Votação

Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
37 (27.2%)
Sou a favor apenas do TGV.
11 (8.1%)
Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
Nenhum, há outras prioridades.
63 (46.3%)

Votos totais: 117

Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #345 em: Setembro 18, 2009, 03:02:08 pm »
Citação de: "P44"
o que mais me preocupa é que o PS parece estar a subir nas intenções de voto.  :twisted:

Esquece lá isso, isso só aconteceu nas Europeias nas outras eleições as sondagens não falharam, é pouco provável que aconteça o mesmo.
Cada vez mais perto da maioria.
 

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Jorge Pereira

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #346 em: Setembro 18, 2009, 03:27:41 pm »
Citação de: "P44"
o que mais me preocupa é que o PS parece estar a subir nas intenções de voto.  :twisted:

É provável que essas sondagens sejam MUITO falíveis, e mais não digo.

No entanto, já há sinais mais do que evidentes de que o PS e o bloco de esquerda estão a preparar uma coligação pós eleitoral no caso de o PS ganhar com minoria.

Vai ser engraçado (se o PS ganhar) ver as pessoas que votaram no bloco como sinal de protesto e contra o PS, verificarem que o seu voto serviu para dar nova maioria ao…PS

 :N-icon-Axe:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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João Mota

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #347 em: Setembro 18, 2009, 08:59:27 pm »
Convém esclarecer algumas coisas a respeito do TGV: 1 - Apenas transporta passageiros e não mercadorias. 2 - Não ligará Portugal à Europa, apenas a Espanha. 3 - A ligação Espanha-França não está assegurada. 4 - Ninguém vai utilizar o TGV para ir a Paris, Londres, Bruxelas, Frankfurt ou Amesterdão, demoraria sempre DEMASIADO TEMPO. 5 - Os homens de negócios irão sempre de avião, porque não têm tempo a perder. 6 - Os bilhetes do TGV não serão mais baratos do que um bilhete de avião. 7 - De momento apenas a Espanha, França, Alemanha e Itália têm TGV. A Holanda tem a linha quase pronta para Paris (500km), passando por Bruxelas (200km). 8- Um ministro estrangeiro permitir-se comentar reiteradamente a campanha eleitoral em Portugal é claramente uma ingerência inaceitável. O embaixador desse país em Lisboa tão-pouco tem de estar a dar palpites sobre aquilo que é ou que deixa de ser “de interesse estratégico para Portugal”. 9 - A Inglaterra apenas tem ligação Londres-Paris e não vai construir mais. De resto diversos países pequenos e médios não tencionam ter TGV. No grupo dos países com TGV apenas estão os países referidos. E aliás a Holanda já se arrependeu e tudo indica que a linha vai ser um fiasco, uma vez que para Londres toda a gente vai de avião e para Paris o Thalys já demora 3h50. A relação custo-benefício é claramente desfavorável à construção do TGV.
Agora nós vamos gastar mais de 10.000 milhões de euros nisto? Sim, porque ninguém acredita nos 7500 milhões de que o governo fala.
Estamos ceguinhos? Estamos tolos? Vamos permitir isto a estes senhores vendidos aos interesses estrangeiros? Sim, porque nós só vamos fornecer o betão e as refeições a quem estiver a construir isso. Incorporação nacional = 0
Estamos doidos?

 


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João Mota

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #349 em: Setembro 18, 2009, 09:25:13 pm »
Citação de: "carlosribeiro"
http://www.moptc.pt/cs2.asp?idcat=941
http://www.ouvesemuitacoisa.com/
http://www.rave.pt/


Ridículo. Instituições do estado infiltradas e dirigidas pelos interesses socialistas. Ou devo dizer, interesses espanhóis?
 

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #350 em: Setembro 18, 2009, 09:53:04 pm »
Provas? Eu vejo estudos coerentes e que defendem um bom investimento para o país.
 

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zeNice

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #351 em: Setembro 18, 2009, 10:33:32 pm »
O Presidente é o Engenheiro Luís Pardal que tem ligações ao PS (que conveniente).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Filipe_Pardal
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx? ... _id=626899

Na REFER
Citar
Luís Pardal é o novo presidente da Refer - Rede Ferroviária Nacional, depois do afastamento de Braancamp Sobral "por perda de confiança" política, anunciou ontem Mário Lino, em conferência de imprensa.

Olha que giro, o senhor Mário Lino a falar de perda de confiança política  :N-icon-Axe: , tira o senhor que lá estava, e mete lá para dentro um "camarada" do PS.
 

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #352 em: Setembro 19, 2009, 01:05:33 am »
O TGV não vai ser feito por interesses partidários e muito menos por interesses espanhóis.
Até parece que os espanhóis não têm razão, um estado que FORMALIZA um contrato com outro e depois volta atrás, não é de se confiar nunca mais, o que vale é que isso não vai acontecer.
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #353 em: Setembro 19, 2009, 01:06:46 am »
Jeezus...

1 - Bom, até ver ainda ninguém pôs comboios de mercadorias a circular em linhas de AV, porque, geralmente, é má ideia. Mas além de nós, os Espanhóis e os bifes tencionam fazê-lo no futuro próximo.

2 - Para mercadorias, ligará.

3 - *meh* Os franceses estão, de facto, a arrastar um bocado os pés. Mas acabarão por o fazer.

4 - True.

5 - Wrong. Entre Lisboa/Madrid (talvez mesmo entre Lisboa/Barcelona) o factor tempo é favorável ao comboio. As formalidade de embarque e desembarque, a distância dos aeroportos às cidades não só adicionam tempo (e dinheiro) à viagem, mas é tempo que não se consegue aproveitar. Aquilo que se observa é que neste género de distância, os comboios de AV roubam imensos passageiros ao avião. Madrid/Barcelona era um dos corredores aéreos mais concorridos do mundo e, desde que a linha AV abriu, já perdeu uns 20%.

6 - Err.. bear with me please. Você deve estar a comparar os preços anunicados para o comboio de AV com os preços anunciados pelas companhias aéreas. As companhias aéreas usam preços diferenciados, aplicando ao máximo duas regras:
- "chular" cada cliente o mais possível.
- Mais vale um cliente que pague tuta e meia que um lugar vazio no avião.
Isto dá resultados como bilhetes a menos de 15€ entre Lisboa e Madrid, taxas incluidas. Mas como devem imaginar, 15€ por bilhete não dão nem para o combustível. A viabilidade das companhias aéreas depende de passageiros que, por uma razão ou outra, se vêm obrigados a pagar até 10 vezes mais. E, importante, o número de bilhetes a preços reduzidos é finito, sempre uma fracção do total. Por mais procura que tenham, as companhias aéreas não lhe põem um avião maior ou mais um vôo à conta dos passageiros dispostos a pagar 15€.
Voltando aos comboios, não estamos habituados a ver isso nos comboios mas nos comboios de AV pode-se aplicar a mesma estratégias de preços diferenciados. Por exemplo, o preço "normal" de um bilhete Paris/Lyon ronda os 80€ mas, com atencedência, conseguem-se bilhetes por 20€.
A diferença é que o comboio pode praticar preços, em média mais baixos, que o avião. E, em particular, o comboio beneficia mais da economia de escala que o avião e, à medida que o número de passageiros aumenta, o preço que o comboio pode pratica desce. E isso signfica um maior número de lugares disponíveis a preços reduzidos.
Digo "pode" porque, na prática, os serviços de AV, nas distâncias em que o tempo do comboio é competitivo com o do avião, na prática dão-se ao luxo de praticar preços ligeiramente superiores que o avião.

7 - A Bélgica também tem comboios de AV.

8 - True

9 -O Thallys demora apenas 4h11 entre Amsterdão e Paris. E o "Thallys" é apenas o nome comercial de um serviço de AV, feito com comboios TGV adaptados para vários sistemas. A Holanda já tinha "TGV", simplesmente decidiu construir uma nova linha para reduzir o tempo de viagem (Amsterdão/Paris em 3h13).

Finalmente, você tem noção que dos custos do "TGV" em Portugal, metade do bolo é para Lisboa/Porto, certo?
E você tem noção que é imprescindível construir uma nova linha Lisboa/Porto que nunca custará menos de 90% do que a que está projectada, certo?
 

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Cabecinhas

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #354 em: Setembro 19, 2009, 01:35:42 am »
Citação de: "carlosribeiro"
O TGV não vai ser feito por interesses partidários e muito menos por interesses espanhóis.
Até parece que os espanhóis não têm razão, um estado que FORMALIZA um contrato com outro e depois volta atrás, não é de se confiar nunca mais, o que vale é que isso não vai acontecer.

Nós voltamos a trás não somos de confiança porque é um projecto ruinoso... mas os nossos queridos vizinhos invadiram-nos mais vezes do que aqueles que eu  lo3x4  lo3x4 , já são confiança. Isto há cada um!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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P44

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #355 em: Setembro 21, 2009, 08:25:41 am »
Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa.
Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis.
Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê:

- É sempre assim, esta auto-estrada?

- Assim, como?

- Deserta, magnífica, sem trânsito?

- É, é sempre assim.

- Todos os dias?

- Todos, menos ao domingo, que sempre tem mais gente.

- Mas, se não há trânsito, porque a fizeram?

- Porque havia dinheiro para gastar dos Fundos Europeus, e porque diziam que o desenvolvimento era isto.

- E têm mais auto-estradas destas?

- Várias e ainda temos outras em construção: só de Lisboa para o Porto, vamos ficar com três. Entre S. Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, não há nenhuma: só uns quilómetros à saída de S. Paulo e outros à chegada ao Rio. Nós vamos ter três entre o Porto e Lisboa: é a aposta no automóvel, na poupança de energia, nos acordos de Quioto, etc. - respondi, rindo-me.

- E, já agora, porque é que a auto-estrada está deserta e a estrada nacional está cheia de camiões?

- Porque assim não pagam portagem.

- E porque são quase todos espanhóis?

- Vêm trazer-nos comida.

- Mas vocês não têm agricultura?

- Não: a Europa paga-nos para não ter. E os nossos agricultores dizem que produzir não é rentável.

- Mas para os espanhóis é?

- Pelos vistos...

Ela ficou a pensar um pouco e voltou à carga:

- Mas porque não investem antes no comboio?

- Investimos, mas não resultou.

- Não resultou, como?

- Houve aí uns experts que gastaram uma fortuna a modernizar a linha Lisboa-Porto, com comboios pendulares e tudo, mas não resultou.

- Mas porquê?

- Olha, é assim: a maior parte do tempo, o comboio não 'pendula'; e, quando 'pendula', enjoa de morte. Não há sinal de telemóvel nem Internet, não há restaurante, há apenas um bar infecto e, de facto, o único sinal de 'modernidade' foi proibirem de fumar em qualquer espaço do comboio. Por isso, as pessoas preferem ir de carro e a companhia ferroviária do Estado perde centenas de milhões todos os anos.

- E gastaram nisso uma fortuna?

- Gastámos. E a única coisa que se conseguiu foi tirar 25 minutos às três horas e meia que demorava a viagem há cinquenta anos...

- Estás a brincar comigo!

- Não, estou a falar a sério!

- E o que fizeram a esses incompetentes?

- Nada. Ou melhor, agora vão dar-lhes uma nova oportunidade, que é encherem o país de TGV: Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Madrid-Lisboa... e ainda há umas ameaças de fazerem outro no Algarve e outro no Centro.

- Mas que tamanho tem Portugal, de cima a baixo?

- Do ponto mais a norte ao ponto mais a sul, 561 km.Ela ficou a olhar para mim, sem saber se era para acreditar ou não.

- Mas, ao menos, o TGV vai directo de Lisboa ao Porto?

- Não, pára em várias estações: de cima para baixo e se a memória não me falha, pára em Aveiro, para os compensar por não arrancarmos já com o TGV deles para Salamanca; depois, pára em Coimbra para não ofender o prof. Vital Moreira, que é muito importante lá; a seguir, pára numa aldeia chamada Ota, para os compensar por não terem feito lá o novo aeroporto de Lisboa; depois, pára em Alcochete, a sul de Lisboa, onde ficará o futuro aeroporto; e, finalmente, pára em Lisboa, em duas estações.

- Como: então o TGV vem do Norte, ultrapassa Lisboa pelo sul, e depois volta para trás e entra em Lisboa?

- Isso mesmo.

- E como entra em Lisboa?

- Por uma nova ponte que vão fazer.

- Uma ponte ferroviária?

- E rodoviária também: vai trazer mais uns vinte ou trinta mil carros todos os dias para Lisboa.

- Mas isso é o caos, Lisboa já está congestionada de carros!

- Pois é.

- E, então?

- Então, nada. São os especialistas que decidiram assim.Ela ficou pensativa outra vez. Manifestamente, o assunto estava a fasciná-la.

- E, desculpa lá, esse TGV para Madrid vai ter passageiros? Se a auto-estrada está deserta...

- Não, não vai ter.

- Não vai? Então, vai ser uma ruína!

- Não, é preciso distinguir: para as empresas que o vão construir e para os bancos que o vão capitalizar, vai ser um negócio fantástico! A exploração é que vai ser uma ruína - aliás, já admitida pelo Governo - porque, de facto, nem os especialistas conseguem encontrar passageiros que cheguem para o justificar.

- E quem paga os prejuízos da exploração: as empresas construtoras?

- Naaaão! Quem paga são os contribuintes! Aqui a regra é essa!

- E vocês não despedem o Governo?

- Talvez, mas não serve de muito: quem assinou os acordos para o TGV com Espanha foi a oposição, quando era governo...

- Que país o vosso! Mas qual é o argumento dos governos para fazerem um TGV que já sabem que vai perder dinheiro?

- Dizem que não podemos ficar fora da Rede Europeia de Alta Velocidade.

- O que é isso? Ir em TGV de Lisboa a Helsínquia?

- A Helsínquia, não, porque os países escandinavos não têm TGV.

- Como? Então, os países mais evoluídos da Europa não têm TGV e vocês têm de ter?

- É, dizem que assim entramos mais depressa na modernidade.Fizemos mais uns quilómetros de deserto rodoviário de luxo, até que ela pareceu lembrar-se de qualquer coisa que tinha ficado para trás:

- E esse novo aeroporto de que falaste, é o quê?

- O novo aeroporto internacional de Lisboa, do lado de lá do rio e a uns 50 quilómetros de Lisboa.

- Mas vocês vão fechar este aeroporto que é um luxo, quase no centro da cidade, e fazer um novo?

- É isso mesmo. Dizem que este está saturado.

- Não me pareceu nada...

- Porque não está: cada vez tem menos voos e só este ano a TAP vai cancelar cerca de 20.000. O que está a crescer são os voos das low-cost, que, aliás, estão a liquidar a TAP.

- Mas, então, porque não fazem como se faz em todo o lado, que é deixar as companhias de linha no aeroporto principal e chutar as low-cost para um pequeno aeroporto de periferia? Não têm nenhum disponível?

- Temos vários. Mas os especialistas dizem que o novo aeroporto vai ser um hub ibérico, fazendo a trasfega de todos os voos da América do Sul para a Europa: um sucesso garantido.

- E tu acreditas nisso?

- Eu acredito em tudo e não acredito em nada. Olha ali ao fundo: sabes o que é aquilo?

- Um lago enorme! Extraordinário!

- Não: é a barragem de Alqueva, a maior da Europa.

- Ena! Deve produzir energia para meio país!

- Praticamente zero.

- A sério? Mas, ao menos, não vos faltará água para beber!

- A água não é potável: já vem contaminada de Espanha.

- Já não sei se estás a gozar comigo ou não, mas, se não serve para beber, serve para regar - ou nem isso?

- Servir, serve, mas vai demorar vinte ou mais anos até instalarem o perímetro de rega, porque, como te disse, aqui acredita-se que a agricultura não tem futuro: antes, porque não havia água; agora, porque há água a mais.

- Estás a dizer-me que fizeram a maior barragem da Europa e não serve para nada?

- Vai servir para regar campos de golfe e urbanizações turísticas, que é o que nós fazemos mais e melhor. Apesar do sol de frente, impiedoso, ela tirou os óculos escuros e virou-se para me olhar bem de frente:

- Desculpa lá a última pergunta: vocês são doidos ou são ricos?

- Antes, éramos só doidos e fizemos algumas coisas notáveis por esse mundo fora; depois, disseram-nos que afinal éramos ricos e desatámos a fazer todas as asneiras possíveis cá dentro; em breve, voltaremos a ser pobres e enlouqueceremos de vez.

Ela voltou a colocar os óculos de sol e a recostar-se para trás no assento. E suspirou:

- Bem, uma coisa posso dizer: há poucos países tão agradáveis para viajar como Portugal! Olha-me só para esta auto-estrada sem ninguém!


http://lmao.blogs.sapo.cv/44924.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabecinhas

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #356 em: Setembro 21, 2009, 10:21:30 am »
Epá, não pude de deixar de me rir desta caricatura de Portugal... tenho é pena que seja verdade e são poucos os que conseguem ver  :(
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Chicken_Bone

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #357 em: Setembro 21, 2009, 10:40:23 am »
Tenho que concordar que o texto está muito bom. Claro que não concordo totalmente no que diz, porque oferece uma visão reduzida e parcial.

Mas já para ver que o P vai votar no partido dos académicos-intelectualóides-que-tem-como-alvo-adolescentes, ou seja, BE.
"Ask DNA"
 

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P44

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #358 em: Setembro 21, 2009, 09:13:11 pm »
Citação de: "Chicken_Bone"
Tenho que concordar que o texto está muito bom. Claro que não concordo totalmente no que diz, porque oferece uma visão reduzida e parcial.

Mas já para ver que o P vai votar no partido dos académicos-intelectualóides-que-tem-como-alvo-adolescentes, ou seja, BE.

ah ah ah...ah :mrgreen:  :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #359 em: Setembro 22, 2009, 01:41:06 am »
Quanto ao triste texto escrito por esse traidor que é o Miguel Sousa Tavares, mais não seria de esperar de alguém que foge de Portugal para o Brasil para estar melhor.... Vê-se bem que esse senhor nunca andou de comboio, porque quem anda várias vezes como eu no sentido Porto-Lisboa, sabe perfeitamente que os serviços InterCidades e Alfa-Pendular em qualquer horário estão quase sempre lotados e quanto ao resto, idem"".