogspot.com/2018/07/o-boeing-707-da-fap.html (https://ab4especialistas.blogspot.com/2018/07/o-boeing-707-da-fap.html)
Historial do 707 ao serviço da FAP. Curiosamente, quando já não necessitava dos 707, a FAP passou-os à TAP. Será que esta pagou por eles? Duvido.
https://ab4especialistas.blogspot.com/2018/07/o-boeing-707-da-fap.html (https://ab4especialistas.blogspot.com/2018/07/o-boeing-707-da-fap.html)
AN/TPS 1-D – Montejunto
Serra da Estrela
Serra do Pilar
Radar AN/TPS 1-D em viatura Austin
“Shelter” de Operações
S. Romão - Serra da Estrela
“Shelter” de Comunicações
Altamente.
https://siccapianos.wordpress.com/category/sda/ (https://siccapianos.wordpress.com/category/sda/)
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2010/11/03_gdaci_montejunto_radares-da-esq-11_mais-alto_0ut19667.jpg)CitarAN/TPS 1-D – Montejunto
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2011/10/img076.jpg)CitarSerra da Estrela
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2011/08/img2331.jpg)CitarSerra do Pilar
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2010/11/digitalizar000111.jpg)CitarRadar AN/TPS 1-D em viatura Austin
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2010/11/digitalizar000121.jpg)Citar“Shelter” de Operações
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2010/09/02_gdaci_nc2ba1_esquadra_nc2ba13_sao-romao_estrela_mais-alto_out1966.jpg)CitarS. Romão - Serra da Estrela
(https://siccapianos.files.wordpress.com/2010/11/copy-of-digitalizar00011.jpg)Citar“Shelter” de Comunicações
Saudações
Esta pintura especial também vai estar na Base Aberta dia 15 de setembro.
Venha ver ao vivo! A entrada é gratuita.
Como os efeitos da ganza ainda estão fortes quando olhei para a foto fiquei a pensar... "mas aquilo está a voar com um buraco na fuselagem"? :mrgreen: :bang:
Embora sujeito a confirmação, julgo estarmos em presença de um SA 330 Puma da África do Sul, país que apoiou por diversas formas a guerra colonial, e não de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa. A inexistência de emblema da FAP que, mesmo em formato reduzido, todas as aeronaves da FAP possuíam bem como a marcação existente na porta não se coaduna com os Pumas da FAP.
Boa tarde Alvega
Está enganado quanto ao tamanho das insígnias (palavra existente em português dispensando-se assim inglesismos) que no decurso da guerra colonial foram aplicadas nas aeronaves da FAP. A aplicação de pintura de baixa reflectância a infravermelhos, de cor verde oliva e a redução no tamanho das insígnias nacionais incluindo a bandeira nacional, decorreu do surgimento de mísseis antiaéreos no teatro de operações, e foi aplicada a toda a frota, à medida que era sujeita a inspeção mais profunda, normalmente realizada nas OGMA em Portugal.
Embora sujeito a confirmação, julgo estarmos em presença de um SA 330 Puma da África do Sul, país que apoiou por diversas formas a guerra colonial, e não de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa. A inexistência de emblema da FAP que, mesmo em formato reduzido, todas as aeronaves da FAP possuíam bem como a marcação existente na porta não se coaduna com os Pumas da FAP.
Agradeço que confirmes. Posso dizer-te apenas que também havia Pumas portugueses que operavam sem o "roundel" da Cruz de Cristo. (mas isso foi no início quando entraram ao serviço)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.com%2Fv2%2F1100x550q90%2F921%2FLqshWz.jpg&hash=451e629bd36d703bbcc6dbad8767f5a9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.com%2Fv2%2F640x436q90%2F924%2FQOwZPH.jpg&hash=c312464f98d813ed7a80bc9e44282e6f)
E não havia "formato reduzido" ou largo dos roundels na guerra colonial. Porque isso, obedece a uma portaria que determina o seu diametro. E esse diâmetro foi sempre o largo. O roundel "pequeno", tipo NATO, só foi introduzido mais tarde, muito depois do golpe militar de 74.
"Para Que Outros Vivam"
LPPT - 19/10/19, EH-101 Mk.515 19608
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/73475146_2642781355778880_6511333444809654272_o.jpg?_nc_cat=109&_nc_oc=AQlKhEKO7w37Crz7z2-oj0vvUvN5zrV1x5Eyd1z5rKapO94ZAkTpKUKUxRuzThLATm2QKHGFLTmjsbeVb1v_PjTr&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=e0b07998e29dd91e834833bdf28d6cbb&oe=5E5B4C09)
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/80276907_1926965710782509_7101293554202312704_o.jpg?_nc_cat=103&_nc_ohc=ob5fgxbg1lUAQnPR5BcTb2hSLd25s56gITulMWqsyvjtDbO_AM_mGFGUA&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=a8e950c33f2632dceb6827286adc5383&oe=5E68183B)
Como é que esses C-212 foram parar aos Estados Unidos? :o
Como é que esses C-212 foram parar aos Estados Unidos? :o
Não me parece. A foto é de uma excursão aos EUA, a paisagem é típica do Sudoeste dos EUA no inverno e, finalmente, duvido que existam carcaças de aviões da USAF e da USN na BA4 — mas posso estar enganado.
(https://www.4aviation.nl/wp-content/uploads/2019/04/Report-USA-2019-43-4Aviation.jpg)
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/83021777_3266940413333644_8006195184389849088_o.jpg?_nc_cat=110&_nc_ohc=iKBcWMEFL1kAX9U-eV7&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=878794588638661e20baa2fe6c5e0268&oe=5ED8050F)
(https://funkyimg.com/i/33cjC.jpg)
(https://funkyimg.com/i/33i6D.jpg)
Vai para a Roménia com o míssil real?
Vai para a Roménia com o míssil real?
Não, esse fica cá. Além disso os romenos encomendaram o AIM-9M-8 e AIM-9X Block II, para que querem um Lima reacondicionado com os melhoramentos do Mike? Isso é bom para nós. :mrgreen: ::)
Eles tem capacete compatível com o AIM-9X Block II?
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
é, e, se calhar foi o que tem a deriva pintada com o lobo, que tem também a cor vermelha, que tú viste a voar baixo para a zona do Algarve…..será ???
Abraços
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
é, e, se calhar foi o que tem a deriva pintada com o lobo, que tem também a cor vermelha, que tú viste a voar baixo para a zona do Algarve…..será ???
Abraços
Não tenho a certeza pois já estive a ver umas fotos desse avião com essa pintura, mas a memoria que tenho é que a cauda tinha mais área vermelha, mas posso estar enganado, mas o P3-c encaixa no perfil, a dar para o branco, 4 motores (a foto até tem os rasto do fumo dos motores), a própria trajectória (a curva que fez para esquerda e direita) coincide para se manter junto a orla costeira, a baixa altitude faz mais sentido para uma aeronave destas do que para outro tipo de avião.
Se calhar foi mesmo um bixo destes, que andava a fazer ou vinha de alguma missão do/ao mediterrâneo.
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
é, e, se calhar foi o que tem a deriva pintada com o lobo, que tem também a cor vermelha, que tú viste a voar baixo para a zona do Algarve…..será ???
Abraços
Não tenho a certeza pois já estive a ver umas fotos desse avião com essa pintura, mas a memoria que tenho é que a cauda tinha mais área vermelha, mas posso estar enganado, mas o P3-c encaixa no perfil, a dar para o branco, 4 motores (a foto até tem os rasto do fumo dos motores), a própria trajectória (a curva que fez para esquerda e direita) coincide para se manter junto a orla costeira, a baixa altitude faz mais sentido para uma aeronave destas do que para outro tipo de avião.
Se calhar foi mesmo um bixo destes, que andava a fazer ou vinha de alguma missão do/ao mediterrâneo.
Mas a sério que ainda há dúvidas que isto é um Orion? :mrgreen:
É de facto um P-3C CUP+ da Esquadra 601, neste caso o 14808. Difere externamente dos P-3P principalmente em 3 aspectos: a pintura - que nos P era um esquema de vários cinzas denominado "Orca" e no C é um cinza-claro entre o brilhante e acetinado -, o lançador múltiplo de sonobóias sob o dorso da aeronave, e a matrícula FAP que começando em 14807 até 14811 identifica imediatamente o aparelho como pertencendo à versão C.
Há outras diferenças ainda mais específicas como as insígnias nacionais serem de dimensões reduzidas mas alta visibilidade, enquanto no P-3P eram de baixa visibilidade, uma redoma/sistema ESM ventral diferente no C, ausência do farol de busca montado numa estação sob a asa direita (P), presença de lançadores de chaff/flare na zona do nariz e do trem de aterragem principal do C, etc, etc. ;)
(https://funkyimg.com/i/2ZWtr.jpg)
Alguém me sabe dizer que bixo é este?
Será isto:
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Reparei no "buracos" para largar as sondas
é, e, se calhar foi o que tem a deriva pintada com o lobo, que tem também a cor vermelha, que tú viste a voar baixo para a zona do Algarve…..será ???
Abraços
Não tenho a certeza pois já estive a ver umas fotos desse avião com essa pintura, mas a memoria que tenho é que a cauda tinha mais área vermelha, mas posso estar enganado, mas o P3-c encaixa no perfil, a dar para o branco, 4 motores (a foto até tem os rasto do fumo dos motores), a própria trajectória (a curva que fez para esquerda e direita) coincide para se manter junto a orla costeira, a baixa altitude faz mais sentido para uma aeronave destas do que para outro tipo de avião.
Se calhar foi mesmo um bixo destes, que andava a fazer ou vinha de alguma missão do/ao mediterrâneo.
Mas a sério que ainda há dúvidas que isto é um Orion? :mrgreen:
É de facto um P-3C CUP+ da Esquadra 601, neste caso o 14808. Difere externamente dos P-3P principalmente em 3 aspectos: a pintura - que nos P era um esquema de vários cinzas denominado "Orca" e no C é um cinza-claro entre o brilhante e acetinado -, o lançador múltiplo de sonobóias sob o dorso da aeronave, e a matrícula FAP que começando em 14807 até 14811 identifica imediatamente o aparelho como pertencendo à versão C.
Há outras diferenças ainda mais específicas como as insígnias nacionais serem de dimensões reduzidas mas alta visibilidade, enquanto no P-3P eram de baixa visibilidade, uma redoma/sistema ESM ventral diferente no C, ausência do farol de busca montado numa estação sob a asa direita (P), presença de lançadores de chaff/flare na zona do nariz e do trem de aterragem principal do C, etc, etc. ;)
CJ, a questão posta pelo ASalves, foi para mim em PM, a dúvida não era se era ou não um P3 mas sim que aeronave era, que ele tinha visto em voo baixo, pela zona algarvia a caminho do oceano, e mais não digo, ele se achar que deve, que comente.
Abraços e protege-te
;D ;D
No final de Março, estava na rua e vi um avião com 4 motores hélice, parecia branco, e com a "cauda" vermelha a fazer um voo a muita baixa altitude na zona do Algarve e com uma trajectoria não linear, tão baixa altitude que no primeiro segundo apanhei um susto, ainda fui ver o flightradar24 a ver se mostrava alguma indicação do avião mas não apareceu nada, só mais tarde e após pesquisar é que me lembrei que o flightradar24 por motivos de segurança não mostra aviões militares e adiciona erros aleatórios aos tempos/dados dos aviões (aquilo nunca é realtime).
Apesar de ter um fascínio pela FAP e meios aéreos sou um nabo no que toca a identificação dos mesmos (não percebo nada e foi rara as ocasiões que tive oportunidade ver de perto estes meios), contudo ficou a curiosidade por saber que avião era aquele que vi passar e porque motivo ia a voar tão baixo.
Entretanto após chatear algumas pessoas, e vasculhar tudo o que é noticias e fotografias e depois de ter visto a foto em cima, acho que possivelmente se tratava do P-3C CUP+ da Esquadra 601, e provavelmente estaria numa das missões do Operação Sea Guardian a partir de Beja (http://www.passarodeferro.com/2020/04/lobos-patrulham-o-mediterraneo-partir.html), ou numa missão Operação Sophia (encontrei também "relatos" de um resgate feito pelo EH-101 mas não sei se houve participação do P-3C nas buscas)
PS: Tenho mesmo de ir um dia de base aerea aberta, ou spotter day de um exercicio ;D ;D
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f-16.net%2Fg3%2Fvar%2Fresizes%2Ff-16-photos%2Falbum37%2Falbum24%2F15125_002.jpg%3Fm%3D1371926691&hash=29171ef44fef265e6c9df3fee9d9f34d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ridder.aero%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F12%2F20130416_xxxx_8822.jpg&hash=0ff2d2841101558518022cc39d30b19e)
(https://scontent-yyz1-1.cdninstagram.com/v/t51.2885-15/e35/103563294_151829726462819_2322473603707383729_n.jpg?_nc_ht=scontent-yyz1-1.cdninstagram.com&_nc_cat=111&_nc_ohc=3CWlPS0fWQ4AX8qMQxN&oh=4c132d0de09640d5d509dd990c5d9ae9&oe=5F4B4DD3)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aviationcorner.net%2Fpublic%2Fphotos%2F7%2F8%2Favc_00037078.jpg&hash=2880fe2c51dc9ead9122a0d6d04ab617)
Há quanto tempo tem o Merlin da segunda foto o Puma pintado já cauda? Ainda não tinha visto!
é o que ainda vamos tendo. :(
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/922/sWntqH.jpg) (https://imageshack.com/i/pmsWntqHj)
Abraços
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/7lUv8h.jpg) (https://imageshack.com/i/pn7lUv8hj)
Abraços
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/7lUv8h.jpg) (https://imageshack.com/i/pn7lUv8hj)
Abraços
Passagem sobre o território continental no passado dia 28 de Agosto de um B-52H da USAF, devidamente escoltado pela parelha QRA de Monte Real, a propósito da iniciativa norte-americana de sobrevoar com estes bombardeiros todos os 30 países da Aliança Atlântica a fim de mostrar o seu firme apoio a todos os aliados. Pena que por cá tenham voado com os transponders desligados. ;)
Querias os transponders ligados, querias, mas eles não vão nisso, podem amandar um missil e lá vai um abião abaixo com muitos gajos dentro. ;)
Têm medo que os Chaparral disparem inadvertidamente contra o B-52. :mrgreen:
Encontrei estes desenhos na página de Facebook Lusitânia, Militária e História
Alguém confirma se Angola chegou a usar Fiat G-91 ex-FAP????
(https://i.ibb.co/xJQcx0N/FB-IMG-16002410159207199.jpg)
(https://i.ibb.co/g7MFrvL/FB-IMG-16002410228436591.jpg)
Encontrei estes desenhos na página de Facebook Lusitânia, Militária e História
Alguém confirma se Angola chegou a usar Fiat G-91 ex-FAP????
(https://i.ibb.co/xJQcx0N/FB-IMG-16002410159207199.jpg)
(https://i.ibb.co/g7MFrvL/FB-IMG-16002410228436591.jpg)
Hawker Fury Mk. I, Grupo Independente de Aviação de Protecção e Combate (GIAPC). Tancos, 1934.
Ao tempo, os caças mais velozes da Península Ibérica !
Bons tempos os do SLUF... 8)
(https://i.postimg.cc/WbjKX4xK/146040394-1910272682444383-8951774107144184325-o.jpg)
Bons tempos os do SLUF... 8)
(https://i.postimg.cc/WbjKX4xK/146040394-1910272682444383-8951774107144184325-o.jpg)
El ala tapa a Vilareal de Sto. Antonio, es la desembocadura del Guadiana, del otro lado del rio España.
Esta é para o amigo @tenente. 8)
(https://scontent.fopo2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/144264729_2100032000136613_263674311674743873_o.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-3&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=6oxKCD0DQoEAX-sOyy5&_nc_ht=scontent.fopo2-2.fna&oh=501a11f2c2958a0c0cd3570939c10134&oe=60770C31)
(https://images2.imgbox.com/ad/40/fEWGoqln_o.jpg)
Tinhas em quantidade (e em seriedade com que se levava a defesa). Obviamente que numa comparação directa, a FAP actual, com os F-16, arrumava facilmente a FAP desse tempo. O que falta actualmente (e sempre faltou, verdade seja dita) é uma FAP capaz de acompanhar as tendências actuais.
Já para não falar das forças do Pacto de Varsóvia.
Mig-29, Mig-23... E nós nem uma areoranve com radar tínhamos.
Nao tenho um grande radar mas tinha um belissimo computador de Tiro e realmente era dos melhores ha epoca existentes pelo menos muitos pilav gabavam se de os por la certinhos no alvo.....Já para não falar das forças do Pacto de Varsóvia.
Mig-29, Mig-23... E nós nem uma areoranve com radar tínhamos.
O A-7 tinha radar... :mrgreen:
(https://i.ibb.co/8bLnncb/FB-IMG-16209015773366146.jpg)
Quando tínhamos uma força aérea...
F-16AM da Força Aérea Portuguesa destacado no Patrulhamento Aérea do Báltico
Alguém sabe detalhes (julgo que na Guiné-Bissau) sobre esta fotografia? Onde existe com maior definição?
(https://thumbs4.imagebam.com/8a/b8/06/ME52GU5_t.jpg) (https://www.imagebam.com/view/ME52GU5)
Alguém sabe detalhes (julgo que na Guiné-Bissau) sobre esta fotografia? Onde existe com maior definição?
(https://thumbs4.imagebam.com/8a/b8/06/ME52GU5_t.jpg) (https://www.imagebam.com/view/ME52GU5)
De onde retirou essa imagem, amigo LM?
Não estou junto de nenhum ecrã de maiores dimensões de momento, mas apesar dos detalhes nas asas, antenas e armamento do T-6 estarem muito bem conseguidos, sinceramente parece-me tratar-se de CGI. Se não for, cá estarei para dar o dito pelo não dito. :)
Alguém sabe detalhes (julgo que na Guiné-Bissau) sobre esta fotografia? Onde existe com maior definição?
(https://thumbs4.imagebam.com/8a/b8/06/ME52GU5_t.jpg) (https://www.imagebam.com/view/ME52GU5)
De onde retirou essa imagem, amigo LM?
Não estou junto de nenhum ecrã de maiores dimensões de momento, mas apesar dos detalhes nas asas, antenas e armamento do T-6 estarem muito bem conseguidos, sinceramente parece-me tratar-se de CGI. Se não for, cá estarei para dar o dito pelo não dito. :)
Só pode ser montagem.
Repara que a fuselagem está imaculada nem sombra de sujidade por baixo do motor trem de aterragem e poços das rodas com uma definição algo estranha assim com os planos moveis da asa, que para uma aeronave com esta atitude, mergulho, não deveriam estar completamente alinhados com a asa.
Pormenores que fazem toda a diferença.
Abraço
Alguém sabe detalhes (julgo que na Guiné-Bissau) sobre esta fotografia? Onde existe com maior definição?
(https://thumbs4.imagebam.com/8a/b8/06/ME52GU5_t.jpg) (https://www.imagebam.com/view/ME52GU5)
De onde retirou essa imagem, amigo LM?
Não estou junto de nenhum ecrã de maiores dimensões de momento, mas apesar dos detalhes nas asas, antenas e armamento do T-6 estarem muito bem conseguidos, sinceramente parece-me tratar-se de CGI. Se não for, cá estarei para dar o dito pelo não dito. :)
Só pode ser montagem.
Repara que a fuselagem está imaculada nem sombra de sujidade por baixo do motor trem de aterragem e poços das rodas com uma definição algo estranha assim com os planos moveis da asa, que para uma aeronave com esta atitude, mergulho, não deveriam estar completamente alinhados com a asa.
Pormenores que fazem toda a diferença.
Abraço
Sim, já estive a ver isso mesmo tenente, os flaps não batem com a posição de mergulho.
No entanto, e isso há-que ser dito, quem fez esta imagem fê-la muito bem feita, pois só olhos mais treinados conseguem topar as diferenças. E a escolha da matrícula FAP também foi inteligente pois o "1720" era um T-6G ex-Armée de l'Air que serviu na Força Aérea entre 1962 e 1972, primeiro em Sintra e depois Bissalanca, tendo sido um de várias dezenas equipados com os ninhos de metralhadoras Browning M2 que pertenciam anteriormente aos Hurricanes e Spitfires. :)
Alguém sabe detalhes (julgo que na Guiné-Bissau) sobre esta fotografia? Onde existe com maior definição?
(https://thumbs4.imagebam.com/8a/b8/06/ME52GU5_t.jpg) (https://www.imagebam.com/view/ME52GU5)
De onde retirou essa imagem, amigo LM?
Não estou junto de nenhum ecrã de maiores dimensões de momento, mas apesar dos detalhes nas asas, antenas e armamento do T-6 estarem muito bem conseguidos, sinceramente parece-me tratar-se de CGI. Se não for, cá estarei para dar o dito pelo não dito. :)
Só pode ser montagem.
Repara que a fuselagem está imaculada nem sombra de sujidade por baixo do motor trem de aterragem e poços das rodas com uma definição algo estranha assim com os planos moveis da asa, que para uma aeronave com esta atitude, mergulho, não deveriam estar completamente alinhados com a asa.
Pormenores que fazem toda a diferença.
Abraço
En 1980 la FAP portuguesa, será el segundo cliente de exportación del A-7 cuando 20 A-7A en preservación en el AMARC son actualizados a la variante A-7P.
Estos recibieron un motor más potente y una actualización de la electrónica similar a la del A-7E. En 1983 se recibirán 30 aviones más, 24 A-7P y 6 TA-7P
O CAÇA NORTHROP F-5E TIGER II NA FORÇA AÉREA PORTUGUESA: ERA PARA SER MAS NÃO FOI
(https://i.ibb.co/kKBMtYd/Screenshot-20220118-094755-2.png)
https://canalmilitarizando.com/2022/01/17/o-caca-northrop-f-5e-tiger-ii-na-forca-aerea-portuguesa-era-para-ser-mas-nao-foi/
A #esquadra552 realizou um treino de voo de montanha, na Serra da Estrela, tendo destacado três aeronaves e 24 militares para o Aeródromo Municipal de Seia. A acompanhar esteve um observador da @esquadra751(https://pbs.twimg.com/media/FKxJKuTXwAMz0eY?format=jpg&name=large)
(https://pbs.twimg.com/media/FLTbewNWYAAeb5G?format=jpg&name=large)
Allied F-16s from the Força Aérea Portuguesa detachment in Iceland and Royal Air Force Typhoons from the UK met the United States Air Force 🇺🇸 B-52 to work out air-to-air maneuvers and escort the bomber to RAF Fairford to execute the long-planned Bomber Task Force mission."With an ever-changing global security environment, it's critical that our efforts with our Allies and partners are unified," said Gen Jeff Harrigian, NATO Allied Air Command Commander.
Read more: https://ac.nato.int/.../us-air-force-b52s-arrive-at-raf...
Photo courtesy: Portuguese Air Force
(https://pbs.twimg.com/media/FLTbewNWYAAeb5G?format=jpg&name=large)
Já agora a respectiva legenda ;)CitarAllied F-16s from the Força Aérea Portuguesa detachment in Iceland and Royal Air Force Typhoons from the UK met the United States Air Force 🇺🇸 B-52 to work out air-to-air maneuvers and escort the bomber to RAF Fairford to execute the long-planned Bomber Task Force mission."With an ever-changing global security environment, it's critical that our efforts with our Allies and partners are unified," said Gen Jeff Harrigian, NATO Allied Air Command Commander.
Read more: https://ac.nato.int/.../us-air-force-b52s-arrive-at-raf...
Photo courtesy: Portuguese Air Force
US Air Force F-15 fighter jets arrived in Poland, Feb 11, 2022
ANG KC-135 boom operator refuels an Alaska-based 18th Aggressor Squadron F-16C Block 30 during Cope North 2022 exercise.
Aviões de combate da Força Aérea Portuguesa em Mueda. Dois aparelhos caças FIAT G91. De acordo com os esclarecimentos de Manuel Silva, «estas aeronaves tinham a base mãe em Nacala. Estavam destacados em Mueda. Segundo creio, dois em Nampula. Quando a coisa apertava em Mueda, derivavam para Porto Amélia. Estas aeronaves tinham o nome de esquadra 502 “Jaguares”, criada em 1968.»
Cena fofinha do "Pavio Curto" e mais dois generais a plantar uma árvore .... :Obrigado:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=336981168464424&set=pcb.336981238464417
Cena fofinha do "Pavio Curto" e mais dois generais a plantar uma árvore .... :Obrigado:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=336981168464424&set=pcb.336981238464417
Estão aí 8000€ a plantar uma oliveira.
E pelo estado dos sapatos nem tiveram de abrir a cova.
E é isto... :N-icon-Axe:
O número de generais é tão elevado que até já se criou uma nova categoria: o general jardineiro.
Sabes de quem era a aeronave que fotografou? Curioso que está equipada com AIM-120B.
Abril de 93, saudades destes tempos e desta malta... :'(
Raios partam a PDI! :mrgreen:
(https://i.postimg.cc/Vv7q6S1B/14590142-1451511951531278-4640753443622068991-o.jpg)
É antes o 05, caro amigo. ;)
O 06 (1° H-30 modernizado) iniciará em breve os testes de voo, se tudo correr como está previsto.
O A/B26 na FAP.
(https://i.pinimg.com/originals/27/e4/61/27e4611d0d071dba9f08417686e4d277.jpg)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-RahhpctuMe0%2FTb2aTokRBhI%2FAAAAAAAAETY%2F-y7QcH30VWc%2Fs1600%2FB-26-5.jpg&hash=05b75fae56379ab9b4c2b33527be823b)
(https://i.pinimg.com/originals/af/c9/54/afc954206e479bfcfc0dda16617fce28.jpg)
(https://4.bp.blogspot.com/-L4Bt5K0fU3E/U8LDJW5xtGI/AAAAAAAAdGI/wzX3IEDD_HU/w1200-h630-p-k-no-nu/105_Douglas_B26_Invader.jpg)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-mSI9uPFzp1E%2FTb2aS4dBgkI%2FAAAAAAAAETQ%2FT8CAd1SdNDU%2Fs1600%2FB-26-3.jpg&hash=686e4ea07765215e189b699988c5dd58)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-dGuubx9RoSI%2FTb2aSjS0tMI%2FAAAAAAAAETM%2Fr9MNy_knbEI%2Fs1600%2FB-26-2.jpg&hash=0e8ebcf5e833a1aad2c82431892cc778)
Cumprimentos
O PV2 também tinha esse esquema, tipo transporte. Antes tinha o tudo blue. ;)
(https://2.bp.blogspot.com/-njID_FVH7LQ/U8BZCfwQEZI/AAAAAAAAc7I/4h7ZLfhvKFQ/w1200-h630-p-k-no-nu/92a_Lockheed_PV-2_Harpoon.jpg)
(https://1.bp.blogspot.com/-SR5ZkezlGRg/T3yiwVUPMvI/AAAAAAAAFiU/RSWPp3l0CT4/s1600/pv2.JPG)
(https://i.pinimg.com/originals/82/67/c0/8267c0669dc42d37ecd5405714a88f2c.jpg)
(https://4.bp.blogspot.com/-LKsUDvAL6KY/WBM7WEvVC9I/AAAAAAAADOI/KRz1gyJFL1gobeBX4NwtFXbl5hDQYtftQCEw/s1600/1954lockheed-pv2harpoon-2_982.jpg)
(https://i.pinimg.com/originals/97/87/dd/9787dd26f2cc689c748a2a913533e1d3.jpg)
(https://4.bp.blogspot.com/-fTChj3ulfdE/WBM7WCUqpgI/AAAAAAAADOM/PJa293QS4JEAup82E6jgff2yrJRV0L-LwCLcB/s1600/1954lockheed-pv2harpoon_693.jpg)
(https://3.bp.blogspot.com/-8-MhzBpiHbE/WE0C2ldrS-I/AAAAAAAAZes/WEZl35f3mmczEjuAyviH0Dh965CYROIlgCLcB/s1600/Guerra%2BColonial%2B-%2BLivro%2B%2527A%2BFOR%25C3%2587A%2BA%25C3%2589REA%2BNA%2BGUERRA%2BEM%2B%25C3%2581FRICA%2B%25281961-1974%2529%2527%252C%2Bde%2BLu%25C3%25ADs%2BAlves%2Bde%2BFraga%2B%2528Ed%2BPref%25C3%25A1cio%2B-%2BL%2B2004%2529%2B06.jpg)
Saudações
Pai e filho. :mrgreen:
(https://theaviationist.com/wp-content/uploads/2022/07/DMP_1309-David-M-Parody-2022.jpg)
Pai e filho. :mrgreen:
Se o novo proprietário é português, porque é que o avião não é registado em PT?
https://www.aerialvisuals.ca/AirframeDossier.php?Serial=109677 (https://www.aerialvisuals.ca/AirframeDossier.php?Serial=109677)
Mais quatro fotos dos Ginas da 303.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/922/CGZ1jf.jpg) (https://imageshack.com/i/pmCGZ1jfj)
Em 1980 e 1985 aviões FIAT G.91R/3 da Esquadra 301 "Jaguares" ganharam o troféu de prata da reunião anual de esquadras "Tiger" dos países pertencentes à NATO, que premeia o vencedor da competição "Tigermeet", defrontando oponentes como o F-4 Phantom II, F-16 Fighting Falcon, Dassault Mirage F1 e F-111. Finalmente a 15 de Junho de 1993 realiza-se o último voo oficial, após mais de 75 000 horas de voo ao longo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_G.91
Minha infância e adolescência a vê-los voar quase todos os dias. Por vezes da praia até os via aterrar e levantar voo.
(https://i.ibb.co/crcLGtv/Scan-06102022-110008.jpg)
(https://i.ibb.co/VQNNFtX/Scan-06102022-110029.jpg)
(https://i.ibb.co/crcLGtv/Scan-06102022-110008.jpg)
(https://i.ibb.co/VQNNFtX/Scan-06102022-110029.jpg)
Este Cmdt Da Costa, penso ser o mesmo que quando saiu da FAP foi voar para a DHL nos finais dos anos 90, na frota B727 e A300, na rota BRU-VIT-LIS-VIT-BRU.
Despachei vários voos com ele como Pil Cmdt e sempre demonstrou ser uma pessoa de trato fácil e um Excelente Piloto, que nunca ligava o complicómetro durante os briefings.
Abraços
(https://www.militaryimages.net/attachments/fb_img_16763658823218553-jpg.422856/)
A-7P , Dinamarca 1987.
https://www.militaryimages.net/threads/portuguese-military-police-photos.6935/page-34#post-266544
P-400 Airacobra from the ‘OK’ flight based at Ota AB.
Several Bell P-400/P-39 Airacobra served under Portuguese markings from 1943 to 1946
(https://images4.imagebam.com/38/42/19/MEJEUTN_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/1c/f3/6a/MEK6EE2_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/48/9f/20/MEKN4IW_o.jpg)
Boeing SB-17G “4701” em voo sobre o Oceano Atlântico. Esta “Fortaleza Voadora” operou a partir da Base Aérea das Lajes entre março de 1947 e fevereiro de 1959. Foi o último avião da frota SB-17G a voar ao serviço da Força Aérea Portuguesa
(https://images4.imagebam.com/20/7a/cd/MENNX6A_o.jpg)
Nem sabia que tinhamos chegado a ter bombardeiros estratégicos, hoje em dia um meio destes na FAP é impensável.
Nem sabia que tinhamos chegado a ter bombardeiros estratégicos, hoje em dia um meio destes na FAP é impensável.
Esta versão não era bombardeiro; era, isso sim, a variante de busca e salvamento de longo alcance, totalmente desarmado. ;)
Nem sabia que tinhamos chegado a ter bombardeiros estratégicos, hoje em dia um meio destes na FAP é impensável.
Esta versão não era bombardeiro; era, isso sim, a variante de busca e salvamento de longo alcance, totalmente desarmado. ;)
Bem me parecia que era bom demais. :mrgreen: Daí a designação SB-17 e não apenas B-17?
Também tivemos o B24 Tuga. :-P
(https://2.bp.blogspot.com/-r9c5TcnXP3w/U77Wg7NiOmI/AAAAAAAAcu4/21YqfC_cwF4/s1600/73_bB-24_Liberator.jpg)
Saudações
Também tivemos o B24 Tuga. :-P
(https://2.bp.blogspot.com/-r9c5TcnXP3w/U77Wg7NiOmI/AAAAAAAAcu4/21YqfC_cwF4/s1600/73_bB-24_Liberator.jpg)
Saudações
Carregava bombas?
Também tivemos o B24 Tuga. :-P
(https://2.bp.blogspot.com/-r9c5TcnXP3w/U77Wg7NiOmI/AAAAAAAAcu4/21YqfC_cwF4/s1600/73_bB-24_Liberator.jpg)
Saudações
Carregava bombas?
Foram desarmados e usados em missões de transporte.
https://altimagem.blogspot.com/2013/11/72-consolidated-b-24-liberator.html
https://biclaranja.blogs.sapo.pt/nao-faz-mal-1124113
Já desconfiava.
(https://images4.imagebam.com/88/9f/20/MEOQ6WT_o.jpg)
F-16AM 15101 a semana passada na Bélgica, durante o Belgian Air Force Days 2023.
(https://i.postimg.cc/KzPdk3Dw/378834039-2681417365329907-4349608687169462621-n-1.jpg)
2014, AIRE75, y un F-16 portugués 🇵🇹 con una pose sugerente...
Acho que a RFA Holandesa nunca operou este aparelho. Provavelmente vieram da Real Marinha Holandesa.
Integrado num lote de doze P2V-5, transferidos da Aviação Naval Holandesa, (Marine Luchtvaartdienst, MLD) em 1960, para Portugal ao abrigo do MDAP – Mutual Defence Assistance Program, encontrava-se o Neptunenº 4711 (ex-MLD “19-31”) que ao longo dos seus 17 anos ao serviço da Força Aérea construiu uma notável carreira operacional.
Direitos de autor: bfpires@gmail.com
Um momento memorável: uma impressionante formação de T-6 da Força Aérea, aquando da passagem sobre o Aeroporto de Lisboa em 1976, sobrevoando o Boeing 707 “8801” (📷 Fernando Fernandes)
https://twitter.com/avioesFAP_hist (https://twitter.com/avioesFAP_hist)
24 de setembro de 1986. Pelas 14:04, o FIAT G 91 T/3 “1808” foi perdido em acidente durante um voo de teste. Ambos os pilotos, Cap. Barbeitos de Sousa e Ten. Maia Gonçalves ejetaram-se com sucesso. Foi a primeira (e única) dupla ejeção na frota FIAT G 91 portuguesa (📷 J. Gomes)
(https://pbs.twimg.com/media/FulRaHeWIA0cM02?format=jpg&name=large)Citar24 de setembro de 1986. Pelas 14:04, o FIAT G 91 T/3 “1808” foi perdido em acidente durante um voo de teste. Ambos os pilotos, Cap. Barbeitos de Sousa e Ten. Maia Gonçalves ejetaram-se com sucesso. Foi a primeira (e única) dupla ejeção na frota FIAT G 91 portuguesa (📷 J. Gomes)
https://twitter.com/avioesFAP_hist/status/1650940252838567961 (https://twitter.com/avioesFAP_hist/status/1650940252838567961)
Saudações
Impressão minha ou são AMRAAM de treino?
Impressão minha ou são AMRAAM de treino?
Tirei a foto daqui: https://aeroin.net/cacas-portugueses-decolam-para-interceptar-aviao-russo-nao-identificado-no-radar/ (https://aeroin.net/cacas-portugueses-decolam-para-interceptar-aviao-russo-nao-identificado-no-radar/)
Saudações
P.S. Bem acompanhado. :mrgreen:
(https://cdn.cmjornal.pt/images/2023-07/img_900x508$2023_07_01_22_29_51_1385168.jpg)
Está em modo stealth!
Há uns anos dizia-se que os nossos Fs eram pintados com uma tinta que reduzia assinatura de radar, agora fomos um pouco mais longe.
Está em modo stealth!
Há uns anos dizia-se que os nossos Fs eram pintados com uma tinta que reduzia assinatura de radar, agora fomos um pouco mais longe.
Era, ou é, o Have Glass IV. Ficava com uma textura áspera, fazia lembrar um pouco a tinta de areia, e dava às aeronaves um tom assim para o prateado.
Já se devia era ter avançado para o Have Glass V, como estão a fazer os dinamarqueses.
Essa imagem foi de um treino, é normal atéTirei a foto daqui: https://aeroin.net/cacas-portugueses-decolam-para-interceptar-aviao-russo-nao-identificado-no-radar/ (https://aeroin.net/cacas-portugueses-decolam-para-interceptar-aviao-russo-nao-identificado-no-radar/)
Saudações
P.S. Bem acompanhado. :mrgreen:
(https://cdn.cmjornal.pt/images/2023-07/img_900x508$2023_07_01_22_29_51_1385168.jpg)
O nosso F-16 está armado com que sistema de mísseis ar-ar?
Desconheço o nome daqueles 2 sistemas quase colados à fuselagem. Serão JDAM´s? :mrgreen:
Nem Sidewinder, nem AMRAAM. Nada desta bida. Zero armamento. ::) ::) ::)
C295
Exercise Montijo Merlin brought Royal Navy and Portuguese pilots together for training (Picture: Royal Navy). - June 2023
RAF deploy to the Iberian Peninsula in a show of unity and force - 28 April 2022
A US made Curtiss SB2C-5 'Helldiver' dive-bomber in Portuguese markings flying over the Tejo (Tagus) river estuary, Lisbon, Portugal. Photo taken during the state visit of the Brazilian President, 1955. The pilot of this particular aircraft was Commander Cyrne de Castro, Portuguese Navy Officer.
In 1950 the Portuguese Naval Aviation received 24 of these aircraft. They formed the first anti-submarine squadron of the Portuguese Navy, being given the codes AS-1 to 24. From 1952 onwards they were operated by the newly created Portuguese Air Force.
Fiat's R4 e T3 com respectivo arsenal, motor e assento injectável.
(https://2.bp.blogspot.com/-CZivvghso9g/U8LKxhlBZgI/AAAAAAAAdHM/rW9VLVPsIoY/s1600/104c_FIAT+G-91.jpg)
Saudações
(https://images4.imagebam.com/b8/79/4e/MEQA0WB_o.jpg)
F-84G com a pintura usada pelos «Dragões» em 1958
F-84 a ser municiado nos anos 60, na Base Aérea de Luanda.
Em operações de mais de dois dias de duração, a carga seria incomportável e nessas ocasiões era accionada a logística de abastecimento por terra ou ar conforme os casos. É um abastecimento aéreo (avião Dornier, DO-27) que aqui se documenta.
https://cc3413.wordpress.com/tag/dornier/ (https://cc3413.wordpress.com/tag/dornier/)
Durante el tránsito de La Coruña a la Base Naval de Rota, una de nuestras aeronaves de la 4ªEscuadrilla realiza un ejercicio de simulacro de interceptación con un F16 de LA fUERZA aérea Portuguesa dejándonos estas bonitas imágenes.
Não e uma foto, eu sei.
https://www.facebook.com/AviacaoTV/videos/372126385190011/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
Não e uma foto, eu sei.
https://www.facebook.com/AviacaoTV/videos/372126385190011/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
É melhor ainda. 8)
Chegou-se a saber o que foi um único F-16 bilugar fazer a Figo Maduro, ou quem terá andado a passear?
Existem fotos de disparos de AIM-9 ou AMRAAM?
A Força Aérea adquiriu 11 veículos elétricos para a função de “Follow me” – veículos que apoiam a manobra das aeronaves na área do aeródromo.
Com esta aquisição, a Força Aérea dá mais um passo na estratégia de sustentabilidade e inovação, sendo a sustentabilidade ambiental uma prioridade materializada no Roteiro para a Neutralidade Carbónica que a instituição traçou como meta a atingir até 2050.
Vale a pena ver este pequeno video de um SA330 na BA4 em 88.
https://www.facebook.com/share/v/UcSS588pwcJ2L3yj/
Abraços
Vale a pena ver este pequeno video de um SA330 na BA4 em 88.
https://www.facebook.com/share/v/UcSS588pwcJ2L3yj/
Abraços
A célebre mudança de pneus sem aterrar. ;)
C54 da Fap
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-3ZtFBd4ITpI%2FTcMevpGIyNI%2FAAAAAAAAEUM%2FoN7BFH0sLmQ%2Fs640%2FDOUGLAS-1.jpg&hash=d776acb0116b039443fc2673f884a831)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-0udp_OR3Kwk%2FTcMewvkND7I%2FAAAAAAAAEUQ%2FTSNliuBzncw%2Fs640%2FDOUGLAS-2.jpg&hash=8420db285aad07cdbbe9719e457a0710)
Saudações
-T33 em Voo invertido
Foto: T-BIRD - José Paulo Rosado
(https://images4.imagebam.com/fc/e4/df/MER7YNY_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/dc/f4/c5/MER9O70_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/dc/f4/c5/MER9O70_o.jpg)
Tem 2 Pods, ou é impressão minha?
(https://images4.imagebam.com/de/91/bb/MERA241_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/de/91/bb/MERA241_o.jpg)
Alguém sabe quais os motivos que levaram a FAP a colocar os G-91 que regressaram do ultramar nas Lages?
Alguém sabe quais os motivos que levaram a FAP a colocar os G-91 que regressaram do ultramar nas Lages?
F16 e Il76
(https://ac.nato.int/resources/uploads/1790/dsc00023-copy-5Db9e1.jpg)
Saudações
Poucas fotos vi de aviões russos que não tivessem um pluma de fumo. Já parecem aqueles cruzadores deles que se vê a pluma a 40 km de distancia
Um dos dias mais memoráveis da já minha longa vida.
(https://images4.imagebam.com/c0/62/4a/MERQ3OW_o.jpg)
RAF Brüggen August 20th 1984, 4x Portuguese A-7 were on rotation, here A-7P 5510 seen on approach.
Photo: Frank Oenen
O Osprey nº 4 aterrando nas águas de Macau.(https://macauantigo.files.wordpress.com/2010/07/aviao1.jpg)
Um Osprey a ser içado para bordo do Afonso de Albuquerque
Defesa Aérea
Nas últimas semanas os Falcões têm treinado as missões de DCA (Defensive Counter Air). Neste tipo de voos protegemos um alvo ou uma região, neutralizando os inimigos que possam surgir. Quando o combate chega à arena visual, o Viper é sem dúvida um dos melhores caças no mundo, permitindo uma excelente visibilidade em praticamente todas as direções.
Guerra ou Paz!
KIAAAK!
"C-212 Aviocar “6501”, ostentando o esquema de pintura que os primeiros aviões da frota Aviocar receberam aquando da entrada ao serviço na Força Aérea (📷 J. Ferreira)"
(https://images4.imagebam.com/f0/cd/35/MESCEQF_o.jpg)
A Esquadra 506 - "Rinocerontes" iniciou recentemente treinos para operações táticas aos comandos do avião KC-390, no Aeródromo Militar de Tancos.
Cada vez mais preparados!
"Só Pode O Que Impossível Parecia".
(https://images4.imagebam.com/47/3c/32/MESUQ1B_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/08/11/ac/MESY3JW_o.jpg)
(https://images4.imagebam.com/08/11/ac/MESY3JW_o.jpg)
O 16702 está de volta ou é foto de arquivo?
Obrigado
Falhou-te aí o quinto F-104S. :mrgreen: