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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: vaz_f em Outubro 04, 2006, 12:48:29 pm

Título: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: vaz_f em Outubro 04, 2006, 12:48:29 pm
Qual o destino dos velhinhos PUMA da FAP? Ouvi dizer que iam ser vendidos à FA da Venezuela??? Alguém me sabe dizer alguma coisa??
Título:
Enviado por: MERLIN em Outubro 04, 2006, 01:03:49 pm
As informações que vieram a publico, foi que a Romenia tinhe demonstrado grande interesse na compra dos antigos Puma. A Romenia modernizou à pouco tempo a sua frota de Puma's e teria interesse em adquirir unidades suplementares usadas. Não sabia que a Venezuela também tinha interesse nestas aeronaves.
Cumptos
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 04, 2006, 02:17:11 pm
Para já, no que se falou, seria no interesse demonstrado pela Roménia na compra de Puma's portugueses.

No caso da Venezuela acho pouco provável, já que esse país tem estado comprador de diversos helis de transporte e de ataque de fabrico russo.

Segundo am comunicação social seriam 10 os aparelhos alienar, mas um desses 10 já está hoje integrado no polo do Museu do Ar em Sintra.

Por mim, e mais uma vez repito:

Deveriam ser revistos de alto a baixo e operados por uma entidade como a Protecção Civil/GNR, directamete, ou pela FAP, através de um protocolo inter-ministrial (Administração Interna e Defesa).

Se servem para a Rroménia, também podem servir para nós, e bem precisamos deles.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 04, 2006, 02:17:31 pm
Para já, no que se falou, seria no interesse demonstrado pela Roménia na compra de Puma's portugueses.

No caso da Venezuela acho pouco provável, já que esse país tem estado comprador de diversos helis de transporte e de ataque de fabrico russo.

Segundo am comunicação social seriam 10 os aparelhos alienar, mas um desses 10 já está hoje integrado no polo do Museu do Ar em Sintra.

Por mim, e mais uma vez repito:

Deveriam ser revistos de alto a baixo e operados por uma entidade como a Protecção Civil/GNR, directamete, ou pela FAP, através de um protocolo inter-ministrial (Administração Interna e Defesa).

Se servem para a Rroménia, também podem servir para nós, e bem precisamos deles.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 04, 2006, 09:17:32 pm
Citação de: "vaz_f"
Qual o destino dos velhinhos PUMA da FAP? Ouvi dizer que iam ser vendidos à FA da Venezuela??? Alguém me sabe dizer alguma coisa??

O colega poderia esclarecer-me onde ouviu ou leu isso?  :roll:
Título:
Enviado por: vaz_f em Outubro 05, 2006, 02:50:10 pm
Ouvi numa conversa informal, de que a venezuela tinha muito recentemente demonstrado interesse nuns navios da marinha e nos Pumas. Não é nenhuma informação oficiosa. De qualquer maneira, concordo de que tais aparelhos deveriam de parmanecer em Portugal em missões de Protecção Civil e de policia ( não só para a GNR  :(
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 05, 2006, 07:57:20 pm
Citar
Ouvi numa conversa informal, de que a venezuela tinha muito recentemente demonstrado interesse nuns navios da marinha e nos Pumas

No caso dos navios, não era a Venezuela mas sim o Uruguai que possui navios idênticos.
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 05, 2006, 08:06:28 pm
Saudações guerreiras

Citar
Ouvi numa conversa informal, de que a venezuela tinha muito recentemente demonstrado interesse nuns navios da marinha e nos Pumas.


Caro Vaz_f, não estará a confundir com o Uruguai para as Fragatas João Belo (2 unidades)? Não me diga que o governo também quer despachar as VdG!!!!  :D  :D

Cumprimentos
Título:
Enviado por: vaz_f em Outubro 05, 2006, 08:33:20 pm
Pois não sabia disso de as fragatas irem para o Uruguai. Onde posso aceder a essa informação??
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 06, 2006, 01:27:48 pm
Para já não há nada de concreto.

O Governo português avaliou as 2 fragatas da classe João Belo por 60 milhões de euros, o que dará algo como 12 milhões de contos.

Elas, apesar da idade, estão em bom estado de navegabilidade, bem mantidas e com todos os sistemas operacionis, e alguma capacidade ASW.

Como o Urugiai possui actualmente 2 fragatas semelhantes, esse país mostrou interesse em aumentar a frota.

Segundo constou, uma delegação da Marinha do Uruguai veio recentemente a Lisboa para visitar as fragatas e avaliar do seu estado.

Depois nunca mais se soube de nada.

Provavelmente as negociações prosseguem, mas sem transpirar nada cá para fora.

É como as negociações que estarão a decorrer entre Portugal e Holanda para a aquisição de duas fragatas Karel Doorman, ao que cosnta por 240 milhões de euros.

Provavelmente, se as coisas chegarem a bom porto, e for assinado o contrato, a comunicação social saberá.

Mas dessa visita, também pode nada resultar.

Há coisa de 2 anos uma delegação da Marinha do México foi a Espanha para ver o estado das F-70 (que são fragatas Knox semelhantes às que o México ainda opera), mas depois de verem o estado dos navios, terão mostrado desinteresse na sua compra.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Outubro 06, 2006, 02:30:08 pm
Dois dados a acrescentar: a embaixada do Urugai confirmou ao Diário de Notícias o processo de transferência e , presentemente, o Uruguai apenas mantém uma fragata operacional.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: typhonman em Dezembro 24, 2006, 11:33:25 pm
Quem está interessado nos PUMAS ao que parece é a RAF para desenvolver as suas acções de combate no Afeganistão.
Título:
Enviado por: pedro em Dezembro 25, 2006, 12:04:18 pm
Quem e que disse isso onde e que o senhor viu isso?
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Get_It em Dezembro 25, 2006, 03:56:36 pm
Citação de: "pedro"
Quem e que disse isso onde e que o senhor viu isso?
Cumprimentos

Não sei ao certo onde o Typhonman viu essa informação, mas eu pelo menos cheguei a ver isso a ser discutido no fórum 9 G's [1], chegando até a ser comentado por uma pessoa da FAP [2]. Segundo o que foi escrito a RAF comprará os Puma através da Eurocopter.

Cumprimentos,
[1] http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?p=12070#12070
[2] http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?p=12134#12134
Título:
Enviado por: pedro em Dezembro 25, 2006, 05:16:07 pm
Obrigado pela informacao caro Get it.
E boas festas
Título:
Enviado por: Rui Elias em Dezembro 28, 2006, 02:37:24 pm
Prestam para a RAF, mas não servem para nós, nem para o Exército, nem para a FAP (Já sei... a FAP escolhe o que quer  :evil:

Que país tão exigente...
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Dezembro 28, 2006, 03:13:41 pm
Se assim for acredito que a RAF irá fazer um bom negócio..........
Já agora, será que esta é uma opção de recurso e os "bifes" não conseguiram (re)adquirir os 6 EH-101 da Marinha Dinamarquesa para operar no Afeganistão, como circulava pela net ?
Título:
Enviado por: mcalberto em Dezembro 28, 2006, 03:15:38 pm
Boa Tarde.

Não tenho qualquer informação que confirme a possibilidade de a RAF estar interessada nos SA-330 Pumas, face às dificuldades encontradas, nomeadamente no Afeganistão.  Essas dificuldades, levaram a que tivesse contactado os Países com EH-101 a fim de saber da viabilidade do empréstimo de algumas unidades.

Portugal, foi um desses países e terá declinado a proposta.  O mesmo não fez a Dinamarca, que emprestou/cedeu algumas unidades.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Rui Elias em Dezembro 28, 2006, 04:05:39 pm
Contra-proposta:

Entregamos à RAF os Puma's e já agora de brinde os AlluetteIII, e em troca eles oferecem ao mais velho aliado um dos seus C-17   :twisted:
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 28, 2006, 05:15:48 pm
Citação de: "Rui Elias"
Prestam para a RAF, mas não servem para nós, nem para o Exército, nem para a FAP (Já sei... a FAP escolhe o que quer  :evil:

Que país tão exigente...


O Exército não aceitou os Puma, mas eles foram oferecidos ao GALE.
A FAP se pode ter melhor... eu tb se puder trocar de carro ao fim de cada 5 anos não vou ficar com ele 10 anos.
Estou cada vez mais admirado com a GNR, não sei porque diz que a FAP é que escolhe tudo o que quer, olhe a GNR, tem uma marinha (Guarda Fiscal), tem bombeiros (GIPS), tem ou vai ter mergulhadores, faz missões internacionais de manutenção de paz (RI), só-lhes falta mesmo uma força aérea...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 28, 2006, 05:25:51 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Rui Elias"
Prestam para a RAF, mas não servem para nós, nem para o Exército, nem para a FAP (Já sei... a FAP escolhe o que quer  :evil:

Que país tão exigente...

O Exército não aceitou os Puma, mas eles foram oferecidos ao GALE.
A FAP se pode ter melhor... eu tb se puder trocar de carro ao fim de cada 5 anos não vou ficar com ele 10 anos.
Estou cada vez mais admirado com a GNR, não sei porque diz que a FAP é que escolhe tudo o que quer, olhe a GNR, tem uma marinha (Guarda Fiscal), tem bombeiros (GIPS), tem ou vai ter mergulhadores, faz missões internacionais de manutenção de paz (RI), só-lhes falta mesmo uma força aérea...


Não digas muito alto porque senão eles ouvem!  :wink:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 28, 2006, 10:40:14 pm
Citar
O último Voo dos Pumas

28-12-2006


No dia 20 Dezembro de 2006, após terem voado da Base Aérea das Lajes – Açores – para o território nacional no continente Europeu, os dois últimos helicópteros SA 330 PUMA da Força Aérea Portuguesa efectuaram um derradeiro voo sobre várias Unidades da Força Aérea.

No Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) – Ota – os alunos receberam-nos em parada.

Após o voo os dois helicópteros reuniram-se às restantes aeronaves do género, nos Hangares da Base Aérea de Beja.

A Força Aérea mantém um helicóptero SA330 Puma no Museu do Ar – em Sintra – para visitas do público. Este helicóptero (número de cauda 19512) é a aeronave onde voou Sua Santidade o PAPA João Paulo II, aquando da sua última visita a Portugal.

Reportagem fotográfica
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2Fadeuspuma1.jpg&hash=a572223fa50f4a233a7aa14d9ef7db90)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2Fadeuspuma2.jpg&hash=cfc6e405a700e2bcdc114ee0f23432af)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2Fadeuspuma3.jpg&hash=455e652ce3ff6062e1735ba6b9e24528)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2Fadeuspuma4.jpg&hash=6caafc48d9350d38d1810e0b6bfb5e74)
Numa homenagem aos primeiros aviões a jacto na Força Aérea, os PUMAS sobrevoaram o F84 THUNDERJET em exposição estática no CFMTFA
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2Fadeuspuma5.jpg&hash=3adf0196f451bbdff48b8d90232a2fdf)
Sobrevoando a entrada da Unidade (CFMTFA)

Fonte: http://www.emfa.pt/www/noticias/noticia ... 28122006X2 (http://www.emfa.pt/www/noticias/noticiasdetalhe.php?lang=pt&key=28122006X2)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Dezembro 29, 2006, 01:19:04 pm
Citar
O Exército não aceitou os Puma, mas eles foram oferecidos ao GALE.
A FAP se pode ter melhor... eu tb se puder trocar de carro ao fim de cada 5 anos não vou ficar com ele 10 anos.


A FAP não tem que dizer nada sobre os Puma's:

Tem os 12 EH-101 e teria os Puma's para operar, assim o Governo, através do MDF lhes desse condições para operar as duas esquadras.

Porque quando se decidiu pelos C-295 em detrimento dos C-27J duvido que para essa decisão tivessem pesado muito as opiniões da FAP.

Quanto ao Exército, também não é o Exército que define o que quer ou deixa de querer.

O Estado constituiu no seu seio um chamado GALE, depois UALE, e dava-lhes agora os helis para ganharem rotinas, doutrinas de uso, e justificar a existência dessa unidade.

E dentro de 4 anos, trocariam-nos pelo NH-90.

E bem que agora parece que os helis passarão a deixar de estarem adstritos aos ramos, mas sim a um chamado "comando conjunto".

Acho que não devem ser os ramos a dizer que querem isto ou aquilo.

É o Estado que define, e as FA's cumprem.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 29, 2006, 07:56:35 pm
Um artigo muito porreiro da Mais Alto:

http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/capas/364-18a20.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/capas/364-18a20.pdf)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: miguelbud em Dezembro 11, 2011, 04:46:52 pm
INEM poderá usar helicópteros "Puma" da Força Aérea

O ministro da Defesa afirmou hoje que as conversações para que o INEM possa utilizar os helicópteros "Puma", da Força Aérea, estão "em muito bom andamento" e que esta mudança vai permitir "fazer o mesmo, gastando menos".

"Tem havido contactos muito estreitos entre o ministério da Defesa e o ministério da Saúde, no sentido de ser possível utilizar essa sinergia comum e isso está em muito bom andamento", disse. O ministro, que falava na Mauritânia aos jornalistas, à margem de um encontro de ministros da "Iniciativa 5+5", disse ser um defensor de "tudo o que possa ser uma gestão mais eficiente dos recursos e em beneficio das populações".

"Hoje em dia é exigível que assim se faça", sustentou. Aguiar-Branco adiantou que neste domínio "também prosseguem" as conversações com o ministério da Administração Interna. Actualmente, o INEM contrata o aluguer dos helicópteros para busca e salvamento a uma empresa espanhola.

Caso este processo avance, este organismo passará a utilizar nas suas missões os helicópteros Puma, que já não são utilizados pela Força Aérea.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=2177945 (http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2177945)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 13, 2011, 03:05:16 pm
O que será que falta aos Puma, serem escolhidos para pulverização de colheitas? Já perdi a conta aos processos de intenção desde 2004/2005 referentes ao futuro desta frota...  :roll:
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 31, 2011, 11:30:39 am
Citar
Há meses que, após a entrega do estudo da Força Aérea Portuguesa (FAP) que admitia até executar o plano a tempo da época de fogos de 2012, os ministérios da Defesa, Administração Interna e Saúde discutem a aplicação do plano. Mas ainda sem fumo branco.

Ao que o PÚBLICO apurou, por trás do atraso está a relutância do MAI em abdicar da permanência dos meios aéreos sob a sua tutela. O ministério da Saúde já deu o seu aval ao plano, embora com a ressalva de que só o considera exequível no caso de ser levado a cabo pelos três ministérios. A próxima semana deverá assistir a mais uma reunião entre técnicos dos ministérios da Defesa e MAI.

Do lado do Governo impera a prudência. O Ministério da Defesa, através do gabinete do ministro José Pedro Aguiar-Branco, apenas confirma a reunião entre os técnicos. O MAI prefere não comentar. Ninguém adianta uma data para o acordo.

A demora na tomada de decisão está a gerar preocupação. Ainda esta semana, Paulo Macedo, ministro da Saúde, comentou o assunto para classificar como "benéfico para o país" que a partilha avançasse. Actualmente a Saúde gasta cerca de 10 milhões de euros na locação de helicópteros a uma empresa espanhola.

Mas já se começam a ouvir sinais de alerta na FAP sobre a aplicação do plano para 2012. Há quem considere que já não se vai a tempo de tornar operacionais os Puma para o Verão de 2012 devido ao atraso.

O plano apresentado ao Governo pela Força Aérea propunha a reconversão dos helicópteros Puma - já desactivados do serviço da FAP - para missões de transporte médico e combate aos fogos florestais. Numa primeira fase, a FAP prontificou-se a pôr no ar três Puma, a que se poderiam acrescentar outros dois nos anos seguintes. Defendia ainda a venda dos helicópteros Kamov - que faziam parte dos activos da entretanto extinta Empresa de Meios Aéreos - por serem de manutenção cara e permitir assim meios financeiros para financiar a remodelação dos Puma. E sustentavam ainda a possibilidade da utilização dos Ecureil - também da EMA - para outras missões no âmbito da FAP.

Mas há quem tenha sérias reticências em relação ao papel que se pode dar à Força Aérea. O emprego de forças militares está balizado na Constituição para garantir a "liberdade e a segurança das populações contra qualquer agressão ou ameaça externas".

Mas a Lei Fundamental admite o recurso às Forças Armadas "em missões de protecção civil, em tarefas relacionadas com a satisfação de necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações"

A tutela destes equipamentos é apenas mais um episódio de uma disputa que já vem de trás. E que teve, em Novembro, mais um momento a propósito da patrulha da costa. A Marinha havia apresentado um estudo que propunha a transferência da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR para a dependência da Marinha e consequente fusão com a Polícia Marítima. Mas no mês passado acabou por ficar decidido que a UCC se mantinha na GNR e, portanto, no MAI.

publico.pt
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Camuflage em Dezembro 31, 2011, 12:33:39 pm
Guerras de quintais... e não há mais helis em Portugal?
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Leonidas em Janeiro 26, 2012, 12:38:37 am
Saudações guerreiras

Citação de: "miguelbud"
INEM poderá usar helicópteros "Puma" da Força Aérea

O ministro da Defesa afirmou hoje que as conversações para que o INEM possa utilizar os helicópteros "Puma", da Força Aérea, estão "em muito bom andamento" e que esta mudança vai permitir "fazer o mesmo, gastando menos".

"Tem havido contactos muito estreitos entre o ministério da Defesa e o ministério da Saúde, no sentido de ser possível utilizar essa sinergia comum e isso está em muito bom andamento", disse. O ministro, que falava na Mauritânia aos jornalistas, à margem de um encontro de ministros da "Iniciativa 5+5", disse ser um defensor de "tudo o que possa ser uma gestão mais eficiente dos recursos e em beneficio das populações".

"Hoje em dia é exigível que assim se faça", sustentou. Aguiar-Branco adiantou que neste domínio "também prosseguem" as conversações com o ministério da Administração Interna. Actualmente, o INEM contrata o aluguer dos helicópteros para busca e salvamento a uma empresa espanhola.

Caso este processo avance, este organismo passará a utilizar nas suas missões os helicópteros Puma, que já não são utilizados pela Força Aérea.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=2177945 (http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2177945)

Estava a tentar entender o porquê da atualização deste tópico! Afinal o que há de novidade?
Será mesmo? Será mesmo como se diz? (acima destacado)

E porque há mais do mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=7bXX6Ypf (http://www.youtube.com/watch?v=7bXX6Ypf) ... ature=plcp

Afinal nesta reportagem continua-se a falar em 12 “Merlin”! Deve ser esta a novidade? Sim, para mim não é novidade. Não é novidade a desinformação e o pouco que faz a comunicação social para esclarecer corretamente o Zé Povinho.
Alguém tem novidades sobre os 12 “Merlin”?  

Qual será a novidade entre 12 “Merlin” obtidos e os supostos 12 “Merlin” operacionais?

Querem novidades? Mas para quê? Vocês já sabem a verdade ou nãoo sabiam que em Portugal é proibido sonhar?

Cump.
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Lightning em Janeiro 26, 2012, 07:39:49 pm
Citação de: "Leonidas"
Qual será a novidade entre 12 “Merlin” obtidos e os supostos 12 “Merlin” operacionais?

Querem novidades? Mas para quê? Vocês já sabem a verdade ou nãoo sabiam que em Portugal é proibido sonhar?

Cump.

É claro que toda a gente gostava que todos os EH101 estivessem operacionais, tal como qualquer outro aparelho, mas será assim tão importante isso? Será muito diferente estarem 12 ou 11 ou 10 operacionais? Há mais variantes para um helicoptero voar do que apenas estar operacional, uma das mais importantes é por exemplo existir tripulação para voar com ele.

Para mim o mais importante é o que se consegue fazer com os que estão operacionais, sejam eles 12 ou não, e se no inicio da operação da frota EH101 é sabido que a taxa de prontidão era muito baixa, o que levou à reactivação de 4 helicopteros Puma para os substituir nos Açores, actualmente os EH101 já asseguram as missões SAR em todo o territorio nacional. Até digo mais, além de se assegurar as missões SAR em todo o territorio ainda se tem a capacidade de destacar 2 EH101 Merlin para fora da base do Montijo como foi recentemente em exercicios para o Battlegroup da UE e como esta a ser actualmente no Real Thaw.
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Leonidas em Janeiro 27, 2012, 02:06:07 am
SG

As histórias podem surgir para desviarem atenções. É essa a ideia que tenho sobre o aproveitamento dos restantes “Puma” não reutilizados pela FAP. O que fazer com esses, para mim, é uma pura perda de tempo e desperdício de dinheiro e recursos humanos.

A verdadeira questão é a situação operacional de todos os “Merlin”! Isto é que deve ser esclarecido a todos. A (re)existência dos “Puma” indicia algo de errado na frota “Merlin”, já lá vão ¾ anos! É assunto que ainda não teve fecho. Pelo menos, eu não sei de nada mais, além das trapalhadas que se ouviram.  

Cump.
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Lightning em Janeiro 27, 2012, 10:15:17 pm
Citação de: "Leonidas"
A verdadeira questão é a situação operacional de todos os “Merlin”! Isto é que deve ser esclarecido a todos. A (re)existência dos “Puma” indicia algo de errado na frota “Merlin”, já lá vão ¾ anos! É assunto que ainda não teve fecho. Pelo menos, eu não sei de nada mais, além das trapalhadas que se ouviram.  

Cump.

A situação operacional dos Merlin é a mais que suficiente para a Força Aérea já não precisar mais dos Pumas para cumprir com as suas responsabilidades!

Só abro um parentesis devido ao recente comunicado em que refere que a Força Aérea vai ter uma participação mais activa no combate aos incêndios, e as evacuações médicas do INEM, mas actualmente os Puma estão parados, eles não estão a ser usados pela Força Aérea para nada.
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: typhonman em Janeiro 28, 2012, 02:50:39 pm
Afinal, vai ser aberto um concurso internacional para helis do INEM e combate a fogos...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Get_It em Janeiro 28, 2012, 08:53:30 pm
Falaram mais alto os lobbies e o passo de caracol dos políticos em tratar do assunto ajudou em muito.

Deixem-los andar à vontade para ver o que vai acontecer daqui a uns anos ao SAR. O Reino Unido vai servir como exemplo para eles.

Cumprimentos,
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Leonidas em Fevereiro 05, 2012, 11:10:23 pm
SG

Hum...  :conf:

Oxalá não os veremos mais! Nunca mais.

Quanto ás tripulações - a falta delas - direi que é mais do mesmo: Não sei bem se é para levar a sério.

Cump
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: HSMW em Junho 10, 2013, 01:33:58 am
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 10, 2013, 01:07:18 pm
Título do tópico...

Citar
Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?

E eu respondo: a continuar tudo como está, sucata...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: PereiraMarques em Junho 09, 2014, 09:11:33 am
Ninguém quis a sucata...

Despacho n.º 7496/2014. D.R. n.º 110, Série II de 2014-06-09
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Adjudicação PUMA

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/06/110000000/1510115101.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2014/06/110000000/1510115101.pdf)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Crypter em Junho 09, 2014, 05:01:54 pm
Se os Alouettes ainda voam até que ponto não seria viável manter os puma activos? Ou utiliza-los noutro tipo de cenários? Incêndios, transporte de doentes, etc..?

Foi uma questão de custos? Operacionalidade? Ou cunhas para manter alguns milhões nalguns privados?
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Get_It em Junho 09, 2014, 05:33:06 pm
Citação de: "Crypter"
Se os Alouettes ainda voam até que ponto não seria viável manter os puma activos? Ou utiliza-los noutro tipo de cenários? Incêndios, transporte de doentes, etc..?

Foi uma questão de custos? Operacionalidade? Ou cunhas para manter alguns milhões nalguns privados?
São as três coisas. Privados a evitar que o governo expanda a missão e as capacidades da FAP para o combate a incêndios e no apoio ao INEM/MEDEVAC. O que resulta na falta de meios e vontade para apoiar a FAP.

Os EH-101 vieram trazer um grande aumento em capacidade (por exemplo: SAR de longo alcance, nível de segurança de voo e 100x melhor capacidade de operar em más condições e à noite). Portanto não faz sentido manter mais uma frota de aeronaves só para fazer, por exemplo, transporte de doentes nas ilhas quando os EH-101 o podem fazer facilmente sem colocar problemas na execução da missão principal: SAR.

Há que também que ter em atenção que tivemos apenas 12 helicópteros Puma e estes foram utilizados em situações que causaram um elevado desgaste das fuselagens (principalmente a exposição ao sal em voos constantes sobre o mar). Em contraste chegamos a operar ~142 Alouette III, o que facilitou manter a actual frota a operar até hoje ao  canibalizar as fuselagens e motores, e estas aeronaves foram utilizadas em grande parte apenas no continente.

No meu ver não existe vantagem em modernizar/recuperar estes Puma para a FAP quando se trata de um número tão pequeno e que já teve um uso intensivo. As missões que estamos aqui a sugerir para os Puma "reactivados" (combate a incêndios e MEDEVAC) poderiam ser facilmente executadas por helicópteros ligeiros (substituto do Alouette III) modernos que hoje em dia têm a capacidade necessária. Portanto, seria mais vantajoso a nível de custos de aquisição, manutenção e logística simplesmente adquirir novos helicópteros ligeiros para substituir os Alouette III do que reactivar os Puma.

Cumprimentos,
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Alvalade em Junho 09, 2014, 06:17:33 pm
Não daria para manter alguns de forma a por a UALE a voar ?
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: PereiraMarques em Junho 09, 2014, 06:54:26 pm
O Exército não quis na altura, tinham "medo" de ficar com a sucata para sempre, e agora ficam a ver...navios! De qualquer maneira, com a redução de pessoal e de unidades, a UALE é um "candidato" óbvio, com a vantagem de não "chatear" ninguém, uma vez que nunca chegou verdadeiramente a existir...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Get_It em Junho 09, 2014, 09:04:52 pm
Citação de: "PereiraMarques"
O Exército não quis na altura, tinham "medo" de ficar com a sucata para sempre, e agora ficam a ver...navios! De qualquer maneira, com a redução de pessoal e de unidades, a UALE é um "candidato" óbvio, com a vantagem de não "chatear" ninguém, uma vez que nunca chegou verdadeiramente a existir...
Na minha opinião foram bem inteligentes. Tinham "medo" de ficar com a "sucata" para sempre e com o cancelamento da compra dos NH-90 é o que iria acontecer.

Actualmente o Exército utiliza os EH-101 da FAP sem grandes problemas e a diferença entre o custo de operação do Merlin (mesmo que mais elevado) comparado com ter de manter os Puma não deve ser assim tão grande. Se o Exército nem quatro ou seis helicópteros ligeiros consegue adquirir para a UALE, quanto mais pagar a modernização dos Puma e operá-los durante uns bons quantos anos. De forma geral, para as forças armadas, foi bom que o Exército não aceitou os Pumas pois não se gastou dinheiro em meios que iam acabar por ser um buraco financeiro (em manutenção) e que iam trazer pouco aumento de capacidade operacional e poucas vantagens.

"Digo" eu...

Cumprimentos,
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Junho 09, 2014, 10:26:56 pm
Concordo com a análise feita pelo "Get_in" e sinceramente penso que Portugal nunca se devia ter metido a criar a UALE. Talvez quando saíram de serviço da FAP os Puma ainda fosse uma hipótese para operar alguns anos com o Exercito (para melhorar a doutrina embora com os constrangimentos apontados, e com a lógica de os Merlin serem muito superiores), mas agora nem sequer faz sentido falar em reactivar pelos custos que isso acarretava (se ninguém já os quer). De qualquer forma aqui ficam umas belas fotos por mera curiosidade de "sucata" bem artilhada (os Romenos então estão um mimo)... :wink:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.holding-point.fr%2Fphotos%2Fhighdef%2F6895.jpg&hash=4fa93c4ad80eb9351e46869d7933192b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.helicopassion.com%2Fimages%2FDX04%2Fdx4_198c.jpg&hash=caf8ce344a534ab5f3c44596d0647e42)
Citar
Sa-330B
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2Feurope%2FFrance%2FExhibition%2FLe_Bourget%2FLe_Bourget_2001%2FPictures%2FPUma_SA330_Le_Bourget_2001_France_01.jpg&hash=a417f5576c8259253a566ea1071aae07)
Citar
Puma SA-330 Le Bourget 2001
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fstortfordaircadets.org%2Fwp%2Fwp-content%2Fblogs.dir%2F1%2Ffiles%2Faircraft%2Fpuma.jpg&hash=d717ac428836d6236090e5847227d6bf)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimgs.photo4me.com%2F4088%2F156611_m.Jpeg&hash=e52c20987f160059399d286fb55d8b6e)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmiliblog.co.uk%2Fwp-content%2Fgallery%2Foriginalmodernbritisharmyiraq%2Fpuma-helicopter-gun-platform.jpg&hash=cbf6965b5b3ba5f609b81da454eb97f5)
Citar
Puma Hc/Mk-2
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.realitatea.ro%2Fmultimedia%2Fimage%2F201303%2Fw728%2F1622500945900if8_98659600.jpg&hash=384c9b62c58ab92386752f111c6fd82e)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.planespotters.net%2Fphoto%2F276000%2Foriginal%2F66-Romanian-Air-Force-_PlanespottersNet_276082.jpg&hash=c8c1b2763d53b9b5eb167bb03fdb2591)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.vrtulnik.cz%2Fcizina%2Fhelo2742.jpg&hash=39870fdca0a3ce6a9dd49890eac66272)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn-www.airliners.net%2Faviation-photos%2Fphotos%2F7%2F4%2F1%2F1353147.jpg&hash=76f9534de1eea399fc1ea52dea7d4264)
Citar
Puma IAR-330L
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sa-transport.co.za%2Faircraft%2Farticles%2Fpuma%2Fatlas_xtp-1_puma_saaf-189_pe.JPG&hash=aa787f34fa6f16ff6fa8012cf76f0d9f)
Citar
Sa-330 SAAF

Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: PereiraMarques em Maio 19, 2015, 10:43:02 am
Mais uma tentativa de venda... :roll:  

DESPACHO N.º 5174/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 96/2015, SÉRIE II DE 2015-05-1967232615
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Alienação dos helicópteros SA-330 PUMA

https://dre.pt/application/file/67242001 (https://dre.pt/application/file/67242001)

Citar
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Gabinete do Ministro
Despacho n.º 5174/2015

Por meu despacho datado de 18 de fevereiro de 2014, sob o n.º 3295, e publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 42, de 28 de fevereiro
de 2014, foi aberto concurso público internacional para a Alienação a título oneroso de oito aeronaves SA -330 PUMA, identificadas com os
números de cauda (N/C): 19503, 19504, 19505, 19506, 19508, 19509, 19511, 19513, e material sobresselente.
O respetivo anúncio, com o n.º 1174/2014, foi publicado no Diário da República, 2.ª série, Parte L, n.º 46, de 06 de março de 2014, e no
Jornal Oficial da União Europeia.
Através do despacho n.º 7496/2014, de 28 de maio, publicado no DR n.º 110, de 9 de junho de 2014, determinei, nos termos conjugados da
alínea a) do n.º 1 do artigo 79.º e do n.º 1 do artigo 80.º, ambos do CCP, a anulação do Procedimento por concurso público internacional para
alienação a título oneroso de oito aeronaves SA -330 PUMA e material sobresselente e a respetiva revogação da decisão de contratar.
Neste sentido, considerando que no anterior concurso público não foi recebida nenhuma proposta e não se tendo verificado nenhumas
alterações substanciais nas premissas contratuais em relação ao procedimento supra referido;
Considerando que as referidas Aeronaves SA -330 PUMA e material sobresselente continuam a não ser necessários à mobilização das Forças
Armadas; (...)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Maio 19, 2015, 11:03:20 am
Citar
Considerando que as referidas Aeronaves SA -330 PUMA e material sobresselente continuam a não ser necessários à mobilização das Forças
Armadas; (...)
Interessante. De facto não são nada necessários às F.A. e afins ...:roll:

Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: PereiraMarques em Maio 19, 2015, 12:25:35 pm
A questão é que estas células têm o limite de número de horas de voo praticamente esgotado, necessitariam de uma modernização profunda, provavelmente com reforço estrutural das fuselagens...Mesmo os países que aparentemente mostraram algum interesse (Reino Unido e Roménia?) iriam apenas utilizá-los como fornecedores de peças ("canabilização") para as aeronaves que já operam nas suas Forças Aéreas.
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Maio 19, 2015, 12:56:18 pm
Citação de: "PereiraMarques"
A questão é que estas células têm o limite de número de horas de voo praticamente esgotado, necessitariam de uma modernização profunda, provavelmente com reforço estrutural das fuselagens...Mesmo os países que aparentemente mostraram algum interesse (Reino Unido e Roménia?) iriam apenas utilizá-los como fornecedores de peças ("canabilização") para as aeronaves que já operam nas suas Forças Aéreas.
Desde 2006 que se dizia isso mesmo, além das conclusões do Grupo de Trabalho que estudava a opção dos PUMA ir para a protecção Civil. O custo da conversão seria 25 milhões e a manutenção 6,5 milhões ao ano.http://apeapt.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=683&view=previous#p1665
Citar
Reconversão dos Puma custa 25 milhões de euros
fogos florestais Grupo de trabalho constituído para analisar futuro da frota conclui que aluguer de longa duração pode sair mais barato Manutenção anual ascende a 6,5 milhões

Carlos Varela e Inês Cardoso


Areconversão dos dez helicópteros Puma da Força Aérea Portuguesa (FAP) para o combate a fogos florestais custará ao Estado mais de 25 milhões de euros, um valor que está a ser levado em linha de conta pelo Ministério da Administração Interna (MAI), que ainda não decidiu se vai ser esse o destino das aeronaves ou se, pelo contrário, mantém o sistema de aluguer.

Tendo em conta os custos elevados, foi criado um grupo de trabalho envolvendo elementos do MAI e da Força Aérea. As conclusões do relatório, entregue em Janeiro mas ainda em estudo pela tutela, deixam cada vez mais afastado o cenário de reconversão dos Puma.

Segundo apurou o JN, são traçados vários cenários de custos a 15 anos, mas apenas num é mais vantajosa a manutenção da frota relativamente à opção de aluguer plurianual de helicópteros (incluindo os serviços de operação e manutenção) a privados.

No outro lado da balança, em contraponto aos custos elevados, estão vantagens de autonomia. Isto porque a opção de juntar os Puma aos dez helicópteros (seis médios e quatro ligeiros) cuja aquisição, pelo MAI, já está em curso permitiria ultrapassar a dependência do Estado face a privados.

Fecho de concursos

A decisão final está, em qualquer caso, para breve. Ainda esta semana, na quarta e sexta-feira, fecham duas fases de entrega de propostas para aluguer de helicópteros. A expectativa do Governo, tendo em conta que os concursos foram lançados com mais antecedência que nos últimos anos, é que surjam mais empresas concorrentes e os preços praticados baixem. "Tudo está dependente dessa abertura de propostas, para que possa haver uma decisão final", explica fonte do MAI.

Em Junho do ano passado, em entrevista ao JN e Antena 1, o ministro da Administração Interna, António Costa, tinha dado como certa a opção pelos Puma, reafirmada durante a fase mais quente do período de incêndios, quando se viu a braços com a falta de meios aéreos. A certeza, contudo, foi dando lugar a dúvidas levantadas pela comissão especial para o estudo dos meios aéreos de combate aos incêndios, constituída no final do Verão, que já nessa altura dedicou parte da análise ao futuro da frota dos Puma.

É que, além do investimento inicial de 25 milhões de euros para reconversão, a manutenção da frota está calculada anualmente em 6,5 milhões - 3,5 para os chamados consumíveis e mais três milhões para as manutenções programadas.

A possibilidade destes valores baixarem é reduzida, por um lado porque a manutenção tem custos fixos, por outro porque a Força Aérea está a abater os Puma na medida em que recebe os EH-101. Ou seja, o planeamento da FAP está a voar nos Puma até esgotar as horas de voo e o stock de sobressalentes, parando as aeronaves no solo próximo do momento em que normalmente iriam para as grandes reparações, reduzindo assim os gastos do ramo.

Uma vez que, ao longo dos anos e dos vários governos, nada foi acordado entre os ministérios da Defesa e da Administração Interna, dois dos helicópteros já foram abatidos. Segue-se um terceiro, em serviço em Porto Santo, até ao fim do mês de Fevereiro, e as quatro aeronaves colocadas nos Açores têm igual destino no Verão.

As restantes três aeronaves serão também abatidas durante o segundo semestre, substituídas pelos EH-101, e o mesmo vai acontecer com as tripulações, que gradualmente estão a deixar de voar nos Puma transitando para os EH-101, perdendo as qualificações nos velhos helicópteros. Aliás, a questão da tripulação é outra dificuldade que se levanta no caso de uso pela Protecção Civil (ver caixa de cenários para a operação).

Helitransporte para levar meios de intervenção rápida

A principal missão dos helicópteros Puma seria não o transporte de "baldes" com água, mas antes o helitransporte de equipas de primeira intervenção, num conceito que foi ganhando força em 2005 e que este ano é uma aposta ainda mais estratégica. É que às já existentes brigadas helitransportadas, compostas por bombeiros, juntam-se este ano as equipas da GNR enquadradas no GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro), a que o ministro António Costa deu corpo este ano.

A unidade já começou a fazer treinos, a nível de oficiais, e foi apresentada oficialmente ao ministro da Administração Interna numa recente ida à Lousã. O GIPS vai dispor este ano de 315 homens, organizados em três companhias, em particular com base no efectivo do Regimento de Infantaria da GNR, embora nos anos subsequentes possa crescer até aos 500, com várias missões no âmbito da Protecção Civil.


O GIPS vai operar nos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Faro, distritos que foram escolhidos por serem de particular risco de incêndio e não disporem de brigadas helitransportadas. Numa lógica de complementaridade, os 84 elementos destas equipas irão manter-se instaladas nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Santarém.
Depois em 2008 foram novamente reactivados, acabando pelos testemunhos recolhidos na BA6 na altura da chegada dos Merlin, se revelarem verdadeiros quanto ao que os helicópteros poderiam ainda fazer. Agora depois de anos encaixotados e inactivos, e ao custo de aquisição de unidades novas não penso que se justifique, mas na altura mesmo tendo em conta apenas o factor da autonomia e o facto da própria UALE não ter os meios, penso que por mais 15 anos se justificava. http://especialistasdaba12.blogspot.pt/2009_09_01_archive.html
Citar
À chegada, a FAP adiantou que as quatro aeronaves que voam em parceria com um Merlin-ficariam no Arquipélago por dois anos(o prazo finda em 2010), altura em que esperava ter a frota de 12 EH-101 Merlin totalmente operacional. O regresso dos Pumas à Base das Lajes obrigou à reactivação da Esquadra 752 (desactivada em 1993 e, na altura, substituída pela Esquadra 711 “Albatrozes”, desactivada temporariamente em 2007).
Durante a sua permanência de mais três décadas nos AÇORES, os Pumas estacionados nas Lajes realizaram cerca de 26 mil horas de voo,em cerca de três mil missões operacionais salvaram, mais de três centenas e meia de pessoas.
Nas suas missões inter-ilhas nasceram nos Pumas 16 crianças e foram transportados 2300 doentes entre as diferentes ilhas do Arquipélago. QUATRO DÉCADAS DE VIDA, (foram para a tropa em 1969, sem passarem pela OTA; “tiveram cunha”)…
Os Pumas da Força Aérea Portuguesa operam desde 1969, altura em que PORTUGAL adquiriu 13 aeronaves para conseguir maior capacidade de transporte na GUERRA do Ultramar (um Puma podia transportar entre 18 a 20 homens, quando os Alouette III só transportava cinco). Seis unidades destinaram-se aos conflitos em Moçambique. Foram intensivamente utilizados pelas FORÇAS ESPECIAIS em Angola, nomeadamente na intersecção de colunas de guerrilheiros vindos das fronteiras do Congo e da Zâmbia, servindo também na evacuação sanitária e apoio logístico.
O primeiro voo operacional do Puma foi a 23 de Outubro de 1970, em missão de transporte de manobra em Santa Eulália, no norte de Angola.


Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Crypter em Maio 20, 2015, 09:47:51 pm
Citar
Questionado acerca dos helicópteros Puma que Portugal vai voltar a tentar vender por ajuste direto, Aguiar-Branco afirmou: “é uma situação que já vem sendo tentada desde 2007, é uma situação que nós desejamos que possa ocorrer, não podemos é sujeitar-nos, como temos sujeitado, à lei da concorrência e da transparência no sentido de fazer isto por concurso público e por convite”.

“A verdade é que eles para serem reconfigurados para operarem nas Forças Armadas portuguesas não fazem sentido neste momento”, concluiu o ministro da Defesa Nacional.

http://www.tvi24.iol.pt/politica/aguiar ... s-patrulha (http://www.tvi24.iol.pt/politica/aguiar-branco/portugal-investiu-28-milhoes-em-navios-patrulha)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: night_runner em Maio 20, 2015, 09:59:52 pm
Se ninguém os quer, quase dados, e há quem defenda que servem para as nossas FAs...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Crypter em Maio 20, 2015, 10:50:11 pm
Citação de: "night_runner"
Se ninguém os quer, quase dados, e há quem defenda que servem para as nossas FAs...

Na minha opinião os Puma no estado em que se encontram não têm qq utilidade a nível militar. Agora, se os transferíssemos para a Protecção Civil/Inem, especialmente nas Ilhas (Madeira e particularmente os Açores) onde pudessem essencialmente fazer missões de transporte urgentes entre ilhas, era uma grande ajuda pois libertavam os meios da FA para missões mais... agressivas!

O mesmo para utilização no Continente no transporte de Doentes, o BALÚRDIO (desculpem mas sou das Beiras..) que se gasta anualmente nos KAMOV não deve andar longe do que gastaríamos nos PUMA...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Maio 20, 2015, 11:35:09 pm
Após a recepção dos merlin por 25 milhões e 6,5 milhões ao ano de manutenção, arranjou-se todo o tipo de argumentos para não os converter, mas depois afinal já foram reactivados com parte dá estrutura para os Açores e apesar das células estarem no limite voaram mais 2 anos (também na altura não serviam para nada e afinal...  :mrgreen: ). Agora São velhos e já não servem para nada ( com potentosas máquinas como o ecureuil da protecção civil...  :roll: ) A propósito, à quantos anos os al3 voam na fap e quanto mais tempo se espera que vão voar (o último que voei até pertence ao lote original que foi para a Guiné, imagine-se)? Diria uma novela da globo, mas como não quero ferir susceptibilidades, digo que é uma verdadeira  "pumochachada" com os inevitáveis a aplaudir de pé. :twisted:
(https://gendosplace.files.wordpress.com/2009/05/dscf1057.jpg?w=510&h=236)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-obOinoy_c8U%2FUSOo0gIRHsI%2FAAAAAAAAFMU%2FRxJbNSdDN3U%2Fs400%2F50Anos_AL3b.jpg&hash=8c82591d75e5ce6882786c2f92bee263)

Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: night_runner em Maio 21, 2015, 12:06:05 am
Camarada mafets, se 1,5M€ por 15 C-212 ou 15M€ por oito SA330 não são apelativos, se não atraem qualquer interesse por parte de centenas, milhares de empresas e entidades pelo mundo fora... Se estivessem em condições (leia-se, se a relação custo/benefício fosse favorável) já tinham ido há muito! Nem que fosse para o mercado africano ou sul-americano...
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Maio 21, 2015, 12:16:56 am
Citação de: "night_runner"
Camarada mafets, se 1,5M€ por 15 C-212 ou 15M€ por oito SA330 não são apelativos, se não atraem qualquer interesse por parte de centenas, milhares de empresas e entidades pelo mundo fora... Se estivessem em condições (leia-se, se a relação custo/benefício fosse favorável) já tinham ido há muito! Nem que fosse para o mercado africano ou sul-americano...
É como a base de beja. Desde que os alemães saíram escreve-se resmas de interessados e nada (exepto o aeroporto civil, ora se lá ouvesse uma base militar a sério... :wink: ). A mesma coisa com os puma, por portas e travessas à interessados, e depois nada... :roll: vá-se lá perceber isto camarada night. :wink:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=25040&tm=8&layout=121&visual=49

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=33009&tm=8&layout=121&visual=49

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=499482&tm=8&layout=121&visual=49

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=41726&tm=8&layout=121&visual=49

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=4506


Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: night_runner em Maio 21, 2015, 01:08:02 am
É isso mesmo que os links mostram. Tantas ideias, possibilidades, presumiveis interessados ao longo de todos estes anos, e chega-se sempre à mesma conclusão, não vale a pena. Muita gente sabe isso mas há que continuar a passar a ideia do querer vender, de que se está a reduzir, etc etc. Repito que não quero dizer que não seja possível colocar algumas destas aeronaves a voar, por algum tempo. Simplesmente não é viável a vários níveis. O principal interessado poderia ser algum operador civil que tivesse uma frota já considerável de algum destes modelos. Se existe não sei mas ainda não apareceu por cá...

Quanto a Beja, não sei muito mais do que se foi dizendo nos media. É um assunto bem mais complexo. Mas continuo curioso!  :D
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Get_It em Maio 21, 2015, 02:03:02 am
Se não os conseguimos vender então mais valia doar. Quem sabe se não conseguiríamos arranjar um tanso qualquer que pagasse depois às OGMA para os colocar a voar novamente.

Quanto à Protecção Civil ou INEM: não sei se os Pumas iriam precisar de trabalhos extensos para obterem novamente as certificações civis ao ponto de ficarem mais caros do que meios contratados.

Quanto a missões nos Açores: simplesmente já não conseguem voar em condições atmosféricas adversas como os Merlin e outros helicópteros mais modernos voam, por isso talvez fosse mais eficiente e barato operar um helicóptero como o AW109 ou AW139 para o transporte de doentes entre ilhas.

Cumprimentos,
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Maio 21, 2015, 10:31:35 am
Claro que não vale a pena, nem em 2008 valia, mas depois já se re-activou (afinal sempre serviram para mais 2 anos, sempre foi possivel, os custos eram viáveis ou por motivos de força maior...  ),  para desactivar novamente (anda-se a brincar aos Helicópteros, custos, tripulações, formação e  2 anos volvidos desactivados mas com agora o problema da falta de tripulações  e manutenção dos EH101 novamente a acontecer ). Os Particulares com o dedo político sempre interessados em alugar meios aéreos para combate a incêndios e evacuação médica, o cancro que foi a ex EMA (agora até já fazem evacuação médica, porque não o fizeram desde o inicio? ah contenção de custos  :roll:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-PtZOMK86Hlc%2FUjsMdT63ZSI%2FAAAAAAAANC4%2FFonSsqxZBLE%2Fs640%2F20120701_LPMT-10s.jpg&hash=dc685559f3501324b9a5577a0eeb3c96)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-NUSqe5QEFj4%2FU9zSLZSdT6I%2FAAAAAAAABko%2Fc9NE8O9DDlo%2Fs1600%2F20120701_LPMT-21s.jpg&hash=434401d3faeb0c501a2d1befb2f8b184)
Sejamos claros. Os negócios de defesa seja aquisição ou venda de material são uma trapalhada cá no Burgo e só não vê quem não quer. Os aviões apodrecem (alguns lá aparecem nos sucateiros), os navios enchem-se de sucata e nem para desmantela-los se consegue vender, agora são afundados para criar núcleo de mergulhos sendo que novamente à que questionar o que as F.A. ganham com isso, sendo que os PUMA são apenas uma parte de todo um emaranhado que dura à décadas.  POrque em Portugal "nunca à interessados" (mesmo a imprensa especializada anda sempre enganada, é tudo "furo jornalístico"), nem se faz o que o Get it disse e muito bem, custo zero com os custos associados à modernização nas OGMA (como em parte os EUA fazem na AMARG, onde fomos buscar a segunda esquadra de F16).
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F_1M3spCWO4fE%2FSwHnwwhJsYI%2FAAAAAAAACqg%2F8zR3SRGMMtQ%2Fs1600%2FC212_12Fev2005a.jpg&hash=2a42278833cde5aea967de51be2ececc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ejercitodelaire.mde.es%2Fstweb%2Fea%2Fficheros%2Fjpg%2F1ABA75B10BF3CC62C12577600037CFC0T20.jpg&hash=0fe77c397328331a1a632b46ca82f7ad)
Após a recepção dos EH101 foi feito um estudo que avaliava em 25 milhões a conversão e 6,5 milhões a manutenção. Não era viável quando um PUMA novo andava à volta dos 16 milhões de USD, e quanto é assinado um contrato em Fevereiro de 2015, de 14,7 milhões de euros mais 46 milhões nos próximos 4 anos para a manutenção dos helis da protecção civi (o PUMA a 6,5 milhões dava 26 milhões de euros em 2005/2006, que mesmo com um acréscimo face à idade das aeronaves parece pouco provável que chegasse aos custos actuais http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4384401)? E quanto custou a re-activação dos Puma em 2008? E quanto custaria agora? (sim, também acho que actualmente seria difícil, mas não em 2005 ou 2010). Vamos falar de números e de custos de formação e manutenção, porque vendo os números disponíveis fica a sensação não apenas dos custos superiores dos helicópteros da protecção civil mas de que toda esta historia, principalmente até 2010/2011, tem algo de profundamente errado e que alguém tem tentado "tapar o sol com a peneira". :roll:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-gApSDVtyfXA%2FVM-nKuS4EfI%2FAAAAAAAAc_w%2F2j6d8R1VRXw%2Fs1600%2F1416384.jpg&hash=5e482585cea733adc7ad48cb78c857ab)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tvi24.iol.pt%2Fmultimedia%2Foratvi%2Fmultimedia%2Fimagem%2Fid%2F13936188%2F877x658&hash=b578a8aafa1ea01f1a837b0bd01fd83a)

Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 17, 2015, 09:07:51 am
Devem estar em tão bom estado que nem os sucateiros os quiseram... :roll:

Citar
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Gabinete do Ministro
Despacho n.º 9238/2015

Por meu despacho datado de 23 de abril de 2015 foi lançado o Procedimento por Ajuste Direto com Convite a Várias Entidades para a «alienação a título oneroso de oito aeronaves SA -330 PUMA e material sobressalente».
Considerando que:
a) O referido procedimento foi efetuado por analogia com os termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 24.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto -Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual (1), no respeito pelos princípios gerais da atividade administrativa — máxime nos procedimentos de contratação pública, bem como das normas que concretizam preceitos constitucionais constantes no CPA, pelo Convite e pelo Caderno de Encargos;
b) Durante o período fixado para apresentação de propostas, foram recebidas manifestações de interesse no procedimento por diversas entidades, que efetuaram visitas aos bens a alienar, não tendo sido recebida nenhuma proposta até à data limite de entrega.
Determino, nos termos conjugados da alínea a) do n.º 1 do artigo 79.º e do n.º 1 do artigo 80.º, ambos do CCP:
1 — A anulação do Procedimento por Ajuste Direto com Convite a Várias Entidades para a «alienação a título oneroso de oito aeronaves SA -330 PUMA e material sobressalente» e,
2 — A revogação da decisão de contratar constante do meu despacho datado de 23 de abril de 2015.

(1) A aplicação supletiva deste diploma legal, ainda que com âmbito de aplicação especialmente dirigido para a formação de «contratos de aquisição», encontra -se sobejamente fundamentada em anteriores informações, colhendo unanimidade na doutrina.
31 de julho de 2015. — O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro
Correia de Aguiar -Branco.

https://dre.pt/application/file/70017843 (https://dre.pt/application/file/70017843)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Agosto 17, 2015, 10:53:48 am
Citação de: "PereiraMarques"
Devem estar em tão bom estado que nem os sucateiros os quiseram... :mrgreen:  :wink:
Citar
Seis helicópteros Kamov, comprados pelo Estado por cerca de 40 milhões, podem vir a ficar parados devido aos custos de manutenção

http://A Força Aérea (FA) acredita que está em condições de assegurar o combate aos incêndios florestais já a partir do próximo ano, sugerindo a recuperação até 2015 de seis helicópteros Puma, aeronaves com mais de 30 anos, que estiveram a voar até Maio passado, na sequência de problemas na manutenção dos modernos Merlin, comprados para os substituir. A informação foi adiantada ao PÚBLICO por uma fonte ligada à Defesa, que explicou que no dispositivo aéreo de combate aos fogos sugerido para o próximo ano pela FA não entrariam os seis helicópteros pesados Kamov, que o Estado comprou e começaram a operar em 2008.

O objectivo da mudança de estratégia seria poupar dinheiro, já que, exemplifica a fonte, o custo de manutenção dos Kamov, que está pago até ao final do próximo ano, é considerado muito elevado. Esta solução implicaria a extinção da Empresa de Meios Aéreos (EMA), uma sociedade de capitais públicos criada em 2007 para operar os dez helicópteros comprados pelo Estado (um dos aparelhos despenhou logo nesse ano).

O dispositivo do próximo ano, segundo o estudo da FA solicitado pelo ministro da Defesa, Aguiar-Branco, em início de Julho, contaria com três Pumas, ficando os restantes três aparelhos disponíveis gradualmente entre 2013 e 2015 (um por ano). Para suprir a sua falta, a FA propõe alugar três helicópteros médios para o ano, um número que iria diminuindo à medida que os restantes Puma ficassem prontos. Fariam ainda parte do dispositivo de 2012 os três helicópteros ligeiros Ecureuil SA350 B3, actuamente a ser operados pela EMA, e três Alouette da FA, que permitem transportar equipas de combate, mas não fazem descargas de água.

A FA propõe estabilizar o dispositivo de combate a fogos até 2015, altura em que passaria a contar com os seis Puma e oito Ecureuil. Tal implicaria vender os seis Kamov que o Estado comprou e, com essa verba, adquirir os restantes Ecureuil. Os quatro helicópteros ligeiros e os seis médios e a respectiva manutenção durante cinco anos custaram ao Estado perto de 105,5 milhões de euros. A esmagadora maioria da verba foi para pagar as despesas dos Kamov.

Outras funções apontadas

A recuperação e adaptação dos Puma terá um custo estimado pela FA em poucos milhões de euros, um investimento que, sustenta-se, poderá ser rentabilizado com o facto dos helicópteros poderem ser também usados para fazer emergência médica, um serviço actualmente contratado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica a uma empresa privada que disponibiliza cinco aparelhos.

A frota que a FA considera satisfatória para combater os incêndios, composta por 14 helicópteros, é substancialmente inferior ao dispositivo que tem estado a operar nos últimos anos. Este ano estão disponíveis 41 meios aéreos durante a fase mais crítica dos incêndios florestais, menos 15 aeronaves que nos dois anos anteriores. Talvez, por isso, a FA admite a utilização de aviões C-130 no combate aos fogos.

O Ministério da Defesa recusa-se a adiantar pormenores sobre o estudo da FA, e o assessor de imprensa, Nuno Maia, confirma apenas que já recebeu o documento. "Estamos a analisá-lo em conjunto com o Ministério da Administração Interna [que tutela a EMA e a Autoridade Nacional de Protecção Civil]". A FA remete explicações para a tutela e a Administração Interna não quis fazer comentários.

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, afirmou ontem que concorda que os meios da Força Aérea colaborem no combate aos incêndios, mas critica a extinção da EMA, argumentando que pode ser necessário alugar aeronaves privadas.

http://www.publico.pt/portugal/jornal/forca-aerea-quer-recuperar-seis-puma-para-combater-fogos-22656855

Cumprimentos

P.S. Em 2011 esta proposta foi recusada pois o MDN afirmou ao CEMFA que a verba da recuperação dos PUMA, operação dos meios da FAP e valores para formação de pessoal eram  muito caros. Os meios entretanto alugados, a EMA e a operação dos meios aéreos próprios custaram aos contribuintes desde então em valores de 2013 e que estão contratualizados até 2017 valores na ordem dos 51,200 milhões de euros (se o valor dos 4 anos anteriores forem os mesmos ou aproximados são 102,400 milhões de euros http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3383182)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: junjun em Agosto 14, 2016, 09:37:09 am
Se for para re activar os puma para, entre outras missões, se utilizarem no combate a incêndios, de que valores estamos a falar e quais as alterações que seriam necessárias?
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: mafets em Agosto 14, 2016, 02:11:05 pm
Se for para re activar os puma para, entre outras missões, se utilizarem no combate a incêndios, de que valores estamos a falar e quais as alterações que seriam necessárias?

Em 2006 era de 25 milhões, 10 anos depois e com os Puma encaixotados será mais. Só essa verba compra 7 fire boss novos e ainda sobra dinheiro...  ;)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airspray.com%2Fuploads%2F2%2F7%2F5%2F7%2F27572375%2F8920213_orig.jpg&hash=18c9024f6b9d9f7995cd06e30bfcff84)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg1.pictaero.com%2F2012%2F12%2F17%2Fs%2F181951.jpg&hash=31c7ad383c4ef82732b1bf48cbd5fab9)

Cumprimentos
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: ICE 1A+ em Agosto 15, 2016, 12:42:02 am
Sério????
Ainda se fala aqui de Pumas? ainda por cima para substituir kamov's?
Porque  sera que o exercito nao troca tambem  os Pandur por Fiat 127 de 1970?
devia  ficar mais barato!
Não faz sentido pois não?
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: HSMW em Agosto 15, 2016, 12:51:10 am
Fiat 127 não mas por umas Panhard ETT até deve dar!

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3157.jpg&hash=2daa1aedcf1831df2da57f44e017dc7f)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: HSMW em Setembro 16, 2017, 05:33:54 pm
(https://scontent.flis1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/21743224_1513702102028866_8290502408498034104_n.jpg?oh=7d0ecccb3f31c1aaca509ffacc3141ff&oe=5A4D5443)
E cá andam eles.  8)
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 19, 2017, 12:30:02 pm
(https://scontent.flis1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/21743224_1513702102028866_8290502408498034104_n.jpg?oh=7d0ecccb3f31c1aaca509ffacc3141ff&oe=5A4D5443)
E cá andam eles.  8)

Mais uns tempos e vai tudo para a sucata. O estado da quase totalidade das células impede a viabilidade da sua venda enquanto sistema de armas operacional, isto caso não se pretenda gastar uma pipa de massa ressuscitando praticamente todo o aparelho. Para peças talvez, mas até nesse caso tenho algumas dúvidas.

Só não percebo porque é que o "19513", com a pintura comemorativa da Esquadra 711, continua lá e não é resgatado para um pólo do Museu do Ar ou mesmo para ficar nas Lajes.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.demobbed.org.uk%2Fimages%2F1%2F19513_puma.jpg%3Fd%3D020917183329&hash=bee2c5cb82f52750022560b6bef6c4ce)

Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Menacho em Novembro 17, 2017, 10:38:34 am

Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 17, 2020, 10:30:52 am
Pumas, estes Pumas?


2020-1971= 49 anos!
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: dc em Outubro 17, 2020, 09:22:13 pm
Pumas, estes Pumas?


2020-1971= 49 anos!

Não percebo a tua admiração, estão novinhos em folha!  :mrgreen:
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: typhonman em Outubro 17, 2020, 09:51:51 pm
Esqueçam os PUMA...


Venham UH-60 Black Hawks... >:(


Tantos anos para se tomar uma decisão....
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: luis simoes em Fevereiro 07, 2021, 02:42:04 pm
Os pumas estao bem no museu do ar ....mas precisa se de novo sangue para dar apoio aos nossos Militares em Teatros de operacoes de guerra ,,,
Título: Re: Helicopteros PUMA da FAP: Qual o seu destino?
Enviado por: goldfinger em Fevereiro 02, 2023, 05:16:00 pm
Citar
Product Name Disposal of surplus defense property: sale of SA-330 PUMA Helicopters
Used On The aircraft were manufactured in 1969 (four helicopters), 1970 (three helicopters) and 1975 (one helicopter) and were used by the Portuguese Air Force mainly in search and rescue missions/transport and logistic duties.
The helicopters have been withdrawn from service from 2005 to 2011.
Currently, the helicopters are in long-term storage inside a dedicated hangar at Portuguese Air Force main warehouse, Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA), in Alverca, Portugal.
Main Equipment Supplier CAGE Refer to “Synopsis of Required Services”
Main Equipment Supplier Name Refer to “Synopsis of Required Services”
NATO Stock Number N.A.
Estimated Quantity Eight (8) SA-330 PUMA Helicopters, surplus spare parts and components are available in sixteen (16) lots as described below:

• Batches 1 to 8 – One per each helicopter
• Batch 9 – Engines, Engine Modules and Components
• Batch 10 – Mechanical Assemblies
• Batch 11 – Instruments and Equipment
• Batch 12 – Consumables (Cell)
• Batch 13 – Consumables (Engine)
• Batch 14 – Special Tools (Cell + Engine)
• Batch 15 – Structural + Cell Parts
• Batch 16 – Miscellaneous
Tentative RFP Date June 2023
Quality Assurance Level To be provided in the Statement of Work

Authorized Supplier Countries All NATO Nations
Synopsis of Required Services NSPA, on behalf of the Portuguese Ministry of Defence (PRT MOD), is inviting potential industry sources that possess expertise, capabilities, and experience to perform the management of the end-of-life of eight (8) SA-330 PUMA Helicopters, surplus spare parts and components. The goal of PRT MoD is to ensure the greatest revenue privileging the selling of all set of batches.

For the purchase of the parts, NSPA seeks ideally allied country governments and registered aviation companies authorized to trade military goods.

Your company is hereby invited to submit your interest for these helicopters, if possible describing qualifications, technical concepts, and potential end-uses and solutions to maximize recovery revenues for the fleet owner.







SA-330 PUMA general characteristics:
• Four-bladed, twin-engine, medium transport & utility helicopter
• Crew: 3 (2 pilots and 1 flight engineer)
• Capacity: Up to 16 passengers
• Length: 18.217 m
• Rotor diameter: 15.090 m
• Height: 5.143 m
• Disc area: 179 m^2
• Empty weight: 4650-4700 kg
• Max takeoff weight: 7,400 kg
• Powerplant: 2 x Makila 1A1 (1300 kW)

SA-330 PUMA Performance:
• Maximum speed: 262 km/h (167 knots)
• Cruise speed: 188 km/h (120 knots, 154 mph) econ cruise
• Range: 360 km (200 nm)
• Service ceiling: 6000 m (20,000 ft)

Further information to be provided in the Statement of Work, provided with the Request for Proposal.

Remarks To participate in this solicitation, interested firms need to register with NSPA Source File if not already registered or registered under a different activity. Registration details can be found at the website at
https://www.nspa.nato.int/business/procurement/vendor

Bidders are strongly encouraged to verify the accuracy of the information about their company (e-mails, POC, etc.).

This FBO does not constitute a Request for Proposal (RFP) or a promise to issue a future RFP and does not commit the PRT MOD or NSPA any to contract or service whatsoever. No reimbursement will be made for any costs associated with providing information in response to this FBO.

(https://i.imgur.com/dU9xukz.jpg)

https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement5G/Opportunities/Opportunities/DetailsOpportunity?RowIDEncrypted=LMCiFtZQCfl0yymrJjHouQ&index=65 (https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement5G/Opportunities/Opportunities/DetailsOpportunity?RowIDEncrypted=LMCiFtZQCfl0yymrJjHouQ&index=65)