A bitola não é única só para a rede europeia de alta velocidade, é a bitola normal em toda a rede ferroviária europeia, excepto Portugal e Espanha.
Quanto à velocidade, 250 km/h seria para a linha Aveiro - Salamanca. A grande razão de ser da linha Aveiro - Salamanca não é o transporte de pessoas mas sim o de mercadorias.
Resumindo:
Nova linha Lisboa - Porto :arrow:Linha em bitola europeia, para velocidades acima de 300km/h
Possível linha Aveiro - Salamanca
Linha em bitola a definir, preparada para velocidades até 250km/h. Este projecto é apenas uma possibilidade ainda.
Quanto à questão BMW vs Ferrari, a questão não é o custo do carro, é o da estrada!
É comum falar-se em TGV porque o comboio/sistema francês é a referência.
Mas ainda estamos muito longe de escolher e comprar os comboios de alta velocidade. Eventualmente, a opção será entre a próxima geração de TGV (o AGV) da Alstom e a próxima geração de ICE da Siemens.
E de quaqluer forma, os comboios "só" vão custar algumas centenas de milhões de EUR.
O grande custo -- vários milhar de milhões de EUR -- são as linhas. E os custos sobem conforme você quer uma linha onde comboios tipo Alfa Pendular possam andar a 200-250km/h ou onde comboios onde comboios tipo TGV ou ICE possam andar a 300-350km/h.
As linhas tem de ser construidas com mais cuidado, com curvas maiores o que limita as possibilidades de contornar problemas, etc, etc.