Jeezus...
1 - Bom, até ver ainda ninguém pôs comboios de mercadorias a circular em linhas de AV, porque, geralmente, é má ideia. Mas além de nós, os Espanhóis e os bifes tencionam fazê-lo no futuro próximo.
2 - Para mercadorias, ligará.
3 - *meh* Os franceses estão, de facto, a arrastar um bocado os pés. Mas acabarão por o fazer.
4 - True.
5 - Wrong. Entre Lisboa/Madrid (talvez mesmo entre Lisboa/Barcelona) o factor tempo é favorável ao comboio. As formalidade de embarque e desembarque, a distância dos aeroportos às cidades não só adicionam tempo (e dinheiro) à viagem, mas é tempo que não se consegue aproveitar. Aquilo que se observa é que neste género de distância, os comboios de AV roubam imensos passageiros ao avião. Madrid/Barcelona era um dos corredores aéreos mais concorridos do mundo e, desde que a linha AV abriu, já perdeu uns 20%.
6 - Err.. bear with me please. Você deve estar a comparar os preços anunicados para o comboio de AV com os preços anunciados pelas companhias aéreas. As companhias aéreas usam preços diferenciados, aplicando ao máximo duas regras:
- "chular" cada cliente o mais possível.
- Mais vale um cliente que pague tuta e meia que um lugar vazio no avião.
Isto dá resultados como bilhetes a menos de 15€ entre Lisboa e Madrid, taxas incluidas. Mas como devem imaginar, 15€ por bilhete não dão nem para o combustível. A viabilidade das companhias aéreas depende de passageiros que, por uma razão ou outra, se vêm obrigados a pagar até 10 vezes mais. E, importante, o número de bilhetes a preços reduzidos é finito, sempre uma fracção do total. Por mais procura que tenham, as companhias aéreas não lhe põem um avião maior ou mais um vôo à conta dos passageiros dispostos a pagar 15€.
Voltando aos comboios, não estamos habituados a ver isso nos comboios mas nos comboios de AV pode-se aplicar a mesma estratégias de preços diferenciados. Por exemplo, o preço "normal" de um bilhete Paris/Lyon ronda os 80€ mas, com atencedência, conseguem-se bilhetes por 20€.
A diferença é que o comboio pode praticar preços, em média mais baixos, que o avião. E, em particular, o comboio beneficia mais da economia de escala que o avião e, à medida que o número de passageiros aumenta, o preço que o comboio pode pratica desce. E isso signfica um maior número de lugares disponíveis a preços reduzidos.
Digo "pode" porque, na prática, os serviços de AV, nas distâncias em que o tempo do comboio é competitivo com o do avião, na prática dão-se ao luxo de praticar preços ligeiramente superiores que o avião.
7 - A Bélgica também tem comboios de AV.
8 - True
9 -O Thallys demora apenas 4h11 entre Amsterdão e Paris. E o "Thallys" é apenas o nome comercial de um serviço de AV, feito com comboios TGV adaptados para vários sistemas. A Holanda já tinha "TGV", simplesmente decidiu construir uma nova linha para reduzir o tempo de viagem (Amsterdão/Paris em 3h13).
Finalmente, você tem noção que dos custos do "TGV" em Portugal, metade do bolo é para Lisboa/Porto, certo?
E você tem noção que é imprescindível construir uma nova linha Lisboa/Porto que nunca custará menos de 90% do que a que está projectada, certo?